A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Terça-feira, 23/07/2013

Arte... Por Toda Parte!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

A Creche Municipal Margaridal Gabinal localiza-se na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e está desenvolvendo o projeto anual Arte... por Toda Parte!

 


A Caminhada Ecológica promovida pela Creche Municipal Margarida Gabinal foi uma das atividades significativas do projeto anual Arte... por Toda Parte! que levou crianças, professores e responsáveis para um passeio diferente próximo da creche.

 

Equipe da Creche Margarida Gabinal e responsáveis acompanhando a Caminhada Ecológica.

 


Para a unidade escolar, a questão ambiental precisa ser abordada com muita seriedade. Assim, atividades como a Caminhada Ecológica visam despertar desde cedo a consciência pela preservação através da observação do meio ambiente, visando uma educação para uma vida sustentável.

 

Crianças levando cartazes mostrando o mundo que queremos e o que não queremos.

 


As crianças levaram cartazes em defesa do meio ambiente e puderam desenvolver atividades artísticas durante a caminhada, mostrando que há Arte...por Toda Parte! Reutilizando folhas de jornal, elas soltaram a imaginação e pintaram à vontade, usando diversas cores de tintas. Parte dos registros fotográficos foram feitos pelas próprias crianças.

 

Os fotógrafos mirins da Creche Margarida Gabinal em ação, com direito a colete especial.
 

 

A caminhada ecológica teve por objetivo transmitir aos pequenos conceitos e valores sobre meio ambiente, biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema. Desperta, assim, o interesse em colaborar com o processo de conservação do meio ambiente, garantido uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Turmas separadas em grupos para começar a Arte... Por Toda Parte!

 

Crianças soltando a imaginação e reaproveitando folhas de jornal para pintarem.

 


Tanto a família como a creche tem a responsabilidade, hoje, de participar da construção de valores básicos da consciência cidadã da criança, para que ela, no futuro, tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável.

 

Atividades como a Caminhada Ecológica da Creche Municipal Margarida Gabinal favorecem o olhar diferenciado dos pequenos para o ambiente que os cerca, mostrando que é possível cuidar, preservar e reutilizar para um futuro melhor para todos.

  

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/07/2013

Navegando com Vinicius de Moraes em um Mar de Sensibilidade

Tags: 2ªcre, meioambiente, artesvisuais.

No ano do centenário de Vinicius de Moraes, a Escola Municipal Almirante Barroso está desenvolvendo um projeto que valoriza a música e a literatura presentes na obra desse grande poeta.

 

 

A Escola Municipal Almirante Barros possui cerca de 470 educandos. Nestes estão incluídos alunos da Educação Infantil ao 6º Ano Experimental, duas turmas de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento e três alunos incluídos.


O Projeto Político Pedagógico da unidade escolar tem como objetivo "Educar para convivência pacífica, harmônica, feliz. Educar para o respeito, para a troca de experiências, para o exemplo no trato com o outro e consigo mesmo. Educar para que todas as vicissitudes sejam enfrentadas com galhardia" (Gabriel Chalita).


Com a chegada dos professores de Artes Visuais e Música na escola, e contando também com a colaboração de voluntários com formação em Artes, a equipe docente, na elaboração do plano anual, elegeu como forma de integrar cultura e conhecimento o tema "Centenário de Vinicius de Moraes".

 

 

Trabalho desenvolvido com a turma do 1º Ano com participação do aluno incluído Yago, do 5º ano, que auxiliou na confecção dos animais da Arca de Noé.

 

 

O projeto “Navegando com Vinicius de Moraes num Mar de Sensibilidade" está sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2013 e tem com objetivos enfatizar o trato romântico, a espiritualidade, a liberdade e as sutilezas, com os quais o "poetinha" se destacou na literatura e na música. Com isso, busca-se investir na formação de seres humanos solidários, abertos ao diálogo para solucionar conflitos e contribuir para as transformações que a sociedade atual impõe.

 

As turmas começaram o projeto ouvindo e conhecendo um pouco do trabalho do poeta. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano estiveram imersos no universo da Arca de Noé e seus personagens. 


As turmas 1.501 e 1.503 estão trabalhando a sensibilidade de criação desenvolvendo o tema “Da janela, Vinicius vê o Corcovado... e nós vemos..." 

 

 

Mural sobre o tema sensibilidade, trabalhado com os alunos do 5º ano.

 

 

Reconstrução do canteiro da calçada da escola, trabalhando a responsabilidade do indivíduo com o meio ambiente e com o meio em que vive. 

 

Os alunos da turma 1.502 estão utilizando o viés da contribuição para o meio ambiente, dando um novo aspecto à calçada da escola. Nessa atividade de reconstrução do canteiro da calçada da escola, está sendo trabalhada a responsabilidade do individuo com o meio ambiente e com o meio em que vive, buscando a ideia de preservar para ter e usufruir. Já as turmas do 3º e 4º anos iniciaram a descoberta da poesia com Vinicius. E os alunos das classes de Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) estão interagindo nas atividades propostas das diversas turmas.

 

 

Mural com as atividades da turma de alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento.

 

 

Trabalho de Artes com a turma TGD sobre cores e texturas, inserindo os alunos nas linguagens artísticas e no conhecimento de mundo.

 

Agradecimentos à professora Márcia Nunes, Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, por enviar o material para publicação. E parabéns a todos os profissionais da escola por desenvolverem atividades que envolvem o conhecimento da literatura, música e a integração entre os alunos.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj



 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/07/2013

Filme Selecionado para o Anima Mundi 2013 - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, anima mundi, dunshee de abranches.

 

Os alunos do 9º ano da E. M. Dunshee de Abranches, da 11ª CRE, produziram um curta de animação intitulado “Óculos Mágicos” através do projeto Anima Escola em 2012, sob orientação da professora Maria José de Carvalho. O filme foi selecionado para participar do ANIMA MUNDI 2013!

 

Caracterizada como projeto interdisciplinar, a proposta lançada nas aulas de História envolveu as disciplinas de Português e Geografia. O ponto de partida do projeto foi a leitura da obra “A Luneta Mágica em Quadrinhos”, lançamento da Editora Panda Books em 2009. Esta, por sua vez, revela-se como uma leitura de outra obra, a de Joaquim Manoel de Macedo, publicada pela primeira vez no século XIX.

 


A partir daí, os estudantes-leitores analisaram e produziram novas histórias, desvelando nelas a sua visão de mundo. A mensagem de Macedo sobre como a realidade deve ser vista/lida/interpretada/vivida foi vivenciada pelos alunos no processo de trabalho.


A metodologia de trabalho adotada enfatizou o uso didático das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação na produção de filmes e foi oferecida pelo Projeto Anima Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no curso de capacitação tecnológica para professores.


O cronograma do trabalho foi desenvolvido nas seguintes etapas: Pesquisa (março e abril); Roteiro (maio); Storyboard (junho); Elaboração dos cenários e personagens (agosto); Filmagem (setembro); Edição (outubro).

 

 

Selecionado para dois Festivais Internacionais de Animação (Anima Mundi e Visões Periféricas) o curta “Óculos Mágicos” será exibido no próximo mês de agosto.

 

Texto: Professora de História Maria José de Carvalho da E.M. Dunshee de Abranches.

 

Clique aqui e Assista ao filme selecionado

 

Conheça, a seguir, as outras nove unidades da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro com animações selecionadas para participar do Anima Mundi 2013:


1ª CRE:
1) GEC Rivadávia Correa: “Abaporu Carioca” (Professora: Janete Bloise);
2) Núcleo de Arte Av. dos Desfiles: “Apoteose de Romeu e Julieta”.

2ª CRE:
1) CIEP Presidente Agostinho Neto: “Sonho” (32 alunos da turma 1403).

3ª CRE:
1) E.M. George Sumner: “Curupira – Boto Cor de Rosa – Iara – A Mula sem Cabeça” (Alunos do quinto ano, turma 1501).

5ª CRE:
1) E.M. Quintino Bocaiúva: “Mentes que Voam” (Professora: Rosiane de Jesus).

6ª CRE:
1) E.M. Mário Piragibe: “CineMario” (Professora: Imaculada Conceição).

7ª CRE:
1) E.M. São Sebastião: ”Bruxos na Vassoura” (Professora: Amara Leandro);
2) E.M. Comunidade Vargem Grande: “Chico” (Professora: Isabel Domingues).

8ª CRE:
1) CIEP Poeta Cruz e Souza: “Tukano” (Professora: Daniele do Nascimento Rodrigues).

 

 

Parabéns à professora Maria José de Carvalho, aos alunos do 9º ano e à toda equipe da E.M. Dunshee de Abranches pelo excelente trabalho e por representar muito bem a 11ª CRE no ANIMA MUNDI 2013!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/07/2013

Arte em Movimento no Centro do Rio

Tags: 1ªcre, projetos.

 

Você já ouviu algum aluno dizer que a aula que mais gosta é a de Artes? Imagine então uma unidade escolar em que as salas são ateliês e a escola é vocacionada para as artes visuais? O Ginásio Experimental das Artes é assim! Um espaço de aprendizagem, alegria, beleza, criatividade e possibilidades!

 

 

Alunos no Ateliê de textura.


 

O Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio Cardoso (GEA) está localizado na Rua Edgard Gordilho, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e atende cerca de 350 alunos dos 7º, 8º e 9º anos. Na unidade, os adolescentes participam de disciplinas tais como: Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil. Eles estudam em nove ateliês que atendem a grupos de quinze alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade. Assim, é possível criar integração e espírito de equipe entre todos os estudantes do ginásio.

 

 

Ateliês do Ginásio Experimental de Artes.

 

 

Arte em Movimento 

 

No GEA, a Arte está em constante movimento. Ela se move nas mãos de professores e alunos, nas paredes e mesas, nas mentes e corações. Não importa o lugar que você olhar, lá está a Arte: expressiva, bela, nas mais diversas formas. Nos ateliês, os grupos de jovens a representam através da música, da escultura, da dança e da pintura... Meninos e meninas expressam suas emoções, suas histórias e culturas através da arte que aprendem, fazem e vivenciam no GEA.

 

Conheça  alguns dos trabalhos que movimentam o GEA:

 

 

Romero Britto: o Encontro da Arte com a Matemática

 

 

Professoras desenvolvem trabalho baseado nas obras de Romero Britto.


 

A equipe de Exatas, Matemática e Artes, desenvolveu uma atividade bem criativa com os alunos da escola, integrando as duas disciplinas. Baseadas na obra do artista Romero Britto, as professoras desenvolveram uma atividade que estimulava o aluno a acertar cada operação e finalizar o trabalho com as cores corretas.

 

 

Autorretrato e a Arte Egipcía 

 

O tempo da modernidade é, segundo o filósofo Baudelaire (1954), efêmero, fluido, é o tempo da vivência que habita o âmbito privado, que faz com que o 'eu' de cada indivíduo se torne cada vez mais alienado de si próprio, impossibilitando progressivamente a obtenção de uma imagem de si ou de uma experiência plena. É um tempo que produz o novo, que é ligeiramente descartado, inviabilizando a possibilidade da narrativa tradicional e, por conseguinte, plenamente vivencial.

 

 

Produção dos alunos: autorretrato.


 

A elaboração de autorretratos, na disciplina de Projeto de Vida, possibilita o autoconhecimento e a (re)descoberta de características e valores. Cada aluno se fotografou com o próprio celular para registrar suas características. Outros usaram espelhos de maquiagem ou preferiram a própria memória. No entorno do registro ficou acordado que seriam escritas as características marcantes.

Equipe do GEA

 

 

 

 

Conheça melhor os projetos do GEA clicando AQUI.

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite esse espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share