A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 25 resultados para o mês de 'Junho de 2018'

Quarta-feira, 20/06/2018

Projeto Trajetórias de Sucesso

Tags: trajetórias, pesquisa, ged.

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO TRAJETÓRIAS DE SUCESSO

 

Na última terça-feira, dia 05/06, a Gerência de Fomento à pesquisa (GFP) se encontrou com os representantes das GEDs das 11 CREs para apresentar o projeto de pesquisa "Trajetórias de sucesso".

 


A presente pesquisa faz parte da política de Formação Continuada, adotada pela Escola de Formação Paulo Freire e tem por objetivo montar um projeto no qual ex-alunos sejam convidados a apresentar suas trajetórias de sucesso aos nossos estudantes, apontando possibilidades de caminhos profissionais, além de gerar estímulo positivo e uma nova visão de futuro.

 

 

Para obter os dados necessários, será disponibilizado um questionário online (forms) para que, voluntariamente, sejam preenchidos pelos docentes e gestores, relatando as trajetórias de sucesso escolar e/ou profissional de seus ex-alunos.


Concomitantemente, a gerência levantará informações acerca da aprovação de alunos da rede em concursos de alto nível de concorrência, recebimento de bolsas em instituições de prestígio e desenvolvimento de carreiras profissionais e artísticas reconhecidas. Adicionalmente, será possível identificar quais são as estratégias adotadas pelas escolas para desenvolver essas trajetórias consideradas de sucesso.


Os dados obtidos serão compilados em um relatório com todas as informações recebidas. As melhores histórias serão selecionadas e farão parte de um vídeo institucional, contando com o apoio da MultiRio, visando mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da SME e despertar novas visões e possibilidades de futuro nos alunos da rede.


Através desta pesquisa, nós pretendemos contribuir para a formação continuada de Professores Regentes e Gestores para que atuem no sentido de estimular/despertar novas visões e possibilidades de futuro nos alunos da rede.


Durante o encontro com os representantes das GEDs, a GFP esclareceu dúvidas e ouviu sugestões que agregaram novas ideias ao projeto, além de sensibilizá-los quanto à importância da pesquisa e do engajamento da CREs com a equipe, para que consigamos bons resultados.

 

 


Todos consideraram o encontro de extrema relevância, ressaltando a importância da pesquisa e das ações decorrentes dela para incentivar, motivar e inspirar os alunos quanto as suas possibilidades de futuro e aos professores quanto à importância de seu trabalho nas trajetórias de sucesso do corpo discente.

 

Você possui alguma história de sucesso para nos contar?

Basta preencher o questionário até o dia 13/07/2018. 

 

 

Fonte: http://prefeitura.rio/web/epf 

 

 

Enviado por:

Gerência de Fomento à Pesquisa (GFP)


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2018

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Tags: meio ambiente, cnijma.

 

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 

 


Foi ao ar na última sexta-feira (15/06) à matéria produzida pela TV Escola sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

 

A matéria conta um pouco da trajetória do estudante Kauã Sobreira e a construção do Projeto de Educação Ambiental Mayra Aguiar, o PEAMA.

 

Kauã é estudante do 8°ano da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva (E/9°CRE) e único representante da cidade do Rio de Janeiro na V CNIJMA.

 

 

Depois de participar da Conferência na escola, da Conferência Municipal e da Conferência Estadual ele e outros dezessete estudantes foram selecionados para compor a delegação que representa o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional.

 

Em sua 5.ª edição, a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, constitui-se em um processo pedagógico e participativo que reúne estudantes, professores/as e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões e problemas socioambientais. Tendo como foco a elaboração de um projeto de ação possível de transformar a realidade local.

 

A V CNIJMA que acontece entre os dias 15 e 19 de junho na cidade de Sumaré – SP tem como objetivos principais o fortalecimento da educação ambiental na educação básica e o protagonismo infantojuvenil.

 

Enviado por:

Rodrigo Fontes

Comissão da Conferência Infantojuvenil pelo meio ambiente

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2018

Dê sua contribuição no "Conversando sobre o Currículo" até o dia 29/06

Tags: currículo, bncc, orientações curriculares.

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vem realizando um conjunto de ações, visando discutir e revisar as Orientações Curriculares da SME/RJ

 

 

Olá professor,

Olá Professora,

 

Contamos com a sua participação no processo de revisão das Orientações Curriculares da SME/RJ. Continuamos aguardando sua contribuição no formulário "Conversando sobre o Currículo" até o dia 29/06/2018.

 

Neste momento, a participação é exclusiva para as Unidades Escolares, Creches e Pré-escolas.

 

Para contribuir com este debate indicamos a leitura da BNCC.

Acesse a BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

 


Acesse o link abaixo e participe dando sua contribuição:

https://bit.ly/2xRBBqy
 

 

 

Enviado por: 

Andréa Klem
E/SUBE/CRC


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2018

Palestra adicional do Prêmio Anísio Teixeira

Tags: anísio teixeira, prêmio.

 

 

 

O Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira, da Escola de Formação Paulo Freire, convida para a palestra adicional do Prêmio Anísio Teixeira, a ser ministrada pelo Professor Doutor Márcio da Costa, no dia 03/07/18, de 10h as 12h, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.

 

A finalidade da ação é promover a reflexão e o debate entre os Servidores da Educação Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, em geral, interessados na inscrição de trabalhos para o concurso ou apenas nos desdobramentos do tema.

 

Para garantir sua presença, preencha o formulário e aguarde a confirmação através do E-mail indicado no ato da inscrição.

 

 

CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO

 

 

Enviado por:

Cidalia Gomes e Equipe
Assistente do Centro de Referência da Educação Pública
da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira


   
           



Yammer Share