A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Segunda-feira, 30/07/2012

SME Itinerante 2012

Tags: 10ªcre, evento, sme, itinerante.

 

Aconteceu no dia 12 de julho de 2012, no auditório do Planetário de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais um encontro da secretária de Educação Claudia Costin e de todo o seu “staff”, com os coordenadores das 8ª, 9ª e 10ª CREs e diretores de escolas.

 

Os encontros da SME Itinerante vêm se tornando uma prática habitual na Cidade do Rio de Janeiro.

 


São momentos propícios para que os diretores das escolas participantes façam uma descrição minuciosa das suas unidades escolares, como localização, segmentos e público atendidos, relação com pais, responsáveis e comunidade e, principalmente, apresentem os planos e estratégias que estão sendo praticados para melhorar o desempenho escolar dos alunos.

 


 

A seleção das escolas participantes da SME Itinerante é feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação, entre aquelas que tiveram desempenho mais fraco na Prova Rio e ainda não conseguiram alcançar as metas estabelecidas pelo IDEB.

 


Na sua fala inicial, a secretária de Educação Claudia Costin  fez questão de ressaltar que os diretores não estavam ali como uma forma de castigo e muito menos deveriam se envergonhar, porque o que se esperava deles era exatamente a apresentação de um plano de melhoria da aprendizagem dos alunos visando à busca da excelência acadêmica.

 


 

Claudia Costin referiu-se às 8ª, 9ª e 10ª CREs como coordenadorias localizadas no que chamou de “Zona Oeste profunda”, que passa por um processo de intensas transformações, lembrando que tais transformações devem passar prioritariamente pela educação.

 


Como tem feito em outras oportunidades de encontros com os coordenadores das CREs e com os diretores, a secretária de Educação citou, com a lembrança e ajuda da subsecretária de Ensino, professora Helena Bomeny, algumas das ações que estão sendo concretizadas pela SME Rio, desde princípios de 2009, lembrando que “educação é processo”, tudo decorrendo de ação continuada e prolongada, cujos resultados  nem sempre são perceptíveis de forma imediata.

 


 

Um dos pontos destacados por Claudia Costin foi a inauguração da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, que funcionará como centro de formação dos professores municipais.

 


A secretária disse que o centro de formação tem por objetivo valorizar e capacitar os professores do município do Rio de Janeiro, possibilitando uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento, atendendo assim as necessidades dos alunos da Rede.

 


 

Foto acima:  Professor José Mauro e equipe da 9ª CRE

 

 

 

Após a fala inicial da secretária de Educação, os diretores convidados se apresentaram, seguindo a ordem das coordenadorias regionais de educação (8ª, 9ª e 10ª CREs).

 


Pela 8ª CRE, apresentaram-se as diretoras Marise, do CIEP Marechal Júlio Caetano; Neide, da E. M. Ivan Rocco Marchi; Cecília, da E. M Gilberto Freyre e Silvânia, da E. M. Ruben Berta. Muitos pontos fortes foram destacados pela professora Nazareth Vasco, coordenadora de Educação da SME Rio: A utilização do círculo montessoriano; recuperação paralela; atividades diversificadas; participação da família; reagrupamento; rodas de leitura, etc.

 

 

 

 

 

Foto abaixo: Helena Bomeny, Kátia Max, Jurema Holperim, Nazareth Vasconcelos, Lourdinha, Marcia Prado e Mariza Lomba    

 

 

 

Foto acima: André Ramos, Rafael Parente, Teca Pontual e  Beatriz Alqueres

 

 

 Foto abaixo: Lelia Moreira, Rosa Raimundo e  Enilda

 

 

 

 

 Foto acima: Regina Ribeiro, Marcia Gonçalves, Sheila Mairing, Sergio e Rosângela

 
 

Pela 9ª CRE, apresentaram-se: Marta, diretora da E. M. Moacyr Scliar; Mônica, diretora da E. M Professor Fábio César Pacífico; Jane, diretora da E. M. Charles Dickens e Terezinha, diretora da E. M. Fernando Barata Ribeiro, cujos pontos fortes foram: parcerias com os responsáveis e com o Ginásio Experimental Carioca; utilização de jogos; ênfase na representatividade e troca de experiências entre os professores.

 


Pela 10ª CRE, apresentaram-se: Marcos, diretor da E. M. Professor Jorge Gonçalves Farinha; Wilson, diretor da E. M. Ponte dos Jesuítas; Anderson, diretor da E. M. Dr. José Antônio Ciraudo; Claudia, diretora do CIEP Ismael Nery, cujos pontos fortes foram: correio escolar; assembléia; reagrupamento; atividades diversificadas; uso de novas tecnologias; atividades nas salas de leitura, etc.

  

 

 

 

 

 
 

O encontro da secretária de Educação do Rio de Janeiro e seus principais assessores com os coordenadores das 8ª, 9ª e 10ª CREs e com os diretores das escolas que tiveram desempenho mais fraco na prova do IdeRio, foi também um momento de confraternização troca de experiências e grande aprendizado. Cada diretor, na apresentação, mostrou caminhos certeiros com estratégias que certamente melhorarão o desempenho dos alunos, a partir do segundo semestre de 2012.
 

 

 

 

                               

 

 

 

]


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/07/2012

E. M. Presidente João Goulart Recebe Prêmio em Concurso de Trabalhos Sobre o Meio Ambiente

Tags: 2ªcre, eventos, meioambiente.

A Escola Municipal Presidente João Goulart ganhou um concurso de trabalhos sobre Meio Ambiente, realizado pela Universidade Veiga de Almeida.

 

 

Ao longo do primeiro semestre de 2012, a E. M. Presidente João Goulart desenvolveu, com seus alunos, um trabalho de conscientização e valorização do Meio Ambiente. Na publicação anterior sobre esta unidade escolar, conhecemos o projeto “Horta Escolar Sustentável Jorge Amado”.


A professora Lucineia Alves nos enviou um relato contando sobre a premiação da escola no concurso sobre o Meio Ambiente realizado pela Universidade Veiga de Almeida.

 

“A Escola Municipal Presidente João Goulart recebeu um certificado, juntamente com um prêmio, pelo 1º lugar no concurso de trabalhos sobre Meio Ambiente, realizado no Fórum UVA Rio+20, durante a Semana do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida.


Os alunos da Turma 1701 realizaram as tarefas do concurso durante a Semana do Meio Ambiente sob a orientação das estudantes do curso de Biologia da Universidade Veiga de Almeida e sob a supervisão de Lucineia, professora de Ciências da turma.


O tema da atividade desenvolvida foi "Estudando o Meio Ambiente".  O objetivo foi propor uma atividade de Educação Ambiental que incentive um censo crítico e desperte nos estudantes questionamentos referentes às problemáticas ambientais.” Professora Lucineia Alves.

 

 

 

 

 

 

“A Escola Municipal Presidente João Goulart agradece a Universidade Veiga de Almeida, a professora Vera Lúcia Agarez e, especialmente, o curso de Biologia desta Universidade, pelo certificado e prêmio obtidos pelo 1º lugar no concurso de trabalhos sobre o Meio Ambiente.” Professora Lucineia Alves

 

Parabéns à E. M. Presidente João Goulart pela realização do projeto sobre a valorização do

Meio Ambiente!


Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Visite seu blog!


http://www.escolampjgoulart.blogspot.com.br/

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o trabalho de sua escola! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE. Clique aqui para conhecê-lo!

 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe um comentário!

 

 

Professora Renata Carvalho _ Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/07/2012

Estreitando Laços com o Uso das Novas Tecnologias

Tags: 4ªcre, blogdeescolas, projetos, blogderioeducadores.

A divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades  Escolares pelo canal Rioeduca.net, aliado ao uso das Novas Tecnologias em sala de aula, vem promovendo uma grande revolução no processo Ensino/Aprendizagem dos alunos da Maior Rede de Ensino Público da América Latina.

 

De acordo com essa fala, as Professoras Maria Delfina (E. M. Lais Netto dos Reis - 4ªCRE) e Mônica Fonseca (E. M. Brício Filho - 3ªCRE) estreitaram laços e efetivaram, com sucesso, a sua prática em sala de aula com base nas trocas que fazem por meio de seus Blog Educaionais, das Redes Socias, do Portal Rioeduca, entre outros.

 

Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado

 

 

 

 

O "Projeto Alfabetizando e Letrando com a Obra de Ana Maria Machado" surgiu este ano, da necessidade da turma 1201, que se encontrava no início do processo de Alfabetização, pois os alunos não haviam se apropriado ainda do mecanismo de ler e escrever.
Resolvi, a partir da sugestão da Coordenadora Ellen Lira, trabalhar com a coleção de livros infantis da Ana Maria Machado, intitulada "Mico Maneco".
Os livros desta coleção tematizam o ato de ler de maneira poética e cativante, além de  dar à literatura um caráter lúdico (a idéia que a leitura é capaz de transportar as pessoas. Ler é viajar...é prazer) iniciando a criança no mundo da literatura.
A partir dessa coleção, desenvolvi o projeto "Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado".

 

 

 


Com o apoio da coordenadora, que me ajudou na elaboração de algumas atividades, começei o primeiro livro:"Cabe na Mala". Aproveitei eincrementei o projeto, já que na sala disponho dos equipamentos instalados para Educopédia (projetor e laptop) e escaneie os livros e exercícios, realizando competições com os alunos de leitura (utilizando os microfones e caixas acústicas) e escrita das palavras e frases.

 

 

 

 


Assim, o projeto foi se desenvolvendo e outros livrinhos da coleção foram trabalhados:Tatu Bobo, Mico Maneco e o Menino Poti, seguindo o mesmo contexto do primeiro.
E para minha alegria, a turminha já se encontra lendo as palavras e frases dos livrinhos.
No momento, completei a primeira parte da coleção, trabalhando os 4 livros. Estou caminhando para a segunda coleção .
O que me deixou mais feliz, foi que este projeto acabou conquistando, também, uma outra turma, em uma escola da 3ª CRE.

 

 

 


A partir da criação do Portal do Rioeduca (www.rioeduca.net) e o incentivo por parte do mesmo, para a criação dos Blogs e utilização das redes sociais nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, as fronteiras se abriram e nossas escolas puderam trocar informações e trabalhos umas com as outras, mesmo não sendo da mesma CRE ou do mesmo bairro onde se encontravam.
Através do blog, mantenho contato e troca com algumas professoras de outras escolas da minha CRE (4ª) e de outras CREs. Entre elas, a Escola Municipal Brício Filho (3ª CRE), cuja professora Monica Fonseca (sala de Leitura) é a moderadora do blog. Comentei sobre o projeto que eu estava desenvolvendo e a professora Mônica se mostrou muito interessada, pois em sua escola havia turmas com dificuldades na Alfabetização.
Combinamos o encontro no dia do Curso de Blogs, oferecido pelo Rioeduca, na 4ª CRE, onde conheci a profª Monica pessoalmente e entreguei uma cópia do material que havia confeccionado .
Trocamos pelo blog, face e e-mail os livros da coleção que estavam faltando em nossas escolas e ideias sobre o projeto. O projeto acabou sendo aplicado, também, na Escola Brício Filho, pela professora Claudecira.
Assim, duas escolas de bairros e Cres diferentes se uniram para desenvolver um trabalho visando uma educação de qualidade." Texto: Professora Maria Delfina

 

Conheçam na integra o Projeto Cabe na Mala. Para isso, acessem os blog da Professora Maria Delfina e da Escola Municipal Brício Filho. Lembrem-se de deixar a sua mensagem.

 

Parabéns às Professoras Maria Delfina e Mônica Fonseca, por promoverem uma integração de sucesso entre CREs diferentes, por acreditarem e utilizarem as Novas Tecnologias em sala de aula. Certamente, os alunos da nossa Rede ganharam muito com essas ações.
 

 

Contatos:

Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly                                                                                                                Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/07/2012

As Olimpíadas de Londres e o GEC Rivadávia Côrrea

Tags: 1ªcre, projetos.

O GEC Rivadávia Corrêa comemora a seleção dos desenhos produzidos pelos alunos da unidade para decorar o ambiente e estimular ainda mais os jovens atletas brasileiros que participam das Olimpiadas 2012, de Londres.

 

 

 

 

Os Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, são os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro. Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e1948 (Wikipedia). Ao todo, 204 nações estarão presentes nas Olimpíadas de Londres disputando medalhas em 36 modalidades esportivas.

 

 

 

 

 

Foi com muito orgulho, que os alunos do Ginásio Experimental Carioca desenvolveram um lindo video a partir de desenhos que produziram para o concurso de imagens do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Os melhores desenhos viajaram para Londres e ornamentam o Ginásio Crystal onde os esportistas brasileiros treinam durante as Olimpiadas.

 

No vídeo, foram incluídos todos os desenhos que participaram na nossa escola, além de fotos dos alunos nas aulas de Educação física, com o professor Mauro Ribas, praticando diversas modalidades esportivas e participando dos famosos treinos de Voley, aos sábados. Esta prática  que já está entrando para história do Ginásio, e acontece pela dedicação do Professor Mauro Ribas, e presença dos alunos interessados em se aprimorar nesse esporte!

 


A Comunidade do GEC Rivadávia ficou ainda mais orgulhosa ao ler a notícia publicada no Jornal O Globo de 16 de julho, sobre as produções dos alunos. Confira:

 

“ A casa é grande, ainda tem poucos moradores, mas já tem cheirinho familiar. A partir desta segunda-feira, o silêncio no centro de treinamento do Brasil, em Londres, vai sendo quebrado. A saltadora Keila Costa e o nadador Marcelo Chierigini foram os primeiros atletas a chegar ao Crystal Palace. Durante a visita guiada para a imprensa, enquanto ela dormia num dos quartos que servem como alojamento e estão enfeitados com desenhos enviados por crianças de escolas municipais do Rio, Marcelo provava e aprovava a comida da chef Roberta Sudbrack, no refeitório. Na saída, o calouro olímpico deixou sua assinatura na enorme bandeira brasileira que enfeita o local.”

 

Assista ao vídeo com as obras realizadas pelos alunos do GEC e

aproveite para compartilhar e comentar o que achou.

 

 

 

Confira os blogs do GEC Rivadávia Côrrea

http://gecrivacorrea.blogspot.com.br
http://artescolapublica.blogspot.com.br/search/label/Esportes

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos que sua escola realiza sobre os Jogos Olimpicos de 2012, e publicaremos aqui.

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share