
Quarta-feira, 15/07/2015
Descobrindo a Cidade Maravilhosa
Neste ano, o EDI Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto pedagógico "Descobrindo a Cidade Maravilhosa". O projeto começou com a apresentação do Rio de Janeiro, suas belezas naturais e pontos turísticos.
Dentre as diversas atividades envolvendo o projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa no 2º bimestre, foi realizado um concurso para escolher a cara do EDI Tristão a partir da logomarca dos 450 anos. A votação feita no blog da unidade escolar foi um sucesso! Foram 3.993 votos apurados. A premiação ocorreu no EDI, e todos os concorrentes também foram presenteados.
Aluno Andryel, ganhador do concurso.
Com 2.082 votos, o grande vencedor do nosso concurso Seja a capa do nosso projeto pedagógico "Descobrindo a Cidade Maravilhosa" foi o trabalho do aluno Andryel Ribeiro Batista, do EI 21. Além de ser a capa do nosso projeto, Andryel ganhou um relógio, uma caixa personalizada com seu trabalho cheia de bolinhas de gude e um troféu. Foi uma grande alegria! Em maio, também tivemos uma manhã diferente e muito animada para comemorar o Dia das Mães. O clima da festa era de muito AMOR no ar.
Recadinhos para as mães.
A Arara Azul, personagem do filme Rio, não podia ficar de fora. Afinal, foi a partir do filme que apresentamos o Rio de Janeiro. Neste dia, passamos no telão a mensagem enviada pelo Carlos Saldanha, diretor do filme Rio, para a nossa escola. O vídeo já se encontra no blog.
Diretor Carlos Saldanha, do filme Rio, mandando mensagem no telão para alunos.
Motivadas pela curiosidade que os meios de transporte despertam, as crianças do EDI Tristão de Athayde estão se divertindo e aprendendo muito! Através da oportunidade de conhecer os diferentes meios de transporte, suas características e utilidades na vida das pessoas, elas, agora, sabem diferenciá-los entre terrestres, aquáticos e aéreos.
Ao trabalhar os meios de transporte, o EI 34 observou a calçada da rua feita de pedras portuguesas. A curiosidade com as “pedrinhas arrumadinhas” foi tão grande, que a professora Selma trouxe para sala e adaptou a famosa música "Uma casa portuguesa". O resultado foi esse lindo mural produzido por eles!
O nosso EI 22 produziu meios de transporte com sucata, e realizou uma exposição em sua sala. Eles convidaram as outras turmas da nossa escola para fazer uma visitação com direito à explicação dos alunos para identificação dos meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos. Foi uma atividade dinâmica e gostosa!
A partir do nosso projeto, nosso EI 12 trabalhou a música do Tim Maia, “Do Leme ao Pontal”. A atividade foi recebida com tanto entusiasmo, que surgiu a ideia do piquenique com guaraná, suco de caju e goiabada para sobremesa. As formas geométricas invadiram o EI 12 , o EI 33 e o EI 24. As crianças produziram desenhos a partir delas, e realizaram atividades de nomear e reconhecer cada uma. Esse foi o primeiro passo para aprender geometria e raciocínio espacial.
Já a atividade dirigida do nosso EI 33 com blocos lógicos foi muito interessante. O objetivo era nomear e reconhecer as formas geométricas, porém a professora Bianca pôde trabalhar outros conceitos, como cores e sequência. Por falar em brincadeira, na Tristão de Athayde, nossa criança explora, cria, desenvolve suas habilidades como independência, curiosidade e capacidade de solucionar problemas cognitivos, sociais e afetivos. Com os tapetes sensoriais, as crianças brincaram, e exploraram o corpo, pisando, tocando, deitando e rolando, às vezes até com os olhos fechados. Elas puderam sentir as diversas texturas, já que realizamos um rodízio entre as turmas com os tapetes.
Dando continuidade ao projeto "Descobrindo a Cidade Maravilhosa", nossa creche e nossa pré-escola visitaram o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, onde nossas crianças tiveram acesso à arte popular brasileira de uma forma bem lúdica. Foi uma grande experiência de preservação histórica e artística da nossa cultura!
Crianças apreciando a exposição da Casa do Pontal.
Falar sobre as profissões tem despertado bastante curiosidade. Fizemos um painel que ficou exposto com algumas profissões, e realizamos a atividade de reconhecimento de cada uma delas com possíveis associações com os adultos da família. O mais comentado foi o bombeiro. E não é que tivemos a visita deles por coincidência? Um gambá entrou na escola, e precisamos realmente da presença do corpo de bombeiros. Foi uma grande empolgação!
Chegou o dia do passeio do nosso EI 13. As crianças estavam ansiosas para conhecer a Feira do Desenho Vivo, na PUC. Lá, eles tiveram a oportunidade de, a partir das frutas, criar desenhos e depois degustá-los, além de modelar com massinha comestível.
No dia 5 de junho, comemoramos o dia do Meio Ambiente. Essa data foi estabelecida pela ONU, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza.
Nosso jardim vertical começou a todo vapor! A etapa de semear já aconteceu. Agora estamos cuidando das nossas plantinhas, e esperando ansiosos a germinação.
Essa é apenas uma seleção do trabalho desenvolvido pelo EDI Tristão de Athayde. Em breve, publicaremos outras etapas do projeto anual. Para ver todo o trabalho realizado pelo EDI, acesse o blog da unidade escolar:
http://universomirim.blogspot.com.br/
Parabéns, equipe e alunos, pelo trabalho realizado!
Contato do EDI Tristão de Athayde:
|


Quarta-feira, 15/07/2015
SOS Planeta - Responsabilidade Solidária
Os alunos da Escola Azevedo Sodré estão estudando sobre as responsabilidades que temos com o meio ambiente e as formas de conservação desse bem tão precioso.
A equipe pedagógica da unidade escolar escolheu falar sobre meio ambiente no projeto pedagógico de 2015 com o tema: “SOS Planeta – Responsabilidade Solidária”. A ideia surgiu diante da problemática que nosso planeta tem vivido como: enchentes, desmatamentos, falta de água e outras situações desagradáveis que têm afetado a vida no planeta.
Atividades realizadas com o tema água.
Produções dos alunos durante o primeiro bimestre.
Já no segundo bimestre, o tema foi “Meio Ambiente” e, mais uma vez, os alunos pesquisaram, leram, conversaram e produziram materiais interessantes sobre o assunto. Uma das ações foi a colocação de cartazes esclarecedores nos espaços da escola sobre o cuidado que devemos ter com a preservação do meio ambiente, inclusive para conhecimento e participação dos responsáveis.
Cartazes com informações sobre a preservação do meio ambiente.
Revitalização da horta escolar.
Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Azevedo Sodré, por propor um trabalho que ensine aos pequeninos os cuidados que precisamos ter com nosso planeta! Agradecimentos à professora Fátima Corrêa, que entrou em contato conosco, e enviou o material. Desejamos sucesso nessa caminhada!
O contato da Escola Municipal Azevedo Sodré é emsodre@rioeduca.net.
Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.
Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE
renata.carvalho@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 15/07/2015
Feirinha no EDI: Aprendendo a ter uma Alimentação Saudável
Para trabalhar os temas Alimentação Saudável e 450 anos do Rio de Janeiro, o EDI Pedro de Lima Mendes retratou o cotidiano do carioca com a Feirinha de Alimentos. Confira!
Localizado na Ilha do Governador, o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes vem trabalhando os temas: 450 anos do Rio e Alimentação Saudável, e buscou alinhavar as duas propostas promovendo uma atividade que fosse realmente significativa para as crianças.
Rotina de atividades: listas de frutas, legumes, alfabetário, observação e pesquisa.
Essa atividade ocorreu em parceria entre escola e comunidade, pois envolveu toda a unidade escolar: os responsáveis ajudaram a descascar frutas e legumes para a sopa e salada de frutas que as crianças puderam saborear no dia seguinte.
Gráfico de compras na feira: importância dos alimentos e suas cores.
As atividades envolveram toda a escola, cada professora explorou o tema alimentação junto a sua turma.
Releitura de Tarsila do Amaral: "O vendedor de frutas".
Todos produziram trabalhos riquíssimos e variados, explorando diferentes áreas do conhecimento.
Compra e venda, degustação, e vivenciando a venda na feirinha.
Sacola cheia, conferindo os preços, e administrando o dinheiro.
Parabéns aos envolvidos por propiciar a parceria escola x comunidade! Através da brincadeira, ressaltaram a importância de transmitir e preservar uma cultura que faz parte do cotidiano carioca!
Laura Fantti Davilla Serpa
|


Quarta-feira, 15/07/2015
Informativo Multírio - 15 de julho
|

