A A A C
email
Retornando 43 resultados para o mês de 'Julho de 2016'

Terça-feira, 19/07/2016

Revista Carioca de Educação Pública - 1ª Edição

Tags: revista, recep, crep-at, epf.

 

 

Acesse a revista clicando na imagem

 

A Revista Carioca de Educação Pública, publicação eletrônica quadrimestral, editada pela Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire e pelo Centro de Referência da Educação Pública do Rio de Janeiro, define-se como um periódico que se dedica à Educação Pública em geral e, em particular, à Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro; à entrevistas com personalidades da Educação Pública; à publicação de artigos, resultantes de atividades de pesquisa do(a) professor(a) e do(a) gestor(a) público(a) da Educação Pública Carioca e também se propõe a disseminar boas práticas pedagógicas que tiveram êxito e enriqueceram a Educação Pública Carioca.

 


 

Centro de Referência da Educação Pública
da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira

Tel.: 2253-1050

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/07/2016

Geografia com (vida)

Tags: 5ªcre, geografia, educação.

 


   

 


    A vida cotidiana é muito importante e deve ser trabalhada no processo ensino-aprendizagem, pois é nela que o indivíduo constrói um sentido da vida e dá maior ou menor consciência de nossa identidade. Quantas vezes nossos alunos se questionaram sobre o que tem a ver o que eles aprendem na escola com o dia-a-dia deles? Por que desprezar as experiências, ações, as práticas da vida quando estas podem potencializar o ensino e a aprendizagem na escola?

 

 

Assim, pensando em questões como essas e destacando a importância da interação da vida cotidiana com os processos de ensino e a aprendizagem na escola, a professora Vanessa Amiccuci, que leciona geografia na Escola Municipal 05.14.023 Gaspar Vianna, elaborou um projeto multidisciplinar junto com os professores de história Rogério Basile e Wainer Rodrigues. O objetivo foi realizar com as turmas de 8º e 9º anos um momento dentro do ambiente escolar em que eles pudessem verificar a integração entre a vida cotidiana e a escolar. O projeto contou com o apoio das gestoras Viviane Bianchi (diretora), a adjunta Selma de Barros e a Coordenadora Pedagógica Daniele Gomes.


O Projeto, GEOGRAFIA COM (VIDA), buscou uma atividade englobando a multidisciplinaridade entre os conteúdos históricos e geográficos, trazidos na fala de professores convidados para participar de uma mesa redonda, onde os mesmos fizeram uma breve apresentação de suas ideias, baseados nos questionamentos trazidos em sala pelos próprios discentes sobre a atual situação político-econômica em que se encontra nosso país. Questionamentos sobre a Presidente Dilma Rousseff, o impeachment, as eleições, a política brasileira, entre outros, foram extremamente relevantes para o êxito dessa atividade.


A seguir, as etapas do Projeto GEOGRAFIA COM (VIDA), que teve uma duração de duas semanas e foi realizado no dia 20 do mês de maio de 2016:

 

Etapas


1- Os alunos realizaram trabalho de recorte e colagem com reportagens que mostraram a ligação entre geografia e os fatos cotidianos, inclusive os políticos;

 

 

2- Os alunos fizeram um apanhado de questões sobre suas dúvidas acerca do que veem e ouvem no dia a dia;

 

 

 

3- Dois professores convidados, Rogerio e Wainer, mediados pela professora de geografia, fizeram a exposição histórica acerca do sistema político brasileiro englobando os assuntos citados pelos alunos;


4- A atividade foi finalizada com uma rodada de perguntas feitas pela plateia para os referidos convidados.
 

 

Parabéns a todos os envolvidos no planejamento, execução e participação nesse trabalho de excelência, que visa expandir os horizontes dos nossos alunos, despertando-os para uma compreensão mais profunda do mundo em que vivemos e relacionando as vivências dos educandos com os “saberes acadêmicos”, tão importantes para a formação e para a construção da consciência do ser humano, fazendo-os agir com mais responsabilidade na nossa sociedade.

 

Para saber mais sobre a escola


Gaspar de Oliveira Vianna, médico e cientista paraense, nasceu em Belém a 11 de maio de 1885. Foi aluno do antigo Liceu Paraense, hoje Colégio Estadual Paes de Carvalho. Estudou Medicina no Rio de Janeiro, pois àquela época não existia ainda uma Faculdade de valor, versando sobre temas de Histologia, Histopatologia, Parasitologia, Micologia, Dermatologia e Terapêutica. Foi ele quem esclareceu, aos 23 anos de idade, as alterações anátomo-patológicas da então recém-descoberta doença de Chagas. Aos 27 descobriu a cura das leishmanioses, contribuindo para a salvação de milhões de vidas, em quatro dos continentes do globo, pelo que é considerado UM DOS MAIORES BENFEITORES DA HUMANIDADE. Genial e incansável, em menos de seis anos de exercício da profissão publicou 22 trabalhos científicos de inestimável valor. 

Não é grande orgulho a Escola Municial 05.14.023 Gaspar Vianna trazer o nome deste médico exemplar como patrono?


A escola municipal Gaspar Vianna está localizada no Bairro Araújo em Irajá, conta com atendimento desde a Educação Infantil até o 9º ano e prima por uma educação de qualidade, busca permanente dos gestores e dos professores dessa unidade escolar.


Desenho do aluno Patrick Rosemberg em 18/05/2011 – foto de Gaspar Vianna

 

A escola:


E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna
Rua Heron Domingues 122, Irajá - 21230-420
emvianna@rioeduca.net
3372-5041 3372-5665
http://emgasparvianna.blogspot.com.br/

 

 


 

 

                                    

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/07/2016

Seminário PSE Carioca

Tags: pse, seminário, autocuidado.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO – PSE CARIOCA

TEMA: CARIOCA SAUDÁVEL, CARIOCA SUSTENTÁVEL

DATA: 20 DE JULHO DE 2016
HORÁRIO: 8h
LOCAL: SULAMÉRICA

 

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação de Experiências Exitosas por NSEC’s

Vídeo de abertura

  • NSEC 1 – (1ª CRE, CAP 1, 1ª CDS)
     
  • NSEC 2 – (2ª CRE, CAP 2.1, CAP 2.2, 2ª CDS)
     
  • NSEC 3 – (3ª CRE, CAP 3.2, 3ª CDS)
     
  • ALONGAMENTO
     
  • NSEC 4 – (4ª CRE, CAP 3.1, 4ª CDS)
     
  • NSEC 4 – (11ª CRE, CAP 3.1, 4ª CDS)


9h30 – Conferência com Dra. Inês Rugani (UERJ)– Tema: Comida de Verdade

10h30 – (SMS – SME – SMDS)

10h50 – Apresentação de Experiências Exitosas por NSEC’s

  • NSEC 5 – (5ª CRE, CAP 3.3, 5ª CDS)
     
  • NSEC 6 – (6ª CRE, CAP 3.3, 6ª CDS)
     
  • NSEC 7 – (7ª CRE, CAP 4, 7ª CDS)
     
  • BRINCANDO COM AS EMOÇÕES
     
  • NSEC 8 – (8ª CRE, CAP 5.1, 8ª CDS)
     
  • NSEC 9 – (9ª CRE, CAP 5.2, 9ª CDS)
     
  • NSEC 10 – (10ª CRE, CAP 5.3, 10ª CDS)

 

12h – Encerramento

 


Acesse o convite e o formulário de inscrição clicando na imagem.

 

SOBRE AS VAGAS PARA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DE CADA SECRETARIA NO SEMINÁRIO :

 

Saúde - 60 vagas (5 para cada CAP + 10 Nível Central da SMS)

Educação - 180 vagas - 15 para cada CRE (Coordenadores, Gerentes, representantes de NSEC, CP, diretores de Escolas, professores e outros) + 15 Nível Central da SME

Desenvolvimento Social - 60 vagas (1 para cada CRAS + 1 para cada CDS + 3 Nível Central)

 

E as inscrições se encerrarão ao atingir o limite das vagas.

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/07/2016

Informativo Multirio - 18 de julho

Tags: multirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Fazer compras na internet mudou seus hábitos?

Nesta terça (19), Interconectados discute como os negócios digitais têm afetado o comportamento das pessoas na hora das compras. Com a participação de um empreendedor digital, o programa destaca as mudanças provocadas pelo comércio na rede, principalmente em relação ao futuro das lojas físicas e sua concorrência com as lojas on-line. Também na pauta, dicas de como se prevenir de perigos nas transações na internet e como investir no negócio virtual. Acompanhe às 11h, 15h, 19h e 23h, pela Web Rádio.

Videoaulas de matemática na web

A segunda temporada de Tempo de Estudar, da MultiRio, já pode ser assistida na internet. As videoaulas estão disponíveis tanto na Videoteca do Portal quanto no canal da empresa no YouTube. Apresentada pelo professor Heitor Oliveira, da Rede Municipal, a série apresenta novos conteúdos sobre Álgebra e Geometria para o 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os assuntos abordados estão juros simples, juros compostos, números reais e plano cartesiano. A produção é uma parceria da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Rio é recordista brasileiro de arte a céu aberto

Graças à proeminência histórica da cidade, esculturas, monumentos, murais e até grafite formam a maior coleção de arte pública do país. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share