A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Terça-feira, 06/06/2017

A importância do lúdico no desenvolvimento da criança

Tags: 11ªcre, lúdico, infantil, imaginação.

 

A professora Silvia Ribeiro, da E. M. Magdalena Tagliaferro, sabe muito bem da importância do lúdico no desenvolvimento da linguagem na educação infantil, tendo realizado um trabalho belíssimo a partir da história "João e o Pé de Feijão". CONFIRA!

 

A partir da contação da história "João e o Pé de Feijão", a professora Silvia Ribeiro da turma EI - 51 realizou diversas atividades relacionadas ao conto, trabalhando o letramento e desenvolvendo as capacidades motoras, o desenvolvimento da fala e escrita dos alunos.

 

Alunos desenhando como eles achavam que era o gigante da história

 

O tio Jorge, como carinhosamente é chamado o funcionário da Comlurb, ajudou como modelo, usando sua silhueta para o desenho do temido gigante!

Os alunos contornando o Gigante. A roupa em TNT foi feita sob medida.

 

A imaginação era o que não faltava, com folhas, algodão e giz de cera, desenharam o grande Pé de Feijão chegando às nuvens.

Colagem e desenho: criando através da imaginação

 

Através das brincadeiras e das atividades propostas os alunos trabalharam noções matemáticas por meio de gráficos e contagem, assim como a linguagem oral, desenvolvendo a leitura e a escrita.

Gráfico "Você gosta de feijão?"

 

Os contos de fadas tem papel importante na formação humana, pois abordam assuntos diretamente ligados às grandes questões de nossa existência, como a coragem, a justiça, a vida, a velhice e a morte, a luta entre o bem e o mal. Na medida em que percebemos que nossos medos são compartilhados com outras pessoas, nos identificamos com a sociedade e a cultura da qual fazemos parte. (Portal Brasil)

 

 

Surpresa na sala! Os feijões cresceram demais na terra mágica.

 

A turma ficou feliz com a visita surpresa da galinha que coloca ovos de ouro, através de votação a maioria dos alunos escolheu o nome BELA. Com massinha e glitter dourado, fizeram vários ovinhos para a Bela poder chocar.

 

 

Votação para o nome da Galinha. Maioria decidiu por 'Bela'

 

 

Parabéns a professora Silvia por  além de desenvolver em seus alunos as habilidades de escrita e matemática, oportunizar a socialização, o letramento e a autonomia!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Magdalena Tagliaferro

Telefone: (021) 2465-0235 / 3975-3506

 

Contato para publicações: 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/06/2017

Aqui É um Lugar de Paz

Tags: 2ªcre, paz.

As unidades escolares da 2ª CRE continuam desenvolvendo ações sobre o projeto “Aqui É um Lugar de Paz”.

 

Na publicação “Nossa Escola É um Lugar de Paz”, conhecemos o trabalho de algumas escolas da 2ª CRE sobre o projeto que foi lançado a partir do mês de abril. O objetivo é desenvolver ações que conscientizem a comunidade escolar sobre a necessidade de termos atitudes que tragam paz ao ambiente escolar e ao meio onde vivemos.

No dia 6 de abril, a Escola Abelardo Chacrinha Barbosa realizou uma atividade pela Paz. O evento aconteceu no horário de entrada dos dois turnos de alunos com a presença de todos os funcionários, alunos e responsáveis. Foi um momento de conversa sobre os acontecimentos que levaram a esse ato em todas as Escolas Municipais do Rio de Janeiro.

 

Momento de conversas sobre a Paz.

 

Os alunos entraram com as faixas produzidas por eles e uma aluna do 5º ano leu trechos de um poema da Sandra Berg, chamado “Canto a Paz”.


"...O amor conhece a paz,
na paz cabe todo amor,
É a calma expressão da flor,
Resgata-nos da desventura...

 

... A paz é a mão do Redentor
tocando a flor, alma e canção
no mais fundo do ser
a paz vem acolher
o bem insofismável
que, só nela se pode compreender..."

 

Foi lido também o livro "A Vaca que Botou um Ovo", de Andy Cutbill, e, após essa leitura, foram tratadas as questões de diferenças e preconceitos que acabam gerando conflitos.

As crianças falaram o que significa paz para elas. Uma delas, de 8 anos, disse o que significa amor. Uma menina de quatro anos disse que paz é quando temos nossa mãe perto da gente, ou seja, segurança. Alguns responsáveis falaram em respeito, dignidade, afeto.

As faixas foram penduradas na grade da faixada da escola e a comunidade escolar decidiu mantê-las por tempo indeterminado, pois esse ato foi só o começo de uma grande ação.

Na Creche Municipal Raio de Sol as ações sobre a Paz foram direcionadas através do afeto, da conversa com as crianças e da confecção de um mural. O objetivo era fazer com que percebessem que precisamos de "menos dias iguais" de "mais dias de paz".

Os murais foram deixados à disposição dos responsáveis para que completassem a frase: “A paz é ...”

Em outro mural eles puderam deixar suas sugestões para o questionamento: “Como podemos nos mobilizar para termos mais segurança e paz em nosso ambiente escolar?”

 

Confecção do mural "Aqui É um Lugar de Paz"

 

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Bárbara Ottoni houve muito trabalho e discussões produtivas sobre a Paz com os alunos.

O cartaz “Aqui É um Lugar de Paz” foi confeccionado com a ajuda dos alunos e exposto na porta da escola. A turma 45, das professoras Heliana e Ana Paula, realizaram atividades que foram expostas no mural do corredor.

A turma 54 da professora Luiza Christie, exibiu com orgulho o trabalho realizado após conversa sobre o tema e da contação da história do livro: "Um Mundinho de Paz", de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Foi um dia bastante produtivo de conscientização sobre a paz.

 

Mural confeccionado com a ajuda dos alunos e exposto na entrada da escola.

 

Professora e alunos com o trabalho produzido sobre o tema Paz.

 

Agradecemos as unidades escolares que têm compartilhado conosco as ações desenvolvidas em torno do tema “Aqui É um Lugar de Paz”.

 

Os contatos das unidades escolares são:

Escola Abelardo Chacrinha Barbosa : emchacrinha@rioeduca.net

Creche Raio de Sol : cmraiodesol@rioeduca.net

EDI Bárbara Ottoni : ediottoni@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/06/2017

O Fantástico Mundo da Djanira

Tags: 10ªcre.

 

Na Creche Municipal Djanira Ramos chegou, chegou, tá na hora da alegria. Direção e professores envolvidos com o aprendizado dos alunos

 

A E/CRE (10.19.613) Creche Municipal Djanira Maria Ramos está localizada à Rua Cantinho da Bahia, s/nº – Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende 9 turmas com 84 alunos de creche e 150 alunos de Pré-escola. Tem como diretora a professora Claudia Valeria Andrade de Lima, como diretora adjunta, a professora Cleide Rosa Jotha de Freitas e como professora articuladora, a professora Natalia Iório da Silva.

 

Monteiro Lobato conta histórias e distribui livros

 

A equipe da creche procura proporcionar um ambiente saudável, tranquilo e aprazível, a fim de acolher alunos e seus responsáveis, sempre de forma calorosa e, acima de tudo, digna, procurando estabelecer uma maior integração família-creche, onde a proposta é a participação da família no dia a dia da creche.

— A brincadeira é primordial no aprendizado das nossas crianças e, além disso, estreitamos o laço dessa relação trabalhando o Projeto Político Pedagógico cujo tema é “Brinquedos e brincadeiras o resgate da boa Infância”, o qual foi criado pela equipe da Unidade Escolar com a proposta de oferecer um ambiente saudável voltado para o desenvolvimento de atividades, dando sentido à vida das crianças. Interagimos com diversos meios e induzimos a brincar, aprender e transformar a sua vida. Através da descoberta de habilidades, desenvolvemos o talento de cada um. — afirma a diretora.

 

A bruxa tia Márcia, as princesas e super-heróis

 

— O projeto anual surge das necessidades e curiosidades inerentes ao grupo ao longo do ano letivo anterior. As famílias expressam suas expectativas durante as participações nas atividades que são analisadas e inseridas pela equipe. O foco principal sempre é a brincadeira que proporciona um maior entrosamento, fazendo parte da rotina. — afirma a professora Natalia Iório.

O Projeto anual de 2017, cujo tema é “O fantástico mundo da Djanira”, resgata as lembranças da infância de cada um. Brincadeiras diversas são transformadas e inseridas no dia a dia. As atividades são simples, mas prazerosas, proporcionando um ambiente acolhedor, participativo e que reporta ao maravilhoso encantamento do mundo ao nosso redor.

 

Aluna da pré-escola falando da importância da água

 

Dia do brincar na creche com a família

 

O sucesso vem das atividades que envolvem as crianças em conhecimento e reconhecimento do mundo que os cerca, diversificando a rotina diária, enfocando hábitos essenciais a uma qualidade de vida primordial a todos.

— Os encontros com as famílias são sempre muito animados e participativos. Os responsáveis demonstram sempre interesse em participar e curtem esses momentos com as crianças, havendo, assim, um estreitamento dos laços familiares, que se concretiza todos os dias na entrada e saída dos alunos e nas propostas educativas, onde podemos perceber pessoas felizes e ansiosas por trocarem novas experiências. — afirma a diretora adjunta.

 

Esticando o esqueleto, curtindo o dia de presente.


Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.613) Creche Municipal Djanira Maria Ramos
Telefone: 3158-7428 e 3158-7220
Email: cmdramos@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/06/2017

Escola é Lugar de Paz - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

“Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. (Paulo Freire)

 

Escolas, EDIS e Creches da 1ª Coordenadoria Regional de Educação mobilizaram toda a Comunidade Escolar em mais uma ação transformadora: continuar o trabalho com a Cultura de Paz.

 


E para que esse trabalho seja realmente transformador, as unidades perceberam que é primordial proporcionar aos nossos jovens a compreensão de palavras-chaves para conviver em harmonia: Justiça, Tolerância, Solidariedade e Igualdade.

 

 

E, assim, todas as comunidades, nas diferentes escolas e unidades de educação infantil, vêm sendo mobilizadas com o objetivo principal de modificar o pensamento e ações das pessoas no sentido de promover e criar a Cultura da Paz!

 


Diversas ações multidisciplinares vêm acontecendo e proporcionam aos alunos, responsáveis e professores , através das diversas linguagens, mudanças de atitudes para que a Escola sempre seja "Um Lugar de Paz” .

 

 

Cada vez mais caminhando para que seja a essência do que o Educador Paulo Freire expressa em sua poesia:


Escola é....


... o lugar que se faz amigos.


Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.


Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

 

 

 

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

 

 

 


   
           



Yammer Share