A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Terça-feira, 07/07/2015

Planeta Água: Mergulhando e Descobrindo

Tags: 2ªcre.

 

 

O tema do Projeto Pedagógico anual do EDI Bárbara Ottoni fala sobre a água e as diversas formas de utilizá-la com responsabilidade.

 

 

De acordo com a professora Valéria Silveira, regente da Sala de Leitura, a ideia de trabalhar o tema surgiu no final do ano de 2014, pois as mídias estavam dando grande enfoque à questão da falta de chuvas e, consequentemente, de água.

O estado de São Paulo estava sofrendo com a situação, e o Rio de Janeiro também começaria a sofrer em breve. Essa questão foi se aprofundando e a equipe pedagógica resolveu abordar como projeto anual a água, que é um bem finito e, ao mesmo tempo, indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos.


A importância da água está sendo trabalhada por toda a comunidade escolar com o objetivo de formar cidadãos que possuam conhecimentos sobre o uso consciente desse bem precioso. A intenção é que crianças, professores e responsáveis participem de forma dinâmica durante todo ano para a realização do projeto.

 

 

Ornamentação da escola para receber as professoras.

 


No blog da unidade escolar, há várias publicações que relatam como tem sido desenvolvido o projeto. Aqui conheceremos algumas ações trabalhadas pela equipe do EDI Bárbara Ottoni para formar cidadãos conscientes sobre o uso da água.


As atividades começaram com a recepção dos professores no mês de fevereiro. A direção e a coordenação pedagógica prepararam um ambiente "aquático" para receber as professoras no início do ano letivo. Ao entrarem no pátio, as professoras ficaram encantadas com a "Tenda das Águas". Fotografaram e observaram com curiosidade as diferentes formas de água servidas para degustação. O grupo brindou o sucesso do ano letivo e escreveu mensagens em garrafas do tesouro com desejos para todo o ano de 2015, que foram guardadas pela direção do EDI.

 

Professoras brindando o sucesso do ano letivo.

 

A diretora Andreia e a adjunta Taíssa guardaram o tesouro das professoras para serem abertos no final do ano letivo. Foi um dia de reencontro, trocas de novidades e planejamento.


Outra atividade sobre o assunto que envolveu a comunidade escolar, principalmente os responsáveis, tem como título “Cantando no Chuveiro”. As mães dos alunos foram convidadas para cantar em um chuveiro montando no pátio da escola pela equipe pedagógica. Os pequeninos ficaram entusiasmados com a expectativa das apresentações.

 

Chuveiro montado no pátio da escola.

 

Alunos aguardando as apresentações.

 

A Diretora Adjunta Taíssa apresentou a atividade e um vídeo sobre banho foi mostrado aos alunos. As mães escolheram um repertório relacionado com a água para apresentar aos pequeninos. Vestiram roupão, colocaram touca, e não tiveram timidez ao se apresentarem para o público. As apresentações foram individuais, em duplas ou trios.

 

Diretora Adjunta Taísa fazendo a apresentação da atividade.

 

Alunos e responsáveis durante as apresentações.

 


A atividade foi um sucesso e, mais uma vez, todos aprenderam sobre a importância de usar a água com responsabilidade.

Visite o blog da unidade escolar para conhecer mais sobre o projeto “Planeta Água: Mergulhando e Descobrindo”.

 

O contato do EDI Bárbara Ottoni é emottoni@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/07/2015

Projeto Horta

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

O Projeto Horta da Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira ganhou reforço com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


O projeto Horta da Creche Municipal Sempre Vida Nise da Silveira teve início há cerca de três anos, mas agora conseguiu se organizar de forma que possui uma área reservada para sementeira. Estão sendo criados mais canteiros e as crianças estão aprendendo a manusear a terra e a plantar.

 

 

Com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conseguimos uma pessoa para cuidar de nossa imensa área verde e outra que vem nos ensinando a cultivar diversas hortaliças.

 

       Roda de convera sobre a horta e cultivo de árvores frutíferas.

 

Além disso, teve o início das obras no terreno vizinho a nossa Unidade Escolar e vivenciamos, entre outras coisas, a derrubada de algumas árvores. Em contrapartida, plantamos árvores frutíferas para “substituir” as que foram ao chão com a ajuda das crianças, educadoras e também das pessoas que vêm colaborando com o nosso projeto.

 

Separando terra em pequenas caixas para plantação de beterraba.

 

    Aprendendo sobre o cultivo da beterraba.

 

Objetivos:

. Despertar nas crianças o gosto pela natureza;

. Oportunizar às crianças o contato direto com a terra e o momento de cultivo;

. Permitir que as crianças acompanhem o crescimento das sementes/mudas que estão cultivando;

. Despertar o gosto por cuidar da natureza quando regam e retiram mato/capim para limpeza dos canteiros.

 

 

    Sementeiras prontas.

 

 

 Parabéns pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da unidade escolar:

cmsvsilveira@rioeduca.net

 

Contato para publicações no Rioeduca:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/07/2015

Desfile Olímpico na Ilha do Governador

Tags: 11ªcre, desfile, olímpico.

 

 

Em 23 de junho, o aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, foi palco para 40 escolas da rede municipal, pertencentes à 11ª CRE, comemorarem o Dia Olímpico. Confira!

 

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo, conforme informação do site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

Momentos do desfile. Foto destaque do jornal local "Ilha Notícias".

 

O tema do desfile foram países da América Central e Norte. O evento contou com a exibição da bandeira e símbolos olímpicos, como o mascote Vinícius e a representação dos Deuses gregos, remetendo à Grécia Antiga.

Desfilaram aproximadamente 800 alunos e mais de 200 professores da rede municipal. O desfile contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de governo Pedro Paulo, da Secretária Municipal de Educação Helena Bomeny, do subprefeito da Ilha do Governador Nelsinho Miraldi, da bateria da União da Ilha com o intérprete Ito Melodia e de outras autoridades.

 

A apresentadora oficial do desfile professora Maria Izabel, o prefeito Eduardo Paes junto com o subsecretário  Pedro Paulo conversando com a comunidade e a Bateria da União da Ilha.

 

Natação dos Estados Unidos da América

 

A natação dos Estados Unidos foi destaque do EDI José de Souza Ramos.

 

Produtos jamaicanos e o velocista Usain Bolt 

 

Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna.

 

Equipe de remo do Canadá 

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes e o destaque com o remo do Canadá.

 

Roberto Bolãnos "Alegrando o céu" - México

 

Linda homenagem da Escola Municipal Cândido Portinari.

 

Modalidade Judô - Escola Municipal Dunshee de Abranches

 

O judô em destaque na Escola Municipal Dunshee de Abranches.

 

Belezas da flora e fauna da Costa Rica

 

Escola Municipal Abeilard Feijó levando a fauna e a flora da Costa Rica.

 

Indíos norte-americanos

 

Escola Municipal Magdalena Tagliaferro com os indígenas norte-americanos.

 

O desfile do Dia Olímpico foi destaque nos jornais e sites do bairro, como mostra a foto abaixo:

 

O desfile foi destaque de capa do jornal "Ilha Notícias".

 

Parabéns a todos os envolvidos pela belíssima exposição de trabalhos realizados nas unidades escolares, promovendo e divulgando a cultura e interação entre os povos!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/07/2015

Pereira Passos, Escola Aberta à Comunidade!

Tags: 1ªcre, eventos, .

 

 

 

Em 2015, a Escola Pereira Passos investe no “Projeto Escola Aberta”, pois entende que não se faz uma escola sem a participação da comunidade escolar.

 

O primeiro encontro “No passo dos 450 anos do Rio” aconteceu no dia 1º de abril. Segundo a equipe da direção, "parece mentira, mas conseguimos transformar um sonho em realidade". Pais encantados e alunos ensinando e mostrando saberes.

 

Alunos preparando a exposição.

 

Dando sequência, a escola levou o Projeto Transforma para fora da escola, participando das atividades promovidas pelo CMS Salles Netto.

 

Escola na Praça - Evento do PSE.

 

Os alunos mostraram e apresentaram, com supervisão dos professores Rafael e Francisco, um pouquinho do que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, visando à promoção da saúde do corpo e do ambiente.

 

 

Sabedora de que a leitura é fundamental, este ano o projeto “Cada Autor Tem a Sua História, Cada Turma Tem o Seu autor” já foi iniciado e cada turma defendeu/apresentou seu autor. Apenas uma "palinha" do que vem por aí. Afinal, inspiração é o que não falta para essa galera.

 

Cada Turma Tem Seu Autor.

 

Seguindo essa ideia, o 7º ano participou do “Cafezinho Literário”. A tarefa de contação de histórias rendeu bons frutos com futuros autores e ilustradores.

 

Uma escola que se estima fortalece o vínculo entre pais e filhos. Por isso, a Educação Infantil preparou um “Café das Mães” regado de frutas, biscoitos, música e muitas lágrimas de alegria. Um sucesso!

 

 

Saídas culturais (atividades externas) contribuem para o exercício da cidadania responsável e favorecem o processo criativo e educativo. Então, nada melhor do que levar a turma para “passear”! A escola foi ao Planetário, ao MAR (Museu de Arte do Rio) e ao Teatro, no Memorial Getulio Vargas.

 

 

Viajando pelo Universo no Planetário.

 

E muito mais vem por aí, o ano está só começando!

 

 

Quer entrar em contato com a unidade escolar?

E. M. Pereira Passos

Diretora: Andrea Mota de Almeida

Telefone: 2273-5599 E-mail: emmpassos@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação".

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share