A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Junho de 2018'

Sexta-feira, 01/06/2018

Projeto "Poetas de Escola" na E. M. Ministro Edgar Romero

Tags: 5ªcre, projeto, poetas, poesia, escola.

 

O projeto "Poetas de Escola" é realizado desde 2014, tendo início na Escola Municipal Rugendas e continuidade na E.M. Ministro Edgard Romero. Confira!

O projeto foi criado e desenvolvido em 2014 pelo professor Leonardo Torres, professor regente de Língua Portuguesa e desde o ano de 2017 conta com a parceria da professora Valquíria de Farias (sala de leitura) da escola Ministro Edgard Romero, na qual contribui no desenvolvimento do projeto e na orientação dos alunos. Inicialmente, a ideia foi realizada em turmas de oitavo ano, entretanto, hoje é feito com todas as turmas, nas quais o professor Leonardo exerce sua regência.

 

 

A ideia de recitar poesias nasceu com o objetivo primário de aprimorar a capacidade de interpretação textual dos alunos, entretanto, tomou proporções maiores.

Hoje o "poetas de escola" tem outros objetivos, tais como: inserção da poesia na vida do aluno; recital aos pais, professores e aos próprios alunos; valorização do trabalho e do aluno da escola pública; formação de novos poetas e, na opinião do professor, o mais importante dos objetivos, o aproveitamento dos poemas como uma forma de expressão pessoal.
 

No final de 2013, o professor Leonardo participou de um curso de poesia falada. A partir desse momento, resolveu experimentar com seus alunos. Em 2014, na escola Rugendas, implementou a poesia como prática em duas turmas de oitavo ano.

 


Os primeiros passos do "poetas de escola" foi a aula sobre poesia falada, na qual o professor mostra como se desenvolve e os alunos escolhem o texto que mais o represente. A partir da escolha, toda semana é feita a roda da poesia e, então um mergulho de forma individual a cada poema escolhido, interpretando os sentimentos ali contidos e trabalhando as nuances desses sentimentos na voz e na expressão corporal.


No princípio todos ficam tímidos, contudo, ao longo das aulas ficam mais íntimos do poema escolhido e passam a falar com mais segurança. Interessante pontuar que é estimulado um clima de silêncio no momento em que o colega fala e aplausos após o término, justificando, respeitando e enfatizando que não é fácil estar na roda recitando.


Ao final do processo, quando todos estão falando com segurança, é marcado o recital. Novas ideias têm surgido com relação aos locais de recital, pois o "poetas de escola" está expandindo, saindo da sala de aula. A ideia é trabalhar, quando possível, a poesia com o grupo desde o sexto ano até o nono. 

 


Dentro do projeto, o professor responsável, ainda, criou uma página no Youtube do "poetas de escola", inclusive para manter contato com os alunos já egressos da escola. Outra motivação para criação do canal é a fala dos ex- estudantes da Unidade que desejam continuar a declamar suas poesias. Dessa forma, o contato foi mantido e houve a possibilidade de rodas de poesia virtuais, além de ser um espaço de divulgação do projeto.

 

 

Clique no link abaixo com o canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFUiUixt0joOwUG6D-LIqOg/featured 

 

Confira a poesia ''Esse pequeno mundo'' de Pedro Bandeira por Rebeca Souza.

 

 

 

Vale ressaltar que o foco do "poetas" é tornar o aluno protagonista. Desse modo, em muitas situações, um aluno com baixo rendimento nas atividades cotidianas de Língua Portuguesa se destaca nas rodas de poesia. Fazê-lo descobrir essa aptidão diversas vezes é um ponto motivacional, e, justamente, nesse ponto que mora o valor do projeto, na transformação do aluno.

Dentro desse processo, nada e nem ninguém é maior que o aluno, nem a escola, nem o professor,  sem a colaboração e doação do próprio aluno, o sucesso, com certeza, não é possível. Vale pontuar, ainda, que nas duas escolas o apoio ao projeto é irrestrito, o que facilita muito sua execução.

 

Parabéns professor Leonardo, parabéns Poetas de Escola!

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.15.055) - Escola Municipal Ministro Edgard Romero 
Diretor: Ana Carla da Silva Ferreira

Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero, 31 - Madureira
Telefone: 2464-3715 | 2489-5024 | 2464-3594
E-mail: emromero@rioeduca.net


   
           



Yammer Share