
Sexta-feira, 31/07/2015
Subprojeto "Chaves e a Falta de Água"
Subprojeto "Chaves e a Falta de Água": segue o relato feito pela professora Raquel Silva Campos sobre a peça realizada pelos alunos do 6º Ano Experimental na Escola Municipal Professor Floriano de Brito, da 9ª CRE.
O Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade Escolar "Vivendo o presente e de olho no futuro" aborda questões ambientais. Surgiu, então, a ideia para o subprojeto a partir de um episódio do personagem Chaves, cujo tema era a falta de água na vila. Isso me despertou e me incentivou a criar a peça, porém, pensei em fazer dublado por conta do tempo de ensaio e da preservação da fala dos próprios personagens.
Meu primeiro passo foi a escolha dos personagens, através de um TESTE. Cada aluno interessado no personagem da turma do Chaves dramatizava um pedacinho, e os outros alunos escolhiam através da votação quem seria o vencedor, levando em conta alguns aspectos destacados, tais como: a dedicação, o interesse, entre outros.
Essa iniciativa contribuiu, no decorrer do mês, para uma dedicação especial no ESTUDO e no COMPORTAMENTO da turma. Em contrapartida, dediquei-me também em confeccionar as roupas dos personagens.
Chegado o dia da apresentação, e com a colaboração e a harmonia de todos, a organização planejada foi atingida, inclusive nos bastidores. Ao fim da apresentação, foram destacadas as formas de preservação da água, como chamar atenção para algumas atitudes demonstradas na peça, e o que não devemos copiar. Contamos também com a colaboração e presença dos responsáveis, que relataram estar muito contentes com o desempenho dos alunos na peça, destacando-se o fato de que alunos tímidos superaram o desafio e o cumpriram com total desinibição.
A apresentação contou com o apoio de toda a comunidade escolar. A duração da peça foi de aproximadamente 40 minutos e todos permaneceram concentrados até o final, inclusive os alunos da Pré-Escola. Concluo que podemos e devemos ensinar nossos alunos de diferentes formas, buscando e valorizando cada talento que está em nossas mãos.
Raquel Silva Campos
Parabéns aos alunos da Escola Municipal Professor Floriano de Brito pela apresentação da peça, pelo trabalho de equipe e pelo empenho na organização!
|


Sexta-feira, 31/07/2015
Projeto Ambienta Rio 2015
Em um mundo com recursos naturais escassos e com o meio ambiente em processo de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância. Essa ação pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos que ocorrem dentro do ambiente escolar voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta. Além de conhecimentos teóricos sobre o meio ambiente, a E. M. Odilon Braga desenvolveu práticas sustentáveis, a fim de gerar hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar, também, que a escola trabalhou para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por esses estudantes.
Equipe Odilon Braga.
Um Pouquinho da Odilon
Nos dias 16 e 17 de julho, a Escola Odilon Braga realizou a Jornada do Meio Ambiente e da Sustentabilidade dentro do projeto "Ambienta Rio 2105". Foram dois dias muito especiais e voltados para a Educação Ambiental. Tivemos a palestra do professor Alexandre Loureiro (Ciências), sobre "Tipos de energia e sustentabilidade" (dia 16), e do professor Jorge Mendes (Geografia), abordando o tema "Água, um recurso muito valioso" (dia 17).
9º ano da E. M. Odilon Braga.
Os alunos também assistiram ao filme "Os desligados", do projeto "Light nas Escolas", que abordou o assunto "Desperdício X Economia de Energia". Após as palestras, os alunos tiveram algumas opções de oficinas: Eletricidade, Dramatização, Confecção de Móbiles, Pintura com Guache, Dobraduras, Reciclagem e Jogo Eletro Clique. Nelas, puderam exercer sua criatividade, além de aprender se divertindo. Foi um grande sucesso! Texto enviado pela professora Luciane Lessa
9º ano da E. M. Odilon Braga.
Como podemos observar, medidas simples contra o desperdício e a preocupação em passar valores morais e éticos aos alunos transformaram a escola em um exemplo sustentável. O mais importante foi trabalhar com amor, seriedade e responsabilidade, perpassando pela solidariedade e pelo respeito não só em relação ao ambiente, mas também às pessoas. Se não houver o uso consciente desses recursos, nós poderemos, em um futuro próximo, sofrer as consequências das nossas atitudes abusivas de tal consumo. Dessa forma, garantir o futuro do planeta, das espécies e das novas gerações é responsabilidade de todos.
O diferencial da Escola Municipal Odilon Braga está em acreditar, praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos. Parabéns à família Odilon Braga pelo sucesso desse trabalho!
Escola Municipal Odilon Braga
Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCREanaaccioly@rioeduca.net
|


Sexta-feira, 31/07/2015
Informações da SEPDA
A SEPDA (Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais) divulga seus endereços de postos clínicos, locais para esterilizações, horários, telefone e informações adicionais.
ATENÇÃO
|


Sexta-feira, 31/07/2015
Descritores - 3º Bimestre

