A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Segunda-feira, 27/07/2015

Escola Municipal República Dominicana Discute e Expõe Seu PPP 2015

Tags: 5ªcre, ppp.

 

 

 

Mostrando diligente organização, a Escola Municipal República Dominicana abre seu Projeto Político Pedagógico a considerações de sua comunidade escolar.

 

República: ontem, hoje, amanhã e sempre...

O projeto organizado e impresso.

 

O tema surgiu como sugestão dos professores no ano passado. Depois, foi se desenvolvendo nos centros de estudos semanais e, agora, no primeiro CEI de 2015, tomou forma pelas mãos da coordenadora Celma e de toda equipe pedagógica.


Face à nova comunidade escolar, formada essencialmente por jovens recém chegados à unidade, sentiu-se a necessidade de resgatar a identidade da escola através do conhecimento da sua história e transformações enriquecedoras pelas quais passou. Retrata o passado, o presente, delimitando uma identidade e planejando a escola que se deseja no amanhã. Ampliando assim a visão de futuro dos alunos que, na sua maioria, têm inspirações imediatistas.

 

Objetivos:

  • Descobrir a identidade da escola, resgatando e reconstruindo todo o patrimônio, e valorizando todas as manifestações culturais já existentes;
     
  • Despertar o sentimento cívico sobre a escola e nosso país;
     
  • Criar um arquivo de fotos, documentos, objetos e depoimentos sobre a história da escola;
     
  • Promover a integração de toda a comunidade escolar.

As professoras trabalhando no PPP.

 


Como foi desenvolvido:

  • Planejando o 1º Subprojeto: "Meu passado, minha história...";
  • Conhecimento e estudo da história da escola e das transformações pelas quais passou;
  • Cada grupo e professores, separados por anos de ensino, planejaram os rumos desse primeiro subprojeto que será trabalhado;
  • 1º e 2º ano - Identidade (turma, escola, funcionários, espaço físico);
  • 3º ano - A escola e o bairro (história, localização, ruas, pontos de referências);
  • 4º, 5º ano e Acelera - História do nome da escola, localização do país que deu o nome à escola, símbolos da escola (bandeira, hino), história das sedes da escola.


Texto adaptado do blog da Escola Municipal República Dominicana.

 

Contato da Escola: emdominic@rioeduca.net

 

Marcus Mortati - Representante Rioeduca na 5ªCRE
marcusmortati@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/07/2015

Projeto Meu Mundinho

Tags: 10ªcre.

 

 

 

 

A Escola Municipal Ricardo Brentani, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, fica localizada nas dependências da Cidade das Crianças Leonel Brizola, atendendo aproximadamente 480 alunos da Educação Infantil ao 6º ano.

 


A Unidade Escolar foi construída recentemente, há cerca de três anos, visando o melhor atendimento para os alunos do bairro Jesuítas e Palmares.


Dentre os muitos projetos desenvolvidos pela unidade, o que se destacou no 2º bimestre foi o Projeto “Meu Mundinho”, que tinha como temas transversais: Valores Éticos, Morais, e de Consciência Ambiental, exercendo a Cidadania Crítica - cada vez mais necessária para uma sociedade mais igualitária e consciente.


O projeto aconteceu no mês de junho, englobando todos os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre, tendo como objetivo principal desenvolver atividades que mobilizassem iniciativas de preservação do Meio Ambiente, fazendo-os refletir sobre valores fundamentais.

 

 

Alunos desenvolvendo atividades de leitura e registro de conhecimento em cartazes.

 

Para a realização deste Projeto, a Unidade Escolar contou com as parcerias do Núcleo de Educação ambiental da 10ª CRE, Professor Álvaro e Secretaria de Meio Ambiente da Cidade (Plantio de Mudas de Árvore, compostagem e horta escolar adaptada), Biblioteca Rachel de Queiroz (Concurso de Poesias Rio 450 Anos), Usina Comunitária CSA (Peça Teatral: Homem de Aço), Parque da Cidade das Crianças (visitas guiadas), Instituto Boto Cinza, SMDS (CRAS Maria Clara Machado), SMS (Palestra sobre Bullyng) e Planetário da Cidade das Crianças.


Atividades Desenvolvidas:


Roda de Leitura:

Livros da Coleção “Meu Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. 

Cada turma trabalhou um tema da coleção através de cartazes, debate, listas de iniciativas para um mundo melhor, campanha da paz, dobraduras e reciclagem.

 

Sala Temática Mundo Verde:

Contando Histórias sobre o Meio Ambiente (As turmas visitaram a sala temática, onde puderam vivenciar um mundo de fantasias e cheio de atitudes para preservação da natureza).

 

Exposição dos Trabalhos

Visita Guiada com os Professores no Parque da Cidade das Crianças

Parceria:

Núcleo de Educação ambiental da 10ª CRE, desenvolvendo em conjunto com a escola: Horta Escolar Adaptada, Plantio de Árvores, Noções de Reciclagem Orgânica (Compostagem), Projeto Abraçando o Boto Cinza.

 

Livros Trabalhados

  • O Mundinho; 
  • O mundinho de boas atitudes; 
  • O Mundinho azul; 
  • De olho na Mata Atlântica; 
  • Os Conselhos do Lobinho; 
  • O Livro do Planeta Terra; 
  • Um Mundinho para Todos; 
  • Um Mundinho Sem Bullyng; 
  • De olho na Amazônia; 
  • Raio de Sol;
  • Coleção Meio Ambiente; 
  • Coleção Meu Mundinho.

 

Alunos construindo cartazes e desenvolvendo a interpretação das leituras trabalhadas.

 

Cartazes desenvolvidos pelos alunos.

 

Alunos na culminância do projeto, apresentando os trabalhos.



Neste primeiro semestre, foi muito interessante e prazeroso vermos alunos, professores, funcionários, comunidade escolar e equipe de gestão e coordenação envolvidos no projeto. Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação! Englobar o projeto Meu Mundinho ao nosso Projeto Político Pedagógico, “Cidadania – Um Exercício de Valores”, foi uma experiência enriquecedora e emocionante, pois reforçamos valores fundamentais para o real exercício de cidadania. Continuaremos no segundo semestre com mais atividades e projetos.”
 

Equipe de Gestão e Coordenação

 

 

Escola Municipal Ricardo Brentani:

embrentani@rioeduca.net

 

Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Comunidade Escolar!


Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/07/2015

Meio Ambiente: Eu Amo, Eu Cuido!

Tags: 9ªcre, meioambiente, edi.

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Eugênia de Almeida Azevedo, da 9ª CRE, realizou uma exposição com os trabalhos de seus alunos, abordando o tema “Meio ambiente: eu amo, eu cuido!”

 

Em 26 de junho, com base em seu Projeto Pedagógico “A arte da literatura infantil como instrumento na reflexão da sustentabilidade – ouvir, imaginar e criar... sempre cuidando do planeta”, o EDI Professora Eugênia de Almeida Azevedo realizou a 2ª Mostra Cultural com os trabalhos realizados pelos pequenos sob a orientação dos educadores.

A 2ª Mostra Cultural foi a conclusão dos trabalhos realizados no 2º bimestre cujo tema central foi “Meio ambiente: eu amo, eu cuido!”

Esse tema foi pensado por toda a comunidade escolar, levando em consideração a urgência de refletir sobre o cuidado com o meio ambiente, a necessidade do consumo responsável e a tecnologia que avança cada dia mais rapidamente.

Verificamos a necessidade de trazermos para nossos pequenos, suas famílias, assim como para toda a comunidade escolar, conceitos sobre sustentabilidade e responsabilidade social, resgatando, ao mesmo tempo, o prazer da leitura. Nossos pequenos e suas famílias amaram a ideia de transformar o que ia para o lixo em material lúdico.

A avaliação dos trabalhos realizados no 2º bimestre teve resultado bastante positivo, pois vimos que toda a comunidade escolar mostrou-se envolvida com o projeto. Todos nós fazemos parte deste mundinho! Precisamos cuidar dele com responsabilidade.

As turmas da pré-escola passearam pelo EDI prestigiando os trabalhos dos colegas de outras turmas.

 

 

Lindos macacos feitos com caixas de leite que iriam para o lixo. Nossos pequenos ficaram muito orgulhosos com suas produções!

 

 

Os pequenos do berçário levando as plantinhas que seriam usadas na exposição para tomar sol. As sementeiras foram feitas reutilizando os fundos de garrafas pet e suas tampas. É o lixo ganhando vida!

 

 

Recadinho das turmas da pré-escola: “É tempo de reciclar! Nosso planeta merece!”

 

 

Os responsáveis prestigiando a exposição. Nós, educadores e todos do EDI, ficamos agradecidos com a confiança e a visita ao evento, que foi produzido com muito carinho e atenção.

 

 

Nossos pequenos leitores!

 

 

Nosso recado: “Vamos cuidar do mundo”!

 

 

Parabenizamos a equipe e os alunos do EDI Professora Eugênia de Almeida Azevedo pela bela exposição.

 

Contato com a U.E. pelo telefone 3316-0197 ou pelo e-mail edipazevedo@rioeduca.net.


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/07/2015

Shakespeare na Escola Clotilde Guimarães

Tags: 2ªcre. inglês.

 

 

 

 

Shakespeare é o autor mais citado na história da língua inglesa, e muitos de seus neologismos já estão marcados não só no nosso cotidiano, como também em outras línguas. Fato que o torna mais próximo, ou Íntimo, ou seja, algo que o torna a escolha perfeita para o trabalho realizado  em sala de aula.

 

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” 

Willian Shakespeare

 

O conteúdo de Literatura na aula de Língua Estrangeira possibilita ao aluno o reconhecimento e o entendimento da diversidade linguística e cultural, engajando-o discursivamente. Assim, ele pode construir significados criticamente em relação ao mundo em que vive.

 

Grupo do 9º ano atuando.

 

Em qualquer idioma, o texto literário é um excelente recurso. Por meio da Literatura é possível promover reflexões sobre questões de poder e de ideologias dominantes presentes na sociedade. Isso auxilia na formação de um indivíduo crítico capaz de construir significados, respeitar e conhecer culturas diferentes.

 

O Projeto Reading Shakespeare da E. M. Clotilde Guimarães

 

Grupo do 9º ano após encenar.

 

"Os alunos do nono ano leram obras de Shakespeare, e fizeram pesquisa sobre o vestuário e cenário das histórias, tendo que representar um pequeno trecho de sua obra. Com uma única obrigatoriedade: um dos personagens teria que ter uma fala em inglês", declara a professora Gisele, da E. M. Cotilde Guimarães.

O domínio social enriquece os alunos enquanto seres humanos, tornando-os mais críticos, mais conscientes do mundo e, consequentemente, tornando o ensino de línguas mais significativo. Além disso, amplia as possibilidades de discussões histórico-culturais e de recursos para compreensão da humanidade, permitindo aos alunos ressignificarem seu conhecimento dos outros e de si mesmos.

 

Parabéns, alunos, professora Gisele e demais membros da escola, por garantir o acesso às diferentes culturas e seus clássicos para as nossas crianças!

 

Escola Municipal Clotilde Guimaraes
Av. Postal, 49 - Ramos Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2260-6042

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)