A A A C
email
Retornando 48 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Quinta-feira, 16/07/2015

Realfa 1 em Brincadeiras de Criança

Tags: 3ªcre, realfa1, brincadeiras.

 

   

 

 

   Uma lista de brinquedos e brincadeiras foi o ponto de partida para um trabalho multidisciplinar desenvolvido pala turma do Realfa 1 da Escola VirgÍlio de Melo Franco. Trabalhando a Alfabetização e a Matemática, os alunos realizaram pesquisas, dinamizaram as brincadeiras que, ao demonstrar e divulgar para os demais colegas da escola, disseminaram a cultura do Rio de forma lúdica e criativa. Vamos conhecer esse trabalho?

 

 

Objetivo:

Valorizar as conquistas de aprendizagem da turma 8101, expondo seus trabalhos e suas potencialidades à Escola e à comunidade escolar de maneira que os alunos da turma sejam reconhecidos positivamente, além de desenvolver a autoestima de cada um, otimiza o processo de aprendizagem.
 

 

Justificativa:

Sendo uma turma de projeto de Realfabetização, em que se identificou inúmeras situações de baixa autoestima e de autodepreciamento, viu-se, a partir do interesse exposto pelos alunos no tema escolhido, a oportunidade de afetar essas distorções perceptivas de autoimagem, derrubando a crença comum da “incapacidade de aprender”, além de dinamizar o processo de alfabetização.
 

 

Desenvolvimento

Fundamentação Teórica:

O projeto segue a orientação sociointeracionista, trazendo a alfabetização a partir de textos que tenham importância e significação para o aluno. Em que ele possa interpretar, identificar as palavras chaves, relacionar grafema-fonema, interagindo com o texto de forma ativa, com atividades individuais e coletivas. Importante salientar a diversidade textual, oportunizando o contato com poesias, parlendas, trava-línguas, textos instrucionais e músicas de variados estilos. Os alunos devem se sentir livres para serem cocriadores da aula, como por exemplo, criando um ritmo, uma musicalização para uma poesia ou parlenda. As sequências didáticas e as sistematizações de conteúdo acontecem então de forma natural e significativa.

 

 

Multidiciplinariedade:

Em parceria com os professores de Artes, Inglês e Educação Física, o tema foi abordado por vários prismas, permitindo vivências e aprendizados variados, desenvolvendo a coordenação motora grossa, cores, técnicas, regras e, até mesmo, a percepção figura e fundo, entre outros.

Culminância:

Em dois dias, um com oficinas de brinquedos reciclados e brincadeiras livres, outro com a exposição de trabalhos para a escola e comunidade.


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/07/2015

Creche Célia Alencar: Pioneira na Eleição do Grêmio Estudantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

 

 

Nos dias 26 e 29 de junho, ocorreu a eleição do Grêmio Estudantil nas escolas da Prefeitura do Rio. A Creche Célia Alencar aceitou o desafio de realizar o processo eleitoral entre os pequenos, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre todos.

 

Israel Bomfim votando com o auxílio da estrelinha colorida.

 

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses, e aprendem ética e cidadania na prática. 

Nesse órgão, os alunos discutem, criam e fortalecem inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Trata-se de um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Os representantes do Grêmio Estudantil são eleitos através do voto dos alunos que pertencem à escola.

Organizados por chapas, o representante e seus suplentes preparam a campanha eleitoral, divulgam suas propostas na escola e passam pelo processo de eleição.

                                                                                                                               (Fonte: Wikipédia.org)

 

Alunos da Chapa Única da C. M. Célia Alencar representados pela cor da estrelinha.

 

A eleição do Grêmio é uma prática comum nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro, porém a eleição do Grêmio na Educação Infantil é uma novidade!

A Creche Municipal Célia Alencar aceitou o desafio de organizar uma eleição para que o Grêmio fosse oficializado em seu espaço.

Os alunos apresentados formaram uma chapa única, porém a eleição simbólica aconteceu com adaptações que permitiram que as crianças entendessem o processo sugerido.

Certamente, foi uma experiência gratificante e repleta de aprendizado, pois foi a primeira vez para alunos e equipe da C. M. Célia Alencar.

 

 

Emanuelle e Théo, alunos do Maternal II na C. M. Célia Alencar.

 

"O Grêmio Estudantil nas Creches foi um desafio que aceitei por acreditar que as crianças na Primeira Infância têm vez e voz. Conversei com a professora Soraya Eschenazi, responsável pela Assessoria da 8ª CRE, sobre minha vontade de topar o desafio, mas não sabia quais adaptações eram possíveis, uma vez que as crianças eram pequenas. A professora Soraya foi uma das maiores incentivadoras e deu total autonomia para que as adaptações fossem feitas e para que fôssemos os pioneiros nesse tipo de ação."

Viviane Bomfim - Diretora Geral da C. M. Célia Alencar

 

Quatro crianças foram escolhidas. Elas são do Maternal II e apresentam perfil de liderança. Depois de explicar o que é o Grêmio, foi perguntado se elas gostariam de participar. Todas aceitaram e começaram a dizer que queriam que fossem comprados lápis, brinquedos e livros. Foi percebido que eles entenderam que a opinião deles é muito importante para as decisões da creche.

A direção da escola optou por fazer a votação simbólica por cor, porque os alunos ainda não sabem ler. Cada criança escolheu sua cor e, assim, foram confeccionadas as estrelinhas que as representariam nas urnas.

Em seguida, foi o momento de se apresentar nas salas, explicando para as outras crianças o que era o Grêmio, e fazer a apresentação da cor de cada um.

Na votação, a presença dos votantes foi feita através das digitais. Para facilitar a votação, foram colocadas fotos com as estrelinhas de cada um do Grêmio para que as crianças visualizassem em qual coleguinha estavam votando.

Após a apuração colocamos as fotos dos candidatos com suas respectivas quantidades de votos, divulgando assim o resultado da eleição do Grêmio.

 

 

 

O Rioeduca parabeniza à Creche Municipal Célia Alencar por sua primeira eleição do Grêmio Estudantil.

 

Email: cmcalencar@rioeduca.net

 

*     *     *

 

Agora é a sua vez, professor!

Entre em contato conosco e compartilhe suas ações.

 

 

* * *

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/07/2015

Descobrindo a Cidade Maravilhosa

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

Neste ano, o EDI Tristão de Athayde está desenvolvendo o projeto pedagógico "Descobrindo a Cidade Maravilhosa". O projeto começou com a apresentação do Rio de Janeiro, suas belezas naturais e pontos turísticos.

 

Dentre as diversas atividades envolvendo o projeto Descobrindo a Cidade Maravilhosa no 2º bimestre, foi realizado um concurso para escolher a cara do EDI Tristão a partir da logomarca dos 450 anos.

A votação feita no  blog da unidade escolar foi um sucesso! Foram 3.993 votos apurados. A premiação ocorreu no EDI, e todos os concorrentes também foram presenteados.

 

 

                 Aluno Andryel, ganhador do concurso.

 

Com 2.082 votos, o grande vencedor do nosso concurso Seja a capa do nosso projeto pedagógico "Descobrindo a Cidade Maravilhosa" foi o trabalho do aluno Andryel Ribeiro Batista, do EI 21.

Além de ser a capa do nosso projeto, Andryel ganhou um relógio, uma caixa personalizada com seu trabalho cheia de bolinhas de gude e um troféu. Foi uma grande alegria!

Em maio, também tivemos uma manhã diferente e muito animada para comemorar o Dia das Mães. O clima da festa era de muito AMOR no ar.

 

Recadinhos para as mães.


Fizemos uma vernissage com os trabalhos de toda a escola sobre os pontos turísticos do Rio; tivemos o Muro do Amor, no qual mãe e filho faziam a sua "arte"; uma contação de história emocionante, além de poder propor a uma mãe sorteada, um tratamento de pele.

A Arara Azul, personagem do filme Rio, não podia ficar de fora. Afinal, foi a partir do filme que apresentamos o Rio de Janeiro. Neste dia, passamos no telão a mensagem enviada pelo Carlos Saldanha, diretor do filme Rio, para a nossa escola. O vídeo já se encontra no blog.

 

                 Diretor Carlos Saldanha, do filme Rio, mandando mensagem no telão para alunos.

 

Motivadas pela curiosidade que os meios de transporte despertam, as crianças do EDI Tristão de Athayde estão se divertindo e aprendendo muito! Através da oportunidade de conhecer os diferentes meios de transporte, suas características e utilidades na vida das pessoas, elas, agora, sabem diferenciá-los entre terrestres, aquáticos e aéreos.

 

 

 

Ao trabalhar os meios de transporte, o EI 34 observou a calçada da rua feita de pedras portuguesas. A curiosidade com as “pedrinhas arrumadinhas” foi tão grande, que a professora Selma trouxe para sala e adaptou a famosa música "Uma casa portuguesa". O resultado foi esse lindo mural produzido por eles! 

 

 

 

 

O nosso EI 22 produziu meios de transporte com sucata, e realizou uma exposição em sua sala. Eles convidaram as outras turmas da nossa escola para fazer uma visitação com direito à explicação dos alunos para identificação dos meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos. Foi uma atividade dinâmica e gostosa!

 

 

A partir do nosso projeto, nosso EI 12 trabalhou a música do Tim Maia, “Do Leme ao Pontal”. A atividade foi recebida com tanto entusiasmo, que surgiu a ideia do piquenique com guaraná, suco de caju e goiabada para sobremesa.

As formas geométricas invadiram o EI 12 , o EI 33 e o EI 24. As crianças produziram desenhos a partir delas, e realizaram atividades de nomear e reconhecer cada uma. Esse foi o primeiro passo para aprender geometria e raciocínio espacial.

 

 

Já a atividade dirigida do nosso EI 33 com blocos lógicos foi muito interessante. O objetivo era nomear e reconhecer as formas geométricas, porém a professora Bianca pôde trabalhar outros conceitos, como cores e sequência.
 

Por falar em brincadeira, na Tristão de Athayde, nossa criança explora, cria, desenvolve suas habilidades como independência, curiosidade e capacidade de solucionar problemas cognitivos, sociais e afetivos. 

Com os tapetes sensoriais, as crianças brincaram, e exploraram o corpo, pisando, tocando, deitando e rolando, às vezes até com os olhos fechados. Elas puderam sentir as diversas texturas, já que realizamos um rodízio entre as turmas com os tapetes.

 

Dando continuidade ao projeto "Descobrindo a Cidade Maravilhosa", nossa creche e nossa pré-escola visitaram o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, onde nossas crianças tiveram acesso à arte popular brasileira de uma forma bem lúdica. Foi uma grande experiência de preservação histórica e artística da nossa cultura!

 

                       Crianças apreciando a exposição da Casa do Pontal.

 

Falar sobre as profissões tem despertado bastante curiosidade. Fizemos um painel que ficou exposto com algumas profissões, e realizamos a atividade de reconhecimento de cada uma delas com possíveis associações com os adultos da família. O mais comentado foi o bombeiro. E não é que tivemos a visita deles por coincidência? Um gambá entrou na escola, e precisamos realmente da presença do corpo de bombeiros. Foi uma grande empolgação!

 

 

Chegou o dia do passeio do nosso EI 13. As crianças estavam ansiosas para conhecer a Feira do Desenho Vivo, na PUC. Lá, eles tiveram a oportunidade de, a partir das frutas, criar desenhos e depois degustá-los, além de modelar com massinha comestível. 

 

 

No dia 5 de junho, comemoramos o dia do Meio Ambiente. Essa data foi estabelecida pela ONU, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza. 

 

Nosso jardim vertical começou a todo vapor! A etapa de semear já aconteceu. Agora estamos cuidando das nossas plantinhas, e esperando ansiosos a germinação.

 

 

Essa é apenas uma seleção do trabalho desenvolvido pelo EDI Tristão de Athayde. Em breve, publicaremos outras etapas do projeto anual. Para ver todo o trabalho realizado pelo EDI, acesse o blog da unidade escolar:

 

http://universomirim.blogspot.com.br/

 

 

Parabéns, equipe e alunos, pelo trabalho realizado!

 

 

Contato do EDI Tristão de Athayde:

ediathayde@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/07/2015

SOS Planeta - Responsabilidade Solidária

Tags: 2ªcre, meioambiente.

 

 

Os alunos da Escola Azevedo Sodré estão estudando sobre as responsabilidades que temos com o meio ambiente e as formas de conservação desse bem tão precioso.

 

 

A equipe pedagógica da unidade escolar escolheu falar sobre meio ambiente no projeto pedagógico de 2015 com o tema: “SOS Planeta – Responsabilidade Solidária”. A ideia surgiu diante da problemática que nosso planeta tem vivido como: enchentes, desmatamentos, falta de água e outras situações desagradáveis que têm afetado a vida no planeta.


A conscientização desses problemas pelos alunos é de extrema importância, uma vez que eles serão os multiplicadores das informações e precauções que devemos ter com o meio ambiente.


As ações do projeto têm sido realizadas diante da necessidade de conscientizar os alunos sobre os problemas existentes no planeta em que vivemos, enfatizando a importância de preservá-lo para termos uma vida saudável. E, ainda, projetar essa necessidade de preservação para o futuro saudável do nosso planeta.


No primeiro bimestre, as atividades se concentraram sobre a importância da água com o título “Desperdiçar água? Tô fora!”. As turmas pesquisaram, leram reportagens, conversaram sobre o assunto, e elaboraram cartazes que foram expostos na escola, mostrando o que foi pesquisado sobre o uso devido da água. Na culminância do projeto, houve a apresentação das atividades realizadas pelas turmas com a participação do projeto Escolas Sustentáveis do Consórcio Linha Sul 4 do Metrô.

 

Atividades realizadas com o tema água.

 

Produções dos alunos durante o primeiro bimestre.

 

Já no segundo bimestre, o tema foi “Meio Ambiente” e, mais uma vez, os alunos pesquisaram, leram, conversaram e produziram materiais interessantes sobre o assunto. Uma das ações foi a colocação de cartazes esclarecedores nos espaços da escola sobre o cuidado que devemos ter com a preservação do meio ambiente, inclusive para conhecimento e participação dos responsáveis.


Essa segunda etapa do projeto culminou com a apresentação das atividades realizadas por cada turma para os demais alunos da escola, com a participação do projeto Escolas Sustentáveis do Consórcio Linha Sul 4 do Metrô. Além disso, nos dias 9 e 10 de junho, houve a revitalização da horta da escola com plantio de mudas e flores.

 

Cartazes com informações sobre a preservação do meio ambiente.

 

Revitalização da horta escolar.

 

Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Azevedo Sodré, por propor um trabalho que ensine aos pequeninos os cuidados que precisamos ter com nosso planeta! Agradecimentos à professora Fátima Corrêa, que entrou em contato conosco, e enviou o material. Desejamos sucesso nessa caminhada!

 

O contato da Escola Municipal Azevedo Sodré é emsodre@rioeduca.net.

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share