A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 11 resultados para o mês de 'Julho de 2016'

Quarta-feira, 13/07/2016

Dia I - Dia da Conscientização da Inclusão

Tags: iha, inclusão.

 

 

 

DIA I – Dia da Conscientização da Inclusão do Aluno Público-Alvo da Educação Especial na Unidade Escolar (Escola/Creche/EDI)

Circular E/SUBE/CED n.º 055 - Rio de Janeiro, 28 de junho de 2016.

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Escola,
Senhor(a) Diretor(a) de Creche,
Senhor(a) Diretor(a) de EDI,

       A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Referência Instituto Municipal Helena Antipoff, é responsável pela implementação de políticas públicas para a educação na perspectiva inclusiva de alunos público-alvo da Educação Especial. Os avanços, até aqui conquistados, são o resultado de ações coletivas da sociedade, tais como a legislação brasileira, os movimentos das famílias, as práticas pedagógicas dos Professores das Salas de Recursos, a formação continuada dos Professores pelo IHA.


2. Neste momento, para fortalecer as ações educacionais, propomos, às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, o dia 27 de julho de 2016 como o Dia I – Dia da Conscientização da Inclusão do Aluno Público-Alvo da Educação Especial na Unidade Escolar.


3. O objetivo é promover a reflexão das ações das Escolas/Creches/EDIs no que se refere à Inclusão do aluno público-alvo da Educação Especial em seus espaços, favorecendo a aprendizagem em um ambiente que não exclui, que não estigmatiza e que não ignora novos desafios. A abordagem do tema Inclusão demanda a renovação da escola na formação da geração heterogênea e diferente que está presente na comunidade escolar, sejam docentes, discentes, responsáveis ou funcionários de apoio.


4. Ressaltamos a importância da interlocução entre todos os profissionais da escola, uma vez que, para a construção de ações democráticas, não pode haver barreiras nem limitações, de qualquer ordem, que possam resultar no segregacionismo e na discriminação do indivíduo. Dessa forma, entendemos que, para haver unidade, é necessário que todos participem da construção do Projeto Político Pedagógico Inclusivo de sua escola.


5. Importante a ênfase no dia 27 de julho como o DIA I – Dia da Conscientização da Inclusão do Aluno Público-Alvo da Educação Especial na Unidade Escolar, já que a organização desse dia será excepcional, tamanha a importância de se pensar a educação inclusiva como um todo!


6. Para o êxito do DIA I, Escolas/Creches/EDIs deverão desenvolver algumas etapas que subsidiem a discussão, tais como a diagnose da escola quanto aos alunos público-alvo da Educação Especial, a exposição de trabalhos da Classe Especial, da Sala de Recursos e de projetos pedagógicos inclusivos já realizados. Necessário também que o planejamento desse dia letivo seja voltado para a temática da Inclusão e, consequentemente, culmine com a produção de um documento em que constem:

  • ações para a educação na perspectiva inclusiva;
     
  • avaliação de seus resultados;
     
  • elaboração de novas metas para assegurar a qualidade do ensino, em consonância com seu Projeto Político Pedagógico;
     
  • acessibilidade universal;
     
  • Lei Brasileira da Inclusão – LEI N.º 13 146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
     


7. Desse modo, com o intuito de garantir à comunidade escolar o devido espaço de discussão dessa temática e a consequente produção desse documento, Escolas/Creches/EDIs deverão se organizar da seguinte forma: 

  • Aula nos três primeiros tempos do 1.º turno e nos três últimos tempos do 2.º turno. Assim, haverá um período contínuo de discussão entre os 2 turnos.
     
  • Nas escolas de turno único, as duas horas finais do dia deverão ser dedicadas às discussões do DIA I.

 

8. Na oportunidade, agradecemos o empenho, o compromisso e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar envolvidos na realização de ações de conscientização da Inclusão do aluno público-alvo da Educação Especial nas Escolas/Creches/EDIs. Entendemos que grandes desafios já foram enfrentados, com avanços significativos, e que muito ainda temos a realizar.


9. Entendendo, ainda, que devem ser compartilhadas novas ações voltadas para a efetiva política de inclusão na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, aceitamos, como resultado desse Dia I, o envio de contribuições das Escolas/Creches/EDIs. Solicitamos que o envio se dê diretamente para o e-mail katiasilva013@rioeduca.net.

 

10. Seguem, em anexo, referências bibliográficas que poderão nortear as discussões/reflexões.

 


Atenciosamente,


Katia Nunes
Diretora II da E/SUBE/CED/IHA


Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/07/2016

Informativo Multirio - 12 de julho

Tags: informativo.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Curso para professores de Educação Infantil na Web

A faixa de programação Interações Pedagógicas, da MultiRio Web TV, agora traz conteúdos voltados para educadores de creches e pré-escolas da Rede. O primeiro programa, que vai ao ar nesta sexta (15), aborda o conceito de neurociências. Em meio a outros assuntos, o novo módulo também levanta questões sobre desenvolvimento infantil, geografia da infância, papel das brincadeiras e dos profissionais de Educação Infantil. Assista todas as sextas, às 9h e às 14h30, pela Web TV.

Uma viagem pelas diversas culturas existentes no mundo

A nova pós-produção da MultiRio mostra ao público como diferentes sociedades se adaptam às mudanças, comportamentos, hábitos e tradições. No episódio de estreia, nesta sexta (15), Como Vivemos destaca a alimentação de povos como árabes, asiáticos e latinos. Entre temas como vestuário, arquitetura e festividades, a série propõe uma reflexão sobre as diversas formas de se viver, além de explorar as identidades e peculiaridades de cada lugar. Não perca! É às 14h45, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

Sono na sala de aula

Relativamente comum, o problema pode estar associado a fatores ambientais e características fisiológicas. Ainda assim é confundido com TDAH. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/07/2016

Descritores do 3º Bimestre

Tags: descritores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share