A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Quinta-feira, 18/07/2013

Sempre Vinicius, Sarau da Visconde

Tags: 9ªcre, cidadedeleitores, leitura.

A professora Lucia Helena Torres da Sala de Leitura da Escola Municipal Visconde do Rio Branco, da 9ª CRE, organizou um Sarau em homenagem ao centenário do nosso poeta maior Vinicius de Moraes.

 

Foi numa linda manhã de julho que tivemos a chance de presenciar um encontro de alunos, professores e responsáveis, todos envolvidos com a poesia e música de Vinicius.

 

 

Quem nos relata sobre o projeto é a professora Lucia Helena, que contou com a participação dos colegas e alunos para que o Sarau fosse um sucesso.

 

Professora Lucia Helena.


Desde o início do ano pensei em fazer um Sarau. Sempre me pareceu importante que os alunos conhecessem um pouco da História do grande mestre Vinicius de Moraes.

 

 

Primeiro levei a proposta para o professor Daniel da turma NJM. Imediatamente ele abraçou a causa, ficou tão empolgado que disse que ia conversar com a turma e que tentaria incluir as letras das músicas de Vinicius de Moraes em suas aulas de música.
 

 

Professor Daniel – Projeto NJM.

 

Ele começou a sensibilizar seu grupo de alunos, mas quando a ideia se difundiu, apareceram alunos de outras turmas para participar do grupo musical. Em seguida, após as escolhas das músicas, começaram os ensaios, sempre fora do horário de aula. Pouco a pouco o sonho foi se tornando realidade, porém só foi possível porque a Escola Visconde do Rio Branco tem em seu quadro um professor comprometido em mudar a história de seus jovens alunos.

 

 

Agradeço ao professor Daniel por seu esforço e dedicação, à participação dos alunos: João Victor, Alessandra, Isabella, Débora, Renan, Wagner, Christopher, Marcele e Júlia. Às minhas amigas Patrícia Andrade, Shana, Sidileia, Marcelle, que me ajudaram a realizar esse evento.


O Sarau contou com a participação de alunos e professores que leram as poesias e cantaram as músicas de Vinicius. Vamos ver alguns momentos:
 

 

Aluna Julia da turma 1701.

 

Patrícia Andrade, estagiária da E. M. Mafalda (convidada).

 

Aluna Marcele da turma 1702.

 

Aluna convidada da E. M. Cora Coralina.

 

Diretora adjunta Rita de Cássia.

 

Professora Lucia Helena e coordenadora Marcelle.

 

 

 

Depoimentos dos alunos e professores durante o Sarau:

 

Aluno Wagner – Turma 1802

 

“Eu gostei muito do Sarau de Poesias, dos poemas recitados, das músicas que cantamos, da história de Vinicius de Moraes. Antes de começar a ensaiar, eu nem sabia quem era Vinicius de Moraes. Hoje em dia, eu não consigo tirar as suas músicas da minha cabeça. A parte que eu mais gostei foi quando o grupo cantou a primeira e a última música. A primeira, por que nós estávamos com medo e a última é a música que ficou mais linda. Eu acho que fizemos um ótimo trabalho.”

 

Aluno João Victor da turma 1902.

 

“Participar do Sarau foi uma experiência incrível, nunca havia participado de um evento tão gostoso. A cada poema recitado, a cada texto lido, a cada música tocada e cantada, as conversas sobre Vinicius, enfim, foi uma experiência maravilhosa que eu quero guardar por toda a minha vida.”

 

Professora Shana Mara de Geografia.

 

“Enquanto professora, achei maravilhoso o evento e a participação dos jovens. Foi uma experiência importante para os alunos, para a escola e para as famílias desses jovens. Conhecer a música, a poesia e as melodias de Vinicius de Moraes os ajudam a conhecer o belo e a expandir seus horizontes.”


 

Professora Sidileia de S. da Silva da Educação Infantil, 
EDI Maria Luiza Jobim de Queiroz 10º CRE (convidada).

 

“Trabalhar com Vinicius tem sido um grande desafio. No início foi de expectativa, pois pareceu impossível, já que este trabalho seria feito na creche, com crianças de dois a quatro anos de idade. Mas está dando certo e o retorno tem sido muito positivo. Os alunos estão levando seu aprendizado para a família e surpreendendo os pais quando identificam uma música da autoria de Vinicius de Moraes."

 

 

“No início eu pensei em desistir, mas ao conviver com o grupo e com o professor Daniel, que me deu a maior força, resolvi ficar e encarar esse desafio e gostei.”

Aluna Alessandra da turma 1902.

 

"Isabella, Débora e Renan foram unânimes em dizer que foi maravilhoso. Desde os ensaios até a realização do evento."

Alunos da turma 7702.
 

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/07/2013

Uma aula fora da sala aula na E. M. Professor Mourão Filho

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

 

A Escola Municipal Professor Mourão Filho, que faz parte do projeto do Bairro Educador Complexo do Alemão, proporcionou aos seus alunos uma aprendizagem fora dos muros da escola.

 

Os alunos da turma 1430 da professora Cristiane Marcolino tiveram a oportunidade de sair do ambiente de sala de aula e conhecer um pouco mais o seu bairro. Vivenciaram diferentes situações de aprendizagem, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual.


Com a parceria do Projeto do Bairro Educador com a Supervia (responsável pela administração do Teleférico) e com o Observatório Nacional foi possível a realização dessa atividade enriquecedora.


Os alunos visitaram as Estações do Teleférico do Alemão e, chegando à Estação da Palmeira, a última do circuito, tiveram a surpresa de encontrar uma equipe do Observatório Nacional com um telescópio de observação do Sol montado exclusivamente para eles.

 

De uma vista privilegiada, as crianças conseguiram ver na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e transformaram a aprendizagem em um conhecimento significativo.

 

 

 

Além disso, conheceram seu bairro e obtiveram informações importantes sobre a comunidade em que a escola está inserida e voltaram muito contente para a escola com essa experiência de uma aula fora dos muros da escola.

 

As ações para fora da escola são aquelas que promovem a articulação entre a unidade e os espaços de aprendizagem de seu entorno. E a E. M. Professor Mourão Filho conseguiu concretizar com seus alunos uma aprendizagem que, motivada pela emoção, ficará na memória de seus alunos.

 

"Quanto mais emoção contenha determinado evento, mais ele será gravado no cérebro".

Iván Izquierdo (médico, neurologista e coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS).

 

Para finalizar a atividade, o momento de lazer em um ambiente novo. Afinal, brincar também faz parte deste desenvolvimento e do processo de aprendizagem.

 

 

Parabéns, Escola Municipal Professor Mourão Filho!

 

Conheça um pouco mais dos projetos do Bairro Educador Complexo do Alemão visitando o blog:

http://bairroeducador.blogspot.com.br/2013/05/visita-ao-teleferico-do-complexo-do.html

 

Blog da Escola Professor Mourão Filho:

http://bairroeducadorcomplexodoalemao.wordpress.com/

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante.

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/07/2013

Corrente de Valores

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

O Ginásio Experimental Carioca Governador Carlos Lacerda está localizado na Taquara, em Jacarepaguá. Um dos projetos desenvolvidos pela unidade escolar é A Corrente de Valores.

 


O projeto A Corrente de Valores do GEC Carlos Lacerda é dividido em quatro grandes momentos: Jogos da Amizade, Arraiá Cultural do Lacerda, Gincana Carioca e a Feira Olímpica. As atividades do projeto são desenvolvidas ao longo do ano na unidade escolar.

 

As cinco cores dos anéis olímpicos representando as equipes e os valores fundamentais para a boa convivência.

 

O projeto tem como objetivo organizar e estruturar os eventos do ano letivo, envolvendo alunos e professores nas atividades festivas, competitivas e expositoras de forma mais intensa e verdadeira.


Além disso, a estruturação de um calendário completo de atividades intra e extraclasse voltado para eventos pedagógicos possibilita aos docentes a realização de um trabalho mais profundo no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais, de valores e de assertividade com os alunos.

 

Pelotão de alunos com a Bandeira Nacional para o início dos Jogos da Amizade.

 


Momento marcante: acendimento simbólico da pira olímpica.

 

Os Jogos da Amizade ocorreram nos dias 9 e 10 de maio com o envolvimento de toda a escola e são a primeira parte do Projeto Corrente de Valores. Os alunos, divididos em cinco bandeiras azul, amarela, preta, verde e vermelha (representando os Anéis Olímpicos), competiram e cantaram, tornando esses dois dias muito especiais para todos.

 

Torcidas organizadas das equipes participantes dos Jogos da Amizade.
 

Buscar uma escola prazerosa, democrática e competente, capaz de educar com qualidade é a luta diária dos projetos didáticos e pedagógicos atuais do GEC Carlos Lacerda. Com os quais não só os professores, como também os demais agentes educacionais, devem estar envolvidos, tendo em vista a integração de múltiplas linguagens e a sintonia com as necessidades impostas pelo tempo em que vivemos.

 

Equipes Verde e Amarela se cumprimentando antes do início das atividades.

 

Equipes competindo em clima de alegria e respeito.

 

Assim, o aluno compreende melhor suas relações consigo mesmo e com seus pares, desenvolve conhecimentos, adquire experiências e habilidades, e cristaliza valores sólidos. Além disso, tais atividades resgatam a relação de Amor que os alunos têm para com o ambiente escolar.

 

Equipe de professores do GEC Carlos Lacerda.

 

As atividades escolares cotidianas aliadas a eventos recreativos e formativos promovidos pela escola, como o projeto A Corrente de Valores, são fundamentais para a promoção do respeito, da solidariedade, da ética e de todos os outros valores necessários à vida em sociedade.

 

Para conhecer mais sobre esse e outros projetos do GEC Carlos Lacerda:

 

http://ginasiocariocacarloslacerda.blogspot.com.br/

 

 

Em breve, estaremos divulgando as outras etapas do projeto.
 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/07/2013

Comemorando o Dia do Meio Ambiente com Alimentação Saudável

Tags: 2ªcre, saúde, meioambiente.

Os alunos da E. M. Minas Gerais participaram de um projeto de valorização da Merenda Escolar e a culminância ocorreu na semana do Meio Ambiente.

 

 

A equipe da Escola Municipal Minas Gerais fez uma avaliação sobre o cardápio e a quantidade de alimentos desperdiçados pelos alunos na merenda escolar, concluindo que havia a necessidade de valorizar seu consumo para promover uma alimentação mais saudável.


Partindo do princípio de que a escola é um espaço para a disseminação de ideias e promoção de atitudes, foi montado um projeto com a duração de três meses com a finalidade de mostrar aos educandos a importância da merenda escolar.
 

 

Murais apresentando o tema do projeto.

 

A escola é um local privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida e, dentre eles, o da boa alimentação.


A professora Inês Mauad, regente da Sala de Leitura da unidade escolar, enviou um relato ao portal Rioeduca contando o objetivo geral do projeto e as ações que foram desenvolvidas em seu decorrer.


O projeto Alimentação Saudável teve como objetivo geral promover a conscientização da importância do consumo de alimentos saudáveis oferecidos na merenda escolar e a sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

 

 

Ações Desenvolvidas no projeto Alimentação Saudável

 

• Discussão com os alunos sobre o que entendem por alimentação saudável e sua função no organismo;


• Discussão a respeito da importância da alimentação escolar no cardápio do aluno;

 

• Apresentação da pirâmide alimentar aos alunos;

 

• Explicação sobre a importância de se adotar uma alimentação variada, pois precisamos de diversos nutrientes para termos boa saúde;

 

• Conversa sobre a importância de se controlar também a quantidade de alimentos consumidos.

 

 

A escola também promoveu um concurso para eleger uma mascote para ser símbolo da alimentação saudável na unidade escolar, a partir de desenhos feitos pelos alunos.
 

 

Desenhos feitos pelos alunos para a eleição da mascote representante da alimentação saudável na escola.

 

Os professores e suas turmas participaram de forma dinâmica nesse projeto. Algumas turmas produziram um bolo feito com cascas de laranjas e também uma salada de frutas.
 

 

Direção, merendeiros, professores e alunos envolvidos na produção de alimentos.

 

Preparação de uma salada de frutas.

 

A culminância do projeto aconteceu de forma divertida e saudável, pois contou com apresentação de uma peça de teatro, amostras de alimentos e lanche comunitário feito com o reaproveitamento de alimentos, como bolo e suco de casca de laranja, salada de frutas e outros. Além disso, houve a colaboração de parceiros como a Comlurb e as Gerências de Vetores e Dengue, buscando valorizar a informação e reforçando a ideia da prevenção.

 

 

Apresentação de teatro feita pelos alunos sobre o tema do projeto.

 

Participação dos parceiros na culminância do projeto.

 

 

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Minas Gerais por realizar um projeto que valorize a merenda escolar e a alimentação saudável!

 

 

Gostou dessa publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ª CRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share