
Sexta-feira, 03/07/2015
Caixas de Escritores Retratando a Literatura e Escritores da República Dominicana
O resgate da história da Escola República Dominicana e do seu bairro, sua identidade e suas perspectivas futuras foram os desafios enfrentados para que a professora da Sala de Leitura Menino Maluquinho Silvana Lima pudesse dar vida às Caixas de Escritores.
A Escola Municipal 05.15.059 República Dominicana, através da professora da Sala de Leitura Silvana Lima, desenvolveu o projeto "Caixas de Escritores". O trabalho surgiu de uma solicitação da 5º CRE: as escolas com nomes dos países latino-americanos deveriam retratar a literatura e/ou escritores desses países para que fossem apresentados no Salão do Livro e em exposição na própria CRE.
"O PPP 'República Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre...' propõe o resgate da história da nossa escola e do bairro, sua identidade atual e suas perspectivas futuras. Partindo do princípio que as turmas de 4º e 5º anos planejavam um estudo sobre a República Dominicana em vários aspectos, trabalhei na Sala de Leitura com alunos da turma 1502, através de pesquisa supervisionada na internet, o levantamento de dados sobre autores e dados literários”, relata a professora Silvana Lima.
Conheça mais a República Dominicana clicando aqui.
Texto enviado pela professora Regina Bizarro.
Marcus Mortati – Representante do Rioeduca na 5ª CRE
|


Sexta-feira, 03/07/2015
Alunos Egressos do PEJ
“Quando o caminho se fizer resistente, faça com resistência o caminho.”
Metodologia Entre Jovens O Entre Jovens - A tutoria melhorando o desempenho escolar é uma metodologia que nasceu visando a melhoria da qualidade do Ensino Médio em escolas da rede pública e hoje no Município do Rio de Janeiro, atende aos alunos do 9º ano.
Como funciona?
Quais as metas?
Equipe responsável:
Atribuições
O Estagiário “Entre Jovens”
Estrutura da Metodologia Entre Jovens na Escola Estrutura básica:
Metodologia - Valor do Amanhã e Estudar Vale A Pena Roda De Conversa:
Alguns alunos que passaram no ano de 2014 em concursos:
|


Quinta-feira, 02/07/2015
Educopédia: Grande Aliada no Processo de Ensino e Aprendizagem dos Alunos
No último Centro de Estudos, a Escola Professor Helton Álvares Veloso de Castro vestiu a camisa da EDUCOPÉDIA, mostrando que esse Recurso Educacional Aberto (REA) deve estar presente em nossas aulas por ser um grande colaborador na aprendizagem.
Em um primeiro momento, através de dinâmicas motivacionais, a professora Alexandra Maria Barros Nascimento buscou, na prática, mostrar a importância da Educopédia. Foi um sucesso! Professores participativos e bastante envolvidos.
Conhecendo um pouco mais sobre este ambiente de fácil navegação...
Momento para reflexão e estudo...
O que a Educopédia representa para você, professor?
#CRIATIVIDADE #PRATICIDADE #ESTÍMULO #LUDICIDADE #MOTIVAÇÃO #TRANSFORMAÇÃO #INCENTIVO #IMAGINAÇÃO #ADAPTAÇÃO #ENVOLVIMENTO
Com esta equipe não foi difícil atingir o objetivo principal de ampliar o conhecimento tecnológico para que, dessa maneira, tenhamos autonomia e segurança de escolher a melhor forma de trabalhar com nossos alunos! Vem com a gente! Vamos Educopediar!
Alexandra Maria Barros Nascimento
Parabéns à equipe da Escola Municipal Professor Helton Álvares Veloso de Castro!
|


Quinta-feira, 02/07/2015
Ensino de Programação de Computadores para Crianças e Jovens
Em 2013, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de um evento de incentivo ao estudo da Ciência da Computação. Nesse evento, o presidente fez um discurso direto, com forte apelo patriótico, afirmando que o conhecimento da ciência da computação “não é uma habilidade somente importante para o futuro do jovens, mas para o futuro do país”. Ele declarou que, “se quisermos um país que esteja na vanguarda, precisamos de jovens que dominem as ferramentas e a tecnologia, que mudarão o jeito de como fazemos as coisas”. Por fim, solicitou expressamente:
“Peço a você que se envolva. Não compre apenas um novo videogame, crie um. Não baixe um aplicativo. Ajude a desenvolvê-lo. Não apenas brinque em seu celular, mas programe-o.”
Por sua vez, a Inglaterra, de forma não muito diferente, passou também a incentivar o estudo da Ciência da Computação. A partir deste ano, 2015, o país inseriu no currículo das escolas públicas o ensino de programação de computadores para crianças a partir de 5 anos.
Mas por que tanto incentivo ao estudo da Ciência da Computação?
A resposta se encontra em um vídeo produzido pela CODE.ORG (entidade sem fins lucrativos que incentiva o estudo da programação com vídeos on-line gratuitos), no qual informa que um milhão dos melhores empregos dos Estados Unidos nos próximos anos não serão preenchidos, porque apenas uma entre dez escolas ensina programação.
E como fica o Brasil nesse contexto?
Ao contrário dos países citados, no Brasil o estudo da computação não é ainda incentivado. Além disso, as ofertas de emprego para programadores não são tão atrativas nem possuem altos salários.
No entanto, observando os acontecimentos em outros países, percebemos que o estudo da Ciência da Computação é uma tendência mundial e um caminho que não pode ser evitado.
E como nós, brasileiros, devemos atuar no presente momento?
A atuação, nesse momento, é um desafio a ser desvendado por nós, professores, pois o caminho está totalmente aberto.
Acredito que o início do processo de inserção dos nossos jovens nessa área deve ser a utilização de ferramentas que estão começando a ser disponibilizadas gratuitamente na internet por entidades que visam o incentivo ao estudo dessa nova ciência. A exemplo, vale a pena consultar o site do “code.org”. Nele há inúmeros vídeos gratuitos de entrevistas com programadores famosos que relatam suas próprias experiências, além de ensinar princípios básicos da programação. Para isso, basta digitar code.org em seu navegador predileto e preparar-se para se deliciar com o conteúdo.
Glaucia Lima é professora do Centro Cultural do Colégio Franco Brasileiro no “Curso de Programação de Games para Crianças e Jovens”, sendo formanda da Full Sail University no curso de “Game Arts”.
|

