A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Terça-feira, 27/06/2017

Viver e Conviver: Amizade e Diálogo

Tags: 7ªcre, projetos.

 

No segundo bimestre, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes desenvolveu o Projeto Viver e Conviver: amizade e diálogo. 

 

No Projeto Viver e conviver: amizade e diálogo, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes abordou diferentes temas que contribuem para a construção de valores que favorecem a convivência harmoniosa em grupo e que contribuem para as relações sociais.

 

Foram desenvolvidas  atividades diversificadas, sempre englobando as áreas de conhecimento essenciais para o desenvolvimento infantil presente nas orientações curriculares para a educação infantil da secretaria municipal de educação.

 

    Mural elaborado pela turma EI -33 da professora Katury.

 

        Mural da Amizade, elaborado pela turmaEI-51, da professora Alessandra.

 

Na primeira semana de abril, foram desenvolvidas atividades que promoveram a solidariedade, tema fundamental para construir o diálogo, e ainda foi promovida a campanha "Aqui é um lugar de paz", onde construíu-se  um muro da paz na entrada de nossa escola, chamando a comunidade do entorno a refletir conosco sobre a temática.

Ainda nesse período, com a chegada da Páscoa, trabalhamos a data comemorativa, não apenas como uma data comercial, e abordamos os valores que vem junto com essa celebração. Estudamos os símbolos da Páscoa, tivemos a visita de um coelho de verdade e aprendemos que o coelho não põe ovos, além de entender como ele se alimenta.

 

                                                                                                                       História: Os Amigos.

                                                                

Seguindo essa temática, trabalhou-se o livro "Amigos" em diferentes turminhas. Foram feitas oficinas que trabalhavam o tema amizade, para o estímulo a convivência em grupo e a socialização. Foram elaborados lindos murais, confeccionados pelas crianças. Realizou-se atividades de percepção onde as crianças identificavam seus amigos, e ainda chamadinhas onde as crianças aprenderam a escrever e a identificar os nomes dos colegas.

 

   Professora Isabela Salerno, construindo o boneco Yuri em conjunto com a turma EI -42.

 

Na turma de pré-escola, a professora e seus alunos confeccionaram um novo integrante da turma, o boneco Yuri, que foi todo criado pelos alunos, como escolha do nome, cor de pele e tamanho. O mesmo foi elaborado com o objetivo de contribuir para a socialização pacífica e o cuidado com o outro, fundamental para o nosso projeto.

 

Boneco Yuri participando da roda da conversa.

 

                                                                                                     Boneco Yuti participando da refeição dos alunos.

 

O Yuri, nosso lindo boneco, participa da rotina e todos os dias uma criança cuida dele, ao final será elaborado um livro, onde as crianças relatam o dia a dia desses cuidados e sua importância.

No EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes, entende-se que trabalhar valores na educação infantil é contribuir para a construção de uma consciência cidadã.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato do EDI Paralimpico Felipe de Souza Gomes:

edimgomes@rioeduca.net

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/06/2017

Mostra Mãe Carioca

Tags: 6ªcre, mãe carioca.

 

Durante o mês de maio, a Creche Municipal Luís de Sousa da Costa Barros realizou várias ações com o objetivo de reforçar o vínculo afetivo materno e os valores familiares. A Mostra Mãe Carioca foi um verdadeiro sucesso! Vamos conferir!

 

A Mostra Mãe Carioca foi um projeto lançado pelo Secretaria Municipal de Educação e desenvolvido nas unidades escolares

 

A Mostra Mãe Carioca contou com a parceira de mais de dez mães da comunidade de Costa Barros. Essas guerreiras incansáveis, os professores, os alunos e a equipe gestora transformaram este espaço educativo em um polo de criatividade, superação, cooperação e cidadania. Foram realizadas várias oficinas com o propósito de possibilitar momentos de harmonia e aprendizagem entre as mães cariocas da creche.

As oficinas de brincos étnicos e de pulseiras de tecido usando caixa de leite e retalhos foram muito concorridas! Além de ajudar a natureza e pensar na sustentabilidade do planeta, as mães puderam aprender uma forma de ganhar uma renda extra. O primeiro passo foi fazer o desenho sobre a caixa de leite e depois recortar o molde. Em seguida, elas forraram as formas criadas com o retalho e colocaram os ganchos dos brincos e fechos das pulseiras. E, como num passe de mágica, as bijuterias ficaram prontas! Peças lindas foram criadas a partir da criatividade dessas mães empreendedoras.

 

Oficina de brincos étnicos

 

Oficina de pulseiras de tecido

 

Os cursos de trança afro e turbante além de deixarem todas ainda mais bonitas, trouxeram uma herança cultural muito importante. Com uma linha de crochê, um pente e alguns elásticos os cabelos das nossas protagonistas foram separados em mechas, presos e trançados da raiz até as pontas de acordo com a orientação da oficineira. Com diferentes tamanhos e modelos de tecidos e amarrações, os turbantes foram criados. Estas oficinas fizeram, literalmente, a cabeça das mães cariocas. 

Na oficina de decoupage, as mães aprenderam a decorar objetos com colagem de papel e tecidos. A oficina de unhas decoradas salientou o lado artístico das mamães. Com uma agulha e uma linhas, elas despertaram suas habilidades manuais e se sentiram valorizadas com as suas produções. Foi muito gratificante ver a alegria nos rostos de cada uma diante de sua toalha pronta. Outro momento importante para nossas queridas responsáveis mostrarem seus dons foi a oficina de chaveiro de Pompom.

 

Oficina de trança afro e turbante

 

Oficina de bordado, decoupage e unhas decoradas

 

Oficina de chveiro de pompom

 

A culinária não ficou de fora. As mães e os alunos participaram também das oficinas de bolo de maçã, biscoitos amanteigados e empadinhas. Elas foram muito bem recebidas e os participantes estavam muito interessados nas dicas e técnicas passadas pelos oficineiros. Além disso, as atividades contaram com muita diversão e aprendizado, onde mães e filhos aprenderam vários procedimentos que podem ser aplicados em suas casas.

Outros dois trabalhos foram oferecidos aos responsáveis: horta e boneco mamulengo sustentável. O resultado destas atividades com as famílias e alunos é uma comunidade mais consciente, que leva para a vida ensinamentos ecológicos e mudanças de posturas que devem ser implantadas na sociedade com relação ao ambiente em que vivemos. “Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Nossa equipe foi sensacional, todos envolveram-se de corpo e alma. Parceria incrível também da comunidade escolar!” – relataram as professoras Rosângela Lamoglia (Diretora) e Tatiana Masello (Diretora Adjunta)

 

Oficinas Culinárias: bolo de maçã e biscoito amanteigado

 

Oficina de empadinhas

 

Oficinas: boneco mamulengo sustentável e horta

 

Como vimos, a Mostra Mãe Carioca foi um verdadeiro sucesso! Família e escola formando uma verdadeira equipe, desenvolvendo a solidariedade e o amor maternal. Essa parceria é fundamental para o êxito de todo indivíduo. Parabéns à toda equipe da Creche Municipal Luís de Sousa da Costa Barros! Parabéns para as nossas mães cariocas! É um orgulho tê-las na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre a Mostra Mãe Carioca que aconteceu na Creche Municipal Luís de Sousa da Costa Barros? Entre em contato!


Creche Municipal Luís de Sousa da Costa Barros
E-mail: cmlbarros@rioeduca.net
Telefone: (21) 2407-3740

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/06/2017

Abertura dos Jogos Estudantis da E/1ªCRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

1ª Coordenadoria Regional de Educação realiza a Cerimônia de Abertura do XXVI Jogos Estudantis .

 

A manhã da segunda-feira, dia 12 de junho, foi especial para as Escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação: Foi realizada a Cerimônia de Abertura de mais uma edição dos Jogos Estudantis da E/1ª CRE, na sede do Clube Regatas Vasco da Gama, em São Januário.

 


Em sua 26ª Edição, a Cerimônia teve início com a tradicional entrada da Bandeira da Paz, seguida do Desfile de Entrada das escolas participantes.

A entrada do Pelotão da Bandeira, composta por alunos da Escola Floriano Peixoto, foi seguida da execução do Hino Nacional, do Juramento e da Entrada da Tocha Olímpica.

 


A Gerente de Educação, professora Valéria Jaconiano, fez o discurso, agradecendo o empenho de todas as escolas e professores envolvidos no evento e , declarando aberto oficialmente o XXVI Jogos Estudantis da 1ª CRE.

Acima, professora Valéria Jaconiano, Gerente de Educação da 1ª CRE. Abaixo, professora Cristina Brum, representando a SME

 


O Coral da Escola Portugal, sob regência da professora Marta Broxado , realizou uma apresentação para todos os presentes, abrilhantando ainda mais o evento.

 

Coral da E.M. Portugal, com a professora Marta Broxado.

 


Para Saber Mais:

Gerência de Educação

Telefone: 2233-4839

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/06/2017

Um dia diferente...que ficará em nossos corações!

Tags: paz, projeto, 5ªcre.

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou um cronograma de atividades denominado “AQUI É UM LUGAR DE PAZ”. Nesse sentido, a Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca desenvolveu diversas atividades.

 

 

A Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca está localizada em Madureira, entre as comunidades da Serrinha e do Cajueiro. Grande parte dos alunos, entre 6 e 12 anos, convivem diariamente com a violência.

Em 6 de abril, seguindo o cronograma estipulado pela SME, foi planejado um dia diferente onde a paz fosse plantada em cada um. A comunidade escolar foi convocada para esse dia diferente, buscando trabalhar a paz como um processo interno ligado ao autoconhecimento e ao direito de escolha.

 

 

Visando contribuir para que os elementos da comunidade escolar se assumam como seres individuais e sociais, comprometidos com a construção de uma cultura de paz e capazes de traçarem seus próprios projetos de vida e sociedade, foram traçados os seguintes objetivos para o desenvolvimento do projeto pela paz na escola:
 

  • provocar a reflexão sobre a importância de se promover uma cultura de paz no nosso cotidiano;
  • valorizar atitudes individuais e coletivas para a promoção da paz na sociedade;
  • trabalhar colaborativamente em grupo; e
  • desenvolver habilidades como capacidade de pesquisa, de análise textual, de síntese, de comunicação de ideias, autonomia, responsabilidade e gerenciamento do tempo.

 

 

 

Em 6 de abril, toda comunidade escolar foi mobilizada e, durante horário da aula, foram realizadas atividades acerca do tema "AQUI É UM LUGAR DE PAZ". Foi também uma ótima oportunidade para apresentar aos alunos o PROFETA GENTILEZA, que na década de 70 já preconizava a paz e a gentileza entre as pessoas. Após a leitura da carta do Srº Secretário de Educação, César Benjamim, a comunidade escolar foi dividida em grupos para a confecção de cartazes, panfletos e flâmulas. Todas as tarefas foram realizadas ao som das seguintes músicas: "A Paz" (Gilberto Gil), "Imagine"  Jonh Lennon), "A Paz" (Roupa Nova).

 

Após essa etapa, foi realizada uma caminhada pelas dependências do Instituto de Educação Carmela Dutra, onde a escola está funcionando até a reconstrução de unidade escolar. A presença dos alunos, cantando pelo espaço, com cartazes e flâmulas, emocionou os alunos do Instituto.

 


        

 

Com esse projeto, que se iniciou no dia 06/04, a equipe espera que as relações intrapessoais, não apenas dos alunos mas de toda a comunidade escolar, sejam mais fraternas e gentis, criando um ambiente cada vez mais agradável, acolhedor e saudável tanto dentro quanto fora da escola, reduzindo os conflitos iminentes, sendo a escola um ambiente de diálogo e compreensão.
 


"Só o amor, muda o que já se fez
 E a força da paz junta todos outra vez
 Venha, já é hora de acender a chama da vida
 E fazer a terra inteira feliz"

 

Texto enviado por:  Cintia Coutinho ( Coordenadora Pedagógica )

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca.

E por todos aqueles que se empenham em fazê-la uma escola de paz, a nossa mais sincera gratidão!

 

Gostou da nossa publicação? Não esqueça de deixar seu comentário! yes

 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.056) Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca

Endereço: Rua Leopoldino de Oliveira 67 | Madureira

E-mail: emluisf@rioeduca.net

Telefones: 3457-7720 | 3457-3496


   
           



Yammer Share