A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Quinta-feira, 11/07/2013

Aula passeio "Lugar de Lixo é no Lixo"

Tags: 9ªcre, blogdeescola, edi.


O EDI Bianca Rocha Tavares, da 9ª CRE, levou seus pequenos alunos junto com seus familiares em uma Aula Passeio no entorno da Unidade. O objetivo é colocar em prática os conceitos do Projeto sobre Meio Ambiente de forma lúdica, proporcionando a todos uma prática de cidadania.

 

É imprescindível que o currículo faça um diálogo com a realidade da sociedade e com o contexto social e cultural dos alunos.


Este projeto de educação ambiental foi pensado para atender a questão curricular - trabalhar o meio ambiente, saúde e alimentação -, sobretudo para trazer ao espaço escolar temas muito importantes e pertinentes para as crianças e suas famílias.


Iniciamos o projeto trabalhando tais conceitos de forma lúdica e contextualizada, instigando uma postura questionadora e reflexiva. Trabalhamos em parceria com a família, principal exemplo para as crianças, para que houvesse, de fato, educação ambiental, promoção de saúde e de bons hábitos alimentares.
 

 

 

Durante esta aula, conversamos (pais e educadoras) com as crianças sobre a importância de manter as ruas e o espaço onde vivemos e convivemos limpos.


Recolhemos o lixo encontrado na rua em frente ao EDI e também falamos das consequências causadas pelo lixo como, por exemplo, de doenças e bichos que causam doenças.


Conversamos sobre momentos de higiene com o corpo e com o lugar onde vivemos e, depois, confeccionamos coletivamente o Livro da Higiene com a fala das crianças.
 

 

 

Ainda com relação ao Projeto de Meio Ambiente, recebemos a visita de peixinhos e aproveitamos para conversar sobre os animais domésticos e os selvagens e que precisamos tratá-los bem. Realizamos esta atividade conversando sobre a importância de preservar os rios e mares. Explicamos que o peixe vive na água limpa e quais as consequências de quando sujamos as águas.

 

 

 

Também conversamos sobre a importância das árvores e das plantas e realizamos as atividades de: plantar sementes, regar diariamente e observar o seu crescimento como resultado do cuidado diário. Para a nossa surpresa, durante a realização do plantio, olha o que encontramos na terra!

 

 

 

 

Aproveitamos para conversar sobre as minhocas e, depois, cada criança fez a sua minhoca com argila.


Para finalizar o projeto, conversamos sobre a importância da boa alimentação e realizamos o nosso cardápio diário com as embalagens e figuras dos alimentos. Assim, entendemos o que é uma alimentação saudável.
 

 

 

 

Realizamos a nossa feira com a compra das frutas presentes na receita da salada de frutas. Cada criança escolheu uma fruta para comprar de acordo com o valor e a quantidade presente na receita. Depois tivemos a ajuda da mãe de uma criança para fazer a salada e também conversamos sobre os benefícios das frutas para a saúde.


Durante a realização deste projeto, observamos que as crianças demonstraram prazer e curiosidade nas atividades com a alimentação e nos momentos de higiene presentes em nossa rotina.

Equipe EI 40 – EDI Bianca Rocha Tavares

 

 

A seguir alguns comentários deixados no blog por funcionários da Unidade:


Direção - Não importa com que clientela trabalhe: Jovem, adulto ou criança. O essencial é levá-los de forma intencional a investigar, construir hipótese, compreender, atuar e refletir sobre o que vivenciam. Essas ações pedagógicas são pertinentes aos profissionais comprometidos com a ética, com a formação do Ser humano. Parabéns!


Do Carmo – Eu amo estar com esses pequenos gigantes, pois eles nos surpreendem a cada momento, fazem todas as atividades com muito carinho e nos deixam mais que felizes. Tenho orgulho da nossa equipe, pois estamos sempre buscando cada vez mais melhorar e com certeza tudo é feito com muito amor.

 

Parabéns à equipe do EDI Bianca Rocha Tavares por esta bela lição de cidadania e respeito a natureza que, com certeza, vai ficar registrado na formação dos seus pequenos cidadãos.

 

Conheça essa e outras atividades do EDI Bianca Rocha Tavares, através do seu BLOG

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/07/2013

Diversidade Cultural na E. M. Londres

Tags: 3ªcre, blogdeescolas, diversidadecultural.

As equipes de futebol feminino e masculino do exército Britânico visitam a Escola Municipal Londres, que possui o nome da capital inglesa, proporcionando uma troca cultural e um momento de aprendizagem singular na formação do cidadão.

 

No processo de aprendizagem, o momento de construção da identidade cultural é muito importante. A oportunidade de conhecer novas culturas e hábitos traz o enriquecimento e a aceitação das diversas culturas existentes.


Como diz Trindade (2000): “A questão que se coloca é a importância de se entender a relação cultura e educação. De um lado está a educação e do outro a ideia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência”.


A diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela. Baseada nisso, a Escola E. M. Londres fez uma parceria com o consulado Britânico. As crianças receberam uma visita das equipes de futebol masculina e feminina do exército Britânico e aprenderam muito com esta troca.

 

 

A Escola possui o nome da capital Britânica e, para as crianças conhecerem um pouco da cultura do país que foi homenageado com o nome de sua unidade, buscou desenvolver a consciência cultural, ensinando-os a respeitar as diferenças existentes nas culturas de cada povo.

 

Os alunos fizeram várias brincadeiras, mostrando a animação e a cordialidade do povo brasileiro e colocando todos das equipes de futebol para participar. Parece que os visitantes gostaram de aprender também com os alunos um pouco da nossa cultura.

 


A equipe britânica foi convidada a deixar sua marca e pintou a casinha de bonecas do pátio da escola com as cores da bandeira Britânica. Na sala de aula, a professora Luciana Matos, de Inglês, aproveitou os momentos de tradução para enriquecer o vocabulário dos alunos que fizeram até uma coreografia com as bandeirinhas.

 

Nessa troca, todos aprenderam e fizeram de um momento divertido um excelente instrumento de aprendizagem e enriquecimento cultural na busca do desenvolvimento de um cidadão mais consciente da diversidade cultural.

 


 

E a parceria não parou por aí... Vamos continuar acompanhando!!!

 

Blog da Escola: http://escolamunicipallondres-rj.blogspot.com.br/

 

Parabéns à equipe da Escola E. M. Londres!

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante.

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/07/2013

Humanizando as Relações para uma Educação Cada Vez Melhor!

Tags: 8ªcre.


 

O compromisso, a dedicação e a percepção real do seu papel no processo educacional são características marcantes de um professor. No CIEP Aracy de Almeida, a professora Suzi Rodrigues Dantas dedica-se a construir com seus alunos um ambiente alfabetizador estimulante em todos os momentos da aprendizagem.

 

 

Atividades sobre o projeto Tamar na sala da turma 1102.

 

A equipe pedagógica do CIEP Aracy de Almeida acredita que trabalhar as relações é um importante passo em busca de uma escola onde se é possível oferecer Educação de Qualidade.

 

Desse ideal, nasceu o projeto "Com Viver", que trabalha, antes de tudo, o modo como cada um deve buscar viver, ou seja, de forma amistosa e amigável com todos no espaço escolar.

 

O projeto aborda não só uma campanha contra a violência física e verbal, mas também busca envolver os alunos num clima de tranquilidade, gentileza e cordialidade.

 

O ambiente alfabetizador da sala da professora Suzi Rodrigues Dantas.

 

A professora Suzi Rodrigues Dantas leciona para a turma 1102 no CIEP Aracy de Almeida.

 

Além de promover ações com sua turminha que contempla o projeto "Com Viver", a professora dedica-se à promoção de uma alfabetização que acontece de forma criativa, organizada e coletiva.

 

O ambiente da sala de aula é cuidadosamente construído com temas e atividades dos alunos. O zelo e a dedicação da professora com seus alunos são percebidos em detalhes, como organização do material, seleção das atividades e planejamento.

 

 

Alunos da turma 1102 e a professora Suzi Dantas, no CIEP Aracy de Almeida.

 

Atividades devidamente contextualizadas de escrita, que levam o aluno a pensar sobre determinadas situações com as quais convive no dia a dia, são comuns nas aulas da Tia Suzi.

 

O compromisso e o trabalho da professora, associados ao comportamento cada vez mais baseado em atitudes de respeito e consideração ao próximo, estão sendo estimulados pelo projeto "Com Viver", resultando em uma aprendizagem que faz a diferença!

.

Professora Suzi Rodrigues Dantas.

 

O Rioeduca parabeniza toda a equipe do CIEP Aracy de Almeida e, em especial, a

professora Suzi Rodrigues Dantas!

 

Quer saber mais sobre esta escola?

Clique aqui e acompanhe as atividades no Blog!

 

Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/07/2013

A Natureza Agradece

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O CIEP João Batista dos Santos, localizado na Cidade de Deus, tem como título do seu Projeto Político Pedagógico: CIEP, Mostra tua Cara: Humanizando, Formando e Educando em Tempo Integral. E o tema do primeiro semestre é: Todos na Construção de um Mundo Possível.

 


Considerando a importância da prática da sustentabilidade, o projeto A Natureza Agradece, do CIEP João Batista dos Santos, tem como objetivo principal valorizar e cuidar do meio ambiente, buscando o encontro com a natureza.

 

Mural tema do projeto.

 

Até o momento, a unidade escolar utilizou diferentes temáticas para alcançar o objetivo de motivar o aluno para a mudança, a melhora de vida e do espaço social.

 

Turma 7602 reutilizando materiais para a produção do mural sobre a natureza.

 

Nos meses de junho e julho, Os alunos estão recebendo orientação sobre economia de água, como evitar desperdício, cuidados com a natureza e reciclagem de forma interdisciplinar através de vídeos, histórias, notícias, música e diferentes materiais. Um dos vídeos utilizados para a conscientização foi o É preciso reciclar! da Turma da Mônica.

 

Mural mostrando a diferença entre mar poluído e mar limpo, da turma 1302.

 


 

Homenagem ao Dia do Meio Ambiente da turma 7601.

 

Durante o projeto, foi levantada a questão sobre a ameaça que vive nosso planeta, em que os maiores inimigos somos nós mesmos, e como poderíamos contribuir para mudar essa situação. Os alunos debateram a respeito da importância de preservar o meio ambiente para um futuro melhor.


Dentre os objetivos específicos do projeto: estabelecer as diferenças entre separar, reciclar e reutilizar materiais diversos.

 

Mural confeccionado pela turma 7602.

 

Mural de Artes.

 

 

As famílias também estão envolvidas no projeto recebendo orientações sobre alimentação, desperdicio de luz e água e reciclagem do lixo.

 

Alunos confeccionando bandeirinhas e enfeites com jornal para o Arraiá da Sustentabilidade.

 

Os alunos ficaram muito envolvidos com a construção do mural utilizando material reciclado. Foi divertido e conseguimos atingir a consciência de que se fizermos nossa parte, mesmo que mínima, estaremos contribuindo para um planeta melhor.

 

A culminância do projeto será no dia 12 de julho com o” Arraiá da Sustentabilidade”, quando serão apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o projeto, incluindo a decoração da escola, os convites que foram confeccionados nesta proposta de reciclagem.

 

Para conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela escola:

http://ciepjbs.blogspot.com.br/

 



 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share