A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Sexta-feira, 10/07/2015

Arte, Cultura e Educação na Heitor Beltrão

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O trabalho com a Arte visa o desenvolvimento integral de todos os envolvidos e, também, o estímulo, a valorização e a realização de ações e projetos direcionados à  Educação e Cultura dentro e fora da Unidade Escolar.

 

 

"(...) a arte é uma técnica social do sentimento, um instrumento da sociedade através do qual incorpora ao ciclo da vida social os aspectos mais íntimos e pessoais do nosso ser. Seria mais correto dizer que o sentimento não se torna social, mas, ao contrário, torna-se pessoal,quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem com isto deixar de continuar social."  

(VIGOTSKI, 1998, p. 315)
 

 

 

Acreditando nisso, a Escola Municipal Heitor Beltrão desenvolveu  o Projeto: Rio de Janeiro, Arte, Cultura e Educação. O referido trabalho fez alusão a comemoração pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa. Além disso, o projeto envolveu não só a participação de todos da escola, mas também da comunidade escolar de uma forma geral.

Apostamos no potencial da arte enquanto meio que envolve o conhecimento a ser construído, a linguagem a ser experimentada e fruída, e a expressão a ser externalizada e refletida. Dessa forma,  trabalhamos com a arte, enquanto área de conhecimento - com características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, apostando que ela é o que leva o nosso aluno a construir, experimentar, externalizar e refletir.

 

 

 

 

"Assim, através de ações formativas, inovadoras e criativas, construimos em nossa Unidade Escolar um caminho para a formação integral do nosso aluno. Tudo isso aliado à vivência de forma concreta das mais diversas expressões artísticas, estéticas, corporais, musicais, intelectuais e comportamentais. Além das ações ligadas à identidade local, mostra que a cidade é muito além do bairro em que moramos. Essa é a nossa cidade, a Cidade Maravilhosa!" (Professora Claudete Macedo - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar)

 

Como podemos observar, pela arte, somos chamados a olhar além dos interesses imediatos, além da realidade material. Somos chamados a perceber a verdadeira dimensão do nosso ser e do nosso destino, a assumir amplamente a nossa identidade não apenas como indivíduos pertencentes a uma sociedade em determinado tempo ou lugar, mas como seres cósmicos, pertencentes à grande família humana.

 

Parabéns aos envolvidos, por promover acões que permitam que outras ações do passado humano sejam apropriadas, ampliadas e aprofundadas paulatinamente até chegar no estágio de desenvolvimento atual.

 

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

Escola Municipal Heitor Beltrao
R. Otranto, 680 - Vigário Geral

embeltrao@rioeduca.net 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Sexta-feira, 10/07/2015

Estudar Vale a Pena

Tags: pej, evp, projeto.

 

 

 

 

Ao desenvolver tecnologias sociais e metodologias que contribuam para a permanência e desempenho do aluno na escola, o Instituto Unibanco tem como objetivo ampliar as oportunidades educacionais dos jovens.


E foram os elevados níveis de abandono que levaram o Instituto a desenvolver a “Ação Estudar Vale a Pena” (EVP) em que, por meio de jogos e atividades, discute-se a importância do jovem planejar o seu futuro.


A aplicação do EVP no Entre Jovens é realizada pela estagiária de pedagogia nas rodas de conversas com os alunos. A proposta é conversar, aplicar jogos e servir de exemplo às conquistas do jovem.


Com essa ação, esperamos efetivamente contribuir para que mais e mais jovens permaneçam, aprendam e concluam seu ciclo básico de ensino. O futuro do Brasil e de nossa juventude depende disso.

 

 

Imagens da ação EVP sendo aplicada na turma do PEJ da E. M. Pernambuco.

 

 

Imagens da ação EVP sendo aplicada na turma do PEJ da E. M. General Tasso Fragoso.

 

 

Imagens da ação EVP sendo aplicada na turma do PEJ da E. M. Jair Tavares.


 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/07/2015

Projeto “Cidade Maravilhosa, Terra de Encantos Mil! Berço Cultural do meu Brasil”

Tags: 9ªcre, creche.

 

 

 

Neste ano, em que o Rio completa 450 anos de história, cultura, riquezas e belezas, a Creche Professora Flora Santina Ferrari Braz presta sua homenagem com o projeto anual “Cidade Maravilhosa, terra de encantos mil! Berço Cultural do meu Brasil”.

 

Através do projeto “Cidade Maravilhosa, terra de encantos mil! Berço Cultural do meu Brasil” pretendemos envolver toda a comunidade escolar, propiciando o embarque em uma mágica viagem ao passado de nossa cidade. O objetivo é conhecer histórias, pessoas e lugares, visitando e descobrindo a mistura maravilhosa e incrível de riquezas e tradições que formam a identidade e a cultura popular carioca.

Descobre-se, assim, um Rio de Janeiro de muitas cores, sons, formas, contrastes, texturas e diversidade.

Juntos, iremos investigar a diversidade de nossa fauna e flora, aprendendo a respeitar e cuidar do meio ambiente, agindo de modo sustentável em prol de uma cidade para sempre maravilhosa.

Em 26 de junho, partimos em mais uma aventura rumo ao Pão de Açúcar. Lá do alto, vimos todas as belezas e encantos de nossa Cidade Maravilhosa! Durante esta semana, nossas crianças foram incentivadas e motivadas através de diferentes atividades a fim de aguçar a curiosidade e o espírito investigativo de nossos pequenos.

 

Fizemos um passeio virtual com auxílio do telão e planejamos todo o nosso passeio.
Vamos embarcar no ônibus, depois no bondinho. É, a piscina de bolinhas se transformou...

 

E lá do alto, o que vamos ver? Traçamos também um objetivo, de cima vamos tocar nas nuvens e pegar um pedacinho, e descobrir se ela é doce ou salgada. Isso tudo para incentivar a curiosidade e minimizar o medo durante o passeio. É o que faz da Educação Infantil especial: a imaginação!

 

 

Finalmente chegou o grande dia! Empolgados, iam observando cada paisagem vista da janela. Até que nos deparamos com aquela enorme montanha! Medo? Que nada! A alegria e ansiedade estavam estampadas nos olhares de nossos pequenos, observando e comentando tudo pelo caminho.

 

 

Visitamos o Museu do Cocuruto, e entendemos como funciona o bondinho. E vamos andar de bondinho de novo, temos que chegar mais alto para pegar as nuvens!

 

 

Os olhinhos fixos no vidro.
E, finalmente, descobrimos que a nuvem é doce e que nossa Cidade é maravilhosa!

 

 

Em nome da Creche Flora Santina, agradecemos a todos que tornaram esse dia possível!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog

Contato com a U.E. pelos telefones 2415-7907 e 3462-7237 ou pelo e-mail cmpferrari@rioeduca.net.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/07/2015

Cineclube Viajando com o Cinema - 2a sessão de julho

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

 

É com alegria que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a 2ª Sessão de julho do “Cineclube Viajando com o Cinema”, no Oi Futuro Ipanema.


Será no dia 14/7 (3ª feira), às 18h30, com um café servido às 18h.


Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva para professores e bibliotecários do filme "Preto sai, branco fica".


Em seguida, haverá um bate papo sobre o filme.


A sessão é GRATUITA.


Para garantir o seu lugar basta enviar um e-mail para agendamento@cineduc.org.br com os seguintes dados: nome completo; escola; disciplina; e-mail e telefone.


O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala.


O Oi Futuro Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar (ao lado do Metrô General Osório).

 

Ficha Técnica do Filme:

Ano: 2015 (Brasil)

Duração: 94min 

Não recomendado para menores de 12 anos


Sinopse:
Tiros em um baile de Black Music na periferia de Brasília ferem 2 homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.



Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share