A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Segunda-feira, 23/07/2012

Professora 3.0

Tags: 10ªcre, educopédia.

       Alessandra Racy, professora de História da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, é embaixadora na Educopédia e vem se empenhando na divulgação das ações da Subsecretaria de Novas Tecnologias da SME Rio, para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

   

Mesmo antes de ser aceita como uma das embaixadoras da Educopédia, o que aconteceu no final do mês de maio de 2012, a professora Alessandra Racy já vinha realizando trabalhos de divulgação das propostas inovadoras da Secretaria Municipal de Educação, junto aos colegas e também para seus alunos.

 


Reconhecendo a importância do uso das novas tecnologias em sala de aula, Alessandra, sempre que teve oportunidade, fez uso de equipamentos multimídias, mesmo antes da chegada dos netbooks e instalação dos projetores data show.

 


Na fase inicial de implantação do Programa Escola 3.0 na E. M Joaquim da Silva Gomes, a professora Alessandra Racy foi uma das entusiastas pela inovação da ferramenta, que se propõe a oferecer um diário eletrônico para o controle da frequência e das notas dos alunos.

 


Neste ano, quando surgiu a oportunidade para a inscrição como professora embaixadora 3.0 da Educopédia, Alessandra Racy não pensou duas vezes. Preparou um vídeo, que lhe garantiu a chamada, sem a necessidade de passar pelo processo da entrevista.

 

 


Por ocasião do Educoencontro dos embaixadores da Educopédia, ocorrido no Ginásio Experimental Olímpico, no bairro de Santa Tereza, no dia 26 de maio de 2012, sábado, a professora Alessandra Racy foi uma das mais animadas participantes, integrando-se rapidamente aos seus colegas embaixadores da Educopédia.

 


Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, a professora Alessandra vem se desdobrando para expandir as informações sobre a Educopédia, obtendo e-mails dos professores, funcionários e alunos no Rioeduca, divulgando a Educoteca, além das tarefas propostas pela Subsecretaria de Novas Tecnologias da SME Rio, quanto às informações sobre equipamentos, instalações, usuários, condições de uso, nível do sinal da internet, etc.

 


Em sala de aula, a professora Alessandra, que faz uso intenso dos novos recursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, também realiza trabalhos com seus alunos para que todos possam conhecer melhor a Educopédia e possam atuar como embaixadores, divulgando as vantagens da plataforma.
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/07/2012

Festas Juninas nas Escolas da 2ª CRE

Tags: 2ªcre, artesmusicais, eventos.

 

Nesta publicação, conheceremos um pouco sobre a vida de Luiz Gonzaga e, também, momentos das Festas Juninas que aconteceram em algumas escolas da 2ª CRE, durante os meses de junho e julho.

 

 

De acordo com o site “Sua Pesquisa”, existem duas definições para a origem das Festas Juninas. A primeira diz que são festejos que acontecem no mês de junho e a outra afirma que é uma festa tradicional católica, em países da Europa, que homenageia São João.


Alguns historiadores acreditam que a festa foi trazida de Portugal para o Brasil ainda no período colonial.


As Festas Juninas são comemoradas em todo Brasil, porém, no Nordeste elas ganham mais expressão. Há pessoas que viajam para esta região nos meses de junho e julho para conhecer as tradicionais festas nordestinas e apreciar as comidas típicas da época como: milho cozido, canjica, pé-de-moleque e, também, assistir as famosas quadrilhas.


Neste ano de 2012, comemoramos o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, um ilustre nordestino que influenciou a música e a cultura popular brasileira.

 

 

Luiz Gonzaga

 

Algumas escolas aproveitaram esta comemoração para pesquisar e estudar, junto com seus alunos, a vida deste famoso compositor e cantor que tanto contribuiu com a música de nosso país. Realizaram o “Arraiá do Gonzagão”, onde as canções de Luiz Gonzaga foram tema da festa.


“Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Pernambuco. Desde criança, se interessou pela sanfona e ajudava o pai tocando zabumba nas festas religiosas e feiras.


Saiu de casa para servir o exército e logo depois foi para o Rio de Janeiro, com sua sanfona, tocando em vários lugares, até participar de shows de calouros e conseguir fazer parte de programas radiofônicos, e depois ser convidado para gravar como solista.


Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão. Em 1984, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época, apresentou-se duas vezes na Europa.


Luiz Gonzaga morreu em Recife (PE), em 02 de agosto de 1989.”


Informações retiradas de http://educacao.uol.com.br/biografias/luiz-gonzaga.jhtm acesso em 17/07/2012

 

Visitando os blogs da 2ªCRE, encontrei escolas que registraram em seus ambientes virtuais fotos das Festas Juninas que foram realizadas ao longo dos meses junho e julho. Estes momentos estão reunidos no vídeo abaixo cujo título é: “Festas Juninas nas Escolas da 2ªCRE”.

 


Assista e confira estes momentos alegria!

 

 

 

O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe enviando o endereço do blog de sua escola ou relatos de projetos que estejam acontecendo, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compatilhá-la com seus amigos no Facebook.


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/07/2012

Festa Cultural na C. M. Eduardo Moreira

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

A Creche Municipal Eduardo Moreira está localizada na Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro, e preparou para as crianças e para a comunidade uma linda Festa Cultural, na qual todos os que participaram, puderam aprender um pouco mais a respeito da cultura popular brasileira.

 

 

A equipe da creche valoriza a Festa Cultural, pois esta promove situações de aprendizagem aos pequenos da creche. Ele tem a possibilidade e a oportunidade de pesquisar com as educadoras e com seus responsáveis sobre temas importantes. Enquanto se prepara a festa, as crianças levantam hipóteses sobre os temas, fazem registros do que vivenciam, além de montarem materiais para serem expostos à comunidade escolar.

 

A mostra cultural contou com a exposição dos trabalhos realizados pelas turminhas ao longo do primeiro semestre de 2012. Claro que a festa contou também com deliciosos quitutes que caracterizam a culinária brasileira. Os participantes puderam saborear angu à baiana, mocotó, churrasquinho, carne seca com aipim, feijão amigo e doces típicos. As crianças, certamente, adquiriram novas experiencias e novos conhecimentos sobre nossa rica cultura.

 

A gestora relata sua emoção ao ver o trabalho de união de toda a equipe. Elementos simples como pedaços de papel, retalhos, madeiras, latas foram transformados em alegria. A Festa Cultural foi um momento privilegiado sob o aspecto educativo e pela confraternização, na qual as famílias brincaram juntas, e os amigos se divertiram.

 

Houve um momento para premiação de representantes regionais entre as crianças, e danças típicas que ajudaram a enriquecer o evento.


A Comunidade da creche gostou tanto que já esta esperando pela próxima comemoração!

 

Se sua escola realizou uma linda festa cultural, envie para o Rioeduca.net para os contatos abaixo e publicaremos seu evento.

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/07/2012

Escola e EDI, Juntos Pela Educação Infantil

Tags: 4ªcre, projetos.

A E. M. Holanda e o  EDI José de Souza Ramos reuniram-se do dia 16/07 ao dia 20/07, refletiram a cerca de um módulo de estudo que fora disponibilizado pela Gerência de Educação Infantil.  Este material subsidiou as discussões do grupo, e esse interagiu em tempo real através das Redes Sociais.

 

Trabalhando em Conjunto

 

 

 

As Unidades conseguiram reunir o Coordenador Pedagógico, os Diretores e os  Professores, para elaborar um relatório explicitando a atividade desenvolvida na instituição, a cada dia, conforme orientação da Gerência de Educação Infantil.

 

 

 

"Do dia 16/07 ao dia 20/07, os professores da Educação Infantil da E. M.Holanda reuniram-se em parceria com os profissionais do EDI José de Souza Ramos, com a Coordenadora Pedagógica Edna Catarina e com as Diretoras:Maria do Carmo, Ana Rosa, Regina e Helena para a III Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Em cada dia houve uma dinâmica e foi discutido um tema. Foi muito produtivo, várias atividades foram sugeridas para o enriquecimento das aulas propiciando o desenvolvimento das crianças. 

 

 

 

 

O EDI José de Souza Ramos, representado pela Direção e Equipe, foi um presente para nós da E. M. Holanda pela integração e parceria. Nossa Comunidade está muito feliz." (Texto: Professora Regina Helena - Gestora da Escola Municipal Holanda)

 

"INFÂNCIA, BRINCADEIRAS, CORPO E MOVIMENTO, MÍDIA E CONSUMO...
       TEMAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA NOSSO CRESCIMENTO PROFISSIONAL E ENRIQUECERAM NOSSA PRÁTICA.
       REPENSAR O CONCEITO DE ESPAÇO E LUGAR;  REFLETIR BASEADO NO QUE QUEREMOS, DESEJAMOS E REALMENTE NECESSITAMOS;  REVER A VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA BRINCAR.  REALMENTE, FORAM MOMENTOS ÍMPARES.
DEPOIS DESTA JORNADA PEDAGÓGICA, PODEMOS GARANTIR QUE, NOSSO OLHAR MUDA TANTO NA ÓTICA DE NOSSA VIDA PROFISSIONAL QUANTO EM NOSSA VIDA PESSOAL, POIS QUEREMOS, TAMBÉM, QUALIDADE E SIGNIFICAÇÃO EM NOSSOS DIAS." (Texto: Professora Maria do Carmo - Gestora do EDI José de Souza Ramos)

 

Confiram o assunto na integra, nos blogs das Unidades:

 

http://www.emholanda.blogspot.com.br/2012/07/iii-jornada-pedagogica-da-educacao.html

 

http://edijsramos.blogspot.com.br/2012/07/iii-jornada-pedagogica.html?showComment=1342825487093#c668494591158217096

 

Parabéns às Unidades de Ensino que possibilitaram não só a integração, como também a interação entre os profissionais que integram a equipe de Educação Infantil da Escola Municipal Hoanda  e do EDI José de Souza Ramos.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share