A A A C
email
Retornando 98 resultados para o mês de 'Julho de 2012'

Sexta-feira, 20/07/2012

Laços de Amizade

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

A professora Eliane, da E. M. Thomas Jefferson, e seus alunos da Educação Infantil, desenvolveram nas aulas do mês de julho, o mês da amizade, um projeto que teve como foco a importância das emoções e da amizade entre as pessoas.

 

O que seria de uma pessoa sem ter amigos? Estar junto de pessoas que te fazem bem, te orientam e são capazes de te reconfortar nos momentos difíceis é sempre muito bom. Ter um amigo de verdade é muito difícil!

 

Para a criança, os amigos da rua, do colégio ou do bairro são tão fundamentais na  formação do caráter quanto a família. Eles funcionam como um ponto de referência importante quando se está formulando uma maneira própria de ver o mundo ou de enfrentar situações novas.

 

Com o projeto Laços de Amizade, a professora Eliane, da E. M. Thomas Jefferson, quer levar o aluno  a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados, diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância; e que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum.

 

 

 

Projeto desenvolvido na E. M. Thomas Jefferson

 

 

Neste projeto, buscam-se desenvolver competências nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro e como lidar com as adversidades de sentimento. A preocupação da prof.ª Eliane, ao desenvolver este projeto, é apresentar a escola como um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

 

Vamos conferir as atividades que os alunos realizaram no projeto Laços de Emoções e Amizade.

 

 

Alunos assistem a vídeo sobre amizade

 

 

 

Aluna realiza atividades sobre amizade na internet

 

 

 

Aluno realiza jogos sobre emoções na internet

 

 

Educar para a cidadania é uma tarefa árdua e requer empenho e muita luta, a fim de se alcançar os objetivos almejados. Parabéns, prof.ª Eliane! Seu projeto é de grande importância para o desenvolvimento completo do ser humano. Os valores funcionam em nosa vida nos momentos em que decidimos e agimos. Eles são a base de nossas ações!

 

Ao educar baseando-se em valores, a prof.ª Eliane está levando seus alunos a refletirem sobre sua conduta e a dos outros. Portanto, a educadora está ajudando a formar seres humanos munidos de valores essenciais, que os fará agir em prol do outro  e em prol do bem comum.

 

 

História em Quadrinhos e jogo trabalhado com os alunos da Educação Infantil

 

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos da Educação Infantil sobre amizade

 

 

Professora Eliane, é um orgulho tê-la na 6ª CRE e, principalmente, na E. M. Thomas Jefferson; onde os alunos necessitam, mais do que nunca, desta formação, em virtude da área violenta em que residem. Continue fazendo a diferença na vida destas crianças!

 

Você gostou desta postagem? Envie o seu projeto para ser divulgado também no Portal Rieduca! Este espaço é seu! Ele só existe com a sua contribuição! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/07/2012

Cidade das Crianças oferece Colônia de Férias de 23 a 27 de julho

Tags: 10ªcre, cidadedascrianças, evento.

 

A Cidade das Crianças, equipamento da Secretaria Municipal de Educação, supervisionado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), além de manter o Planetário de Santa Cruz, órgão vinculado à Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e de um viveiro de aves raras, conservado com o apoio da Fundação RioZoo, estará promovendo uma Colônia de Férias no período de 23 a 27 de julho de 2012, que coincide com a  semana de recesso para alunos e professores da rede pública da SME/Rio.

 

Serão muitas atividades em tempo integral, quando as crianças poderão participar de brincadeiras, desfrutar de momentos de lazer na piscina do parque, conhecer as aves raras mantidas no viveiro e acompanhar a programação cultural promovida no teatro da Cidade das Crianças.

 

 

As inscrições terão início às 08h:30 m do dia 23 de julho (segunda-feira) e haverá ônibus para o transporte  gratuíto e alimentação para todos os participantes.

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/07/2012

Fazendo Arte na E. M. Profª Marita de Vasconcelos

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

 

Na E. M. Professora Marita de Vasconcelos, o professor Eris, de Artes, fez um trabalho bem interessante. Aproveitando o clima junino, que de tão festivo e alegre acaba se estendendo até julho e agosto, o professor ensinou sobre o pintor brasileiro Alfredo Volpi, considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo

 

 

 

 

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. Veio para o Brasil, no ano seguinte, com os pais, que emigraram para São Paulo. Desde pequeno, gostava de misturar tintas e criar novas cores. Na década de 1950, evoluiu para o abstracionismo geométrico, onde suas obras seriam dominadas pelas cores e diferentes formas. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada.

 

 

 

 

Imagens de Volpi no Google Imagens

 

 

É a fase das bandeirinhas sua maior contribuição para a arte brasileira moderna. Ele expressa, em seu trabalho, "Bandeiras e Mastros". Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia.

 

Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956.

 

Vejam alguns trabalhos dos nossos artistas!

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer este e outros trabalhos da E. M. Profª Marita de Vasconcelos, acesse o blog da escola  e o seu perfil no Facebook clicando nas imagens abaixo:



 

 

 

Para saber mais sobre o Pintor e suas obras, acesse os links a seguir:

 

http://educacao.uol.com.br/biografias/alfredo-volpi.jhtm

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Volpi

 

http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=5&in=1

 

 

Alfredo Volpi Sua história e suas obras

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Professora Marita de Vasconcelos,  pelo trabalho realizado e por compartilhar conosco este momento. 

 

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO. Envie seu trabalho.

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/07/2012

Jornada Socioambiental no CIEP João Batista

Tags: 7ªcre, meioambiente.

 

 O CIEP João Batista dos Santos realizou diversas ações a partir do eixo temático de trabalho “CIEP, mostra a sua cara no país da Sustentabilidade”. O CIEP integrou a Jornada Socioambiental do ALFAZENDO - organização civil sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e de promoção social, fundada por educadores/ moradores e ex-moradores que atuam no movimento social na Cidade de Deus, que iniciou uma proposta pensando acerca dos temas  abordados na Rio + 20, para realizar a “Jornada de Educação Socioambiental Cidade de Deus e Maré Rumo a Rio + 20.”

 

 

 

A Jornada teve como objetivo destacar iniciativas práticas e metodologias que pudessem promover o desenvolvimento socioambiental, dando visibilidade à articulação dos atores sociais, às conexões entre as ações locais e às mudanças globais a partir da Educação Socioambiental nos territórios Cidade de Deus e Maré.

 

A questão ambiental é um tema muito comentado por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na escola.

 

 

 

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, com atitudes de conservação.

 

Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas e a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e  Sustentabilidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global, possuindo um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

 

 

 

A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.

 

Para se fazer um estudo ligado à área de meio ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora. Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, a fim de que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruirem o mundo que as rodeiam.
 

 

 Objetivos do Eixo Temático

 

Implantar desde a Educação Infantil um programa que procure tratar as questões ambientais; 

 

Relacionar os problemas causados pela degradação do meio ambiente;

 

Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade;

 

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e da importância da sua preservação, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio de reciclagem, e como o homem está inserido nesse meio;

 

Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado  à natureza.

 

 

 

 

O eixo de trabalho tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente nas ações de preservação do meio ambiente, mas refletir como colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, abordando o princípio de sustentabilidade ambiental e associando-o às nossas atitudes cotidianas.


 

 

A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do eixo através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas e suas produções.

 


A equipe do CIEP João Batista acredita que é fundamental sensibilizar os alunos para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e  com o bem estar da sociedade. Para isso,  é necessário, mais do que informação e conceitos, deve-se  trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos.

 

Comportamentos ambientalmente corretos serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola adotando posturas no ambiente escolar, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

 

 

 

 

 

 




PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!  

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share