A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Junho de 2018'

Quarta-feira, 27/06/2018

Heróis e Heroínas do CIEP Patrice Lumumba

 

O CIEP Patrice Lumumba criou seus heróis e heroínas. Vamos conhecê-los e descobrir quem poderá nos defender?

 

 

Com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos, a professora Claudia Nunes, do 6º ano experimental do CIEP Patrice Lumumba, deu início a um trabalho que mobilizou a turma na construção de personagens com poderes capazes de mudar o mundo.

 

 

A professora apresentou a história das HQs, desde o surgimento do primeiro herói mascarado em 1938 até os dias atuais. Após uma pesquisa e debate sobre os heróis conhecidos, os estudantes preencheram uma tabela inventando os nomes, detalhes das roupas, poderes mágicos, acessórios, fraquezas e disfarce no dia a dia. A professora então lançou o desafio: “Se vocês fossem heróis ou heroínas, como seriam os seus poderes?”

 

 

Com muita criatividade, os alunos ilustraram os personagens de acordo com as características que desejavam. Posteriormente, cada aluno criou o seu texto baseado em suas aventuras imaginárias como heróis ou heroínas, sendo o narrador e personagem principal.

 

 

 

 

 

Portanto, os alunos do CIEP Patrice Lumumba lançam um desafio... Se você fosse um herói, como você seria?  

 

Parabéns pelo trabalho de heróis de verdade!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Unidade Escolar

E/CRE (03.12.501) CIEP Patrice Lumumba

E-mail: ciepplumumba@rioeduca.net

Telefone: (21) 3278-3937

 

 

Contato para publicações:

-


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/06/2018

Teatro, Canções e Leituras: Festival Literário na E.M. Tasso Fragoso

Tags: 8ªcre, sala de leitura, literatura.

 

A Escola Municipal General Tasso Fragoso realiza seu Primeiro Festival Literário homenageando os grandes autores: Machado de Assis, Ana Maria Machado e Ariano Suassuna.

 

 

Incentivar a leitura e promover o diálogo entre a literatura e outras expressões artísticas, foi o objetivo da professora Eliane Mentzingen, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal General Tasso Fragoso e a equipe pedagógica da Unidade.

O primeiro Festival Literário da escola aconteceu no dia 11 de junho: o FesLiTasso 2018, como o evento passou a ser chamado pelos alunos.

O tema do Festival Literário foi "Um passeio pela Academia com Machado, Ariano e Ana Maria!

Os alunos trabalharam esse tema desde o mês de abril. Os autores foram divididos entre os grupamentos e o ponto inicial foi a pesquisa da biografia de todos eles. Em seguida, as maiores ou mais conhecidas obras dos autores foram apresentadas, incentivando a pesquisa e a interpretação do livro escolhido.

 

 

Professora Eliane Mentzingen coordenando os alunos no jogral

 

A organização do evento foi feita da seguinte maneira:

7º ano:  Obra de Ana Maria Machado

8º ano:  Obra de Ariano Suassuna

9º ano: Obra de Machado de Assis

 

 

Alunos que apresentaram o show de variedades

 

As atividades para o evento aconteceram tanto na Sala de Leitura, como nas aulas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e nas oficinas.

A professora Isanete Rocha entrou em contato com a assessoria da autora Ana Maria Machado na Academia Brasileira de Letras e conseguiu que ela gravasse um áudio para os alunos das turmas de 7º ano. Os alunos ficaram surpresos e muito animados com o gesto da autora.

Outro momento muito especial para os alunos foi a oportunidade de estar no espaço da Escola Municipal Clementino Fraga para fazer contação de histórias aos alunos do 1º segmento. Essa foi uma etapa do projeto Contadores de Histórias.

Todo o trabalho desenvolvido resultou em apresentações de teatro, jograis, teatro de fantoches e dança, tornando o 1º FesLiTasso um evento de muitas trocas de experiências e aprendizado.

 

Alunos recitando poesias dos diferentes autores

 

Para aproximar os alunos da obra dos autores e da proposta do evento, um grupo produziu vídeos que foram apresentados durante o Festival Literário.

Com muitos sons, movimento e leituras, o 1º Festival Literário na Escola Municipal General Tasso Fragoso foi um grande sucesso!

Todo mérito pelo êxito do projeto vem da participação dos alunos em todas as etapas e da parceria entre os professores das diferentes disciplinas.

 

Partindo da esquerda:, professores: Isanete Rocha, Raquel Marinho, Telma Cristina e Luiz  Valentim

 

 

f

Alunas da E.M. Tasso Fragoso dançaram o samba Machado de Assis, de Martinho da Vila

 

 

O Rioeduca parabeniza à toda a equipe da E.M. General Tasso Fragoso pela realização do seu Primeiro Festival Literário!

 

 

E.M. General Tasso Fragoso

Direção: Rosemeire do Couto

Direção Adjunta: Iris Maria

Coordenação Pedagógica: Shirley Alves

Para entrar em contato com a escola: emgfragoso@rioeduca.net

 

 

Compartilhe conosco as ações da sua escola!

Participe!

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2018

Ciências É Bom Demais!

Tags: 2ªcre, ciencias.

 

Os alunos do sexto ano da E.M. Joaquim Nabuco estão vivenciando, nas aulas de Ciências, a teoria e a prática laboratorial.

 

O projeto “Ciências é bom demais” está sendo realizado com as turmas de sexto ano que têm como regente a professora Bárbara Neves.


A ideia de realizar o projeto surgiu devido a necessidade de aproveitar o caráter investigativo dos alunos, algo tão marcante na infância e adolescência. Dessa forma, o "Ciências é bom demais" tem como objetivo estimular o interesse pela investigação, dando importância aos experimentos propostos pelo Caderno Pedagógico do aluno, através do uso da Sala Multidisciplinar da Unidade Escolar.


Vale ressaltar, que os experimentos propostos no Caderno Pedagógico são ótimos objetos de aprendizagem e exigem materiais simples e de fácil acesso.

 

 

Alunos realizando experimentos nas aulas de Ciências.

 

Ao executar os experimentos, o aprendizado torna-se mais válido, prazeroso e confiável.  Dessa forma, os alunos podem ver e experimentar os conteúdos que são abordados nas aulas, além de aprenderem noções de biossegurança no laboratório e trabalho em equipe.


O "Ciência é bom demais" está relacionado ao Projeto Político Pedagógico da escola que visa uma maior noção de pertencimento ao ambiente escolar. A escola tem como tema gerador do Projeto Político Pedagógico: “Escola Lugar de Gente Feliz”. Sendo assim, a Unidade Escolar entende que esse lugar de felicidade apenas é possível com um ensino mais próximo, envolvendo todos e estimulando a autoestima e pertencimento. Destaca-se, ainda, que a solidariedade e o respeito ao próximo são trabalhados a cada dia em todas as aulas.

 

 

Incentivo ao trabalho em grupo.

 


A professora Bárbara ministra as aulas teóricas em sala de aula e depois, concretiza o trabalho na Sala Multidisciplinar, a partir das experiências e atividades práticas. 

 

 

Aulas teóricas.

 


Para a execução dos experimentos, os alunos, a professora e a escola providenciaram os materiais necessários. Os experimentos são realizados em espaço preparado, onde possui equipamentos, como: lupa, microscópio e vidrarias de laboratório.

 

 

Observação de materiais usando o microscópio.

 


A culminância deste projeto será a realização de uma feira de Ciências que acontecerá no segundo semestre deste ano. Nela os alunos apresentarão os experimentos que realizaram durante as aulas à toda comunidade escolar


Agradecemos a E.M. Joaquim Nabuco por compartilhar conosco este projeto que relaciona a teoria com a prática.

 

O contato da unidade escolar é: emnabuco@rioeduca.net
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2018

A Bola Vai Rolar na Creche Dina Sfat

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A bola vai rolar na Creche Dina Sfat

 

O Projeto A bola vai rolar na Creche Dina Sfat está acontecendo durante o período da Copa do Mundo 2018. A atividade tem como objetivo principal o estímulo da curiosidade das crianças sobre o futebol e sobre os movimentos corporais que podem ser explorados para o desenvolvimento.

 

 

 

Em 2018, o futebol está ainda mais em evidência por ser ano de Copa do Mundo. Pensando nisso, a creche Dina Sfat está desenvolvendo um projeto em que os bebês aproveitarão a experiência de viver a primeira Copa do Mundo de suas vidas.

 

 

O projeto “A bola vai rolar na creche Dina Sfat" visa trabalhar os movimentos do corpo como: chutar, correr, saltar; desenvolver a curiosidade dos pequenos sobre os países que irão participar da copa e estimular o respeito, a colaboração e autonomia durante os jogos propostos.

 

Trabalhando os movimentos do corpo com a atividade bola na rede.

 

 

    Jogo da Memória com cores e símbolos da Copa.

 

Entre as atividades planejadas para a mini copa da Dina Sfat, estão:

 

> Criação de novos uniformes para equipes;

> Brincadeiras com as cores das bandeiras;

> Pinturas usando bola de gás nas cores da bandeira do Brasil;

> Confecção de um mascote e escolha de seu nome, através de eleição na comunidade;

> Passeio pela Rússia, através de sua cultura, sua culinária e curiosidades sobre esse país;

> Estudo nutricional a partir da observação do desempenho dos jogadores e estimulando uma alimentação saudável;

> Partida coletiva de futebol com a participação dos responsáveis.

 

A fim de proporcionar uma experiência enriquecedora tanto para as crianças quanto para os responsáveis, foi programado um dia para o lançamento do projeto.

 

      Atividade coletiva com bola envolvendo crianças e responsáveis.

 

 

No dia 6 de junho, com a colaboração da comunidade, os responsáveis foram organizados em duas equipes para responderem perguntas com curiosidades sobre as Copas anteriores. Para finalizar, os dois grupos foram participar de diferentes jogos com bolas.

 

 

   Jogo com perguntas sobre a Copa com a participação dos responsáveis.

 

 

        Jogo de bola com a participação dos responsáveis.

 

Pensando na importância do esporte para o desenvolvimento de diferentes aspectos, a creche Dina Sfat espera com esse projeto, oferecer oportunidades de crescimento nas variadas áreas do conhecimento de nossas crianças, além de estimular o envolvimento dos responsáveis, fator essencial para o sucesso no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Creche Municipal Dina Sfat:

cmdinasfat@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share