A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 15 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Sexta-feira, 05/07/2013

Informativo Multirio - 05 de julho

Multirio Web Rádio

Multirio

Vinicius de Moraes é o homenageado de Pequenos Notáveis

O programa repassa a trajetória do Poetinha e revela fatos inusitados da vida do compositor, que faria 100 anos em outubro de 2013. Vinicius de Moraes estudou Direito e Literatura Inglesa, foi diplomata e apenas aos 42 anos passou a se aventurar pela música, ajudando a criar a bossa nova. Entre os sucessos do músico, o episódio destaca o discoA Arca de Noé, destinado ao público infantil.Pequenos Notáveis, que divulga para as novas gerações a herança deícones da MPB, vai ao ar neste domingo (7), às 20h, nocanal 14 da NET.


Férias escolares com a MultiRio

A programação infantil apresenta séries que divertem e ensinam, destinadas a crianças de diferentes faixas etárias. A partir das 9h, e também ao longo de toda a programação do dia, os pequenos podem assistir a produções de qualidade feitas especialmente para eles. A animação Zou, novidade na grade da MultiRio na TV, mostra as aventuras de uma zebra de 5 anos. Os animais do Zoológico de São Paulo são as estrelas de Passeio Animal, enquanto caracóis atletas se esforçam pelo melhor resultado em Caracolímpicos. As crianças aprendem a criar em casa vários brinquedos com 1, 2, 3 AgoraÉ Sua Vez e podem assistir a animações de histórias na série Hans Christian Andersen. Em Caixa Mágica, dramaturgia e computação gráfica aliam-se para mostrar atividades como colagem e pintura.Veja todas essas séries na BandRio, no canal 14 da NET e/ou na Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv). Já na Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio), clique e ouça Hora Divertida, que apresenta fábulas e operetas infantis.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 03/07/2013

Letra Cursiva x Letra Bastão

Tags: professor.

A utilização ou não da letra cursiva na escola ainda é um assunto que gera polêmica. Por apresentar um traçado menos rebuscado que o da letra cursiva e por ser a mais presente fora do ambiente escolar, a letra bastão (ou letra de forma) é a apresentada no início da Alfabetização e a mais trabalhada neste período.
 

Os alunos recebem diariamente uma enxurrada de informações impressas nas formas mais variadas possíveis, como por exemplo: rótulos, embalagens, outdoors, jornais e revistas, desenhos animados e programas de televisão, jogos e eletrônicos e, é claro, sem esquecer da letra cursiva, inevitavelmente apresentada na escola.

 

 

Diversidade de formas de letras presentes em embalagens e rótulos.

 

 

Ter uma letra cursiva (ou letra de mão) bem desenhada, há algumas décadas, era sinal de status. Um dos objetivos principais dos professores alfabetizadores naquela ocasião era o treino de uma caligrafia bem desenhada, de uma letra bonita.

 

Mas ter uma letra bem desenhada é o essencial?

 

O importante é formarmos leitores proficientes independentemente do texto e da forma de letra que os alunos apresentem, exatamente pela diversidade textual e de comunicação digital presentes nos dias de hoje. Paralelamente à leitura, a escrita necessita ser legível para que o próprio aluno entenda e se faça entender.

 

A questão primordial é: qual objetivo pretendemos alcançar com a escrita de nossos alunos? Queremos formar escribas somente, treinando horas a fio as linhas curvas de uma letra cursiva em detrimento da imensidão de formas, cores, tamanhos que o mundo oferece, sem oportunizar a troca e criação?

 

 

Atenção às cobranças para que não tornem-se desmotivadoras para futuras produções.

 

 

A cobrança sobre a produção da letra cursiva, atribuindo juízo de valor se bonita ou feia, utilizando-se do caderno de caligrafia pode tornar-se enfadonho e desestimulante. O traçado das letras revelam  marcas pessoais.

 

O treino para legibilidade da caligrafia deve encontrar um meio termo e só será conquistado com a prática. O aluno deve produzir um texto sem encontrar no traçado de sua letra um obstáculo. Obviamente que a normatização da Língua e a diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas devem ser respeitadas.

 

 

Comunicação digital presente na vida dos alunos.

 

 

Porém, não se propõe o desuso da letra cursiva, como aconteceu nos Estados Unidos: “o governo do estado de Indiana desobrigou as escolas de utilizarem a letra cursiva” (Veja, 27/07/2012, p.94).

 

Questões quanto a utilização de letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, ficam mais claras com a utilização da letra “de mão”, assim como a ideia de “palavra” e a necessária segmentação entre as palavras.

 

As opiniões ainda se encontram divididas. Para a professora e doutora em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Araci Asinelli da Luz: “ A escrita é importante para desenvolver a psicomotricidade fina, fundamental para o desenvolvimento psicomotor. Quanto mais estimulado o cérebro, mais sinapses ele faz, aumentando sua capacidade. E o olhar e o uso das mãos, em especial os polegares, têm grande influência no desenvolvimento das sinapses”.

 

Por sua vez, o psicólogo e doutorando em Educação pela UFPR Maurício Wisniewski afirma: “mesmo com a diminuição do uso da escrita, as habilidades manuais continuam sendo exercitadas. Outras coisas dependem hoje de manejo tanto quanto escrever a caneta ou lápis. Jogar videogame e escrever em computadores e tablets exige habilidade motora para segurar e tocar a tela” (http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/letra-feia-problema-681106.shtml#).

 

Quadro descritivo das características das letras cursiva e bastão:

(http://casa-humilde.blogspot.com.br/2012/11/letra-bastao-x-letra-cursiva.html)

 

 

Precisamos encontrar um meio-termo sem abdicar dos estímulos propostos pela escrita cursiva, assim como as vantagens apresentadas pelas letras presentes no mundo midiático, objetivando que a criança faça uso social da Língua, lendo e interpretando com autonomia.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/07/2013

Informativo Multirio - 2 de julho

Tags: multurio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Ensino lúdico é o tema de Educação em Rede

O programa tem a participação da professora e doutora em Educação Tânia de Vasconcellos e da professora da Rede Municipal Glaucia Simões para falar sobre a aprendizagem lúdica na escola. Essa metodologia propõe estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, por meio de atividades que envolvem brincadeiras educativas e games que lidam com a  imaginação, imitação, regras e jogos de memória. Educação em Rede também discute o papel do professor no planejamento da atividade lúdica e a importância desse recurso de ensino para o desenvolvimento do aluno. Apresentado por Carla Ramos, o programa vai ao ar na quarta-feira (3), às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Cidade de Leitores fala sobre romance de formação

As passagens da infância para a adolescência e desta para a vida adulta são fases de descobertas e desencantos. Tomar esse percurso como tema e, acompanhando a construção da identidade da personagem, propor um aprendizado ao leitor é a característica do romance de formação. A apresentadora Leila Richers entrevista o jornalista Elias Fajardo, autor dos livros Ser Tão Menino e Aventuras de Rapaz, e o diretor Antônio Carlos da Fontoura, do filme Somos Tão Jovens, sobre a adolescência do cantor Renato Russo. O programa mostra a trajetória do protagonista do romance de formação como um exercício de compreensão do mundo, com os conflitos de gerações, a busca da vocação e de uma filosofia de vida. Cidade de Leitores é exibido na quinta-feira (4), às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share