A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Sexta-feira, 17/07/2015

Rio em Cores e Sons

Tags: 9ªcre, projeto.

 

 

 

A Escola Municipal Atenas apresenta o projeto “Rio em Cores e Sons”, que foi desenvolvido pela professora Juliana Bezerra nas turmas 1501 e 1502.

 

 

Aproveitando o clima festivo do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, comemorado em 1º de março deste ano, procuramos explorar o tema, vislumbrando a cidade em suas várias facetas e olhares singulares. Dessa forma conhecemos o trabalho da designer e ilustradora Mônica Fuchshuber.

 

 

Paralelo a isso, ouvimos músicas que retratam a beleza e as peculiaridades do Rio, Cidade Maravilhosa, surgindo assim o projeto “Rio em Cores e Sons”.

 

 

Tivemos como objetivos:


- Conhecer diferentes expressões artísticas.

- Ler e interpretar textos (verbais e não verbais) de diferentes gêneros.

- Incentivar a criatividade, a sensibilidade e a coletividade.

- Apresentar diferentes gêneros musicais.

- Reconhecer as paisagens naturais da cidade como Patrimônio da Humanidade.

- Conhecer e divulgar o trabalho de Mônica Fuchshuber.

- Localizar, nos desenhos, as paisagens citadas nas músicas.

- Fazer uma releitura dos trabalhos de Mônica Fuchshuber.

- Conhecer a história da cidade.

- Diferenciar bairros cariocas/ municípios vizinhos.

- Aguçar o senso crítico e o olhar questionador dos alunos, a fim de identificar o que é bom e o que precisa melhorar na cidade.

- Apresentar, através de exposição dos trabalhos e com o coral do 5º ano, o projeto para a comunidade escolar.

 

 

 

Parabenizamos a professora Juliana Bezerra, a Escola Municipal Atenas e os alunos das turmas 1501 e 1502 pelo bonito trabalho! 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela escola, acesse o blog. Contato com a U.E. pelo telefone 3394-1909 ou pelo e-mail ematenas@rioeduca.net.

 


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 17/07/2015

Entre Jovens na Escola Zélia Braune - PEJ

Tags: 4ªcre, pej.

 

 

 

O sucesso do aluno é o foco principal do "Entre Jovens"! É para onde estão voltados os esforços do projeto: despertar a vontade e o prazer do estudante em continuar os estudos. Assim, também contribui com a redução da evasão escolar.

 

 

"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."

(Paulo Freire)

 

 

 

Na Escola Municipal Zélia Braune é assim:

 

O projeto "Entre Jovens" foi implementado em nossa UE em 2013 e veio de encontro a um projeto que já era realizado pela escola desde 2012. O objetivo era contribuir na orientação e encaminhamento dos alunos oriundos do nono ano que saíam do ensino fundamental sem muitas perspectivas.

Ao iniciarmos em 2012, contávamos com o trabalho voluntário dos professores da nossa UE, que abraçaram a causa junto com a equipe e material elaborado pelos próprios professores.

 

 

Quando nossa escola foi agraciada com a parceria do Instituto Unibanco através do projeto "Entre Jovens", achávamos que seria só mais um projeto para preenchimento de papéis e relatórios, e que não duraria muito tempo.

Com o tempo, percebemos a seriedade do projeto que nos contemplou com um quadro completo de estagiários, permitindo-nos aumentar o número de turmas e, consequentemente, o número de alunos atendidos, além de contar com um excelente material didático de apoio para os estudantes. 

 

 

Hoje, o "Entre Jovens" virou uma referência para os alunos da escola, reconhecidos como a “elite” do colégio. Desde o sexto ano, eles já ambicionam ingressar no projeto.

Os alunos que participam realizam simulados periódicos na preparação para futuros concursos, participam de palestras motivacionais sobre profissões e expectativas de futuro ministradas pelos próprios professores da UE, fazem visitas a instituições do interesse vocacional de cada um, participam de grupos de estudos com orientação da coordenação, entre outras atividades.

Nos sentimos extremamente orgulhosos de poder contribuir através desta parceria, com a realização de sonhos de alguns de nossos alunos e mudado a história de famílias.

 

Texto enviado pela Equipe Zélia Braune

 

Como podemos observar, esse projeto, além de proporcionar a consolidação de um trabalho sério e comprometido com uma educação de qualidade, permite uma visão mais globalizada do aluno, na qual o sistema de tutoria constitui-se numa operação importante de articulação escolar relacionada ao mundo do aluno e que leva a uma aprendizagem significativa.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos, por desenvolver entre si uma relação de compartilhamento de experiências e conhecimentos, aplicados com a confiança de todos os seus participantes.

 

Escola Municipal Zelia Braune

Telefone (21) 3855-9283
E-mail embraune@rioeduca.net
Endereço Rua George Bizet
Jardim America  

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 16/07/2015

Realfa 1 em Brincadeiras de Criança

Tags: 3ªcre, realfa1, brincadeiras.

 

   

 

 

   Uma lista de brinquedos e brincadeiras foi o ponto de partida para um trabalho multidisciplinar desenvolvido pala turma do Realfa 1 da Escola VirgÍlio de Melo Franco. Trabalhando a Alfabetização e a Matemática, os alunos realizaram pesquisas, dinamizaram as brincadeiras que, ao demonstrar e divulgar para os demais colegas da escola, disseminaram a cultura do Rio de forma lúdica e criativa. Vamos conhecer esse trabalho?

 

 

Objetivo:

Valorizar as conquistas de aprendizagem da turma 8101, expondo seus trabalhos e suas potencialidades à Escola e à comunidade escolar de maneira que os alunos da turma sejam reconhecidos positivamente, além de desenvolver a autoestima de cada um, otimiza o processo de aprendizagem.
 

 

Justificativa:

Sendo uma turma de projeto de Realfabetização, em que se identificou inúmeras situações de baixa autoestima e de autodepreciamento, viu-se, a partir do interesse exposto pelos alunos no tema escolhido, a oportunidade de afetar essas distorções perceptivas de autoimagem, derrubando a crença comum da “incapacidade de aprender”, além de dinamizar o processo de alfabetização.
 

 

Desenvolvimento

Fundamentação Teórica:

O projeto segue a orientação sociointeracionista, trazendo a alfabetização a partir de textos que tenham importância e significação para o aluno. Em que ele possa interpretar, identificar as palavras chaves, relacionar grafema-fonema, interagindo com o texto de forma ativa, com atividades individuais e coletivas. Importante salientar a diversidade textual, oportunizando o contato com poesias, parlendas, trava-línguas, textos instrucionais e músicas de variados estilos. Os alunos devem se sentir livres para serem cocriadores da aula, como por exemplo, criando um ritmo, uma musicalização para uma poesia ou parlenda. As sequências didáticas e as sistematizações de conteúdo acontecem então de forma natural e significativa.

 

 

Multidiciplinariedade:

Em parceria com os professores de Artes, Inglês e Educação Física, o tema foi abordado por vários prismas, permitindo vivências e aprendizados variados, desenvolvendo a coordenação motora grossa, cores, técnicas, regras e, até mesmo, a percepção figura e fundo, entre outros.

Culminância:

Em dois dias, um com oficinas de brinquedos reciclados e brincadeiras livres, outro com a exposição de trabalhos para a escola e comunidade.


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/07/2015

Creche Célia Alencar: Pioneira na Eleição do Grêmio Estudantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

 

 

Nos dias 26 e 29 de junho, ocorreu a eleição do Grêmio Estudantil nas escolas da Prefeitura do Rio. A Creche Célia Alencar aceitou o desafio de realizar o processo eleitoral entre os pequenos, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre todos.

 

Israel Bomfim votando com o auxílio da estrelinha colorida.

 

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses, e aprendem ética e cidadania na prática. 

Nesse órgão, os alunos discutem, criam e fortalecem inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Trata-se de um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Os representantes do Grêmio Estudantil são eleitos através do voto dos alunos que pertencem à escola.

Organizados por chapas, o representante e seus suplentes preparam a campanha eleitoral, divulgam suas propostas na escola e passam pelo processo de eleição.

                                                                                                                               (Fonte: Wikipédia.org)

 

Alunos da Chapa Única da C. M. Célia Alencar representados pela cor da estrelinha.

 

A eleição do Grêmio é uma prática comum nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro, porém a eleição do Grêmio na Educação Infantil é uma novidade!

A Creche Municipal Célia Alencar aceitou o desafio de organizar uma eleição para que o Grêmio fosse oficializado em seu espaço.

Os alunos apresentados formaram uma chapa única, porém a eleição simbólica aconteceu com adaptações que permitiram que as crianças entendessem o processo sugerido.

Certamente, foi uma experiência gratificante e repleta de aprendizado, pois foi a primeira vez para alunos e equipe da C. M. Célia Alencar.

 

 

Emanuelle e Théo, alunos do Maternal II na C. M. Célia Alencar.

 

"O Grêmio Estudantil nas Creches foi um desafio que aceitei por acreditar que as crianças na Primeira Infância têm vez e voz. Conversei com a professora Soraya Eschenazi, responsável pela Assessoria da 8ª CRE, sobre minha vontade de topar o desafio, mas não sabia quais adaptações eram possíveis, uma vez que as crianças eram pequenas. A professora Soraya foi uma das maiores incentivadoras e deu total autonomia para que as adaptações fossem feitas e para que fôssemos os pioneiros nesse tipo de ação."

Viviane Bomfim - Diretora Geral da C. M. Célia Alencar

 

Quatro crianças foram escolhidas. Elas são do Maternal II e apresentam perfil de liderança. Depois de explicar o que é o Grêmio, foi perguntado se elas gostariam de participar. Todas aceitaram e começaram a dizer que queriam que fossem comprados lápis, brinquedos e livros. Foi percebido que eles entenderam que a opinião deles é muito importante para as decisões da creche.

A direção da escola optou por fazer a votação simbólica por cor, porque os alunos ainda não sabem ler. Cada criança escolheu sua cor e, assim, foram confeccionadas as estrelinhas que as representariam nas urnas.

Em seguida, foi o momento de se apresentar nas salas, explicando para as outras crianças o que era o Grêmio, e fazer a apresentação da cor de cada um.

Na votação, a presença dos votantes foi feita através das digitais. Para facilitar a votação, foram colocadas fotos com as estrelinhas de cada um do Grêmio para que as crianças visualizassem em qual coleguinha estavam votando.

Após a apuração colocamos as fotos dos candidatos com suas respectivas quantidades de votos, divulgando assim o resultado da eleição do Grêmio.

 

 

 

O Rioeduca parabeniza à Creche Municipal Célia Alencar por sua primeira eleição do Grêmio Estudantil.

 

Email: cmcalencar@rioeduca.net

 

*     *     *

 

Agora é a sua vez, professor!

Entre em contato conosco e compartilhe suas ações.

 

 

* * *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share