A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Quinta-feira, 02/07/2015

Educopédia: Grande Aliada no Processo de Ensino e Aprendizagem dos Alunos

Tags: 9ªcre, educopédia.


 

 

 

 

No último Centro de Estudos, a Escola Professor Helton Álvares Veloso de Castro vestiu a camisa da EDUCOPÉDIA, mostrando que esse Recurso Educacional Aberto (REA) deve estar presente em nossas aulas por ser um grande colaborador na aprendizagem.

 

Em um primeiro momento, através de dinâmicas motivacionais, a professora Alexandra Maria Barros Nascimento buscou, na prática, mostrar a importância da Educopédia. Foi um sucesso! Professores participativos e bastante envolvidos.

 




 

Conhecendo um pouco mais sobre este ambiente de fácil navegação...


Entende-se a Educopédia como uma plataforma de aulas digitais colaborativas, na qual podemos acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, obtendo domínio sobre as funcionalidades que nos permitirão inovar em sala de aula.

Momento para reflexão e estudo...

 

 

O que a Educopédia representa para você, professor?

 

#CRIATIVIDADE #PRATICIDADE #ESTÍMULO #LUDICIDADE #MOTIVAÇÃO #TRANSFORMAÇÃO #INCENTIVO #IMAGINAÇÃO #ADAPTAÇÃO #ENVOLVIMENTO
#RECURSOFACILITADOR #EDUCARDIVERTINDO

 

Com esta equipe não foi difícil atingir o objetivo principal de ampliar o conhecimento tecnológico para que, dessa maneira, tenhamos autonomia e segurança de escolher a melhor forma de trabalhar com nossos alunos!

Vem com a gente!

Vamos Educopediar!

Alexandra Maria Barros Nascimento
Professor II

 

 

 

Parabéns à equipe da Escola Municipal Professor Helton Álvares Veloso de Castro! 
Contato com a U.E. pelos telefones 2403-1802 e 2403-1819 ou pelo e-mail emvcastro@rioeduca.net.


 


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/07/2015

Grêmio Estudantil, um Exercício de Cidadania

Tags: 4ªcre, gremio.

 

 

 

O grêmio estudantil é a máxima representação dos estudantes na escola, onde eles se organizam de modo mais sistemático a partir dos fundamentos históricos e políticos do movimento estudantil, e participam do processo de redemocratização do Brasil.

 

 

"Escola Cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia” .

Paulo Freire

 

 

A experiência com a formação do grêmio contribui para que os alunos se percebam como agentes de transformação e exercitem sua cidadania.

A Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez se reconhece como espaço primordial na formação de seus alunos e, assim, promove espaços de diálogo que correspondem aos desejos e expectativas dos estudantes. O objetivo é que eles se apropriem mais do ambiente escolar, aumentando, então, a permanência interessada e significativa nesse espaço.

 

 

 

Através desse trabalho, a escola e a comunidade escolar buscam instrumentalizar os alunos para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, para entender que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social. Portanto, é preciso que, desde cedo, as nossas crianças e jovens possam participar da vida política e exercer um papel de agentes de concretização dos direitos inerentes a cada pessoa e a todas elas pela via da participação coletiva nos processos decisórios e de controle social.
 

Sabemos que as ideias, os sonhos e os projetos, para que se concretizem, precisam de pessoas debatendo sobre um determinado assunto. E, após isso, que as melhores propostas sejam votadas e eleitas, fazendo valer a decisão da maioria e reforçando a concretização dos valores democráticos.

Além de prepará-los para a vida política comunitária, a vivência nos grêmios proporcionará aos estudantes a sensação de serem pertencentes ao sistema escolar, dando mais sentido e significado para o seu estar na escola.

 

 

Parabéns aos envolvidos com o trabalho do grêmio, do qual os alunos, diretores, coordenadores e professores se tornam aliados. Pois, somente assim, o grêmio atua verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

 

 

Escola Municipal Luiz Cesar Sayao Garcez

Telefone (21) 3885-3370
E-mail emgarcez@rioeduca.net
 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quarta-feira, 01/07/2015

“Carioca estou, de braços abertos vou." EDI Profª Valéria Pereira de Souza Pinto

Tags: 3ªcre, rio450 anos.

 

   

 

 É com muito prazer que o EDI Profª Valéria Pereira de Souza Pinto apresenta o Projeto 2015 "Carioca estou, de braços abertos vou... Do Rio antigo ao promissor, No primeiro capítulo dessa apresentação entraremos numa viagem de resgate e glória, mergulharemos em 450 anos de história! Falaremos do Rio antigo, passando pelo Rio atual e refletindo sobre o Rio que queremos deixar para as futuras gerações.  

 

 

E para dar início a essa fantástica trajetória, temos a honra de apresentar o "Bailinho do EDI Valéria". O Carnaval de rua, com marchinhas antigas, Avenida Rio Branco, do confete e da serpentina. Ó Abre Alas que os pequeninos querem passar!!!!

 


 

O berçário 52 confeccionando o primeiro habitante da cidade do Rio de Janeiro: o índio! Eles já moravam aqui quando os portugueses chegaram na nossa cidade!!! E você sabia que...Índio pequeno é curumim?

 

 

Homenageamos também,o fundador da cidade do Rio de Janeiro - Estácio de Sá!! 

As Turmas 21 e 22   após identificar os numerais presentes no logotipo da comemoração do Rio 450 anos, confeccionaram com o logotipo o nosso "Jeito Doce de Ser Carioca" dando início a segunda parte do projeto "Viva a Carioquice".


 

Trabalhos artísticos com o logotipo Rio 450 anos 

 

 

Nossa próxima publicação apresentará a culminância desse trabalho com uma exposição fixa no Corredor Cultural do EDI.

Não perca!

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 01/07/2015

Com os Olhos nos Textos e com a Mão na Massa

Tags: 8ªcre.

 

 

 

Tornar o momento da leitura algo desejado é o que a professora Daiana Sena pensou ao criar o projeto "Com a Mão na Massa". Seus alunos estão provando que sua iniciativa está no caminho certo! Hoje ela compartilha sua experiência com o Rioeduca.

 

Professora Daiana Sena e sua turminha em Roda de Leitura na E. M. Raul F. Ryff.

 

Considerando que os estudantes estão inseridos numa sociedade onde circulam diferentes gêneros textuais, é função da escola prepará-los para ler, produzir e interpretar as informações presentes nos textos.


A leitura não pode ser encarada apenas em seu caráter funcional e utilitário, uma vez que a literatura pode ser uma fonte de descoberta e colaboração para a construção da identidade, além de colocar em evidência questões e conflitos que permeiam o universo infantil.

Por considerar que “Na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e que também promovam a reflexão acerca dos temas do cotidiano. Assim, busca promover a compreensão do papel da leitura na formação cultural e acadêmica.

  

Professora Daiana Sena lendo para a turma e seus alunos fazendo a leitura de encarte de jornais.

 

Na Escola Municipal Raul Francisco Ryff, a professora Daiana Sena de Souza procura estimular a leitura de seus alunos do 3º ano diariamente.

A ideia é propor atividades lúdicas e dinâmicas construídas a partir de um texto lido coletivamente.

Essa experiência tem levado as crianças a estabelecer conexões entre o que se lê e o que se vive, despertando nelas a imaginação e múltiplas aprendizagens.

Sendo o 3º ano o período de consolidação da alfabetização, todo o empenho da professora em oferecer diferentes leituras torna-se um fator de fundamental importância para que os alunos consigam ler e sintam prazer em fazê-lo.


 

Alunos preparando biscoitinhos feitos a partir da leitura do livro: "Deliciosos Nutritivos e Feitos por Mim!". 

 

 

"Dando continuidade ao trabalho já realizado dentro do espaço escolar com o incentivo à leitura e o contato com diferentes gêneros textuais, tais como receitas, cartas, letras de música e outros, foi pertinente aproveitarmos a oportunidade de visitar o 17º Salão do Livro FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - um espaço essencial para o desenvolvimento e formação do leitor. Tornar a leitura uma prática prazerosa e necessária, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, independente e criativo, é a proposta que trabalhamos."

            (Projeto "Com a Mão na Massa" - Professora Daiana Sena, E. M. Raul Francisco Ryff)

 

Alunos da E. M. Raul Ryff no Salão do Livro, em encontro com autor.

 

 

O Rioeduca parabeniza todos os projetos de incentivo à leitura que acontecem na cidade do Rio de Janeiro e, em especial, a professora Daiana Sena e seus alunos pelo projeto "Com a Mão na Massa".

 

*     *     *

 

Professor, entre em contato conosco e compartilhe seu trabalho!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share