A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Segunda-feira, 29/07/2013

Tradição Viva no Arraiá dos Poetinhas

Tags: 1ªcre, projetos.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Avenida dos Desfiles 1, localizado no Sambódromo, realizou no dia 10 de julho o “Arraiá dos Poetinhas”. O evento destacou a diversidade cultural das diferentes regiões do país.

 

Mural de destaque sobre o "Arraiá dos Poetinhas".

 

Durante o último bimestre, foram desenvolvidas atividades voltadas para o estudo da obra de Vinicius de Moraes e o elemento articulador: as Festas Juninas. Tanto as danças quanto os trabalhos efetuados em sala de aula, sala de leitura e oficina transmídias foram pautados no Projeto Pedagógico Anual deste ano: “Embarcando na Arca com Vincius de Moraes: Lendo para você eu demonstro o meu AMOR”

 

O objetivo do projeto era mostrar que as Festas Juninas, comemoradas nos quatro cantos do país, é um instrumento de educação de grande valor. Nas conversas e rodinhas, prática pedagógica diária, as professoras explicaram aos pequenos que embora em quase todo o país as festas tenham fogueiras, danças, comidas típicas e bandeirinhas, cada região brasileira as representa com peculiaridade.

 

 

Crianças em roda realizando atividades de Artes.

 

Um Pouco Mais Sobre as Festas Juninas

 

A tradição de festejar o dia de São João veio de Portugal. As comemorações se iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João.  

 

 

Ilustração de quadrilha junina.

 

A quadrilha, tão famosa em todas as nossas festas, é uma dança francesa que surgiu no final do século XVIII e tem suas raízes nas antigas contradanças inglesas. Ela foi trazida ao Brasil no início do século XIX, passando a ser dançada nos salões da corte e da aristocracia. Com o passar do tempo, a quadrilha passou a integrar o repertório de cantores e compositores brasileiros e tornou-se uma dança de caráter popular. Hoje, todos nós participamos e nos alegramos nas quadrilhas em escolas e festas!

 

 

O "Arraiá dos Poetinhas"

 

 

Comunidade Escolar no "Arraiá do Poetinha".

 

O Brasil é um país rico em acervo cultural e é essencial que as crianças conheçam a identidade de nosso povo. É através das manifestações folclóricas que as tradições e costumes de um povo perpetuam, preservando, desse modo, sua identidade para futuras gerações. O EDI está comprometido com a Educação Infantil e com os valores da nossa comunidade. O Projeto 2013 e o "Arraiá dos Poetinhas" incentivaram a comunidade escolar a valorizar os festejos juninos como forma de representar a riqueza cultural do Brasil. 

 

 

Para saber mais sobre o "arraiá" e os demais projetos do EDI, acesse AQUI o blog da unidade.

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/07/2013

O Segredo do Nosso Sucesso é Você!

Tags: 6ªcre, rioeduca.

 

O Ciep Glauber Rocha - da 6ª Coordenadoria Regional de Educação - teve sua primeira matéria publicada no Portal Rioeduca no dia 25 de outubro de 2010. Veremos a seguir várias publicações dessa escola de grande sucesso na educação carioca e conheceremos um pouco do caminho trilhado por ela.

 

O sucesso, normalmente, contempla aqueles que estão ocupados para procurar por ele.

Henry David Thoreau

 

Este é um mês muito especial para o Portal Rioeduca, pois ele comemora três anos de existência e de muito sucesso. A primeira postagem ocorreu no dia 30 de julho de 2010. De lá para cá, já são aproximadamente 2.500 matérias publicadas.

 

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação teve a sua primeira reportagem publicada no Portal Rioeduca no dia 25 de outubro de 2010. Ela teve como foco o Ciep Glauber Rocha, localizado na Pavuna.

 

A reportagem publicada pela professora Ana Cláudia Caruso falou sobre a peça teatral "Balada no Céu", que foi representada pelos alunos da turma 1.301. A Coordenadora Pedagógica Márcia adaptou a fábula "A Festa no Céu", que também foi trabalhada pela estagiária Elisiane com os alunos. A peça foi um sucesso! A plateia se divertiu muito!

 

 

A fábula A Festa no Céu é considerada um conto etiológico, ou seja, um conto inventado para explicar o motivo de determinadas características pertencentes a um animal.

 

Confira na íntegra como foi a primeira matéria da 6ª CRE no Portal Rioeduca clicando AQUI!

 

Em março de 2011, a professora Imaculada Conceição publicou mais uma matéria sobre o Ciep Glauber Rocha. Nela foi mostrado o blog da escola, que é conhecido por todos devido a sua relevância para com seu público.

 

O blog dessa unidade escolar apresenta características que o tornam um exemplo para os demais pois faz algo diferente na comunidade escolar: a escrita das postagens é feita com propriedade e domínio da língua; há regularidade e constância na atualização do conteúdo; apresenta as informações de maneira variada, expressando toda a sua criatividade.

 

A utilização do blog na escola vem possibilitando o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de ideias na Internet. A diretora, Iolíris Paes, adequou esse instrumento aos objetivos educacionais para que o conhecimento fosse construído através da interação dos recursos tecnológicos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

 

O blog do Ciep Glauber Rocha apresenta todo o trabalho desenvolvido por alunos e professores durante o ano. Essa é uma forma de deixar a comunidade escolar perto de tudo o que acontece na escola.

 

O Ciep Glauber Rocha recebeu a visita de estudantes de Havard, que assitiram a uma aula da professora de Inglês Ana Dulce na turma EI-30.

 

Quer saber mais sobre o Ciep Glauber Rocha? Então, clique AQUI!

 

O Portal Rioeduca homenageou o Ciep Glauber Rocha em abril de 2011 publicando um vídeo de comemoração ao aniversário da escola. Ele mostra que a professora Iolíris e sua equipe transformaram a realidade encontrada com muito compromisso, dedicação e respeito. Assista ao vídeo e se emocione com a história de sucesso dessa equipe!

 

A visita do RJTV ao Ciep Glauber Rocha em maio de 2011 deixou toda comunidade escolar muito honrada. A equipe de reportagem foi conhecer o trabalho desenvolvido no Ciep que conseguiu se tornar uma referência a partir do trabalho em parceria com os educadores e com as famílias que, diariamente, se envolvem no processo de aprendizagem das crianças.

 

Durante a entrevista, a diretora da unidade escolar destacou que o segredo para que as crianças tirem notas tão boas e alcancem resultados positivos é, antes de tudo, trabalhar a autoestima.

 

Com 28 anos de serviço público e há 16 atuando no Ciep Glauber Rocha, a diretora afirmou que dentro da escola o ambiente é de paz e que os alunos contam com aulas de reforço, além de atividades de lazer, esporte e cultura.

 

Ao ver a reportagem na televisão, a comunidade começou a se manifestar, falando de seu tempo de estudo na escola e agradecendo por tudo o que tinham vivido ali. Foram momenos de muita emoção para todos que trabalham no Ciep Glauber Rocha.

 

No Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Glauber Rocha, na zona norte do Rio de Janeiro, um livro na mão e uma ideia na cabeça é a filosofia de todos.

 

A avaliação dos professores e funcionários  sobre o rendimento dos alunos é que o resultado reflete os pilares do projeto pedagógico: "leitura, reforço e família".

 

Depoimento.

 

Depoimento de Denyson Douglas:

"Olá galera do Glauber! Fiquei muito feliz ontem quando vi a reportagem sobre essa grande conquista do Glauber. Para mim não é surpresa, pois sei que nessa escola há profissionais competentes. Tenho orgulho em dizer que estudei no CIEP Glauber Rocha sob direção de uma equipe maravilhosa (Ioliris, Inês e outros) e fui aluno da Professora Selma Leite. Nessa escola eu aprendi a base que me fortalece até hoje. E confesso que tendo passado por outras instituições de ensino, nunca vi uma que pudesse se comparar ao Glauber, a todo seu empenho pelos alunos. Sou muito grato a todo o pessoal do Glauber. Eu sou o Denyson, fui estudante do CIEP Glauber Rocha 98/99. Hoje tenho 23 anos, trabalho e estou na faculdade, no 4º período do curso de Administração. Muito obrigado a vocês que fazem parte da minha vida até hoje! Parabéns a toda a equipe pelo maravilhoso trabalho que realizam, e saibam que isso é muito importante para nós alunos".

 

Em março de 2012, o Ciep Glauber Rocha foi motivo de uma reportagem da TV Câmara, no programa Acontece no Rio, número 43, de 16/03/2012. O programa teve como tema o implantação do turno único em várias escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que estabelece que as crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental fiquem sete horas na escola, tendo um atendimento com ampliação da Matriz Curricular.

 

A TV Câmara mostrou as vantagens do turno único para a aprendizagem dos alunos e o trabalho desenvolvido pelo Ciep que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar na Prova Rio - avaliação municipal que afere o aprendizado em Português e Matemática dos alunos da rede.

 

Confira o vídeo do programa Acontece no Rio e saiba um pouco mais sobre a reportagem feita com os alunos, professores e funcionários do Ciep Glauber Rocha.

 

Com a abertura da unidade escolar à comunidade em horário integral com a dedicação exclusiva de 80% dos professores, a contratação de estagiários para aulas de reforço e cinco mil títulos na biblioteca, que podem ser emprestados aos alunos e suas famílias, o colégio Glauber Rocha coleciona resultados positivos.

 

Na matéria "Ciep Glauber Rocha – Ideb 2011: 1º Lugar na Rede e 3º Lugar no Brasil", publicada em agosto de 2012 pela professora Patrícia Fernandes (atual representante do Rioeduca na 6ª CRE), são apresentadas as características que levaram essa escola ao sucesso. Uma delas é a liderança exercida pela diretora Iolíris Paes, conhecida por sua competência e empenho.

 

Nesta reportagem conhecemos um pouco mais do dia a dia do Ciep Glauber Rocha, uma das cinco melhores escolas do Brasil, e o seu hino que tem em sua composição palavras significativas para o sucesso dos alunos: estudar, prazer, cultura, esporte, lazer, oportunidade e esperança.

 

Os professores e funcionários que ajudam a equipe gestora a alcançar resultados cada vez melhores foi apresentada ao mundo no Portal Rioeduca através dessa matéria.

 

A diretora da unidade relatou que as dificuldades encontradas no início do trabalho e as alternativas para sanar tais problemas: trazer os pais para a escola, incentivar a leitura e fazer o reforço escolar.

 

Para conhecer mais sobre a história dos personagens que fazem parte dessa história de sucesso, clique AQUI!

 

Em 2012 o Ciep Glauber Rocha ganhou o Prêmio Troféu Rioeduca na categoria Melhor Blog de Escola.

 

Os  professores, funcionários e gestores do Ciep Glauber Rocha formam uma equipe de grande sucesso.

 

Como vimos, transformar essa unidade escolar em um local de sucesso sempre foi uma aspiração da diretora Iolíris Paes e sua equipe. Quem já se aventurou por um caminho assim sabe bem o quão difícil é chegar ao objetivo traçado. Os primeiros passos dão a sensação de uma missão impossível.

 

Contudo, pessoas e equipes altamente empreendedoras não se abalam diante das dificuldades. Elas correm atrás das oportunidades, são proativas, estão sempre preparadas para receber novidades e valorizam o trabalho em conjunto.

 

Reconhecer que uma pessoa sozinha jamais será responsável pelo êxito de qualquer empreendimento é ter em mente que formar uma equipe é obter resultados.

 

Parabéns a toda equipe do Ciep Glauber Rocha pelo excelente trabalho que realizam na educação carioca! O sucesso do Portal Rioeduca também depende de vocês!

 

Ciep Glauber Rocha: apaixonados por leitura, apaixonados pela educação!

 

 

O que você achou do trabalho realizado pelo Ciep Glauber Rocha? Que tal deixar um comentário? Sua opinião é muito importante para nós! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Facebook: patricia_pff@yahoo.com.br

Twitter: @Paty_PFF

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/07/2013

Água Fonte de Vida

Tags: 5ªcre, protagonismojuvenil.

A Escola Municipal Conde Afonso Celso desenvolveu em sua Unidade Escolar um grande ato de conscientização através do projeto Ambienta Rio, com o tema: “2013, Ano Internacional de Cooperação pelas Águas”.

 

Neste ano, o projeto Ambienta Rio teve como tema: “2013, Ano Internacional de Cooperação pelas Águas” e a Escola Municipal Conde Afonso Celso desenvolveu em sua unidade escolar um ato de conscientização para que alunos pudessem refletir sobre o bom uso da água, tanto no seu cotidiano, quanto no mundo em geral, como uma forma de cooperação para que possam usá-la de forma consciente.

 

 

Corredor principal da escola: "Água, Fonte da Vida".

 


Para desenvolver esse projeto, cada ano de escolaridade ficou responsável com um subtítulo, com a finalidade de envolver toda a escola no tema e em diferentes aspectos.

 

Mural: dicas de como economizar água.

 


“Sendo assim, tivemos o ciclo da água, pesquisa sobre a água potável, leitura e interpretação da música Planeta Água, apresentação da música Lindo Lago do Amor, reflexão e discussão sobre as águas dos rios com o rio que temos e o rio que queremos, a questão do lixo que são jogados nos rios. Com as reflexões e discussões, os alunos elaboraram cartazes com desenhos, produções de textos, pesquisas de figuras e informações sobre os temas; utilizaram técnicas de pinturas com o auxílio da disciplina de artes, que deixaram nosso projeto muito bonito! O projeto foi desenvolvido durante cinco No dia 07 de junho, realizamos uma exposição para que todos pudessem apreciar o resultado final de todo empenho que os alunos tiveram”, relata a professora Fernanda Soares Notaroberto, Coordenadora Pedagógica da UE.

 

Mural "o rio que temos e o rio que queremos".

 

Mural com produções de alunos sobre a água.

 


Participaram do projeto toda a unidade escolar, da Educação Infantil ao 9° ano, além do Projeto Mais Educação.

 

Confiram no blog estas ações e muitas outras que acontecem na Escola Municipal Conde Afonso Celso. http://emcondeafonsocelso.blogspot.com.br/
 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Visitem, acompanhem e comentem os blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Conheçam os blogs da 5ª CRE. Acompanhem, também, nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza
Facebook: Regina Biza
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/07/2013

Colônia de Férias - Cidade das Crianças Leonel Brizola - 10ª CRE

Tags: 10ªcre.

Colônia de Férias - Cidade das Crianças Leonel Brizola – 10ª CRE

 

Para encerramento do semestre escolar, a 10ª CRE promoveu uma Colônia de Férias na Cidade das Crianças Leonel Brizola, nos dias 17 e 18 de julho, recebendo alunos e demais crianças do bairro de Santa Cruz.

 

 Entrada da Cidade das Crianças Leonel Brizola - 10ª CRE

 

A Cidade das Crianças Leonel Brizola é administrada pela 10ª CRE. É um lugar onde é possível encontrar lazer e formação educacional.


As atividades do semestre são direcionadas de forma pedagógica e o espaço, aberto à visita escolar durante todo o ano letivo, oferece atrações no Teatro, planetário e atividades esportivas coordenadas por uma equipe treinada, através da piscina e pista de atletismo, além de visitas ao Viveirão e Museu de Ideias.


A Colônia de Férias do mês de julho atendeu crianças com idades entre 07 e 14 anos, no horário de 8h às 17h, com atividades direcionadas para cada ano de idade e com devido acompanhamento esportivo. As crianças foram recebidas com um café da manhã e a alegria só foi interrompida para um almoço, preparado com muito carinho e para todos os presentes.

 


 

Crianças fazendo as refeições na Cidade das Crianças

 

O Parque da Cidade das Crianças recebeu cerca de 1.676 (um mil seiscentos e setenta e seis) crianças e foi ornamentado com brinquedos infláveis, permitindo que atividades diferenciadas envolvendo água, terra e ar fossem devidamente desenvolvidas, espalhando alegria e criançada por todos os lados.

 

Crianças fazendo atividades na água

 

Crianças fazendo atividades na terra

 

Crianças fazendo atividades no ar

 

Diante dessa alegria, as crianças do bairro de Santa Cruz encerraram o primeiro semestre escolar, comemoração mais do que merecida para que pudessem brindar o desenvolvimento alcançado até então e se preparar para começar mais um semestre, com toda energia e força de vontade, com o objetivo de concluir mais uma etapa da vida escolar.

 

Suelen Corrêa

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 10ªCRE

suelencorrea@rioeduca.net

twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share