A A A C
email
Retornando 65 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Quarta-feira, 22/07/2015

Projeto Água

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

A Escola  Municipal Gastão Monteiro Moutinho mergulhou fundo na informação, e estudou sobre variados aspectos que cercam o tema ÁGUA.

 

Atenta aos problemas e à necessidade de mudança de hábitos, a E. M. Gastão Monteiro levantou questionamentos, estimulou a curiosidade, motivou a pesquisa, e promoveu experiências que, certamente, as crianças da unidade escolar levarão em sua memória.

 

Nada melhor do que assimilar conteúdos através da prática educativa! Toda a escola foi envolvida no projeto, e cada segmento ficou responsável por estudar um aspecto do assunto.

 

A culminância aconteceu com a exposição dos trabalhos no corredor da escola em um dia de visitação especial dos responsáveis e de toda comunidade escolar. Os alunos puderam falar e transferir todo o conhecimento adquirido, além de contarem com a participação dos responsáveis na votação do concurso de imagens e na produção de textos.

Abaixo, podem ser observados os conteúdos abordados e, nas postagens do blog da UE, a explicação de como tudo foi acontecendo.

 

Educação Infantil: higiene.

 

 

Educação Infantil: porta-escova de dente feito com material reciclado.

 

1º ano e Projeto Tamar: a despoluição das águas para a manutenção das espécies.

 

2º ano: germinação.

 

3º ano: o ciclo da água e seus estados.

 

              4º ano: crise hídrica e energética.

 

A Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho agradece aos responsáveis pela presença, aos professores pelo comprometimento e aos alunos pela motivação em aprender. A equipe continua firme, acreditando na parceria escola-comunidade.

 

 

Parabéns, equipe e alunos, pelo lindo trabalho realizado!

 

Acesse o blog da escola, e conheça mais detalhes desse projeto e de outros:

http://www.emgastao.blogspot.com.br/

Contato da escola:

emmoutinho@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/07/2015

Visita do Cônsul da Holanda

Tags: 11ªcre, consul.

 

 

 

No dia 2 de Julho, a Escola Municipal Holanda, localizada na Ilha do Governador, teve a honra de receber o cônsul da Holanda. Confira!

 

 

O cônsul da Holanda com a sua comitiva, a Subsecretária de Ensino Sra. Jurema Holperin e o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura Ministro Laudemar Aguiar, compareceram ao evento realizado pela unidade escolar em homenagem à Holanda.

 

 

A visita incluiu um dia de apresentações, dança e workshops. Os alunos até cantaram o hino nacional da Holanda em holandês!

 

Hora do hino nacional da Holanda.

 

Uma fonte de inspiração para os nossos alunos foi Davi, jovem com história admirável, que estudou na Holanda com apoio de ONG "Living Your Dream". Hoje em dia, além de ter adotado e de cuidar dos irmãos mais novos, Davi trabalha durante o dia e estuda à noite. Ele incentivou as crianças contando sobre sua a vida na Holanda e a importância de continuar na escola.

Traje de dança típica holandesa X Garota de Ipanema.

 


Como sempre, contamos com a equipe da 11ª CRE, nossa querida coordenadora Tania Bendas, Ana Paula Pinto e Daiene, aquelas que acompanham nossa escola e a equipe da GED: Stella, Maria de Loures, Rose e Ana Cláudia, e os que auxiliam nosso trabalho pedagógico, contribuindo muito para o crescimento da nossa escola.

 

Momentos do cônsul na escola: vídeo sobre a Holanda X Brasil, foto com a equipe e presente da turma.

 

 

Um dia especial que ficará sempre na nossa memória e na de nossos alunos!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Ligue pra escola:

Diretora: Regina Helena

Telefone: 3353-9933

E-mail: emholanda@rioeduca.net

 

 

Parabéns à equipe da Escola Municipal Holanda, por tornar possível esse encontro maravilhoso, em que se fez presente o respeito e a troca de experiências entre culturas!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/07/2015

Circuito Cultural da Cidadania na 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

 

De forma divertida, os alunos da Escola Espiridião Rosas aprendem questões ligadas ao Consumo Consciente através do Projeto Circuito Cultural da Cidadania.


Localizada no bairro da Caju, Zona Portuária do Rio, a E. M. Espiridião Rosas atende alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

 

Com foco nas crianças de 6 a 12 anos, o Circuito Cultural da Cidadania visitará até outubro diversas escolas da rede pública municipal. No mês de junho, a Escola Espiridião Rosas foi contemplada com ações do Projeto "Circuito Cultural da Cidadania", ofertado pela Extensividade.

 


Através de uma forma lúdica, divertida, o projeto estabelece um modo diferente de lidar com a questão do consumo, sem tirar a seriedade do tema.

 

 

Crianças e profissionais da escola ficaram encantados com o projeto, que foi de grande relevância no desenvolvimento da Consciência Crítica em relação às questões e relações de consumo consciente e sustentável.

 


Essa foi uma entre as diversas açoes que são desenvolvidas na E. M. Espidirião Rosas.

 


 

Que conhecer um pouco mais da escola?

Você pode fazer uma visita ao blog da unidade clicando no link a seguir:

http://marechalespiridiaorosas.blogspot.com.br.

Se preferir, entre em contato através do telefone 3895-8578 ou pela e-mail:

emmrosas@rioeduca.net

 

 

Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 


Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970


COMENTE E COMPARTILHE


 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/07/2015

I Simulado Entre Jovens - PEJ

Tags: 6ªcre, pej.

 

 

 

 

No da 11 de julho, a Gerência de Educação da 6ª CRE realizou um simulado com os alunos do Projeto Entre Jovens da Escola Alberto José Sampaio. Vamos acompanhar como tudo aconteceu?

 

O projeto Entre Jovens é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Unibanco. Ele tem por objetivo equacionar algumas dificuldades específicas de aprendizagem de jovens do 9º ano da rede municipal de ensino.

 

Por meio de uma tutoria, ministrada por universitários dos cursos de licenciatura de Língua Portuguesa e Matemática, são revistos conceitos de séries anteriores que não foram assimilados pelos alunos, e que são importantes para um bom desempenho no ensino médio.

 

Para ajudar os alunos a perceber seus pontos fortes e fracos, além de, é claro, prepará-los psicologicamente para uma prova longa, com bastante leitura, e que exige concentração ao máximo, a Gerência de Educação da 6ª CRE criou o Simulado Entre Jovens.

 

Equipe de fiscais do I Simulado Entre Jovens.

 

O I Simulado Entre Jovens ficou a cargo da professora Mariana Belo, supervisora pedagógica do projeto na 6ª CRE. Ela contou com a parceria, dedicação e excelência dos estagiários nos momentos de planejamento e execução do simulado.

 

Ele foi aberto a todos os alunos do 9º ano da E. M. Alberto José Sampaio, na Pavuna, e aos alunos do Projeto Entre Jovens dessa Unidade de Ensino. As inscrições foram realizadas no período do 19 a 30 de junho. O pagamento da taxa de inscrição foi feito através da doação de 1kg de alimento não perecível.

 

O simulado aconteceu no dia 11 de julho, na própria escola, e foi composta por uma redação e quarenta questões objetivas do tipo múltipla escolha, sendo: 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. As provas tiveram início às 9 horas e duração de 4 horas.

 

Alunos do projeto Entre Jovens fazem a simulação de um concurso público.

 

O desempate, em caso de notas finais coincidentes, será feito levando-se em conta, sucessivamente: a maior nota na prova de redação; a maior quantidade de acertos na prova de Língua Portuguesa e a maior quantidade de acertos na prova de Matemática. Caso o empate persista, a vantagem será do candidato de maior idade.

 

O nervosismo e a ansiedade dos alunos eram evidentes, mas com a atenção e carinho que receberam de todos os envolvidos na organização do simulado, o clima foi ficando tranquilo e as crianças realizaram a prova muito confiantes do sucesso.

 

Alunos realizam a prova do Simulado Entre Jovens.

 

Os alunos e a equipe do Projeto Entre Jovens da 6ª CRE não veem a hora dos resultados serem divulgados, pois terão uma amostra daquilo que se deve estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção e do que já é de domínio de cada um.

 

Assim que o resultado final do simulado for concretizado, divulgaremos aqui a cerimônia de premiação e o ranking dos alunos. Mas essa é uma outra história... Tenho certeza de que você não vai querer perder! Fique ligado no nosso blog!

 

Professor Bruno (diretor da escola), professoras Selma  (acompanhante do projeto na 6ª CRE), Kátia (gerente de educação da 6ª CRE) e Mariana Belo (supervisora pedagógica do projeto na 6ª CRE).

 

Para finalizar, queremos parabenizar toda equipe do projeto Entre Jovens da 6ª CRE e a Gerência de Educação dessa coordenadoria, pela iniciativa e parceria nessa experiência inovadora e significativa para os nossos jovens. 

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a Gerência de Educação da 6ª CRE!
Rua dos Abacates, s/n.º – Deodoro
Telefone: 2457-0017 / 0023
E-mail:gedcre06@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

>


   
           



Yammer Share