A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Terça-feira, 09/07/2013

Vamos Conhecer a Casa dos Livros!

Tags: 2ªcre, edi.

Os alunos do EDI Igor Moraes da Silva participaram de um dos mais importantes eventos literários do país e focado no público infanto-juvenil.

 

O 15º Salão do Livro aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica no período de 5 a 16 de junho. Foram dias em que as escolas puderam levar os alunos para conhecerem o mundo mágico da Literatura Infantil.

 

A professora Rosaria Carvalho, diretora do Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva, enviou ao portal Rioeduca um relato sobre a visita dos pequeninos desta unidade escolar ao evento.

 

“Ao longo dos dias, nossas crianças se mostravam bastante animadas, afinal de contas, faríamos algo especial: passearíamos juntos. E não era um simples passeio. Era uma situação de aprendizagem muito prazerosa.


Todos nós, diretora, educadoras, funcionários e crianças, estávamos felizes com a oportunidade oferecida pela 2ª CRE para nossa visita ao Salão do Livro, visto que teríamos a oportunidade de manusear diferentes obras literárias, conhecer inúmeros autores, ilustradores e entender um pouco como as histórias são criadas. Visitaríamos variados ambientes, escutaríamos histórias, estaríamos em grupo vivenciando um momento tão especial.


Para controlar nossa expectativa, combinamos fazer um calendário marcando os dias que antecederiam a tão esperada data. E logo estava tudo pronto! Garrafas d’água, lanche, mudas de roupa: Oba! Vamos conhecer a casa do livro?”. 

Relato da Diretora Rosaria Carvalho.

 

 

Alunos do EDI Igor Moraes da Silva chegando ao Salão do Livro.

 

O passeio foi tranquilo e emocionante. Ao entrar naquele grande ambiente, o grupo de alunos e professores ficou fascinado com a quantidade de títulos e a diversidade de atividades. Seguiram o roteiro oferecido e optaram pelo espaço “Biblioteca FNLIJ” do autor e ilustrador Laurent Cardon.

 

O autor falou, em sua apresentação, sobre um dos seus novos livros “Vagalumice”, da coleção “Que bicho sou eu?”. Narrou a história, ilustrou-a em um papel enorme preso na parede e fez inúmeras perguntas, fazendo com que os alunos e professores levantassem hipóteses: “O que os bichos têm de diferente? Que características eles têm que os ajudam a sobreviver? A aranha produz a teia? Vocês sabem para que serve...?”

 

 O autor e ilustrador do livro "Vagalumice", Laurent Cardon, da coleção "Que bicho sou eu?", fez a narração e ilustração da história.

 

Assistindo à apresentação de Laurent Cardon.

 

Esse assunto despertou grande interesse, pois faz relação com a temática que está sendo trabalhada na creche, animais que voam e animais da floresta, surgindo assim novas ideias e curiosidades sobre o tema.


Depois, o grupo circulou um pouco pelo espaço do 15º Salão do Livro e escolheu outro estande para ouvir histórias contadas pelas professoras: “Vocês sabem o nome dessa história? Será que olhando para essa capa, conseguimos descobrir? Este livro é diferente desse. Olha o material! Sobre o que esse livro fala? Vamos observar o que vemos nessa cena? O que será que aconteceu no final...?” Ao folhear os livros, eram estas as perguntas que as professoras faziam aos pequeninos da Educação Infantil.

 

Conhecendo o mundo mágico da leitura.

 

Após conhecer e passear pelo mundo mágico da leitura no 15º Salão do livro, os alunos participaram de um lanche, ganharam exemplares literários e retornaram para o EDI cheios de novas experiências e histórias para contar, claro!

 

Alegria e animação para visitar o 15º Salão do Livro.

 

Clique e conheça o blog do EDI Igor Moraes da Silva!

 

http://ediigormoraesdasilva.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/07/2013

Grêmio Estudantil - Exercício de Cidadania

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

O Grêmio Estudantil é um órgão formado apenas de estudantes, que são eleitos pelos próprios colegas, após um período de campanha. Os estudantes integrantes se preocupam em buscar maneiras inovadoras de envolver o maior número possível de alunos no planejamento, execução e avaliação de atividades importantes. 

 

 

O grêmio contribui para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, podendo organizar campeonatos, palestras, projetos e discussões. Deste modo aprendem a participar – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – dos projetos da unidade.

 

Após tomarem posse, eles têm as seguintes atribuições:

 

  • Fomentar a integração e o envolvimento dos alunos com funcionários e professores;
  • Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;
  • Permitir que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade;
  • Contribuir na construção da comunidade escolar;
  • Estimular a participação e o engajamento de todos os alunos nas atividades e projetos na escola.

 

Os alunos das Escolas Municipais Floriano Peixoto e João de Camargo vivenciaram este momento de democracia e cidadania e estavam ansiosos para colocar em prática suas atribuições.

 

Escola Municipal João de Camargo

 

Momento da Posse do Grêmio da Escola Municipal João de Camargo.

 

A cerimônia para posse do grêmio contou com a presença dos alunos da Escola Municipal João de Camargo e do Pelotão da Bandeira. Após a execução do Hino Nacional, a Professora Eliene emocionou o público com as seguintes palavras:

 

Alunos eleitos se orgulham do diploma.

 

"A vida na escola envolve vários segmentos da comunidade escolar. Diretores, professores, funcionários, alunos e responsáveis. Os alunos desempenham um papel muito importante na escola e na própria comunidade, pois é através deles que ocorrem as transformações nas comunidades, nas cidades, no país. Por isso é necessário que tenham uma representatividade no espaço escolar."

 

O Grêmio Estudantil dá aos alunos a oportunidade de participar ativamente das atividades e dos eventos realizados pela escola e, principalmente, de exercitarem os conceitos de cidadania. A escola é um espaço rico de possibilidades onde os alunos têm muito a dizer e ouvir. Não só aprender, mas usar a criatividade, não só reclamar mas agir para transformar."

 

Após as palavras da nossa Diretora, os novos componentes do Grêmio foram apresentados e diplomados.

 

Escola Municipal Floriano Peixoto

 

Alunos mostram o certificado de posse do Grêmio.

 

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, os alunos da Escola Floriano foram às urnas para eleger o novo Grêmio Estudantil, ressaltando a importância da participação dos alunos na gestão democrática da escola e na construção do Projeto Político Pedagógico de cada unidade da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

 

Como um processo democrático e instituído, os alunos do 3º ano formaram as Chapas Azul, Rosa e Verde e fizeram campanha nas salas de aula no período determinado, além de acompanharem o desenrolar dos acontecimentos nos dias da eleição. Após a apuração apertada dos votos, a Chapa Azul, formada pelos alunos da turma 1.303, foi a vencedora com 197 votos.

 

No dia 28 de maio houve a posse da chapa vencedora no pátio da escola pela diretora Otília Miller para que os alunos percebessem a influência do Grêmio Estudantil na formação de novas lideranças, bem como o desenvolvimento da consciência crítica, da prática democrática e da livre iniciativa dos alunos no exercício da cidadania.

 

Conheça mais projetos das escolas, acessando os blogs abaixo:

 

http://emjcamargo.blogspot.com.br/


http://jornalfloriano.blogspot.com.br/

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/07/2013

Colocando a Mão na Massa

Tags: 6ªcre, troféurieoduca.

A Creche Municipal Zilka Salaberry deu continuidade ao projeto Colocando a Mão na Massa, iniciado em 2012, com o objetivo de trazer cada vez mais responsáveis para serem parceiros da instituição escolar.

 

A Creche Municipal Zilka Salaberry localiza-se em Acari e atende alunos da modalidade Educação Infantil - Creche. A gestora desta instituição, professora Cátia Cristina Braga Gomes, juntamente com sua equipe, tem como meta oferecer uma educação saudável aos pequeninos usando o lúdico, as emoções e as diversas percepções.

 

A creche fica situada numa região onde predominam indústrias e residências. A população que vive no entorno pertence às classes populares, com um baixo poder aquisitivo e pouca qualificação para o trabalho. Por consequência, é o bairro de menor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade e o de menor renda da região.

 

As carências da população são enormes! Ela não para de crescer, o que levou a equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry a pensar em projetos pedagógicos e sociais voltados para dar condições de crescimento e melhora de vida para esta população.

 

Diante dessa realidade, os educadores criaram em 2012 o projeto Colocando a Mão na Massa,  que está em sua segunda edição. Ele conta com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: Professores Articuladores, Professores de Educação Infantil, Merendeiras, Diretores, Responsáveis e Alunos.

 

O projeto foi criado, pois a equipe pedagógica percebeu que vários responsáveis se sentiam curiosos em saber das atividades dos filhos na creche e da necessidade em participar da vida educacional das crianças. O projeto Colocando a Mão na Massa se transformou em um grande criador de laços e incentivador da participação ativa dos pais na educação dos filhos.

 

 

 O vídeo "Família e Escola" mostra a importância dos pais na vida e nas decisões dos filhos.

 

O vídeo acima reflete  a importância deste projeto para a vida das crianças. A relação escola e família torna-se imprescindível para que ocorra uma educação de qualidade. Com esse projeto, espera-se que os alunos aprendam melhor e que os pais colaborem diretamente com as propostas da escola.

 

Sua relevância é inquestionável! A partir do momento em que a escola se propõe a interagir com a comunidade que a circunda, o resultado não poderá ser outro senão o bom desenvolvimento e crescimento para ambas e, consequentemente, para a sociedade.

 

Colocando a Mão na Massa

 

Vida escolar e familiar devem ser duas faces de uma mesma moeda. Na maioria das vezes, porém, há pais que dizem não terem tempo para a vida escolar do filho, atribuindo à escola total responsabilidade pela educação formal e também informal de seus filhos. Os motivos são vários, contudo nenhum deles deve atrapalhar o desenvolvimento do personagem principal: o aluno.

 

A partir desta realidade, fazer uma educação de qualidade que envolva toda a comunidade escolar, trazendo o responsável para acompanhar a educação dos filhos, tornou-se um dos objetivos principais do projeto Colocando a Mão na Massa.

 

Ele convida os pais a participarem das atividades realizadas na creche. O primeiro encontro de 2013 aconteceu na primeira quinzena do mês de maio. Vários cantinhos foram arrumados: leitura, pintura, recorte e colagem, reciclagem, música e dança. Todos são convidados a colocar a mão na massa: criando, contando histórias, brincando e participando de inúmeras atividades  infantis. O envolvimento dos pais com a escola é contagiante!

 

Oficina de Reciclagem: a participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

 

Oficina de Contação de Histórias - Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança. 

 

Oficina de Pintura - A escola, como detentora do conhecimento científico, deve fornecer e promover nessa relação todo seu cabedal de conhecimento de forma que esse esforço leve em consideração os aspectos particulares da situação social e cultural hora vigente, e que influenciam de forma decisiva o equilíbrio familiar.

 

Oficina de Teatro - Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais resulta em ajuda recíproca e em aperfeiçoamento dos métodos. Ao aproximar a escola da vida e das preocupações profissionais dos pais e ao proporcionar aos pais um interesse pelas ações da escola chega-se a uma divisão de responsabilidades.

 

Hora de expor os trabalhos! - A família, sendo a base de uma formação completa do indivíduo, papel decisivo na formação de caráter, deve ter participação direta na educação das crianças. É fundamental que, na parceria entre escola e família, haja o objetivo comum: o de formar cidadãos que saibam como viver no mundo atual. 

 

 

O resultado, como visto nas fotos, não poderia ser outro: pais e mães contando histórias, falando de suas experiências com a leitura, fazendo trabalhos de coordenação motora com jogos e tinta e brincando de roda. Eles pintaram o sete relembrando os momentos da infância e, ao mesmo tempo, contribuindo para a aprendizagem de seus filhos.

 

Os responsáveis curtiram muito este momento, contribuindo para a vivência do trabalho pedagógico. Participando da rotina dos filhos, sentiram-se mais seguros e confiantes com a educação de qualidade que é oferecida às suas crianças e, principalmente, sentiram-se capazes de ajudar no seu desenvolvimento.

 

Como vimos, família e escola formam uma equipe. Ambas seguem a mesma direção em relação ao objetivo que desejam atingir: segurança na aprendizagem de forma que venha a se criar cidadãos críticos e capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

 

Parabéns à equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry e a todos os responsáveis por fazerem da parceira entre vocês um item fundamental para o sucesso da educação de cada aluno. Vocês precisam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

 

 

É sempre um prazer para o Portal Rioeduca divulgar projetos de tanta importância para a educação carioca! Aproveite para deixar um comentário para a equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry! Vamos valorizar o trabalho dos nossos colegas! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Facebook: Patrícia Fernandes

Twitter: @Paty_PFF

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/07/2013

Ambienta Rio – A Escola Municipal Maestro Pixinguinha Faz a Diferença

Tags: 5ªcre, projetos.

A Escola Municipal Maestro Pixinguinha realizou em junho a culminância de atividades pedagógicas tendo como tema o Ano Internacional de Cooperação Pelas Águas.

 

A Escola Municipal 05.14.003 Maestro Pixinguinha tem trabalhado, durante todos os anos, com temas ligados ao meio ambiente e da mesma forma, em 2013, trabalha com todos os seus alunos o Ano Internacional de Cooperação Pelas Águas.


No dia 6 de junho, mais uma atividade especial aconteceu na escola: a culminância das atividades pedagógicas com o tema Ano Internacional de Cooperação Pelas Águas, que envolveu alunos e professores do 1º e 2º segmentos.

 

“Inicialmente foi montada uma exposição no andar térreo, com maquetes da Bacia Rio Guandu e cartazes sobre a poluição das águas e desmatamento", relata o professor José Roberto, diretor da Escola. 

 

 

 

 

 

 

E continua: "no auditório, várias apresentações marcaram a culminância de debates, pesquisas e outras atividades pedagógicas desenvolvidas em aula nas disciplinas Ciências, História e Língua Portuguesa”.

 

 

 


 

Segundo o professor José Roberto, “a Maestro Pixinguinha não apenas aceitou como também agradece pela oportunidade de participar do Projeto Ambienta Rio – A escola faz a diferença, promovido pela Coordenadoria de Educação / Extensividade, da Secretaria Municipal de Educação”.

 

A Escola Municipal Maestro Pixinguinha demonstrou mais uma vez grande envolvimento e protagonismo em todos os projetos desenvolvidos.


Parabéns por mais essa iniciativa!


Parabéns a todos os envolvidos, professores, alunos e comunidade escolar em geral.


A escola faz a diferença!

 

Visite o blog da EM Maestro Pixinguinha: http://maestropixinguinha.blogspot.com/
 

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Visitem, acompanhem e comentem os blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Conheçam os blogs da 5ª CRE. Acompanhem, também, nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE
Twitter: @rebiza
Facebook: @Regina Biza
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share