
Segunda-feira, 27/07/2015
Escola Municipal República Dominicana Discute e Expõe Seu PPP 2015
Mostrando diligente organização, a Escola Municipal República Dominicana abre seu Projeto Político Pedagógico a considerações de sua comunidade escolar.
República: ontem, hoje, amanhã e sempre...
O projeto organizado e impresso.
O tema surgiu como sugestão dos professores no ano passado. Depois, foi se desenvolvendo nos centros de estudos semanais e, agora, no primeiro CEI de 2015, tomou forma pelas mãos da coordenadora Celma e de toda equipe pedagógica.
Objetivos:
As professoras trabalhando no PPP.
Texto adaptado do blog da Escola Municipal República Dominicana.
Contato da Escola: emdominic@rioeduca.net
Marcus Mortati - Representante Rioeduca na 5ªCRE
|


Segunda-feira, 27/07/2015
Projeto Meu Mundinho
A Escola Municipal Ricardo Brentani, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, fica localizada nas dependências da Cidade das Crianças Leonel Brizola, atendendo aproximadamente 480 alunos da Educação Infantil ao 6º ano.
Alunos desenvolvendo atividades de leitura e registro de conhecimento em cartazes.
Para a realização deste Projeto, a Unidade Escolar contou com as parcerias do Núcleo de Educação ambiental da 10ª CRE, Professor Álvaro e Secretaria de Meio Ambiente da Cidade (Plantio de Mudas de Árvore, compostagem e horta escolar adaptada), Biblioteca Rachel de Queiroz (Concurso de Poesias Rio 450 Anos), Usina Comunitária CSA (Peça Teatral: Homem de Aço), Parque da Cidade das Crianças (visitas guiadas), Instituto Boto Cinza, SMDS (CRAS Maria Clara Machado), SMS (Palestra sobre Bullyng) e Planetário da Cidade das Crianças.
Livros da Coleção “Meu Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Cada turma trabalhou um tema da coleção através de cartazes, debate, listas de iniciativas para um mundo melhor, campanha da paz, dobraduras e reciclagem.
• Sala Temática Mundo Verde: Contando Histórias sobre o Meio Ambiente (As turmas visitaram a sala temática, onde puderam vivenciar um mundo de fantasias e cheio de atitudes para preservação da natureza).
• Exposição dos Trabalhos • Visita Guiada com os Professores no Parque da Cidade das Crianças • Parceria: Núcleo de Educação ambiental da 10ª CRE, desenvolvendo em conjunto com a escola: Horta Escolar Adaptada, Plantio de Árvores, Noções de Reciclagem Orgânica (Compostagem), Projeto Abraçando o Boto Cinza.
Livros Trabalhados:
Alunos construindo cartazes e desenvolvendo a interpretação das leituras trabalhadas.
Cartazes desenvolvidos pelos alunos.
Alunos na culminância do projeto, apresentando os trabalhos.
Equipe de Gestão e Coordenação
Escola Municipal Ricardo Brentani: embrentani@rioeduca.net
Parabéns aos Gestores!
|


Sexta-feira, 24/07/2015
Meio Ambiente: Eu Amo, Eu Cuido!
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Eugênia de Almeida Azevedo, da 9ª CRE, realizou uma exposição com os trabalhos de seus alunos, abordando o tema “Meio ambiente: eu amo, eu cuido!”
Em 26 de junho, com base em seu Projeto Pedagógico “A arte da literatura infantil como instrumento na reflexão da sustentabilidade – ouvir, imaginar e criar... sempre cuidando do planeta”, o EDI Professora Eugênia de Almeida Azevedo realizou a 2ª Mostra Cultural com os trabalhos realizados pelos pequenos sob a orientação dos educadores. A 2ª Mostra Cultural foi a conclusão dos trabalhos realizados no 2º bimestre cujo tema central foi “Meio ambiente: eu amo, eu cuido!” Esse tema foi pensado por toda a comunidade escolar, levando em consideração a urgência de refletir sobre o cuidado com o meio ambiente, a necessidade do consumo responsável e a tecnologia que avança cada dia mais rapidamente. Verificamos a necessidade de trazermos para nossos pequenos, suas famílias, assim como para toda a comunidade escolar, conceitos sobre sustentabilidade e responsabilidade social, resgatando, ao mesmo tempo, o prazer da leitura. Nossos pequenos e suas famílias amaram a ideia de transformar o que ia para o lixo em material lúdico. A avaliação dos trabalhos realizados no 2º bimestre teve resultado bastante positivo, pois vimos que toda a comunidade escolar mostrou-se envolvida com o projeto. Todos nós fazemos parte deste mundinho! Precisamos cuidar dele com responsabilidade. As turmas da pré-escola passearam pelo EDI prestigiando os trabalhos dos colegas de outras turmas.
Lindos macacos feitos com caixas de leite que iriam para o lixo. Nossos pequenos ficaram muito orgulhosos com suas produções!
Os pequenos do berçário levando as plantinhas que seriam usadas na exposição para tomar sol. As sementeiras foram feitas reutilizando os fundos de garrafas pet e suas tampas. É o lixo ganhando vida!
Recadinho das turmas da pré-escola: “É tempo de reciclar! Nosso planeta merece!”
Os responsáveis prestigiando a exposição. Nós, educadores e todos do EDI, ficamos agradecidos com a confiança e a visita ao evento, que foi produzido com muito carinho e atenção.
Nossos pequenos leitores!
Nosso recado: “Vamos cuidar do mundo”!
Parabenizamos a equipe e os alunos do EDI Professora Eugênia de Almeida Azevedo pela bela exposição.
Contato com a U.E. pelo telefone 3316-0197 ou pelo e-mail edipazevedo@rioeduca.net.
|


Sexta-feira, 24/07/2015
Shakespeare na Escola Clotilde Guimarães
Shakespeare é o autor mais citado na história da língua inglesa, e muitos de seus neologismos já estão marcados não só no nosso cotidiano, como também em outras línguas. Fato que o torna mais próximo, ou Íntimo, ou seja, algo que o torna a escolha perfeita para o trabalho realizado em sala de aula.
“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” Willian Shakespeare
O conteúdo de Literatura na aula de Língua Estrangeira possibilita ao aluno o reconhecimento e o entendimento da diversidade linguística e cultural, engajando-o discursivamente. Assim, ele pode construir significados criticamente em relação ao mundo em que vive.
Grupo do 9º ano atuando.
Em qualquer idioma, o texto literário é um excelente recurso. Por meio da Literatura é possível promover reflexões sobre questões de poder e de ideologias dominantes presentes na sociedade. Isso auxilia na formação de um indivíduo crítico capaz de construir significados, respeitar e conhecer culturas diferentes.
O Projeto Reading Shakespeare da E. M. Clotilde Guimarães
Grupo do 9º ano após encenar.
"Os alunos do nono ano leram obras de Shakespeare, e fizeram pesquisa sobre o vestuário e cenário das histórias, tendo que representar um pequeno trecho de sua obra. Com uma única obrigatoriedade: um dos personagens teria que ter uma fala em inglês", declara a professora Gisele, da E. M. Cotilde Guimarães. O domínio social enriquece os alunos enquanto seres humanos, tornando-os mais críticos, mais conscientes do mundo e, consequentemente, tornando o ensino de línguas mais significativo. Além disso, amplia as possibilidades de discussões histórico-culturais e de recursos para compreensão da humanidade, permitindo aos alunos ressignificarem seu conhecimento dos outros e de si mesmos.
Parabéns, alunos, professora Gisele e demais membros da escola, por garantir o acesso às diferentes culturas e seus clássicos para as nossas crianças!
Escola Municipal Clotilde Guimaraes
Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE anaaccioly@rioeduca.net
|

