A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Domingo, 22/07/2012

Troféu Rioeduca 2012 - Finalistas

Tags: troféurioeduca.

 

Após análise de todo processo de votação, já podemos divulgar a listagem dos finalistas.

Parabéns a todos os classificados para a etapa que decidirá os grandes vencedores do

Troféu Rioeduca 2012!!!

 


- Relatório de votos: Relação de cada voto feito por dia, com informações de quem votou e a opção votada (código numérico cadastrado no sistema de dados - não foi convertido para preservar a confidencialidade do votante). 


- Ranking mais votados: Relação das 3 opções mais votadas ordenado da maior quantidade de votos para a menor de cada categoria.

 



OBSERVAÇÕES:


1-  O relatório e o banco de dados estão dentro do período de votação (do dia 02/07/2012 às 0h até 13/07 às 23:59).

 

2- Todos os votos contabilizados nos relatórios e também no banco de dados são de domínio @rioeduca.net e foram contabilizados após o reconhecimento do Captcha.

 

3. É possível verificar na planilha Relatório de Votos os emails dos usuários que acessaram o sistema do Rioeduca para efetuar a votação e desta forma constatar que apenas emails @rioeduca votaram.

 

4. Lembramos a todos que todo e qualquer professor ou aluno da rede pode votar em qualquer unidade escolar, independente de ser a escola em que estuda ou trabalha.

 

5. Não se encontram na listagem os Blogs de Alunos, uma vez que não foram estes submetidos à votação - foram apenas três os habilitados e, por isso, seguiram automaticamente para a fase de finalistas.

 

6. Em virtude de limitações do período eleitoral, a cerimônia de premiação do Troféu Rioeduca ocorrerá no mês de novembro ou dezembro de 2012. Será, mais uma vez, uma noite de gala.

 

7. A classificação atual da votação (1º, 2º e 3º lugares) será totalmente desconsiderada pela banca julgadora.

 

8. Os membros da banca julgadora serão definidos e anunciados nesta mesma postagem até o final do mês de julho.

 

              

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/07/2012

Projeto Meu Mundo, Teu Mundo, Nosso Mundo...

Tags: 5ªcre, projetos, blogsdeescolas.

 

A Unidade de Extensão José Emygdio promove ações pedagógicas das mais variada e tem como um dos objetivos converter problemas em oportunidades. Além disso, criou seu espaço virtual onde divulga o trabalho desenvolvido nas Oficinas.


 

 

 

O PET José Emygdio entrou para o mundo dos blogs, tendo sua direção participado de uma das Oficina de Blogs, junto com sua Auxiliar de Chefia I. Otimistas e interessadas, as professoras Heloísa Queijo e Luiza Arruda foram duas das dezesseis professoras que participaram do sorteio da criação de um blog, estratégia das dinamizadoras para incrementar as oficinas com um ar de descontração e criatividade. A Unidade de Extensão José Emygdio foi a contemplada. Desde então, o blog cresceu e muitas postagens aconteceram, como o PPP que sustenta o PET, com suas ações pedagógicas.

 

 

 

 

 Projeto Político Pedagógico

 

Meu Mundo, teu Mundo, nosso Mundo com o Compromisso de Cuidar do Ser Humano...

 

"Este projeto é baseado no trabalho como principio educativo e instrumento de transformação, usando a  linguagens como tema transversal. Tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas que possibilitem aos educandos a construção de conceitos  que viabilizem a participação ativa e produtiva na vida social. O seu ideal é formar  cidadãos  capazes de converter problemas em oportunidades, possibilitar que se organizem para defender seus interesses e de seus pares, solucionar problemas através do diálogo e da negociação e criar unidade de propósitos a partir da diversidade e da diferença de modo a compreender e atuar na sociedade. Dessa forma, pretendemos  implementar  projetos de trabalhos que permitam o desenvolvimento do raciocínio lógico através de atividades de leitura e escrita e de resolução de problemas.

 

 

 

 

 

PET José Emygdio: Missão e Visão

 

 

 Missão:

  • Ser uma Unidade de Extensão de Educação pelo Trabalho que contribua para o desenvolvimento das habilidades básicas; para as competências: pessoal, social, profissional e cognitiva através dos códigos da modernidade.
  • Ter como base crianças e adolescentes, e através do exercício da cidadania trabalhar de forma humana, democrática, priorizando atividades para desenvolver os aspectos cognitivos, psicomotores e emocionais, utilizando as várias linguagens, o lúdico, a criatividade e a sensibilidade, o acesso aos recursos tecnológicos modernos e a interação entre as diversas áreas do conhecimento, que visam transformar a realidade e melhorar a qualidade de vida.

 

Sua Visão é atender os alunos matriculados na rede pública municipal do 3º ao 9º ano nas diversas oficinas e a comunidade em geral, como alternativa para o aproveitamento do tempo livre.

 

 

 

 

As Oficinas foram criadas para desenvolver, através das atividades, os princípios éticos, políticos e estéticos; construir conhecimentos e valores através do diálogo; reconhecer a identidade de cada aluno; criar processos de ensino voltados para as relações  com sua comunidade local, regional e planetária; enriquecer a base nacional comum e permitir uma gestão democrática e de qualidade.

No primeiro semestre, o PET José Emygdio ofereceu as seguintes oficinas: Artes Visuais, Informática Educativa, Grafismo, Rádio Escolar, Jornal Escolar, Vídeo, Fotografia e Apoio Pedagógico.

Oficina de Artes Visuais_  Profª:  Shirley  
Projeto de Trabalho: A Arte em Movimento: Construindo a Paz, Promovendo a Vida.


Oficina de Artes Visuais_ Profª Ana Paula
Projeto de Trabalho: Visualizando a Paz


Oficina de Fotografia_ Profª Ana Paula
Projeto de Trabalho: Focalizando a Paz.


Oficina de Vídeo_ Profª Ana Paula
Projeto de Trabalho: Luz, Câmera e Ações para a Paz.


Oficina de Informática Educativa_ Profª Maria
Projeto de Trabalho: Construindo a Paz Cidadã


Oficina de Jornal Escolar_ Profª Maria
Projeto de Trabalho: Editando a Cidadania da Paz.


Oficina de Grafismo_ Profª Maria
Projeto de Trabalho: Desenhando a Paz e a Cidadania.


Oficinas de Apoio Pedagógico, Informática Educativa, Rádio Escolar, Jornal Escolar e Vídeo_ Prof Vitor
Projeto de Trabalho: Nosso Maior Bem é a Vida que a Gente Tem.

 

 

 

Conheça o recente blog do PET José Emygdio clicando http://petjemygdio.blogspot.com.br/ 

 

 Escolas e professores, gostariam de compartilhar um projeto e/ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza   

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/07/2012

Renovando as Tradições na 3ª CRE

Tags: 3ªcre, escoladafamília, eventos.



 

Reunir a comunidade escolar em torno e em prol dos alunos é só um dos objetivos das festas que animam nossas escolas nos meses de junho e julho. Vamos uma pequena mostra de como as escolas da 3ª CRE mantiveram a mais popular das tradições.

 

 

Poucas atividades movimentam tanto as escolas municipais quanto às festas juninas. As crianças tornam-se astros e seus pais tietam ainda mais seus pequenos ídolos. As músicas são escolhidas entre os hits do momento, homenageados especiais ou temas dos projetos da escola. O grande lembrado deste ano foi o mestre Luiz Gonzaga, rei do baião e da alegria nos festejos juninos. Sua vasta produção musical esteve presente na maioria das festas.

 

 

 

 

 

O tema do ano também não poderia ficar de fora. Além de músicas alusivas, a sustentabilidade esteve representada nas brincadeiras e objetos de decoração da festa. O Clube Escolar do Engenho de Dentro colocou o lixo para ser pescado e lembrar a necessidade de limpeza de nossas águas e realizou o Boliche do Bem, com embalagens recicladas representando os males do mundo a serem derrubados. Brincadeiras tradicionais recicladas e seguindo a preocupação maior do planeta este ano.

 

 

 

 

 

Os artistas escondidos em nossas escolas se esmeram na decoração para fazer todo mundo se sentir em um arraial na roça. Não podem faltar as fogueiras e os dançarinos animados.

 

 

 

 

 

 

A troca proporcionada por este momento de relação estreita pais, filhos, professores e alunos fortalece a relação da comunidade escolar. Os ex-alunos retornam, alguns deles para acompanhar os filhos, e ensinam o quanto a época da escola é importante. Na E.M. Delfim Moreira, toda a comunidade escolar foi convidada a participar de uma grande quadrilha que tomou todo o pátio da escola. E todo mundo quer registrar esse momento especial. Com a tecnologia ao alcance de todos, celulares e câmeras não perdem nenhum detalhe.

 

 

 

 

 

Os blogs mais uma vez é a ferramenta para deixar tudo registrado. Quem perdeu algum detalhe, é só conferir por lá. Adolescentes, geralmente, avessos a este tipo de festa estão dando show no blog da E.M. Acre. Visitem também os blogs das escolas: E.M. Brigadeiro Faria Lima, E.M. Félix Pacheco, E.M. João Lyra Tavares, E.M. José Lins do Rego, E.M. Pareto, E.M. Suécia, C.M. Sylvia Orthof e E.M. Tagore.


O registro em vídeo também é muito utilizado como vemos no blog da professora Hozama Moura, das escolas E.M. Tobias Barreto, C.M. Tia Andreza, E.M. Reverendo Álvaro Reis, E.M. Professor Visitação e C.M. Odetinha Vidal.

Nós também fizemos um vídeo registrando os momentos das unidades que ainda não possuem blog e alguns destaques de outras. Confiram!

Agradecimento especial a todas as escolas que puderam compartilhar estes momentos tão especiais. Até o próximo ano!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/07/2012

Astrojildo Pereira, o Patrono e o Compromisso com a Cultura

Tags: 8ªcre, patronos.

 

 Astrojildo Pereira Duarte Silva nasceu em 08 de novembro de 1890, em Rio Bonito. Foi Escritor, Jornalista e nunca deixou de atuar no mundo da cultura brasileira. Ele é o patrono de uma das escolas da 8ª CRE, que hoje segue o exemplo deste homem que defendeu as causas que acreditava e firmou uma aliança com a Educação e a Cultura!


 

 

 

 

 

 

A trajetória de vida de Astrojildo Pereira coincide com o nascimento e formação da modernidade capitalista no Brasil.

Astrojildo Pereira nasceu após o fim do escravismo e da monarquia e morreu logo depois da instauração da ditadura militar que consolidaria a ordem burguesa no Brasil.

Durante toda a sua vida, Astrojildo Pereira preservou a lucidez de se manter ao lado e na perspectiva do que havia de mais progressivo na vida social e cultural do País. 

 

 

 

 

Em 1945, Astrojildo Pereira  foi delegado do Estado do Rio no I Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo.

Ele foi um dos redatores da declaração de princípios do encontro, marcada por críticas à ditadura de Vargas.

Dirigiu as revistas Literatura, Problemas do Socialismo e Estudos Sociais, e colaborou com o jornal Imprensa Popular e com a revista Novos Rumos.

Com a instauração da ditadura militar, em 1964, e a repressão política e cultural que se seguiu, Astrojildo Pereira foi preso e viu ruir muitos de seus melhores projetos e sonhos.

 

 

 

 

 

No momento em que agonizava a ditadura de Vargas, Astrojildo Pereira cumpriu um papel de suma importância na organização da cultura e da intelectualidade antifascista e democrática do Brasil, defendendo os princípios da liberdade de expressão e de organização e a necessidade da difusão da cultura entre as massas trabalhadoras.


A morte o colheu em novembro de 1965. Foi somente na fase declinante da ditadura militar que o nome de Astrojildo Pereira começou a receber o devido reconhecimento, não só como o principal fundador do Partido Comunista no Brasil, mas como o primeiro marxista e leninista e como um intelectual ativo na organização do mundo da cultura e que ofereceu preciosos indicativos de interpretação e pesquisa.

 

 

A Escola Municipal Astrojildo Pereira

 

 

 

A Escola Municipal Astrojildo Pereira é um espaço de valorização da cultura e do desenvolvimento.

Seus alunos estão sendo preparados para serem cidadãos que valorizem a educação e a busca do conhecimento!

A equipe pedagógica está empenhada em oferecer educação de qualidade e promover a escola como um espaço para compartilhar e vivenciar importantes experiências, como aconteceu no último dia 13, na Festa Junina.

 

 

 

Equipe da E.M. Astrojildo Pereira

 

 

 

"A Festa Junina da E.M.Astrojildo Pereira foi animadíssima! No Arraiá, alunos, professores e funcionários estavam animados, trabalhando e se divertindo!

A participação da comunidade escolar, como em todos os anos, foi grande!

De quadrilha a músicas da "moda", tivemos de tudo um pouco! Muito milho cozido, canjica, pescaria, comidas e brincadeiras para todos os gostos.

Foi uma tarde agradabilíssima!"

                                                                          Professora Alessandra Barbosa
 

 

 

Momentos da festa!

 

 

 

O Rioeduca parabeniza a toda a comunidade escolar da E.M. Astrojildo Pereira!

 

 

 

Gostou da postagem? Então não deixe de fazer um comentário!

 

 

Se você é da 8ª CRE, entre em contato comigo e compartilhe as ações da sua escola!

 

neildasilva@rioeduca.net 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share