A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Quinta-feira, 04/07/2013

A Escola Faz a Diferença

Tags: 4ªcre, projetos.

 

O espaço escolar de  Educação Infantil deve, de  forma interdisciplinar, abordar assuntos relacionados ao meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza e, acima de tudo, aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável do Planeta.

 

“… sem uma reflexão sobre a própria prática, esta se torna automática e corre o risco de distanciar-se cada vez mais da realidade mutante da sala de aula. A reflexão é a única via para melhorar nosso trabalho.”  

Rosa Simó e Neus Roca

 

Conheçam o "PROJETO AMBIENTA RIO: A ESCOLA FAZ A DIFERENÇA" do Espaço de Desenvolvimento InfantiI Maria de Lourdes Ferreira

 

 

Contação de História para as turmas do Maternal I e II.

 


Em junho, nosso Espaço de Desenvolvimento Infantil realizou uma série de atividades diferenciadas relacionadas ao meio ambiente. Nosso objetivo foi despertar a consciência sobre nossa responsabilidade ambiental nas crianças, professores, funcionários, pais e comunidade em geral.


Em nosso Projeto Político Pedagógico, Construindo Valores Humanos a Partir da Primeira Infância, registramos o compromisso de um espaço com a formação de cidadãos críticos, éticos e transformadores, conscientes de sua responsabilidade em cuidar do planeta.


Nossa preparação para o desenvolvimento desse trabalho iniciou em nossa reunião pedagógica na última segunda-feira (03/06/2013). Nesse dia, apresentamos aos professores o tapete de EVA da história “O MUNDINHO”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, confeccionado pela coordenação da escola; os brinquedos feitos com material reutilizado (caixas de leite e embalagens em geral); além de jogos que reforçaram o tema da história do livro.

 

Tapetes de Histórias.

 

Durante toda a semana nossos professores realizaram a contação de histórias com o tapete, conversaram com as crianças sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta, de nossos animais, matas e águas.

 

Turma do Maternal II.

 

Foram realizados diferentes trabalhos sobre esse tema. Entre eles:

  • confecção de cartaz com o carimbo das mãos formando animais;
  • confecção do Mundinho feliz com isopor e colagem de gravuras trazidas e coladas pelas crianças;
  • conversa sobre a vida das tartarugas motivada pela contagem da história “Nina, a tartaruguinha”.

 

E na sexta-feira (07/06/2013), como culminância da semana, montamos uma exposição com todos os trabalhos para os pais e comunidade.


Uma parte de nossa exposição foi dedicada aos trabalhos sobre a história “O Mundinho”.

 

Corredor Cultural.



Nessa parte da exposição, falamos sobre a importância de cuidar do lixo.

Também chamamos a atenção para a preservação de nossas matas e águas. Mostramos como é importante cuidar da água do nosso planeta, cuidando assim da saúde de nossos animais marinhos.

 

Nossa participação no Projeto Ambienta Rio foi um sucesso!

Todos trabalhamos juntos pela formação de uma sociedade mais consciente de sua responsabilidade ambiental, refletimos sobre nossas práticas e modificamos nossos hábitos, visando o reaproveitamento de materiais, o não desperdício e poluição das águas, e o cuidado com os animais e plantas.

Todos trabalhamos para ter um MUNDINHO mais feliz.

 

Texto da Professora Ruth Martinez Rejala, Coordenadora Pedagógica.
 

Parabéns à equipe do EDI Maria de Lourdes Ferreira por promoverem, desde a primeira infância, reflexões e ações que preservam o meio ambiente.

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal e

Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/07/2013

Mãe Terra: Nossa Casa, Nossa Vida!

Tags: 8ªcre.

A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Esse tema está sendo abordado em várias escolas da Secretaria Municipal de Educação e uma delas é a Escola Municipal Aracy Muniz Freire. O Projeto Político Pedagógico da unidade aborda o tema de forma envolvente, contagiando toda a comunidade escolar.

 

 

Mural com o tema do Plano Global 2013.

 

A escola Aracy Muniz Freire fica no bairro de Magalhães Bastos e tem 49 anos de fundação. Sua equipe pedagógica costuma trabalhar com um tema geral a cada ano. Neste ano, professores, funcionários, alunos e responsáveis estão tecendo uma rede de conhecimentos referentes à preservação da vida e, consequentemente, do ambiente.

 

O tema é "Mãe Terra: Nossa Casa, Nossa Vida!"

 

Alunos fazendo a apresentação  teatral de "Chuva no Brejo". Ao lado, outros alunos fazem a leitura da Declaração Universal da Água. Abaixo, alunos brincam com a terra no pátio da escola e, do lado, uma mostra de sementes de feijão plantadas em diferentes tipos de solo.

 

Para incentivar o estudo de Ciências, o projeto propõe o estímulo ao desenvolvimento da percepção da realidade ambiental atual.

 

Pesquisas e levantamento de dados são feitos para oportunizar uma análise conjunta de como está o nosso meio ambiente, como podemos colaborar para sua preservação e quais são as consequências das ações do homem sobre ele.

 

Todas estas propostas acontecem através de atividades diárias que proporcionam a construção do conhecimento de forma coletiva e participativa.

 

Noções de ética, reconhecimento da própria ideia de vida e cidadania são aspectos trabalhados a partir do projeto.

 

 

Alunos do 1º ano posam frente ao mural "Reutilizar a Água, Nosso Maior Tesouro". Ao lado, alunos do Grêmio Estudantil demonstrando representatividade. Mural de boas-vindas da escola e, ao lado, a  apresentação teatral do 2º ano sobre "Poluição das Águas".

 

"No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta, um jardim, e, no jardim, um canteiro; no canteiro uma violeta, e, sobre ela, o dia inteiro, entre o planeta e o sem-fim, a asa de uma borboleta."

                                                                       (Cecília Meireles)

 

 

 

Conscientes de que não devemos trabalhar a Educação Ambiental somente em datas comemorativas, a Escola Municipal Aracy Muiniz Freire está integrando o estudo de Ciências as outras áreas do conhecimento.

 

O projeto já conquistou funcionários e responsáveis, que aprovam as atividades e os temas abordados e estão sempre dispostos a sugerir ou ajudar no que for preciso para o sucesso das ações.

 

“As atividades que merecem destaque são as experiências de Ciências. Os alunos gostaram de realizar, compreenderam e os resultados foram positivos".

 

                                       Lilian Gomes, Professora do 5º Ano na E.M. Aracy Muniz Freire.

 

 

O Rioeduca parabeniza toda a comunidade da E.M. Aracy Muniz Freire!

 

 

Se quiser saber mais sobre a escola, clique abaixo e visite o Blog:

 

http://emafreire.blogspot.com 

 

 

 

Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/07/2013

E.M.Engenheiro Roberto Magno de Carvalho trabalhando com a Copa das Confederações

Tags: 3ªcre, blogdeescolas, peja.

Aproveitando o contexto vivido pelos alunos neste momento, a turma do PEJA da E. M. Engenheiro Roberto Magno de Carvalho trabalhou o tema: "A Copa das Confederações Segundo as Diversidades e Desigualdades".


A Copa das Confederações está acontecendo no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para a realização da Copa do Mundo de 2014.

 

Participam da competição oito equipes: Espanha, México, Japão, Itália, Taiti, Nigéria, Uruguai e Brasil. Entre elas, a campeã da última Copa do Mundo (2010), as seis seleções campeãs continentais, além do Brasil, país-sede.

 

De maneira interdisciplinar e contextualizada, as turmas do PEJA da Escola Municipal Engenheiro Roberto Magno de Carvalho fizeram trabalhos para a exposição, que compartilhou muitas informações com todos da comunidade escolar.

 

Em Matemática, utilizaram gráficos e analisaram dados para responder o questionamento: “Vale a pena ser sede da Copa?”, a partir do qual concluíram que ganharemos infraestrutura.


Descobriram também, analisando e calculando o valor de revenda dos jogadores, que o Neymar vale sozinho 66% do time do Japão e puderam fazer suas considerações sobre o valor atribuído a um jogador de futebol como ele.

 

 

Em Geografia e História, estudaram e sintetizaram em forma de grandes livros infográficos as bandeiras, os hábitos, os costumes, a história, a política e os atrativos turísticos dos países participantes.

 

 

O mosaico, uma técnica de arte antiquíssima que consiste em preencher uma superfície com pedaços de diversos materiais, foi utilizado para a elaboração das bandeiras e da mascote da Copa.

 

Em Ciências, o assunto abordado foi o dopping entre os atletas.

 

E em Português, muitas produções foram elaboradas, trabalhando diversos gêneros textuais, inclusive os quadrinhos.

 

Equipe pedagógica, da esquerda para direita: Professora Barbara (Matemática), Professor José Luiz (Artes),Professora Vera (Português), Professor José Miguel (Geografia e História), Professora Denise (Francês) e Professora Wilma (Ciências).
 


Parabéns, alunos e equipe da Escola Municipal Engenheiro Roberto Magno de Carvalho por contextualizarem a realidade no desenvolvimento do processo de aprendizagem!!

Blog da Escola: http://engrobertomagno.blogspot.com.br/

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/07/2013

Luz, Câmera e Ação... Lendo o Mundo com Muita Emoção!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O EDI Rodrigo Lopes da Silva, também conhecido como "Tikinho", está localizado em Curicica, Jacarepaguá. E o seu projeto pedagógico de 2013 é Luz, Câmera e Ação... Lendo o Mundo com Muita Emoção.


Mais uma vez, o EDI Rodrigo Lopes da Silva elege a arte, ou melhor, a magia da 7ª arte como fio condutor para desenvolver o trabalho pedagógico da U.E. A escolha pelo CINEMA se deu por acreditar que IMAGEM e MOVIMENTO são molas mestras no trabalho com a educação infantil, não esquecendo da importância do áudio nesse processo.

 

Fachada do Espaço de Desenvolvimento Infantil Rodrigo Lopes da  Silva, "Tikinho".


 No ano de 2012, com o projeto Em Sintonia com a música... o melhor da vida vai começar!, a unidade escolar recebeu o prêmio Anual de Qualidade na Educação Infantil.

 

Conheça Melhor o Projeto!

 

Objetivo Geral


Desenvolver nas crianças, por meio da linguagem da arte, a sensibilidade para compreender o mundo e suas culturas e o “seu” mundo particular. Através do cinema, educar, divertir e contribuir para a construção da cidadania.

 

Mural Especial confeccionado para o projeto.

 

Objetivos Específicos


• Explorar sensações, sentimentos e pensamentos através dos filmes;


• Desenvolver no aluno uma postura investigativa em relação ao mundo social e ao meio ambiente, e sobre a intrínseca relação entre o homem e a natureza através da observação de mudanças e transformações;


• Estabelecer noções matemáticas, como contagem e relações espaciais;


• Desenvolver na criança o gosto pela leitura de imagens;


• Valorizar as produções cinematográficas brasileiras, bem como de outras culturas;


• Desenvolver o imaginário infantil através das histórias apresentadas pelo cinema;


• Facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva;


• Ampliar o repertório cultural do aluno;


• Desenvolver a competência leitora e o diálogo entre as habilidades propostas para cada etapa e as questões socioculturais mais amplas;


• Compreender algumas possibilidades de construção da linguagem cinematográfica, transformando o trabalho pedagógico em oportunidades para que os alunos possam se desenvolver através desta linguagem;


• Compreender o cinema como prática social.

 

O trabalho teve início com o acolhimento feito por ninguém menos que Sir Charlie Chaplin. Nesse período, os sentimentos e sensações foram explorados através do CINEMA MUDO. O personagem Carlitos foi um sucesso. As crianças se fantasiaram, “conheceram” o personagem e produziram vários vídeos.

 

Charles Chaplin alegrando as crianças.

 

Aluno Luiz Felipe caracterizado como Charles Chaplin.

 

Todo o trabalho do EDI Rodrigo Lopes da Silva está sendo permeado pelos filmes que são escolhidos junto com alguns livros para nortear o trabalho desenvolvido. Todo mês acontece um grande cinemão: O CINE TIKINHO, onde é reproduzido o ambiente do cinema com direito à pipoca e tudo.

 

Cine Tikinho: Escurinho do Cinema com direito à pipoca.

 

Com o projeto Luz, Câmera e Ação... Lendo o Mundo com Muita Emoção, as crianças estão explorando conceitos, refletindo sobre os valores e se divertindo muito. Desta forma, a aprendizagem fica muito mais significativa e enriquecedora para os pequenos alunos.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK, A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share