A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Terça-feira, 17/07/2012

Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine

Tags: 5ªcre, edi.

 

 Há um ano a Secretaria Municipal de Educação inaugurou mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil na cidade do Rio de Janeiro, o EDI Karine Lorraine que vem desenvolvendo um trabalho de qualidade  no bairro de Honório Gurgel.
 

 

 



Karine Lorraine Chagas de Oliveira 

 

Desde julho de 2011 a 5ª Coordenadoria Regional de Educação tem o orgulho de coordenar o EDI Karine Lorraine em homenagem a menina Karine Lorraine Chagas de Oliveira, de 14 anos, uma das vitimas do massacre de Realengo em abril do mesmo ano.

 

 


Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine

 

O EDI Karine Lorraine está localizado a Rua Ururaí, 550, bairro de Honório Gurgel, próximo a Vila Olímpica e foi inaugurado dia 21 de julho de 2011, tendo na gestão atual a professora Jussara e sua equipe. O EDI atende crianças da creche à pré-escola.


A comunidade festejou este acontecimento e com carinho renderam homenagens à menina, uma das vítimas da EM Tasso da Silveira, em Realengo. Estiveram presentes no dia da inauguração a família da menina Karine Lorraine, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e outras autoridades.

 

É a SME e a Prefeitura do Rio oferecendo as crianças de Honório Gurgel uma educação de qualidade desde o Berçário à Educação Infantil. 

 

Diretora, professora Jussara, e Berçário

 


Pequeninos no Berçário

 

Uma pequena vida e uma grande hstória, Karine Lorraine - Patrona do EDI

 

Karine Lorraine Chagas de Oliveira  cursava o 9º ano na EM Tasso da Silveira (Realengo), tinha 14 anos e vivia com a avó desde os dois anos de idade. Estava empolgada com o atletismo que começara a praticar na Academia da Polícia Miitar e animava-se em participar da Olimpíada. Além de gostar de esportes, gostava de música e era fã do cantor Justin Bieber. Era muito carinhosa, tímida, mas brincalhona. Era dedicada aos estudos e botafoguense ferrenha, embora fã de Neymar.

 

Em abril de 2011 sua vida foi interrompida por uma fatalidade, porém Karine ficará lembrada em todos os corações pela pessoa que foi neste curto espaço de tempo e perpetuará pela história na educação carioca.


Karine foi mesmo especial!

 

Convidamos a todos conhecerem o blog da EDI Karine Lorraine (clique na imagem).

 

 

 

Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/07/2012

E. M. Barão de Santa Margarida Campeã da 9ª CRE no FECEM/2012

Tags: 9ªcre, blogdeescola, fecem.

 

A E. M. Barão de Santa Margarida através da criatividade de sua equipe e da professora de artes Adriana de Aragão conquistou o prêmio de Campeã da 9ª CRE no FECEM de 2012 e mostrou que a música é capaz de promover a integração.

 

 

Homenagear Luiz Gonzaga em seu centenário de nascimento e participar do FECEM. Dois objetivos que se harmonizaram e levaram nossa escola a ser campeã.

 

 

Sob orientação da professora de música Adriana de Aragão, com apoio da direção e equipe, nossos alunos mostraram toda sua capacidade criativa: Trabalharam com artes visuais, confeccionaram cenário, reciclaram material para figurino, assistiram o documentário "Lixo Extraordinário" do artista plástico Vik Muniz, pesquisaram sua obra, estudaram também o Nordeste e suas tradições culturais, criaram letra e música de "É no Baião"! Cantaram, dançaram e viveram grandes momentos.

 

A utilização de materiais não convencionais, oficinas de canto e percussão foram alguns dos caminhos percorridos para alcançar a vitória no FECEM 2012.

 

 


A apresentação na lona cultural Elza Osborne

 

 

A utilização de materiais não convencionais (conduítes, enxadas), abrilhantaram e enriqueceram ainda mais nossa apresentação.

 As etapas do trabalho desenvolvido sob a orientação da professora de música Adriana de Aragão. Preparando os instrumentos com muita criatividade!

 

 

Quadro feito a lápis pela aluna Jéssica Cunha (1802).  

A professora de artes Raphaela e seus alunos deram um toque colorido utilizando tampinhas de garrafas Pet. Este quadro foi utilizado no cenário da apresentação no FECEM.

 

 

Conhecendo as obras de Vik Muniz (acervo da Sala de Leitura).

Este artista plástico utiliza em algumas de suas obras o lixo.



 

Confeccionando o figurino para o FECEM (utilização de chapinhas nos coletes)

 

 


Ensaio na escola

 

 

Alunos pesquisando a biografia de Luiz Gonzaga

 

 

Assistam ao vídeo da apresentação no FECEM! 

 

 

 

Parabéns a equipe da E. M. Barão de Santa Margarida, a professora Adriana de Aragão e a professora de Sala de Leitura Eliane P. Gaspar  pelo excelente trabalho, pela premiação recebida e por compartilhar conosco esse momento de vitória.

 

 

 

Conheça o blog da E. M. Barão de Santa Margarida, clique na imagem abaixo.

 

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO. Envie seu trabalho.

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/07/2012

Brincando e Aprendendo no Blog do EDI Debret

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas, festajunina, meioambiente.

 

O EDI Debret aproveitou o período das festas juninas e preparou lindos trabalhos para comemorar o centenário do Luiz Gonzaga. As crianças participaram de atividades, que desenvolveram a capacidade imaginativa, oralidade, socialização , entre outra linguagens infantis, Brincando e Aprendendo com as Tradições.

 

 

 

No blog Debrezinho, do EDI Debret, é possível ver que a festa junina foi bem animada. As turmas deram um show. As crianças dançaram, brincaram e cantaram junto com os responsáveis. Através do fazer artístico , as crianças transmitiram para os pais mensagens sobre educação ambiental,além de relembrar os 100 anos de Luiz Gonzaga e seu legado para a cultura brasileira.

 

 

 

 

 

 

No mês de junho, o EDI Debret também desenvolveu o projeto  Brincando e Aprendendo com Você... a Conviver em um Ambiente Sustentável"Através da dramatização, pinturas, colagens, e outras atividades as crianças vivenciam e aprendem a amar e respeitar o nosso planeta, nossa casa e todos os seres vivos que nela vivem.

 

 


 

Através das atividades próprias do Universo Infantil (as brincadeiras), as crianças trabalham valores que garantem o futuro da terra no EDI DEBRET.Os alunos da turminha EI 20 prepararam uma pecinha sobre o homem e a sua relação com a natureza baseada no livro "O mundinho" de Ingrid Biesemeyer Bellinghnausen para os colegas das turmas EI 30, EI 31, EI 40 e EI 41.

 

 

 


 

O tapete de texturas e as caixas táteis com elementos da natureza (pedras, folhas,etc) tem sido um ambiente acolhedor e facilitador da aprendizagem, onde as crianças interagem e aprendem mais sobre a natureza e a sustentabilidade.

 


A atividade na horta da escola tem propiciado aos alunos o contato direto com a terra e ao plantar as sementes interagem com o meio ambiente fazendo crescer a semente do respeito à natureza.

 

 

 

 

 

Clique na imagem abaixo e acesse o blog para conhecer mais o trabalho do EDI:

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 





 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/07/2012

Projeto Semeando Valores

Tags: 2ªcre, meioambiente, projetos.

O projeto “Semeando Valores” está sendo desenvolvido pela E.M. Mário da Veiga Cabral e faz parte do tema do projeto anual da unidade escolar: “Atitude Sustentável”.

 

 

A Educação Infantil tem como propósito o desenvolvimento integral do aluno, desta forma a escola se propõe a atuar oportunizando o conhecimento e a aprendizagem sobre o mundo em que vivemos com afeto, significando o ato de educar. O projeto “Semeando Valores” começou no primeiro dia de aula e seguirá ao longo do ano letivo de 2012.


A professora Luciana Nogueira, diretora da E.M. Mário da Veiga Cabral, nos enviou um relato contando sobre a justificativa, objetivos e desenvolvimento deste projeto que visa formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

 


Justificativa


“Necessidade do desenvolvimento infantil nos aspectos de socialização, psicomotricidade, respeito à diversidade, proteção do meio ambiente avançando nas possibilidades de articulação das diversas áreas de conhecimento.”

 

Objetivos

  • Estabelecer vínculos afetivos com os adultos, os colegas, o meio ambiente e nosso planeta;

 

  • Desenvolver uma autoimagem positiva e de preservação do meio em que vivemos;

 

  • Conhecer hábitos e atitudes de sustentabilidade;

 

  • Possibilitar o contato da criança com a natureza e a experimentação.

 


 

Desenvolvimento


O primeiro momento do projeto “Semeando Valores” foi uma roda de leitura com os alunos, onde estes puderam ouvir a história e apreciar o livro “João e o Pé de Feijão”. O objetivo desta leitura era identificar valores como: amor, solidariedade e respeito.


Após a leitura foi proposto aos alunos que plantassem um pé de feijão, deixando claro que não seriam feijões mágicos como os da história. Este momento da atividade proporcionou a integração com conteúdos da Matemática e das Ciências.


A professora apresentou aos alunos o material que seria utilizado na plantação dos feijões e depois estes foram colocados no algodão para iniciar o processo de germinação.


Este estágio do projeto despertou a curiosidade dos pequeninos, pois precisavam aguardar o processo de transformação do feijão, que era regado diariamente por eles. É importante ressaltar que nesta fase o objetivo era valorizar a dedicação, o carinho e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.


A etapa seguinte gerou surpresa, pois foi o momento de ver a plantinha começando a crescer e depois levá-la para casa e, como a ajuda de um adulto, plantá-la na terra para dar continuidade ao crescimento do pé de feijão.

 

 

Atividades realizadas durante o projeto "Semeando Valores"

 

Parabéns a equipe da E.M. Mário da Veiga Cabral, por desenvolver este projeto de incentivo a valorização e cuidado com o meio ambiente.

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Mário da Veiga Cabral?

Visite seu blog clicando em http://mariovcabral.blogspot.com.br/

 

Professor, envie para o representante de sua CRE o endereço do blog ou relatos de projetos que estejam sendo desenvolvidos em sua escola. Queremos conhecê-los e divulgá-los!

 

Clique aqui para conhecer o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou da publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share