A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Quinta-feira, 02/07/2015

Grêmio Estudantil, um Exercício de Cidadania

Tags: 4ªcre, gremio.

 

 

 

O grêmio estudantil é a máxima representação dos estudantes na escola, onde eles se organizam de modo mais sistemático a partir dos fundamentos históricos e políticos do movimento estudantil, e participam do processo de redemocratização do Brasil.

 

 

"Escola Cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia” .

Paulo Freire

 

 

A experiência com a formação do grêmio contribui para que os alunos se percebam como agentes de transformação e exercitem sua cidadania.

A Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez se reconhece como espaço primordial na formação de seus alunos e, assim, promove espaços de diálogo que correspondem aos desejos e expectativas dos estudantes. O objetivo é que eles se apropriem mais do ambiente escolar, aumentando, então, a permanência interessada e significativa nesse espaço.

 

 

 

Através desse trabalho, a escola e a comunidade escolar buscam instrumentalizar os alunos para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, para entender que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social. Portanto, é preciso que, desde cedo, as nossas crianças e jovens possam participar da vida política e exercer um papel de agentes de concretização dos direitos inerentes a cada pessoa e a todas elas pela via da participação coletiva nos processos decisórios e de controle social.
 

Sabemos que as ideias, os sonhos e os projetos, para que se concretizem, precisam de pessoas debatendo sobre um determinado assunto. E, após isso, que as melhores propostas sejam votadas e eleitas, fazendo valer a decisão da maioria e reforçando a concretização dos valores democráticos.

Além de prepará-los para a vida política comunitária, a vivência nos grêmios proporcionará aos estudantes a sensação de serem pertencentes ao sistema escolar, dando mais sentido e significado para o seu estar na escola.

 

 

Parabéns aos envolvidos com o trabalho do grêmio, do qual os alunos, diretores, coordenadores e professores se tornam aliados. Pois, somente assim, o grêmio atua verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

 

 

Escola Municipal Luiz Cesar Sayao Garcez

Telefone (21) 3885-3370
E-mail emgarcez@rioeduca.net
 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 02/07/2015

Informativo Multírio - 02 de julho

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique e assista agora.

Animações da MultiRio disponíveis no YouTube

Deixar o ninho não é fácil... Um pequeno pássaro mostra às crianças como vencer o medo. Voa, João é um dos episódios da série Que Medo! sobre os temores causados pela imaginação das crianças que está na playlist especial dedicada às animações da MultiRio. Outras produções, como Os Invisíveis e Quadrinhos – Guia Prático, também podem ser acompanhadas em alta definição no canal da Empresa nesta rede social.

Imaginação em pauta na série Cidade Leitores

Leila Richers fala sobre obras que desafiam a imaginação do público. A apresentadora recebe a escritora Rozine Aline, autora do livro O Ofício de Penélope, de contos que misturam magia e o mundo real. A outra convidada é a atriz Inez Viana, que fala sobre a Infância, Tiros e Plumas. A peça cruza histórias improváveis dentro de um avião. Cidade de Leitores vai ar nesta quinta-feira (2), às 8h, na BandRio, e às 14h, no canal 26 da NET.

17ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Com inscrições abertas de 1º de julho a 2 de agosto, a iniciativa busca reconhecer a importância do educador na construção de um mundo melhor. Saiba como participar no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

Receba nossa newsletter.

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/07/2015

Mostra Geração do Festival do Rio 2015

Tags: mostra, geração, midia.

 

 

 

 


Regulamento do Vídeo Fórum - Edição 2015

PROGRAMA VÍDEO FÓRUM 2015 REGULAMENTO

 

1) Os trabalhos devem ser totalmente produzidos por crianças e adolescentes.

2) Estão aptos a participar não universitários com idade até 18 anos, que estejam comprovadamente matriculados na escola ou participando de projeto educativo.

3) Serão aceitos somente trabalhos realizados a partir de 2014, cujos autores, por ocasião da produção, comprovadamente, atendam o item 2.

4) Os vídeos devem ter duração máxima de 13 minutos, incluindo créditos.

5) Os filmes podem ser realizados em qualquer formato, porém, a inscrição para seleção deverá ser efetuada mediante o envio de uma cópia em DVD Vídeo; DVD Dados, HD externo ou pendrive.

5.1) Cópias de trabalho para a seleção serão aceitas até sexta-feira, dia 14 de agosto, links na internet, cópias de trabalho (ainda não finalizadas, ou seja: sem os créditos finais ou sem as cartelas de abertura) em DVD de filmes brasileiros, e até 7 de agosto para filmes estrangeiros. Os links na internet deverão ser enviados em e-mail específico para videoforum@festivaldorio.com.br e mostrageracao@festivaldorio.com.br. Porém, se o filme for selecionado, esta cópia de trabalho deverá ser trocada por uma cópia final em DVD em alta resolução ou pen drive (AVI), impreterivelmente até o dia 4 de setembro. Do contrário a inscrição será automaticamente invalidada.

6) Todos os trabalhos selecionados serão adequados, pela produção da Mostra, para projeção em Digital, no formato Appleprores 1920x1080p. Portanto, para evitar uma eventual perda na qualidade de exibição do(s) seus(s) filme(s), prefira enviá-lo(s) em DVD Dados, HD externo ou pendrive ou em alta resolução, (AVI, MOV ou MP4) no ato da inscrição.

7) Cada jovem realizador ou grupo produtor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos. Para cada trabalho, deve ser preenchida uma ficha de inscrição distinta. Por exemplo: Se você inscrever 3 (três) filmes, preencha 3 (três) fichas (uma para cada trabalho)

7.1) Excedente por Instituição Instituições muito grandes ou que possuam mais de uma unidade, deverão se comunicar, pois o total de inscrições permitidas vale para todas as suas turmas de todas as suas unidades em um mesmo Estado. A quantidade excedente ao permitido pelo regulamento será eliminada. Nesse caso, terão prioridade os 5 (cinco) primeiros filmes inscritos e entregues em conformidade com este regulamento. Por exemplo: Se uma determinada escola tem duas ou mais unidades em um mesmo Estado, recomendamos que os produtores entrem em acordo, a fim de que todas as unidades possam participar.

8) A inscrição dos trabalhos pode ser realizada: a) Através das Instituições Produtoras (Escolas, ONGs ou Projetos Educativos), com a ficha de inscrição assinada por seus representantes legais.

a.1) Nesse caso, a produtora (Escola/ONG/Projeto) deverá enviar uma declaração Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo para todos os participantes (menores ou não) do trabalho que se quer inscrever. Estas declarações poderão ser individuais ou coletivas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE DECLARAÇÃO de Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo.

b) Pelos próprios realizadores, em caso de trabalhos independentes. Os menores inscritos deverão apresentar a declaração de matrícula, além da assinatura do responsável legal na ficha de inscrição.

8.1) Deverá haver uma declaração de matrícula escolar ou de vínculo a projeto educativo (coletiva ou individual) para cada trabalho inscrito.

9) Não serão aceitos trabalhos que já foram inscritos em edições anteriores da Mostra Geração, mesmo os que não foram selecionados.

9.1) É fundamental que o grupo produtor apresente seu trabalho no Vídeo Fórum. Isso posto, cada grupo produtor deverá se responsabilizar pela presença dos jovens realizadores no dia da exibição de seus filmes.

10) A participação no Programa Vídeo Fórum – Mostra Geração 2015, supõe a aceitação das seguintes bases:

a) O Festival do Rio não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral e direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.

b) Os participantes cedem, automaticamente, à Mostra Geração/Festival do Rio os direitos de transmissão total ou parcial do material enviado para divulgação da Mostra Geração nos distintos circuitos culturais não comerciais; em televisão aberta e/ou paga, cinema, internet ou qualquer outro meio de comunicação existente e que venha a existir, sem limite de quantidade de reproduções.

c) Os participantes autorizam, automaticamente, a reprodução / copiagem, integral ou parcial, de seus trabalhos na coletânea dos selecionados para a edição 2015 do Programa Vídeo Fórum. A coletânea, por sua vez, será produzida pela Mostra Geração/ Festival do Rio; sem fins lucrativos e/ou comerciais; com venda proibida, a ser distribuída apenas aos participantes do Vídeo Fórum 2015, à organização do Festival do Rio, seus patrocinadores e apoiadores.

d) Os participantes autorizam, automaticamente a utilizar a imagem/áudio do(s) autor(es) em material de divulgação produzido com a finalidade informativa-sócio-cultural-educacional em mídia eletrônica e ou impressa, em caráter gratuito e por tempo indeterminado, sem qualquer tipo de restrição.

e) Os casos omissos nesse regulamento serão decididos pela curadoria da Mostra.

f) A Curadoria da Mostra Geração é formada por profissionais altamente qualificados, reconhecidos nacional e internacionalmente, por atuarem há mais de 35 anos na área de Cinema e Educação e no mercado audiovisual, por todos respeitada e tida pelos organizadores do Festival do Rio 2015 como soberana, portanto, inquestionável.

12) Consideramos uma inscrição válida quando a recebemos até a data limite 14/ago para filmes brasileiros e 7/ago para filmes estrangeiros, com todos os itens abaixo descritos:

a) A ficha de inscrição impressa e assinada pelo responsável legal, conforme item 8 deste regulamento.

b) A declaração de matrícula ou de vínculo com projeto educativo por ocasião da produção do filme inscrito, feita em papel timbrado e devidamente assinada pelo responsável da escola ou projeto educativo, com os nomes e idades de toda a equipe.

c) A cópia do trabalho inscrito preferencialmente em DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI).

12.1) Mas ATENÇÃO: caso o filme seja selecionado será necessário trocar o material enviado por um finalizado DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI), até o dia 4/set.

SOLICITAMOS QUE OS GRUPOS PRODUTORES ENVIEM FOTOS E/OU MAKING OF DAS PRODUÇÕES PARA DIVULGAÇÃO.

 

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO Passo a passo

Primeira etapa: Preencha a ficha de inscrição aqui (link) - Certifique-se de que preencheu a ficha de inscrição corretamente. IMPRIMA ESSA FICHA. Imprimiu? Agora assine! Clique em "ENVIAR", e depois clique em "CONFIRMAR". Ok, sua inscrição online foi efetuada...

Segunda etapa: envio de material para a seleção. Verifique se a cópia do filme que está enviando tem até 13min., incluindo os créditos, e se áudio e imagem estão de acordo com o original. A declaração de matrícula está com timbre da escola ou do projeto? Menciona nomes completos de toda a equipe envolvida com as respectivas idades por ocasião da filmagem? Está devidamente assinada? Ainda está dentro do prazo para enviar? Então está tudo pronto!

Agora você vai enviar num envelope: a sua mídia, a ficha impressa e assinada, e as declarações (*) preenchidas para:

MOSTRA GERAÇÃO / FESTIVAL DO RIO 2015 Programa Vídeo Fórum
A/c: Felicia Krumholz e/ou Bete Bullara
Rua Teresa Guimarães, 70 – Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22280-050


Boa Sorte!!!!


Data Limite para inscrição para filmes brasileiros em qualquer formato especificado neste regulamento ou estrangeiros enviados por link da internet: 14/ago

Data limite para inscrição de filmes estrangeiros: 7/ago

Divulgação do resultado da seleção: 27/ago

Data limite para troca da cópia de trabalho: 4/set

 


Para mais informações escreva para:

videoforum@festivaldorio.com.br ou mostrageracao@gmail.com,

ou ainda entre em contato pelo fone/fax: (0xx21) 3035-7101 / 3035-7110 / 3035-7108 ou ainda (0xx21) 99872 0930.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE DECLARAÇÃO de Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo


Faça a sua inscrição

 

 

 

Fonte: Blog Mostra Geração

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 01/07/2015

“Carioca estou, de braços abertos vou." EDI Profª Valéria Pereira de Souza Pinto

Tags: 3ªcre, rio450 anos.

 

   

 

 É com muito prazer que o EDI Profª Valéria Pereira de Souza Pinto apresenta o Projeto 2015 "Carioca estou, de braços abertos vou... Do Rio antigo ao promissor, No primeiro capítulo dessa apresentação entraremos numa viagem de resgate e glória, mergulharemos em 450 anos de história! Falaremos do Rio antigo, passando pelo Rio atual e refletindo sobre o Rio que queremos deixar para as futuras gerações.  

 

 

E para dar início a essa fantástica trajetória, temos a honra de apresentar o "Bailinho do EDI Valéria". O Carnaval de rua, com marchinhas antigas, Avenida Rio Branco, do confete e da serpentina. Ó Abre Alas que os pequeninos querem passar!!!!

 


 

O berçário 52 confeccionando o primeiro habitante da cidade do Rio de Janeiro: o índio! Eles já moravam aqui quando os portugueses chegaram na nossa cidade!!! E você sabia que...Índio pequeno é curumim?

 

 

Homenageamos também,o fundador da cidade do Rio de Janeiro - Estácio de Sá!! 

As Turmas 21 e 22   após identificar os numerais presentes no logotipo da comemoração do Rio 450 anos, confeccionaram com o logotipo o nosso "Jeito Doce de Ser Carioca" dando início a segunda parte do projeto "Viva a Carioquice".


 

Trabalhos artísticos com o logotipo Rio 450 anos 

 

 

Nossa próxima publicação apresentará a culminância desse trabalho com uma exposição fixa no Corredor Cultural do EDI.

Não perca!

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share