A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Julho de 2017'

Sábado, 08/07/2017

Central de boatos

Parece que há uma central de boatos atuando para atingir a SME.

Ontem foi a notícia de que os cargos de coordenadores pedagógicos seriam extintos. Era falsa.

Hoje é a notícia de que o vale-refeição dos professores será suspenso. Também é falsa.

Como dizia Shakespeare, em Hamlet, "é loucura, mas há método nela".

 

Cesar Benjamin
Secretário


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 07/07/2017

“Aqui é um Lugar de Paz” na E.M. Prefeito Filadelfo Azevedo

Tags: 5ªcre, paz.

 

A Escola Municipal Prefeito Filadelfo Azevedo, localizada no bairro de Cavalcanti (5ª Coordenadoria de Educação) tem um trabalho que prima pela qualidade e excelência da educação, promovendo projetos que tenham grande influência na vida dos alunos, fazendo-os refletir sobre seus comportamentos e sobre a responsabilidade que cada um tem na humanidade. Portanto, nesta publicação, será mostrado um pouquinho do PPP da escola e seu engajamento na campanha “AQUI É UM LUGAR DE PAZ”.

 

 

No Projeto Político Pedagógico da escola foram considerados todos os membros da comunidade escolar como sujeitos singulares, possuidores de uma história e de uma cultura construída pelas aprendizagens que ocorrem na Escola e fora dela, da qual fazem parte as transformações biológicas, emocionais, sociais e psicológicas.

 

 

Tanto a gestão da escola quanto o corpo docente acreditam que as atitudes do educador, no que diz respeito à valorização das diferenças, é que vão, em grande parte, determinar como será o estabelecimento das relações, criando assim a possibilidade de compartilhamento de pensamentos, de sentimentos e de ações. Essa aprendizagem leva o indivíduo a sentir-se menos ameaçado pelo outro indivíduo, substituindo a reação de agressão por uma interação mais construtiva.

 

 

A prática pedagógica da escola procura consolidar valores essenciais para o desenvolvimento integral do ser humano, por isso foi integrado nas atividades ações que privilegiem o contato direto com a história dos seus alunos e o lugar em que vivem, as que internalizem o respeito às diferenças, e também tudo o que evidencie o bem-estar de todos e também do meio em que vivem.

No dia 6 de abril, mesmo ressentidos com os últimos acontecimentos de violência na nossa cidade, foi feita uma reunião com todos os segmentos da escola para um momento de reflexão sobre como pequenos gestos podem alterar o contexto de violência na nossa comunidade.

 

 

Essa reunião foi feita no pátio da Escola para que houvesse um debate sobre os conflitos que acontecem diariamente bem perto de nós, muitas vezes dentro de nossas casas e comunidades. Entendemos que a violência pode ser caracterizada de diversas formas e concluímos que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença para atenuar os conflitos.

 

 

No final da conversa, ao som da música “A PAZ” do grupo musical ROUPA NOVA, foi feito um grande painel com carimbo de tinta branca, das mãos de todos os alunos da Escola. As professoras da Escola e todos os funcionários também fizeram parte desta grande corrente pela Paz.

"Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz"

( A Paz, Roupa Nova )
 

Que iniciativas como a da Escola Municipal Prefeito Filadelfo Azevedo sejam cada vez mais perpetuadas em toda nossa rede de ensino, mobilizando toda a comunidade escolar para a importância de se investir em ações voltadas para a cultura da paz, não somente dentro da escola, mas na vida de cada pessoa. Parabéns a todos da escola pelo trabalho realizado!

Texto enviado pela professora Elisangela Magalhães (Coordenadora Pedagógica da U.E.).

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.15.043) - Escola Municipal Prefeito Filadelfo Azevedo
Diretor: Rosangela Teixeira Bral dos Santos
Endereço: Rua Graça Melo 640, Cavalcanti
Telefone: 3274-1234 | 2593-3227
E-mail: emfiladelfo@rioeduca.net
 

Não esqueça de deixar o seu comentário no Portal! yes

 



 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 07/07/2017

Aqui é um Lugar de Paz... e Sempre Será!

Tags: 8ªcre, creche, educação, infantil, paz.

 

A campanha "Aqui é um Lugar de Paz" tem como objetivo promover uma ampla reflexão sobre o tema em todas as escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Acreditamos que, construindo um ambiente de paz dentro das escolas, poderemos transmitir para as famílias, para o entorno e para toda a cidade uma nova maneira de pensar e de viver em sociedade.

 

 

A campanha "Aqui é um Lugar de Paz" tem uma importância incalculável para a cidade do Rio de Janeiro. É preciso pensar a Paz nos diferentes espaços em que vivemos e nas diversas formas em que ela deve fazer parte do nosso cotidiano. A Paz é algo que se percebe no coletivo, mas que se constrói com a contribuição individual, por isso é tão importante inserir essa reflexão nas escolas, para que nos tornemos capazes de semear a Paz com pequenos gestos, atitudes e palavras, diariamente.

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil República Árabe Unida realizou com os alunos uma bela atividade sobre o tema. Com a presença dos responsáveis, o pátio da escola foi palco para apresentações de música e dança com o tema Paz. As reflexões abordaram a Paz que podemos construir começando em nossas casas, passando pela escola, pela comunidade e podendo alcançar o mundo!

As crianças da Educação Infantil surpreendem e falaram como gente grande quando perguntadas sobre como construímos a Paz. Entre as palavras registradas estavam o respeito, a amizade, a família e o amor!

 

 

 

"Foi um trabalho muito bom com as crianças. O processo foi muito especial e as nossas crianças são maravilhosas! Os responsáveis assistiram às apresentações das dramatizações musicais e adoraram!"

                                                             

                                                                                   Eliane Lima - Professora Articuladora do

EDI República Árabe Unida

 

 

Assegurar que todas as crianças tenham direito a viver em um ambiente seguro, tranquilo e que seja favorável ao seu desenvolvimento físico e psicológico é um dever de toda a sociedade. Diante desse fato, a escola cumpre o seu papel ao promover valores e atitudes de não violência e incentivar  autonomia, responsabilidade, cooperação, criatividade e solidariedade.

No EDI República Árabe Unida os alunos cantaram a paz, deram as mãos pedindo mais amor e demonstraram o quanto as crianças têm a nos ensinar sobre conviver e respeitar.

Com a Cultura de Paz todos saem ganhando! A escola é um lugar de Paz e sempre será!

 

 

 

Para saber mais sobre o EDI República Árabe Unida, clique abaixo e acesse o Blog da escola:

Blog: EDIRAU

 

 

 

Qual é o mais recente projeto realizado na sua escola?

Compartilhe com o Rioeduca!

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 07/07/2017

Sobre coordenadores pedagógicos


Estou na secretaria na noite de sexta-feira e recebo a notícia de que está em curso na rede um abaixo-assinado contra a extinção da função de coordenador pedagógico das escolas.

A notícia é falsa. É um daqueles boatos estranhos, que não têm nenhuma aderência ao real. Não sei de onde pode ter surgido.

Conversei recentemente com nossos 1.537 diretores e diretoras, em cada CRE. Deixei claro que nossos estudos destinam-se a valorizar as equipes gestoras, nas quais os coordenadores pedagógicos se inserem.

Reitero meu pedido para que as pessoas tenham senso crítico com as notícias que circulam nas redes sociais e só compartilhem aquelas que, a juízo de cada um, tenham credibilidade. Do contrário, todos, mesmo agindo com boa-fé, correm o risco de se tornar correias de transmissão de absurdos, gerando instabilidade desnecessária na rede.

Em caso de dúvidas, nesta e em qualquer outra questão, entrem em contato com o gabinete. Eu e minha equipe recebemos com prazer todos os que nos procuram e nada temos a esconder.


Muito obrigado


Cesar Benjamin
Secretário


   
           



Yammer Share