A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Quinta-feira, 01/06/2017

Circular E/SUBE nº 26 - Continuidade da Campanha “Aqui é um Lugar de Paz”

Tags: circular, campanha, paz.

 

Circular E/SUBE nº 26

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2017.

Assunto: continuidade da Campanha “Aqui é um lugar de paz”.

Sr.(ª) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE


 A Secretaria Municipal de Educação parabeniza e agradece às Unidades Escolares pelo envolvimento e participação na Campanha “Aqui é um lugar paz”, de combate à violência e pela construção da paz, nos meses de abril e maio de 2017.


2. As Unidades Escolares desenvolveram diversos trabalhos, mobilizando toda a comunidade escolar, o que demonstra o compromisso desta Rede no enfrentamento das diferentes formas de violência.


3. Convocamos a Rede a reafirmar esse compromisso e dar continuidade, no mês de junho, a partir das seguintes recomendações:

a. o envolvimento de cada comunidade escolar nas discussões e no planejamento da participação da escola no “Ato pela paz”, a ser realizado no dia 02 de julho de 2017, no Aterro do Flamengo, das 8h às 12h;

b. que cada escola reveja “seus valores e práticas, para que seja, de fato, um espaço de convivência sadia entre todos os que a frequentam”, de acordo com o chamado feito pelo Secretario Municipal de Educação na carta dirigida às escolas no início de maio;

c. que cada escola seja “uma escola sem violência, sem humilhações, sem racismo, sem preconceitos, sem drogas, em que todos se sintam bem”, de acordo com a mesma carta;

d. o envolvimento de toda a comunidade escolar, especialmente os alunos, nesses debates e proposições;

e. o desenvolvimento de ações que efetivamente transformem a escola em um lugar de paz.


4. A partir das recomendações acima, cada Unidade Escolar buscará sua resposta para a questão norteadora do mês de junho: como construir a paz no espaço escolar.


5. Sugerimos, nos anexos I e II, alguns materiais de estudo e reflexão para os professores e outros de apoio às ações junto aos alunos.


7. Orientamos ainda a continuidade dos registros das ações desenvolvidas ao longo do mês de junho e solicitamos o envio desses registros para os “Rioeducadores” das CRE ou diretamente para rioeduca@rioeduca.net, que fará a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.


8. Na certeza de que a perseverança e a continuidade das ações promovem resultados positivos, contamos com a participação de todos.

 

Atenciosamente,

Jurema Regina de Araújo Rodrigues Holperin

Subsecretária de Ensino

 

 

ANEXO I

ANEXO II

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/06/2017

Cadastro de Professores Formadores da Rede

Tags: professores, formadores.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA – PAULO FREIRE

GERÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA - GFC

Rede Professor/Professor: Cadastro de Professores Formadores da Rede

 


Considerando as atribuições da Gerência de Formação Continuada, quais sejam:

  • gerenciar, executar e monitorar programas, projetos e ações de formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro;
     
  • promover o desenvolvimento de processos de formação, por meio da pesquisa, divulgação e avaliação, disseminando as boas práticas de gestão e interação pedagógica; 
     
  • implementar a aplicação de tecnologias facilitadoras do processo de formação dos professores;  
     
  • realizar estudos e pesquisas que subsidiem o processo de formação continuada dos professores.
     

A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Continuada – GFC, lança o Cadastro de Professores da Rede Municipal para compor seu Banco de Professores Formadores no desenvolvimento de Programas e de Projetos de Formação Continuada (em serviço) de Professores, nas diferentes áreas de conhecimento, diferentes níveis e modalidades de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. 

Para inscrição, o Professor deverá considerar seus saberes e suas experiências formativas nos campos que seguem:

CURRÍCULO – Conhecimento de conteúdo específico – área de conhecimento do ensino – epistemologia e relevância no estudo da matéria – natureza e significados do conhecimento, a partir da compreensão dos processos políticos e pedagógicos de constituição do currículo nos Sistemas, Redes e Escolas.

PRÁTICA PEDAGÓGICA – Conhecimento de conteúdo pedagógico – domínio das habilidades de organizar o ensino e das habilidades para ensinar, a partir da compreensão de como os alunos aprendem e de como os conhecimentos são historicamente produzidos em cada área do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO HUMANO – Conhecimento de que “Aprender a ser significa criar as condições para atualização das potencialidades plenas dos seres humanos, em toda sua riqueza e complexidade: ‘espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade’.” (DELORS, 1998) e de que “Qualquer concepção de Gênero humano significa desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias, e do sentimento de pertencer à espécie humana.” (MORIN, 2001). Importante que esse campo sustente os outros campos de formação.

Também deverá considerar a perspectiva inclusiva e a perspectiva inovadora; as diferentes linguagens e as diferentes mídias na potencialização dos processos formativos.

Para se inscrever, o professor deverá acessar https://goo.gl/dBRPKo, preencher o questionário e enviar. Solicitamos ainda, que sejam enviados para o e-mail professoresformadores@rioeduca.net os seguintes documentos:

  • Curriculum Lattes
     
  • Memorial (uma lauda), sobre suas experiências docentes e formativas.
     

Os professores inscritos serão, gradativamente, contatados para realização de entrevista, com agendamento prévio.

Importante destacar que a composição do cadastro de Professores Formadores não significa a retirada do professor de sua lotação, nem sua requisição permanente para o quadro da Escola de Formação.


   
           



Yammer Share