A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Julho de 2016'

Terça-feira, 26/07/2016

Esporte e AutoCuidado

Tags: 1ªcre, pse, projetos.

 

 

 

Professora usa Valores Olímpicos no trabalho do Mês do Autocuidado, ação anual do Programa Saúde na Escola.

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Floriano Peixoto vem, ao longo dos anos, realizando trabalhos de destaque em prol de uma Educação de Qualidade para os alunos do Bairro de São Cristóvão e comunidades adjacentes.


Sob a Coordenação Pedagógica da professora Solange Comerlato, os professores e alunos desenvolveram, ao longo dos meses de Junho e Julho, atividades de Conscientização de importância da adoção de hábitos saudáveis de Autocuidado, para que possam viver em harmonia Corpo e Mente.

 


Um dos trabalhos que merece destaque foi o apresentado pela professora Ana Virgínia Ayres Barbosa, professora de Educação Física da Unidade Escolar.


Além de atuar como regente na rede, a professora Ana Virgínia tem uma carreira de sucesso como árbitra de Saltos Ornamentais, participando de Campeonatos importantíssimos em diversas partes do Mundo, representando o Brasil.

 


A partir de sua experiência de vida profissional, a professora apresentou os Esportes Olímpicos e suas origens, aprofundando no esporte que atua. Dialogou com as crianças sobre “A importância dos Esportes na Infância e Adolescência”, os benefícios que o esporte traz para nossas vidas e os valores que ele desenvolve nos atletas, principalmente valores como Amizade e Respeito.

 


Videos e fotos de atletas atuando em suas modalidades foram apresentados aos alunos que, posteriormente, puderam vivenciar na prática, através das Olimpíadas da Escola Floriano, evento organizado pelos professores na unidade escolar.

 


Para saber mais:

Escola Municipal Floriano Peixoto

Direção: Otília Maria Miller de Souza Araujo

Endereço: Praça Argentina, 20 – São Cristóvão

Telefone: 3895-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educaçãoalexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970


COMENTE E COMPARTILHE

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/07/2016

Arraiá da Cidade das Crianças

Tags: 10ªcre, arraiá.

 

 

 

 

Festa típica realizada no parque da Cidade das Crianças com alunos da Rede Municipal e toda a Comunidade Escolar.

 

Comunidade Escolar e a apresentação da quadrilha

 

A Cidade das Crianças Leonel Brizola está localizada à Rodovia Rio Santos, Km 1, Santa Cruz, numa área total de 186.000 metros quadrados, e oferece atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer para os alunos da Rede Municipal e toda a comunidade escolar. No dia 9 de julho de 2016 foi realizado o Arraiá da Cidade das Crianças, um momento cultural importante para a região, resgatando os valores, aspectos sociais e costumes do folclore brasileiro.

A proposta pedagógica desenvolvida na festa foi voltada para a extensividade escolar, com perspectiva de oferecer opção cultural para a população da nossa região e para todos os que tiveram oportunidade de apreciá-la, vindo de outros bairros do Rio de Janeiro.

 

Comunidade Escolar no Arraiá da Cidade das Crianças

 

A festa teve shows, apresentação de danças com quadrilhas, barracas de comidas típicas recheadas de delícias, brincadeiras, sorteios e brinquedos infláveis.

— Há três anos, a E/SUBE/CRE (10.19.074) E. M. Ricardo Brentani foi inaugurada dentro do Parque Cidade das Crianças, contando sempre com a parceria dos que nele trabalham, sendo este, um espaço de lazer e cultura para nossos alunos e suas famílias. Desde então, o tradicional Arraiá realizado pelo Parque é muito aguardado por nossos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar, fazendo parte do nosso calendário de atividades, inserida em nosso Projeto Político Pedagógico, onde são abordadas suas particularidades, tais como: comidas típicas, brincadeiras e danças. Tradicionalmente, também, realizamos uma apresentação de dança, onde nossos alunos se dedicam aos ensaios visando nossa participação na festa. A Arraiá do Parque Cidade das Crianças, além de proporcionar um momento cultural de lazer e alegria para nossos alunos, promove a integração efetiva de nossa escola com sua comunidade escolar. — afirma a diretora Cristiane Losque.

 

Apresentação de dança dos alunos da E. M. Ricardo Brentani

 

A programação contribui para a manutenção cultural de alguns hábitos e valores que permeiam não só este período do ano, mas em muito nossa própria história no que se refere principalmente às questões musicais, comidas e bebidas características, modos de viver e de interpretar a sociedade.


— Muito bom ver o esforço da 10ª CRE para manter acesa uma tradição que está um pouco esquecida em nossa cidade. A festa junina da Cidade das Crianças cumpriu essa missão. Logo assim que chegavam, os alunos se contagiavam num ambiente, totalmente seguro, que parecia saído de um sonho, muito colorido, muitos brinquedos e muitos sorrisos. A apresentação da quadrilha foi um show a parte, prendendo a atenção de todos. Os alunos da E/SUBE/CRE (10.19.002) E. M. General Gomes Carneiro se divertiram e aproveitaram muito. — afirma o diretor José Roberto.

— A festa foi uma oportunidade de descontração e ampliação de conhecimentos através das diversidades de brincadeiras, pois constituiu uma temática rica onde puderam ser explorados diversos tipos de aprendizagens. O parque da Cidade das Crianças possui um espaço bem amplo, acolhedor, seguro, convidativo e mudou a rotina dos alunos da E/SUBE/CRE (10.19.022) E. M. Luis Caetano de Oliveira, proporcionando horas de lazer que favorecem a melhoria de sua bagagem cultural. — afirma a diretora adjunta Monica Cunha

 

Coordenadora da CRE, Gracinha Muller e professores da E. M. Ricardo Brentani

 

Durante o fim de semana, o espaço está aberto ao lazer, oferecendo, inclusive, outras atividades culturais à comunidade escolar em geral. Além de oferecer atividades complementares aos alunos da Rede Municipal, a Cidade das Crianças apresenta a proposta de socialização e integração entre as famílias residentes nas comunidades vizinhas e em outras regiões, tendo em vista que recebe visitantes de vários bairros da cidade e, até mesmo, de outros municípios. Sendo assim, o entretenimento oferecido de forma saudável e dinâmica ao público em geral tem o objetivo de propiciar espaço público de qualidade em uma região carente de alternativas culturais e artísticas.

 

Folder do Arraiá da Cidade das Crianças

 

Quer saber mais sobre a festa?
Entre em contato com o parque.

Cidade das Crianças Leonel Brizola
Telefone: 2418-8069
Email: ccleonelbrizola@rioeduca.net

 

 

Rodrigo Abreu
é Professor da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contato: rodrigosantos@rioeduca.net
WhastApp: 98848-6724

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/07/2016

I Festival de Poesias no Ginásio Carioca Embaixador Araujo Castro

Tags: 9ªcre, projeto, poesia.

 

 

 

Desenvolvido no Ginásio Carioca Embaixador Araújo Castro, o I Festival de Poesias teve como objetivo proporcionar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética, fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo Mágico das poesias.

 

 

O I Festival de Poesias foi idealizado pelos professores Margarida Menezes de Língua Portuguesa e Laura Maria da sala de leitura. Além dos professores idealizadores e da coordenadora pedagógica Tereza Cristina Picanço Lopes, participaram também o professor Jonadabis e a professora Simone, que ensaiaram com os alunos uma apresentação musical e a professora Evellyn, que apresentou o grupo de dança da escola.

 

A apresentação musical dos alunos da escola, sob a supervisão dos professores Jonadabis e Simone.

 

A ideia de um Festival de poesias na escola já era antiga e esse ano, enfim, foi colocado em prática. O projeto durou 2 meses e foi realizada com todos os alunos da escola, que ficaram interessados, fizeram inscrição e participaram das etapas do projeto.

 

O Festival contou com a participação dos alunos do grupo de dança da professora Evelyn Rufino.

 

A primeira etapa foi a divulgação desse festival para todos da escola. Em seguida foi estipulado um prazo para as inscrições dos “poetas e poetisas”. Como terceira etapa, tiveram o “Dia da Criação”, onde todos os alunos inscritos foram para uma sala de aula, somente com lápis, caneta e borracha, juntamente com a professora Margarida e fizeram o sorteio dos poemas. Dentro de uma sacola, os temas eram: Cidadania, Escola, Olimpíadas, Amizade, Natureza, Família e Amor.

 

O I Festival de Poesias e seus participantes.

 

O tema sorteado foi Olimpíada. Cada um dos alunos escreveu o tema, em seguida passaram o texto a limpo e foram recolhidos e lidos pelas professoras Margarida e Laura. Um novo dia foi marcado para que fizessem a revisão de seus poemas. Após a revisão os poemas foram mostrados para professores, a coordenação e direção que selecionaram os poemas para a apresentação no festival, que aconteceu no dia 10 de junho de 2016.

Vencedores e jurados.

 

Foram convidados: o professor Mario Mangabeira da Gerência de Educação da 9ª CRE, a professora Joana, da sala de leitura da E.M. Gastão Penalva, a professora Adriana, da sala de leitura da E.M. Rainha Vitória, o senhor Rivadavia e a senhora Shirdiley, agentes educadores da escola para compor a bancada de jurados, que escolheram 5 poemas vencedores dentre os 24 participantes.

 

1º colocado – Paulo José

 

“Eu gostei muito e espero que ano que vem tenha mais. Claro que vou participar novamente e tenho certeza que tudo será divertido e vou gostar ainda mais. Eu me orgulho de participar e meu gosto por poesia é eterno e sempre vou amor.” Luana Cristina, aluna do 8º ano.

 

 

Contato com a U.E. pelos telefones 3394-2822 e 2418-7282 ou pelo e-mail emacastro@rioeduca.net.

 

 

 

                               

 
 
 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 21/07/2016

Arte e Educação - As diferentes linguagens como ferramentas de apoio ao fazer pedagógico

Tags: 3ªcre, artes.

 

 

 

 

Os professores do Núcleo de Arte Nise da Silveira dinamizaram a capacitação em Arte para professores da 3ª CRE. Uma tarde prazerosa, de trocas, dúvidas, composições, construções, criações e muita, mas muita vontade de melhorar o fazer pedagógico. "Integrar é preciso"

 

 

Organizado pela Equipe da Extensividade da 3a CRE e dinamizado pelo Núcleo de Arte Nise da Silveira, nosso encontro aconteceu no dia 17/06, no auditório da 3ª CRE.


A discussão girou em torno da questão de como integrar as linguagens artísticas (música, artes e teatro) ao currículo formal , pensando em nosso aluno como um ser completo, que precisa interagir e se comunicar com o mundo em que vive. Os professores participaram de uma parte prática, com oficinas para deixá-los bem relaxados e, após este momento, foram divididos em grupos, para a montagem de uma construção cênica.

Oficinas de Cordel, Cenografia, Xilogravura e Criação Musical, que juntas, ao final do Encontro, formaram um belíssimo trabalho.


 


 

 

Alguns deopimentos colhidos de participantes:

“Bem dinâmica a atividade. O encontro alimentou a criatividade e com certeza acrescentará ricamente o fazer pedagógico”.

“Apreciei o encontro que me trouxe 'insights', novas ideias e alternativas de mediação”.

“Excelente o trabalho apresentado hoje. Equipe animada, mostrando que é possível integrar as diferentes formas de artes. Muito bom mesmo”!

“Gostei bastante desse encontro. Valeu pela oportunidade e pelo que foi vivenciado aqui hoje”.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share