A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Quarta-feira, 18/07/2012

E. M. Raul Francisco Ryff e o Projeto Rio+Vida!

Tags: 8ªcre, meioambiente.

 

 Cada vez mais em foco,  o assunto Sustentabilidade tem sido trabalhado nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na E. M. Raul Francisco Ryff, o Projeto Rio+Vida apresenta aos alunos a prática para uma vida de respeito ao meio ambiente e de valorização da vida!

Com atitudes simples, pretende-se que os alunos compreendam que cuidar do planeta é a responsabilidade de todos.

 

 

A Escola Municipal Raul Francisco Ryff vem desenvolvendo o Projeto Rio+Vida!

Com o objetivo de formar alunos capazes de refletir sobre as consequências de nossos atos na Natureza, o Projeto reuniu alunos e professores empenhados em relacionar as ações possíveis para que cada um faça a sua parte por um mundo sustentável.

A conclusão foi que Reciclar, Preservar e Não Desperdiçar são atitudes que todos podem colaborar pensando em nosso futuro!

 

 

Por que Reciclar?

 

 

 Modelos de caixas coletoras de materiais para reciclagem

 

Um dos assuntos abordados com os alunos no Projeto Rio+Vida é a Reciclagem!

Reciclar, além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas.

Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico.

Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar e muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela gera nas grandes cidades.

A partir do projeto, os alunos da E. M. Raul Ryff aprendem mais do que somente separar os materiais para a reciclagem, eles compreendem que essa atitude é de um cidadão consciente!
 

 

 

 

 

 

No Projeto Rio+Vida, os alunos plantaram sementes e observaram desde a raíz até o surgimento dos brotos das plantinhas.

O reconhecimento do Ciclo da Vida é fundamental no processo de valorização da Natureza!

Os alunos também foram alertados sobre a importância das árvores para a preservação do ar puro.

Com o crescimento das grandes cidades, é natural a diminuição das áreas verdes, o que provoca o aumento da poluição e menor qualidade do ar, trazendo prejuízos à saúde.

Os alunos compreenderam que preservar as áreas verdes é preservar a própria saúde!

 

  

 

 

 Observação das etapas do surgimento das plantas

 

 

 

Rio+Leitura e Escrita!

 

  

 

 Livrinhos produzidos pelos alunos da E. M. Raul Ryff

 

Envolvidos com o tema  Sustentabilidade e Preservação do Ambiente, os alunos selecionaram figuras, desenhos e, com muita criatividade, escreveram e  reescreveram histórias, produzindo ao final um livro.

Orientados pelos professores, eles deram asas à imaginação e criaram os livrinhos que foram expostos na escola.

Os alunos leitores/escritores deixaram expressa sua aprendizagem neste projeto que envolveu toda a escola e trará, antes de tudo, uma mudança de comportamento em relação ao ambiente, pois com as pequenas atitudes aprendidas, podemos transformar o local onde vivemos, com menos desperdício e mais respeito à Natureza!

 

Essas e outras ações, você pode conhecer clicando na imagem abaixo e visitando o Blog da E. M. Raul Francisco Ryff 

 

  

 

 

 

Sua escola também está envolvida em projetos que podem refletir na vida da comunidade?

Não deixe de entrar em contato com o Rioeduca e compartilhar suas experiências!

 

 

 

Se você é da 8ª CRE, entre em contato comigo!

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

Participe, Curta e Compartilhe!

Este espaço é todo seu!

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/07/2012

FEMACT Rio +20

Tags: 6ªcre, visitas, meioambiente, protagonismojuvenil.

 

Alunos da E. M. Comandante Arnaldo Varella e do Núcleo de Arte Grande Otelo, sob a orientação da professora Luciana Guimarães, participaram da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia - FEMACT Rio +20 -  no Armazém 4, no Píer Mauá.

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), promoveu a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio +20 (FEMACT Rio +20). O evento reuniu cerca de 120 trabalhos de jovens do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do estado do RJ. A feira aconteceu nos dias  12, 13 e 14 de junho, no Armazém 4 da Zona Portuária.

 

Os trabalhos abordaram questões científico-tecnológicas que pudessem contribuir para a solução de questões ligadas  ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação do lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.

 

O objetivo da FEMACT Rio +20 era incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área do meio ambiente, ciência e tecnologia. Do total de trabalhos apresentados, 80 foram escolhidos mediante edital, a partir de inscrições vindas da região metropolitana da cidade e de municípios do interior do estado.

 

 

Slogan da FEMACT retirado do site oficial da Rio +20

 

A 6ª CRE não poderia ficar de fora deste grandioso evento e se fez representar através da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia, cujo tema foi Arte Indígena: uma abordagem com o uso de  materiais alternativos. O trabalho exposto foi orientado pela professora de Artes Visuais Luciana Guimarães Rodrigues de Lima  e contou com a participação dos alunos Augusto Guimarães e Ludmila Rodrigues de Lima (Núcleo de Arte Grande Otelo) e Wittney Gabriel (E. M. Com. Arnaldo Varella).

 

 

Alunos da 6ª CRE, no FEMACT Rio +20

 

As fotos que veremos a seguir mostram o comitê de avaliação da feira, a participação de alunos deficientes auditivos e/ou visuais e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE. Vamos conferir?

 

 

Alunos da 6ª CRE fazem exposição de trabalhos na FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos e professores da 6ª CRE participam da FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos da 6ª CRE oferecem e recebem informações sobre os trabalhos na FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos da 6ª CRE participam de forma significativa na FEMACT Rio +20

 

 

Agora veremos o registro do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE.

 

 

Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, aprecia os trabalhos dos alunos da 6ª CRE

 

 

 

Aluna da 6ª CRE conversa com o Ministro da Ciência e Tecnologia

 

 

Para nossos alunos, dar uma entrevista não é um bicho de sete cabeças. Aliás, é algo bem natural. E foi assim, com naturalidade, que os aunos da 6ª CRE se comportaram ao serem entrevistados pelos jornalistas na FEMACT Rio +20. Eles deram um verdadeiro show!

 

 

Aluno da 6ª CRE é entrevistado na FEMACT Rio +20

 

 

 

Aluna da 6ª CRE fala para os jornalistas sobre a importância deste evento para o planeta

 

 

Parabéns à professora Luciana Guimarães e aos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo e da E. M. Com. Arnaldo Varella. É um orgulho ter profissionais e alunos, na 6ª CRE, comprometidos com o fururo do planeta e das futuras gerações!

 

Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca. Utilize este espaço para divulgar o excelente trabalho que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a sexta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/07/2012

Plantio de Imbiruçu

Tags: 6ªcre, meioambiente.

 

A professora  Valéria da E. M. José Pedro Varela  realizou o plantio de uma muda de Imbiruçu no pátio da escola, com a ajuda dos seus alunos. Ela pretende ensinar aos seus alunos que quanto maior for a quantidade de árvores, maior será o equlíbrio ambiental da região em que moram.

 

Houve um tempo em que plantar uma árvore era um prazer, uma brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas campanhas. Infelizmente, o prazer já não é tão grande e as campanhas quase não existem. A maioria das crianças de hoje em dia não sabe  a importância que tem o plantio de uma árvore.

 

A professora Valéria, da E. M. José Pedro Varela,  quer resgatar este prazer nos seus alunos e resolveu plantar uma muda de Imbiruçu no quintal da escola. Com esta ação, a professora pretende desenvolver em seus pequeninos a importância de plantar nárvores. Pela sombra, pela beleza, pelos frutos, pelo verde, pela manutenção dos sistemas da Terra, pela busca de um novo equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

 

 

Ação de plantio realizada na E. M. José Pedro Varela

 

 

O Imbiruçu é uma árvore encontrada nas matas, tanto em regiões da Mata Atlântica quanto do Cerrado. Esta planta foi escolhida devido à sua utilização na recuperação de áreas, pela fácil multiplicação e tolerância ao sol. É uma planta de médio porte, possui folhas, flores e fruto cápsula que se abre mostrando sementes pequenas, envoltas em paina marrom. É de fácil e  rápida germinação. Floresce em julho e dá frutos em outubro. O Imbiruçu é aproveitado em paisagismo pela sua beleza e exuberância de sua floração.

 

 

Árvore de Imbiruçu

 

 

Vamos ver os pequeninos da turma da prof.ª Valéria realizando o plantio de Imbiruçu  no quintal da escola.

 

 

Prof.ª Valéria e seus alunos no pátio da E. M. José Pedro Varela

 

 

 

Prof.ª Valéria e alunos da E. M. José Pedro Varela fazem o plantio da muda de Imbiruçu

 

 

 

Alunos participam do plantio da muda de Imbiruçu

 

 

Parabéns professora Valéria por sensibilizar seus alunos e a comunidade escolar em relação à natureza que habita nosso entorno, nossas escolas, parques, praças e caminhos do dia a dia.

 

Envie o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca. Este espaço é meu, é seu, é nosso! Divulgue o seu trabalho! Nós somos a sexta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/07/2012

Glauber + 20: Um Show de Aprendizagem e Cidadania

Tags: 6ªcre, meioambiente, eventos.

 

O projeto Apaixonados por Leitura fez com que os alunos do Ciep Glauber Rocha mergulhassem no mundo dos livros, gerando ondas e mais ondas de conhecimento, culminando no evento Glauber +20: um Show de Aprendizagem e Cidadania.

 

O Ciep Glauber Rocha é um polo de talentos. A escola conquistou, pelo segundo ano seguido, o 1º lugar na Prova Rio, avaliação municipal que afere o aprendizado em Português e Matemática. O Ciep também conseguiu, em 2009 e 2010, a melhor classificação do estado na Prova Brasil.

 

Para a diretora, Ioliris Paes, a receita do sucesso está no incentivo à leitura. Basta entrar em uma das salas para perceber como o tema é levado a sério: as crianças são cercadas por livros.

 

Inspirados no grande evento que aconteceu em nosso município, a Rio +20, os alunos, professores  e agentes auxiliares de creche elaboraram um circuito repleto de atividades interessantes, envolvendo grande variedade de assuntos: saúde bucal, combate à pediculose, higiene corporal, dengue, reciclagem, preservação do meio ambiente, alimentação saudável e sustentabilidade.

 

UM SHOW DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA!

 

 

Evento realizado no Ciep Glauber Rocha

 

 

Na abertura do Glauber +20, os alunos executaram o Hino Nacional e o Hino da Escola. Alunos e professores cantaram o hino com muito orgulho!

 

 

Alunos do Ciep Glauber Rocha executam o Hino da escola

 

 

O grupo de dança Glauber Rocha, coreografado pela professora de Educação Física  Taís, deu um show na apresentação da música Planeta Água.

 

 

Alunos do Ciep Glauber Rocha apresentam coreografia sobre a música Planeta Água

 

 

 

O Grêmio Estudantil do Ciep Glauber Rocha elaborou uma carta destinada aos dirigentes mundiais que estiveram presentes na Rio +20! Vamos conferir?

 

 

Aluno do Ciep Glauber Rocha faz a leitura da carta destinado aos dirigentes mundiais da Rio +20

 

 

Muita emoção durante o plantio de uma muda de Pau-brasil! Pequenas ações para grandes mudanças!

 

 

A diretora Ioliris Paes e os alunos realizam o plantio do Pau-brasil

 

 

A turma 1101 dá dicas importantes para uma boa saúde bucal. O trabalho, a seguir, foi realizado a partir do livro Vamos escovar os dentes, de Leslie McGuire.

 

    

 

Alunos da turma 1101 realizam trabalho sobre saúde bucal

 

 

A turma 1201 não se cansa de lembrar: Com a dengue não dá para brincar! Água parada em pratinhos? Nem pensar!

 

       

 

Alunos da turma 1201 apresentam trabalho realizado sobre a dengue

 

 

A turma 1202 entrou com força total na guerra contra o piolho e está recrutando soldados para combater este inimigo! Eles fizeram um teatro de varas a partir do texto Piolho Malazarte, da prof.ª Marlene Veiga Espósito.

 

       

 

Teatro de varas apresentado pelos alunos da turma 1202

 

 

A turma 1301 deu um banho na galera! A partir do livro Sai Sujeira, de Mick Manning, eles prepararam um vídeo muito criativo e instrutivo.

 

 

Alunos apresentam vídeo sobre saúde corporal

 

 

Os alunos da turma 1401 transformaram-se em nutricionistas! A partir da leitura do livro Eu nunca vou comer tomate, de Lauren Child, os alunos prepararam dicas para uma alimentação saudável.

 

 

Cartaz preparado pelos alunos com dicas de uma laimmentação saudável

 

 

   

 

Alunos realizam atividades sobre alimentação saudável no refeitório da escola

 

 

Os merendeiros não ficaram de fora! Eles reforçaram as dicas dos alunos e prepararam uma deliciosa refeição  balanceada e muito nutritiva!

 

   

 

Alunos se deliciam com a merenda preprarada pelos merendeiros do Ciep Glauber Rocha

 

 

Foram exibidos vídeos sobre sustentabilidade. Os alunos da turma 1502 supervisionaram esta ação. Comportaram-se como verdadeiros profissionais!

 

   

 

Alunos assistem vídeo sobre sustentabilidade

 

 

A oficina de brinquedos de sucata  fez um tremendo sucesso entre os alunos! A felicidade estava estampada no rostinho de cada um!

 

   

 

Alunos particiam da Oficina de Brinquedos realizada pelos professores do Ciep Glauber Rocha

 

 

Com base no livro Se criança governasse o mundo, as crianças confeccionaram bilhetes  com seus desejos para o planeta.

 

   

 

Alunos confeccionam bilhetes  com seus desejos para o futuro do planeta

 

 

Lindos  móbiles foram feitos pelos alunos da Educação Infantil para enfeitar o ambiente escolar. Eles são verdadeiros artistas!

 

   

 

Móbiles preparados pelos alunos do EI para enfeitar a escola   

 

 

Em todos os cantinhos, os trabalhos dos alunos exibiam importantes informações e o talento dos  pequenos artistas do Ciep Glauber Rocha.

 

  

 

Professora conta história para os alunos e trabalhos são expostos na escola

 

 

  

 

Trabalhos são expostos no pátio do Ciep Glauber Rocha

 

 

Os responsáveis tiveram uma importante atuação no Glauber +20! A presença deles valorizou de forma imensurável o empenho dos alunos. Parabéns a todos os responsáveis!

 

 

Responsáveis do Ciep Glauber Rocha participam de forma significativa na educação de seus filhos

 

Com estas ações, a escola desenvolve em seus alunos a consciência do trabalho que deve ser feito em relação à sustentabilidade. E, principalmente, a responsabilidade sobre as novas gerações que estão por chegar, entregando a eles um planeta melhor do que eles receberam. Parabéns aos alunos, professores e equipe gestora e pedagógica do Ciep Glauber Rocha! Vocês dão SHOW em tudo o que realizam!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

       

 

 

 

 

   

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share