A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Julho de 2017'

Quarta-feira, 05/07/2017

Cadernos de Apoio Pedagógico - 3º Bimestre

Tags: cadernos, pedagógicos.

 

 

Os cadernos pedagógicos do 3º Bimestre apresentam, em sua capa, algumas fotos que registram o movimento que vem sendo realizado, na Rede, para a construção da paz no cotidiano da Escola e em nossa cidade.

 

 

Capa dos Cadernos de Alfabetização, 4º e 5º ano.

 

Capa dos Cadernos do 6º ao 9º ano

 

Acesse os Cadernos Pedagógicos do 3º Bimestre na Página dos Recursos Pedagógicos

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/07/2017

Novo processo seletivo para Líderes Cariocas

Tags: líderes, carioca, seleção.

 

Fundação João Goulart lança processo seletivo para Líderes Cariocas

 

O Instituto Fundação João Goulart lançou, na sexta-feira (30/06), no Diário Oficial do Município, processo seletivo para o Programa Líderes Cariocas. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho, pela internet. Entre os dias 28 de julho e 30 de setembro, como fase classificatória, os inscritos participarão de Curso Básico de gestão na Universidade Estácio de Sá.

Podem participar da seleção os servidores efetivos ou celetistas da Administração Direta ou Indireta em exercício nos órgãos municipais, portadores de diploma de Nível Superior, com data de posse/admissão de mais de três anos na Prefeitura do Rio e que não estejam ocupando cargo de Secretário ou de presidente de enmpresa, fundação ou autarquia.

Não podem ser candidatos os servidores que preencham requisitos para passar à inatividade no período de cinco anos.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação João Goulart. 

 

FONTE: http://www.prefeitura.rio

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/07/2017

Educação - Cineclube na Paulo Freire

Tags: cineclube, educação, mídias.

 

Convidamos professores e bibliotecários, preferencialmente aqueles que atuam nas unidades participantes do Projeto Cineclube nas Escolas, para a exibição do filme Educação (Brasil, 2016), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano.

 

Data: 11/07/2017 - Horário: 9h

Local: Cineclube Silvio Tendler - Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire

Endereço: Avenida Presidente Vargas 1314 - Centro


 

Orientamos a inscrição de apenas 1 (um) representante por unidade. 35 vagas

 

Inscrevam-se em: https://goo.gl/HbBbL8 

 

 

Após a exibição, haverá conversa com os diretores, Isaac Pipano e Cezar Migliorin.

 

Filme EDUCAÇÃO (2016)

Direção: ISAAC PIPANO E CEZAR MIGLIORIN

Gênero: Documentário

Duração: 49min

Sobre os diretores:

- Cezar Migliorin (Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ/Sorbonne-Nouvelle, Paris; Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF; Autor do livro 'Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá', e organizador do livro 'Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje')

- Isaac Pipano (Doutorando em Comunicação pela UFF; Coordenador pedagógico e idealizador do projeto 'Inventar com a Diferença - Cinema, Educação e Direitos Humanos') 

 

Para mais informações:


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/07/2017

Literatura e Arte Lado a Lado

Tags: 2ªcre, literatura.

 

Os alunos do 5º ano do CIEP Nação Rubro Negra participaram de uma Feira Literária. Os educandos pesquisaram, estudaram e apresentaram grandes obras da literatura e do cinema.

 

Nesta publicação destacamos a participação da Professora Flávia Brasil com a sua turma 1501 do 5º ano na Feira Literária do CIEP Nação Rubra Negra. Sempre pensando em inovar, a professora propôs aos seus alunos uma feira literária que associasse a arte literária e a arte cinematográfica com o tema “Obras Literárias que Viraram Filmes”, rememorando aos alunos que a literatura também pode ser materializada em filmes.

Os alunos se empolgaram e iniciaram semanas de estudos, pesquisas, montagem e trabalhos visando um apanhado contextualizado de obras que abordassem passado, presente e futuro. Então preparados, com textos estudados, maquetes prontas, alunos com vestimentas caracterizadas para as obras expostas e a sala de aula montada foi iniciada a exposição. Logo na entrada, os visitantes receberam um ticket de visitação e depois na porta da sala, encapada com um grande rolo de filme de cinema, era aberta e o visitante recebido com uma apresentação original da turma.

 


Entrada com os tickets e porta decorada.

 

A professora Flávia Brasil, vestida de egípcia, orientava a equipe onde inicialmente era exibido um vídeo de apresentação do filme “Os Dez Mandamentos” e, em seguida, os alunos muito bem caracterizados de Moisés e egípcias expunham a respeito dessa obra. E também abordavam os gêneros como a Epopeia na narrativa de heróis como Abraão e Davi; o Épico nas façanhas militares como a conquista de Canaã; a Tragédia na decadência de Sansão e Saul; o Romance nos livros de Rute e Cânticos e a Poesia em Salmos. Outro, como o gênero jurídico, ressaltado no Pentateuco (cinco primeiros livros) onde estão as leis, como as tábuas dos dez mandamentos da Bíblia, Livro do qual foram extraídas as bases literárias para a criação da novela e do filme de mesmo nome, ressaltados pelo grupo e pelo personagem Moisés, que encantou os visitantes pela caracterização.

 


Professora Flávia Brasil e alunos caracterizados.

 

Na primeira foto: alunos com as tábuas dos Dez Mandamentos

Na segunda foto: Professora Flávia Brasil, alunos e o cartaz do filme.

 

Os visitantes que prestigiaram o evento com a presença foram representantes da 2ª CRE, a direção da escola, responsáveis de alunos, parentes, muitas turmas, professoras, bem como convidados dos alunos que após entrarem na sala iam seguindo a rota traçada para exposição.

Em cada estande os visitantes puderam apreciar as maquetes, os apresentadores fantasiados, as obras literárias, assistir encenações teatrais e receber informações. Como o desenho do Batman no gênero história em quadrinhos, seu filme e personagens. E o especial: A Menina que Roubava Livros, com a explanação dada pelos alunos bem caracterizados.

 


Nas imagens vemos Batman e a Menina que Roubava Livros.

 

De igual modo assistiam apresentação em: A Culpa É das Estrelas, com o trio de personagens principais. Também o clássico: Cinderela, um conto de fadas, com a atuação e representação do príncipe, da Cinderela, sua madrasta e irmãs malvadas. Além de poderem observar a maquete que continha até uma carruagem.


A Culpa É das Estrelas e Cinderela.

 

Nos corredores da visitação, os visitantes encontravam também o best-seller: Harry Potter, sua grande maquete e os alunos fantasiados a rigor dos personagens. Ao lado se exibiam os Três Mosqueteiros que pronunciavam a frase “Um por todos e todos por um”.

 


Harry Potter e Os Três Mosqueteiros.

 

No decorrer da exposição era perceptível ao visitante que os expositores se empenharam na realização do evento, vieram caracterizados, trabalharam na montagem das maquetes, na configuração de roupas e apresentavam aquisição de conhecimentos. Realizaram um trabalho que era visto e elogiado pelos visitantes que podiam seguir para outros estandes da sala com as apresentações de: Drácula, um romance de ficção gótica com sua maquete, e ainda observar as maquetes de livros diversificados que estavam expostas.

 


Drácula, Titanic e outras obras da literatura  e do cinema.

 

Na finalização era apresentado Hamlet, com a encenação teatral da máxima “ser ou não ser, eis a questão”. Famosa frase da peça “A Tragédia de Hamlet”, de William Shakespeare. Muito usada como fundo filosófico e sem dúvida, uma das mais famosas frases da literatura mundial. No original em inglês é “to be or not to be, that is the question”. Também citada assim pelo aluno ao fim da exposição. Depois disso a turma se despedia dos visitantes.


Alunos fazendo apresentação sobre Hamlet

 

O evento culminou na revelação da aquisição de conhecimentos pelos alunos e da participação efetiva com trabalho em equipe, união e companheirismo. A “Feira Literária” foi muito bem apresentada por todas as turmas participantes, mostrando que a literatura traz em si um conjunto de saberes e habilidades de escrita e leitura e, literalmente, quando associada à arte do cinema expande o campo da imaginação para o campo da realidade, inspirando a arte e a vida.

Agradecemos a professora Flavia Brasil por compartilhar conosco esta rica experiência pedagógica e desejamos sucesso.

O contato da professora Flávia Brasil é: supersucessomil@gmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


   
           



Yammer Share