A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Segunda-feira, 06/07/2015

Pereira Passos, Escola Aberta à Comunidade!

Tags: 1ªcre, eventos, .

 

 

 

Em 2015, a Escola Pereira Passos investe no “Projeto Escola Aberta”, pois entende que não se faz uma escola sem a participação da comunidade escolar.

 

O primeiro encontro “No passo dos 450 anos do Rio” aconteceu no dia 1º de abril. Segundo a equipe da direção, "parece mentira, mas conseguimos transformar um sonho em realidade". Pais encantados e alunos ensinando e mostrando saberes.

 

Alunos preparando a exposição.

 

Dando sequência, a escola levou o Projeto Transforma para fora da escola, participando das atividades promovidas pelo CMS Salles Netto.

 

Escola na Praça - Evento do PSE.

 

Os alunos mostraram e apresentaram, com supervisão dos professores Rafael e Francisco, um pouquinho do que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, visando à promoção da saúde do corpo e do ambiente.

 

 

Sabedora de que a leitura é fundamental, este ano o projeto “Cada Autor Tem a Sua História, Cada Turma Tem o Seu autor” já foi iniciado e cada turma defendeu/apresentou seu autor. Apenas uma "palinha" do que vem por aí. Afinal, inspiração é o que não falta para essa galera.

 

Cada Turma Tem Seu Autor.

 

Seguindo essa ideia, o 7º ano participou do “Cafezinho Literário”. A tarefa de contação de histórias rendeu bons frutos com futuros autores e ilustradores.

 

Uma escola que se estima fortalece o vínculo entre pais e filhos. Por isso, a Educação Infantil preparou um “Café das Mães” regado de frutas, biscoitos, música e muitas lágrimas de alegria. Um sucesso!

 

 

Saídas culturais (atividades externas) contribuem para o exercício da cidadania responsável e favorecem o processo criativo e educativo. Então, nada melhor do que levar a turma para “passear”! A escola foi ao Planetário, ao MAR (Museu de Arte do Rio) e ao Teatro, no Memorial Getulio Vargas.

 

 

Viajando pelo Universo no Planetário.

 

E muito mais vem por aí, o ano está só começando!

 

 

Quer entrar em contato com a unidade escolar?

E. M. Pereira Passos

Diretora: Andrea Mota de Almeida

Telefone: 2273-5599 E-mail: emmpassos@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação".

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/07/2015

Dia de Pizza e Fração no CIEP Anton Makarenko

Tags: 6ªcre.

 

 

 

A turma de Aceleração do CIEP Anton Makarenko teve uma aula bem diferente para aprender frações neste bimestre. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

Nós precisamos da Matemática para praticamente tudo o que fazemos, desde calcular quanto arroz precisamos para o almoço, até planejar o gasto do nosso salário ou mesada. Apesar disso, ela parece ser a disciplina mais odiada entre os estudantes. Talvez por ser considerada difícil, abstrata ou desnecessária. 

Esse não é o caso da turma de Aceleração 1, da professora Rachel Nascimento, do CIEP Anton Makarenko. O aprendizado da matemática nessa turma é feito através de materiais lúdicos. Os alunos constroem os conceitos matemáticos com criatividade e autonomia.

 

O CIEP Anton Makarenko atende aos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

 

Um exemplo disso foi a aula sobre frações ministrada pela professora Rachel. A educadora não mediu esforços para transformar a aula em um maravilhoso rodízio de pizza. Os alunos puderam fazer várias pizzas, comer e aprender vários conceitos sobre o conteúdo em estudo.

As crianças foram devidamente equipadas com toca e luva para iniciar a montagem das pizzas. Durante esse processo, trabalharam com a lista dos ingredientes e a quantidade de materiais necessários para a sua construção.

 

Os alunos da turma 8401 fazem parte do projeto de Reforço Escolar.

 

O momento em que a pizza ficaria pronta foi esperado com ansiedade por todos os alunos. Depois que ela saiu do forno, a professora Rachel fez várias atividades com as crianças para trabalhar os conceitos matemáticos envolvendo frações. A aula foi um verdadeiro sucesso!

Como vimos, foi criado na sala de aula um clima favorável ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos alunos. Se bem estimuladas, as crianças podem desenvolver seu conhecimento, o que certamente irá transformá-los em pessoas mais autônomas e independentes.

 

O CIEP Anton Makarenko possui várias atividades registradas em seu blog pedagógico.

 

Parabéns, professora Rachel Nascimento! Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se entende a matemática, ela se torna uma atividade prazerosa. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com CIEP Anton Makarenko!

Estrada de Botafogo, s/n.º
Telefone: 2407-5704
E-mail:ciepanton@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/07/2015

Ciências com Coerência

Tags: ciências, currículo, professor.

 

 

Por vezes ouvimos que, na disciplina de Ciências, não há pré-requisitos. Isso me preocupa muito, pois  existe uma coerência no currículo de Ciências.

Podemos buscar essa coerência na própria Educopédia. Se observarmos bem, podemos ver certos objetivos trabalhados com maior profundidade no decorrer dos anos de escolaridade. A sensação é de que não há dependência entre o conteúdo de um ano para outro ano.

Mas não vejo que seja assim. Vou dar um exemplo para ilustrar essa linha de pensamento.

As mudanças dos estados físicos da água começam a ser trabalhados no quarto ano, quando falamos do Ciclo da Água.

 

 

No sexto ano, voltamos a trabalhar o mesmo conteúdo de mudanças de estados físicos da água. No entanto, já podemos introduzir a relação de molécula da água e calor.

 

 

E, finalmente, no nono ano trabalhamos as mudanças de estados físicos da água. Nesse ano, veremos o mesmo conteúdo com mais um conceito envolvido: energia.

 

 

O mesmo conteúdo é trabalhado em três anos de escolaridades diferentes, porém com maior profundidade. É como se fosse uma espiral.

Uma boa sugestão que posso dar é que se sua turma precisa de um reforço, você pode usar uma aula de um ano anterior.

Isso é muito importante, pois fica bem mais fácil. Como se fosse uma corrida de revezamento, cada um de nós tem que entregar o bastão da melhor maneira possível.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/07/2015

O CIEP e seus Projetos

Tags: 10ªcre, ciep.

 

 

 

O CIEP Ismael Nery, da 10ª CRE, localizado na Zona Oeste, no bairro do Cesarão, atende aproximadamente 1.100 alunos, com grupamentos do 6º ao 9º ano de escolaridade, mais a modalidade de ensino de PEJA.

 

No decorrer do 1º bimestre alguns projetos tiveram destaque, sendo trabalhados com todos os alunos. São eles:

 

Projeto Somos Autores:

 

A professora de Língua Portuguesa Marilene Moreira desenvolveu com suas turmas um projeto chamado "SOMOS AUTORES", visando aproveitar toda produção de texto dos alunos.

 

A primeira atividade foi em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. Foi feito um cartão mostrando uma figura de um presente que daria ao Rio. Em seguida, escreveu, dentro do cartão, porque daria aquele presente. A atividade dos alunos consistiu em trazer figuras de presentes que ofereceriam ao Rio e depois tinham que explicar o porquê escolheram aquele presente. Surgiram as mais curiosas e variadas explicações para os presentes oferecidos. Os alunos se envolveram bastante na execução da atividade.

 

Alunos deixando suas mensagens.

 


Semana da Alimentação:

 

Foi desenvolvido um projeto a partir do conceito de que a alimentação saudável é uma grande aliada para se viver mais e melhor. Atualmente, o ser humano vivencia uma grande transição alimentar, em que trocou alimentos naturais por alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico etc. Assim, para o organismo funcionar adequadamente, o corpo precisa de matéria-prima, que são os nutrientes. Infelizmente, estes estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nessa atividade, o principal objetivo foi apresentar aos alunos os benefícios de uma alimentação saudável. Para tal, várias atividades foram realizadas em sala de aula.


1) Confeccionar a roda dos alimentos com a turma 1804:

Com massa de biscuit, os alunos modelaram os alimentos. Em seguida, os alunos formaram uma roda e foi debatido sobre a importância do consumo daqueles alimentos. A roda serviu para aula de todas as turmas do oitavo ano e, depois, foi colocada em exposição na escola.

 

2) Dia-a-dia x açúcar:

Como já ouvimos: "Não coma isso, tem muito açúcar!", mas você sabe qual a quantidade de açúcar nos alimentos? Em alguns casos, é difícil acreditarmos em algo que não vemos, e você pode até se perguntar: "Será que essas pessoas têm razão quando dizem isso ou estão apenas fazendo tempestade num copo d’água"? 


Ao fazer esse questionamento com os alunos, percebeu-se que eles associam açúcar apenas aos doces. Para esclarecer em que alimentos encontramos açúcares, foi pedido que os alunos trouxessem diferentes embalagens. Em sala foram analisados os rótulos, e eles conseguiram detectar a presença de açúcar em vários alimentos consumidos por eles. Depois, calcularam a quantidade de açúcar em cada embalagem, pesaram o açúcar, colocaram em saquinhos e confeccionaram um cartaz com essas informações.

 

Essa atividade foi extremamente proveitosa, pois foram trabalhados conceitos das disciplinas de Ciências e Matemática. A partir desse conceito inicial, ao analisarem o cartaz, foi iniciado um debate sobre o diabetes, doença na qual o portador tem dificuldade de produção de insulina devendo moderar no consumo de glicose.

 


3) A importância de comer frutas:

Trabalhou-se o conceito de que as frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais. Elas ajudam na limpeza do organismo, eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino, e reduzem o risco de doenças crônicas, como depressão, doenças do coração e cânceres, além de ajudarem na regulação do colesterol. Desenvolveu-se uma atividade em grupos para pesquisar a importância do consumo de cada fruta.

 

A atividade foi excelente para a troca de informações que achavam na internet e anotações (para confeccionar cartazes). Alguns alunos fizeram desenhos das frutas, outros pintaram.
 

Tudo terminou em uma deliciosa salada de frutas...


O trabalho em grupo, a troca de informações, a salada de fruta foi uma excelente experiência para os alunos da turma 1802.

 

 

Alunos realizando as atividades

 

Alunos realizando as atividades.

 

Organizados em grupos, os estudantes discutiram seus erros e refizeram as tarefas, quando necessário. Em algumas situações, a linguagem do outro colega pode ser mais eficaz do que a da professora. A atividade em grupo é extremamente importante pois os alunos se apropriam melhor das informações e aprendem a resolver conflitos, não somente de relações, mas também de conhecimentos.

 

Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!

 


CIEP Ismael Nery

e-mail: ciepinery@rioeduca.net

 


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share