
Quarta-feira, 01/07/2015
Com os Olhos nos Textos e com a Mão na Massa
Tornar o momento da leitura algo desejado é o que a professora Daiana Sena pensou ao criar o projeto "Com a Mão na Massa". Seus alunos estão provando que sua iniciativa está no caminho certo! Hoje ela compartilha sua experiência com o Rioeduca.
Professora Daiana Sena e sua turminha em Roda de Leitura na E. M. Raul F. Ryff.
Considerando que os estudantes estão inseridos numa sociedade onde circulam diferentes gêneros textuais, é função da escola prepará-los para ler, produzir e interpretar as informações presentes nos textos.
Por considerar que “Na escola, quem propõe a fantasia, quem estimula a imaginação da criança, é o professor, quando faz boas mediações, oferecendo textos literários com qualidade” (OLIVEIRA, 2010), reconhecemos que é papel do educador estimular o contato dos estudantes com obras que despertem a fantasia e que também promovam a reflexão acerca dos temas do cotidiano. Assim, busca promover a compreensão do papel da leitura na formação cultural e acadêmica.
Professora Daiana Sena lendo para a turma e seus alunos fazendo a leitura de encarte de jornais.
Na Escola Municipal Raul Francisco Ryff, a professora Daiana Sena de Souza procura estimular a leitura de seus alunos do 3º ano diariamente. A ideia é propor atividades lúdicas e dinâmicas construídas a partir de um texto lido coletivamente. Essa experiência tem levado as crianças a estabelecer conexões entre o que se lê e o que se vive, despertando nelas a imaginação e múltiplas aprendizagens. Sendo o 3º ano o período de consolidação da alfabetização, todo o empenho da professora em oferecer diferentes leituras torna-se um fator de fundamental importância para que os alunos consigam ler e sintam prazer em fazê-lo.
Alunos preparando biscoitinhos feitos a partir da leitura do livro: "Deliciosos Nutritivos e Feitos por Mim!".
"Dando continuidade ao trabalho já realizado dentro do espaço escolar com o incentivo à leitura e o contato com diferentes gêneros textuais, tais como receitas, cartas, letras de música e outros, foi pertinente aproveitarmos a oportunidade de visitar o 17º Salão do Livro FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - um espaço essencial para o desenvolvimento e formação do leitor. Tornar a leitura uma prática prazerosa e necessária, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, independente e criativo, é a proposta que trabalhamos." (Projeto "Com a Mão na Massa" - Professora Daiana Sena, E. M. Raul Francisco Ryff)
Alunos da E. M. Raul Ryff no Salão do Livro, em encontro com autor.
O Rioeduca parabeniza todos os projetos de incentivo à leitura que acontecem na cidade do Rio de Janeiro e, em especial, a professora Daiana Sena e seus alunos pelo projeto "Com a Mão na Massa".
* * *
Professor, entre em contato conosco e compartilhe seu trabalho!
Professora Neilda Silva Email: neildasilva@rioeduca.net Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1 Twitter: @Prof_Neilda
|

