A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Sexta-feira, 24/07/2015

Shakespeare na Escola Clotilde Guimarães

Tags: 2ªcre. inglês.

 

 

 

 

Shakespeare é o autor mais citado na história da língua inglesa, e muitos de seus neologismos já estão marcados não só no nosso cotidiano, como também em outras línguas. Fato que o torna mais próximo, ou Íntimo, ou seja, algo que o torna a escolha perfeita para o trabalho realizado  em sala de aula.

 

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” 

Willian Shakespeare

 

O conteúdo de Literatura na aula de Língua Estrangeira possibilita ao aluno o reconhecimento e o entendimento da diversidade linguística e cultural, engajando-o discursivamente. Assim, ele pode construir significados criticamente em relação ao mundo em que vive.

 

Grupo do 9º ano atuando.

 

Em qualquer idioma, o texto literário é um excelente recurso. Por meio da Literatura é possível promover reflexões sobre questões de poder e de ideologias dominantes presentes na sociedade. Isso auxilia na formação de um indivíduo crítico capaz de construir significados, respeitar e conhecer culturas diferentes.

 

O Projeto Reading Shakespeare da E. M. Clotilde Guimarães

 

Grupo do 9º ano após encenar.

 

"Os alunos do nono ano leram obras de Shakespeare, e fizeram pesquisa sobre o vestuário e cenário das histórias, tendo que representar um pequeno trecho de sua obra. Com uma única obrigatoriedade: um dos personagens teria que ter uma fala em inglês", declara a professora Gisele, da E. M. Cotilde Guimarães.

O domínio social enriquece os alunos enquanto seres humanos, tornando-os mais críticos, mais conscientes do mundo e, consequentemente, tornando o ensino de línguas mais significativo. Além disso, amplia as possibilidades de discussões histórico-culturais e de recursos para compreensão da humanidade, permitindo aos alunos ressignificarem seu conhecimento dos outros e de si mesmos.

 

Parabéns, alunos, professora Gisele e demais membros da escola, por garantir o acesso às diferentes culturas e seus clássicos para as nossas crianças!

 

Escola Municipal Clotilde Guimaraes
Av. Postal, 49 - Ramos Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2260-6042

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 23/07/2015

Aprendizagens e Envolvimento na 1ª Semana Beleza de Menina

Tags: 8ªcre, projetos.

 

 

 

A  Escola Roberto Simonsen realizou a 1ª Semana Beleza de Menina! Durante três dias as alunas participaram de ações planejadas especialmente para elas, com o apoio de profissionais voluntários e equipe do CRASS. Os resultados foram tão positivos que o desdobramento das ações está previsto para continuar no segundo semestre.

 

 

Cartaz feito para decoração do ambiente na Semana Beleza de Menina.

 

A autoestima é a percepção de valor que temos de nós mesmos. Na adolescência, que é uma fase de transformações e conflitos, uma autoestima elevada pode contribuir para que o jovem se sinta mais seguro, mais capaz de enfrentar desafios e mais consciente do seu valor. Dessa maneira, ele poderá se sentir mais motivado a construir sua identidade de forma saudável e a conquistar seu espaço na vida!

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Escola Municipal Roberto Simonsen desenvolveu o projeto “Beleza de Menina”. O principal objetivo das ações foi promover um evento voltado para a valorização feminina em seus aspectos físicos, psicológicos e afetivos. O público alvo foram as meninas com idades entre 13 e 16 anos, alunas dos últimos anos escolares e do projeto Aceleração.

Para a realização do evento, a escola contou com a parceria da equipe do CRASS (Centro de Referência da Assistência Social) e parceiros de patrocínio e serviços prestados.

 

Alunas da Roberto Simonsen muito animadas com o evento.

 

No dia 13 de julho, foi a abertura do evento. As alunas foram recebidas em uma sala totalmente preparada com todo carinho para elas. Nos murais, havia fotos e palavras de carinho e admiração às alunas.

Após a leitura da poesia "A Beleza é Você", de autoria da coordenadora pedagógica da escola, as meninas receberam os profissionais que se voluntariaram para cuidar dos cabelos e da maquiagem das alunas.

No dia 14 de julho, a escola recebeu a visita da estudante universitária Isabel dos Santos que  palestrou acerca dos sonhos, planos para o futuro e preparo para a escolha de uma profissão. Em seguida, a professora Bruna Godinho, regente de Língua Portuguesa, realizou uma roda de conversa com temas como apresentação pessoal e boas maneiras.

O encerramento aconteceu no dia 15 de julho, com a participação da equipe do CRASS, que realizou uma palestra sobre inserção no mercado de trabalho, oportunidades de cursos e estágios.

A professora de Língua Inglesa Polyana Rodrigues e o professor de Música Hugo Fabiano ofereceram um número musical para os presentes. Foi realmente uma tarde de apreciação!

A ouvidora da 8ª CRE professora Jeanete Bezerra também prestigiou o evento durante dois dias, e se emocionou ao falar às meninas que estudou na escola Roberto Simonsen. Ela declarou que retornar ao local traz grande emoção pelas lembranças de sua infância.

 

Profissionais que aceitaram o desafio de participar do projeto.

 

A Beleza é você!

Toda menina tem dentro de si uma beleza especial!
Você é única entre milhares e milhares de pessoas.
Você é uma obra-prima!

É feita da arte mais preciosa que existe: o ser humano!

Nenhuma menina deve deixar de valorizar-se como é.
Você é diferente de suas amigas e pode até mesmo ser diferente de sua irmã.
Mas é nessa diferença e diversidade de características que surge a Sua Beleza!

A menina e a mulher são belas no andar, no jeito delicado de falar
Na maneira de tratar o próximo...
A menina e a mulher são belas na hora da luta, luta pela sobrevivência, luta por seu lugar!
A menina e a mulher são belas por reconhecer que Deus as escolheu para trazer perfume, graça e alegria ao mundo!

A Beleza da Menina é você, menina!
A juventude é a sua maior virtude!
Sem adornos ou maquiagem
A sua beleza vive e perdura
  Porque é simples e pura.

                                     (Neilda Silva, coordenadora pedagógica na E. M. Roberto Simonsen)

 

 

Momentos da Semana Beleza de Menina

 

A Semana Beleza de Menina envolveu toda a comunidade escolar. Houve uma movimentação geral para que esses três dias fossem lembrados como momentos de confraternização, conhecimento de si mesmo e de diferentes aprendizagens.

Os professores da unidade e outros voluntários doaram ítens para a criação de um Kit de Beleza, que foi entregue a todas as meninas no último dia.

A arte dos convites e do cartaz usado na decoração foi feita e doada por um designer que é ex-aluno da unidade escolar. Ao Rioeduca ele enviou o seguinte depoimento:

 

"Nasci e fui criado em Padre Miguel, na rua do Arminho.

Segundo filho mais novo de uma família humilde e numerosa de 8 irmãs e um irmão mais velho, que foi morto aos 19 anos por envolvimento com o tráfico (...). A dor da perda me fez querer buscar algo melhor para a minha vida.

Quando criança, fui aluno da Escola Municipal Roberto Simonsen, que foi a minha primeira escola. Lembro que era uma escola muito boa! Tive uma professora maravilhosa chamada Jupira, que me estimulou e me fez gostar de estudar.

Minha aptidão para criação surgiu ainda no primário, onde eu me dedicava muito mais às aulas ligadas à arte.

Hoje sou formado em design e fotografia, algo que sou apaixonado!

Quando recebi o convite de minha amiga, professora Bruna Godinho, que por incrível coincidência do destino é professora da escola que foi tão importante na minha vida, aceitei voluntariamente o pedido de colaboração para criar a arte do projeto Beleza de Menina, pois se trata de um projeto lindo, que eleva a autoestima das alunas da escola, fazendo com que elas se enxerguem melhores como pessoas e tenham mais amor próprio, o que reflete em diversos aspectos de suas vidas."

                                                                             (André Faria, designer e fotógrafo)

 

André Faria, ex-aluno da E. M. Roberto Simonsen e idealizador da arte do cartaz e dos convites.

 

A Escola Roberto Simonsen acredita que esse projeto apenas se iniciou. Para o segundo semestre, a equipe pedagógica já planeja atividades de orientação profissional para meninos e meninas, uma parceria com a Clínica da Família, para organização de palestras sobre a saúde na adolescência e as medidas de prevenção a doenças, além de procurar outras parcerias que possam contribuir para o sucesso das ações.

A Semana Beleza de Menina faz parte do Projeto Pedagógico da escola para 2015, que é "Aprender para Transformar".

Para saber mais acesse o BLOG da escola.

 

Coordenadora pedagógica professora Neilda Silva, professora de Língua Portuguesa Bruna Godinho, professora Jeanete Bezerra, professora Lussinara de Freitas, diretora da E. M. Roberto Simonsen e professora regente de Artes Visuais Fernanda Dutra.

 

O Rioeduca parabeniza toda a equipe da Escola Roberto Simonsen pelo projeto!

Contato da escola: emrsimonsen@rioeduca.net

 

(O tratamento dado às alunas foi realizado com a autorização dos responsáveis. Não foram usados produtos químicos e não houve uso de alicates para remoção de cutículas.)

 

*     *     *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/07/2015

Quede Água? O Velório do Planeta em Água Santa!

Tags: 3ªcre, água, sustentabilidade.

 

   

 

 

Você já ouviu falar em aquecimento global e sua influência nas mudanças climáticas? O planeta Terra pode morrer! O que você está fazendo para preservá-lo? O professor Rafael Bastos e seus alunos criaram um ambiente para pensar no futuro. E os alunos da Escola Faria Lima discutiram esse e outros temas na Feira de Sustentabilidade.

  


 

SUSTENTABILIDADE é o princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Nós fazemos isso? NÃO! Água Santa morre!
O Planeta Morre!

 

 

Sob a orientação do professor Rafael Bastos, sejam bem-vindos ao projeto "Quede água? O velório do Planeta em Água Santa!"

 

 

Quede água é uma instalação artística livremente baseada na canção "Quede água?", do cantor e compositor Lenine. A canção tem por temática principal os problemas que o planeta e, mais especificamente o Brasil, vêm sofrendo com relação à falta ou escasseamento de água potável.

 

 

Alguns versos inspiraram jovens fotógrafos, alunos das Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima, a fotografar o bairro em que vivem, Água Santa, retratando a realidade refletida nos versos da canção. 

 

 

Aproveitando a discussão da temática, após pesquisas, os alunos descobriram um teste que revela se os hábitos e atitudes sustentáveis fazem parte do cotidiano dos visitantes da Feira de Sustentabilidade. Mais uma forma de conscientizar, de forma lúdica, sobre os problemas que cercam o Meio Ambiente.

 

 

Parabéns a alunos, professores e demais membros da equipe da escola Brigadeiro Faria Lima. Uma escola que faz a diferença!

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/07/2015

Fábulas de Esopo

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos do sexto ano experimental da Escola Municipal Luiz Delfino estão conhecendo e trabalhando vários gêneros textuais através das fábulas de Esopo.

 

 

A professora Danielle Linhares Frieb é regente das turmas do sexto ano experimental na E. M. Luiz Delfino, e enviou ao portal Rioeduca um rico material contando sobre o trabalho com gêneros textuais através das fábulas de Esopo.


O projeto foi desenvolvido nas aulas de Produção Textual, e teve como objetivo trabalhar fábulas, um gênero textual muito rico e versátil.


“Fizemos um trabalho com a estrutura da narrativa e suas características. Também a transformamos em roteiro de teatro, incluindo textos, confecção de cenários, personagens e filmagem no celular. Depois, o mesmo texto foi transformado em história em quadrinhos e notícia de jornal. Essas atividades desenvolveram as questões da língua e a criatividade dos alunos”, conta a professora Danielle.


Além de promover o gosto pela leitura e pela escrita, o trabalho com fábulas teve como objetivos compreender as diferenças entre os diversos gêneros textuais existentes, e conhecer a biografia de Esopo.


No primeiro momento do projeto, os alunos leram diversas fábulas de Esopo, e conheceram sua biografia.


Alunos conhecendo as fábulas de Esopo.

 

Na proposta seguinte, os alunos transformaram a narrativa em roteiro teatral, estimulando, assim, a construção de diálogos entre as personagens. Depois confeccionaram cenários e fantoches para a filmagem no celular.

 

Confecção de roteiros e cenários.

 

Filmagem da história.

 

Continuando as atividades do projeto, os alunos, trabalhando em duplas, transformaram as narrativas em histórias em quadrinhos.

 

Produção de histórias em quadrinhos.

 

Na terceira e última etapa do projeto, os alunos organizados em trios transformaram as fábulas em manchete de jornal, promovendo o contato com mais um gênero textual.


Produção do jornal incluindo as fábulas de Esopo.

 

Através do relato da professora Danielle, percebemos a contribuição do trabalho com as fábulas de Esopo, no qual os alunos puderam conhecer e produzir diversos gêneros textuais.

Parabéns à professora e aos alunos do sexto ano experimental! Desejamos sucesso na realização de novos projetos!

 

O contato da professora Danielle Linhares é dalinhares@yahoo.com.br


 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share