A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Julho de 2017'

Sexta-feira, 28/07/2017

Informativo Ambiente em Rede

Tags: gpec, informativo.

Para acessar o informativo clique na imagem.

 

Informativo da SME/SUBE/CED/GPEC (Gerência de Projetos de Extensão Curricular)

Ano XI – julho/agosto - 2017

Coordenação: Denise Palha

Redação: Waleria de Carvalho

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/07/2017

I Semana do Meio Ambiente da E. M. Mayra Aguiar da Silva

Tags: 9ªcre, ginásio, meio ambiente.

 

A I Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva teve como pilar a educação ambiental crítica, que objetiva promover ambientes educativos de mobilização dos processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais, para que possamos nestes ambientes superar as armadilhas paradigmáticas e propiciar um processo educativo, em que nesse exercício estejamos, educandos e educadores, nos formando e contribuindo, pelo exercício de uma cidadania ativa, na transformação da grave crise socioambiental que vivenciamos todos. (GUIMARÃES, 2004)

 

A ação que ocorreu no dia 13 de junho deste ano envolveu toda a unidade escolar, que conta atualmente com 21 professores e cerca de 600 estudantes do 7º ao 9ºano do ensino fundamental. A equipe organizadora ficou muito feliz em poder ver muitos sorrisos e notar aqueles olhares fixos de quem está aprendendo algo novo!

 

 

 

 

A ideia da I Semana do Meio Ambiente foi concebida a partir da formação e experiência na área ambiental do professor de geografia Rodrigo Fontes e prontamente apoiada e aceita por todo corpo docente da escola. Os trabalhos foram coordenados pelo Profº MSc. Rodrigo Fontes e pelo Profº Bruno Hosp do departamento de geografia além das Profª MSc. Juliana Ramos, Profª MSc. Jaqueline Azambuja e Profª Bianca Pieroni do departamento de ciências.


O evento contou com diversas atividades ocorrendo de maneira simultânea. Na programação se destacava:

1) Mesa redonda intitulada “O ambiente e suas relações com o lugar” na qual palestrou e debateu com os estudantes Carine Lopes Fontes, professora substituta de geografia do CapUFRJ, mestre em geografia (UFRJ) e doutoranda em Geografia (UERJ), Wilson Messias Junior, que é tutor do Cederj, mestre em geomática e doutorando em geografia (UERJ), além de Carlos Eduardo Garske que é consultor ambiental e mestre em zoologia (UFRJ).

 

 

Os palestrantes apresentaram os aspectos da geografia do Rio de Janeiro destacando as práticas ambientais para a região costeira; a importância do parque estadual do mendanha para a região e buscaram ainda conscientizar os estudantes em defesa da fauna e contra as práticas de caça e tráfico ilegal de animais.

2) Palestra intitulada “O Lixo e a Escola: Cuidar do ambiente da escola é a nossa natureza” que foi proferida pelos estudantes do 9ºano da escola e teve como público alvo os alunos do 7ºano. Seu objetivo foi abordar questões como o cuidado e boas práticas com o ambiente escolar.

 

 

3) Oficinas: recolhimento e reaproveitamento de óleo vegetal; construção de cartazes na metodologia A3P (agenda ambiental na administração pública; Arte e reciclagem; elaboração de acrósticos; literatura de cordel; contação de estórias; elaboração e apresentação de paródias.

 

 

 

4) Salas de vídeos que apresentaram e deram oportunidade a debater os curtas metragem de destaque na área ambiental.

 

 

5) Concurso de fotografias no aplicativo Instagram no qual os estudantes foram incentivados a postar fotos flagrantes de problemas ambientais relacionados a resíduos sólidos premiando as melhores fotos.

 

 


“Os maiores resultados serão aferidos durante o decorrer da vida, tanto para os docentes quanto para os estudantes, transmitindo o conhecimento adquirido e vivenciando as novas práticas. Alguns resultados alcançados em curtíssimo prazo ao perceber que alguns estudantes no mesmo dia já estavam contribuindo para um ambiente escolar sadio e cuidando do patrimônio da escola após relatar que aprendeu isso em uma das palestras. Além de diversos relatos nas redes sociais por estudantes que manifestavam aquele dia como sendo o melhor dia deles na escola até então.” Prof. Rodrigo Fontes
 

Parabéns a todos os professores envolvidos na I Semana do Meio Ambiente da E. M. Mayra Aguiar da Silva!

 

 

DADOS DA UNIDADE:

Rua Frei Timótheo, SN - Inhoaíba

emmaguiar@rioeduca.net

Diretor Geral: Prof. Reinaldo


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/07/2017

Luz, Câmera, Lima Barreto em Ação!

Tags: 8ªcre, sala de leitura.

 

 Lima Barreto, autor brasileiro, recebe homenagem da escola que leva seu nome com a realização da Semana Luz, Câmera, Lima Barreto em Ação!  O projeto realizado pela Sala de Leitura da unidade escolar conduziu os alunos às atividades de pesquisa, criação e expressão artística, tornando o evento muito mais do que uma celebração ao autor, mas sim uma ação que incentiva a formação de leitores.

 

 

 

Na Escola Municipal Lima Barreto as comemorações do mês de maio têm um valor ainda mais especial, porque no dia 13 deste mês é o aniversário da escola! 

Para a celebração desta importante data foi realizada a Semana Lima Barreto, evento que mobilizou alunos e professores.

O estudo da vida e da obra de Lima Barreto foi subsídio para aprendizagem em várias áreas do conhecimento e envolveu os dois segmentos presentes na escola.

O projeto teve início com a exibição de O Triste Fim de Policarpo Quaresma, em filme e animação.

Em seguida foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas, debates, Café Literário, releitura do personagem Policarpo Quaresma, retratação da época da cidade do Rio de Janeiro de Lima Barreto e reflexão comparativa do autor e o Profeta Gentileza.

 

 

O projeto foi idealizado pela professora Christina Veiga, regente da Sala de Leitura da unidade.

A temática do projeto ganhou ainda mais importância quando os alunos perceberam que o patrono da escola é um autor de grande importância para a literatura brasileira.

Apresentar o autor Lima Barreto desperta nos alunos o apreço pela pesquisa e pela história do país, da cidade, do bairro e da própria escola, construindo assim a identidade de todos que fazem parte da comunidade escolar.

O projeto permitiu que os alunos explorassem sua expressão e criatividade, o que resultou em trabalhos ricos em beleza e originalidade!

 

 

O trabalho realizado pela Sala de Leitura da E. M. Lima Barreto cria o envolvimento da criança com a leitura.

Muito mais do que alunos alfabetizados, as escolas precisam estar preparadas para formar alunos leitores e esse é um grande desafio!

Diante desse fato percebe-se cada vez mais a importância das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares como promotoras de ações significativas que contribuam com o trabalho realizado nas salas de aula.

 

 

 

"Muito comum no comércio do Rio de Janeiro na época de Lima Barreto, ainda hoje o comércio ambulante ocupa as ruas da cidade, e não somente as ruas, mas também o transporte público, as praias, as rodovias...  hoje, talvez mais que antes, o vendedor ambulante usa a criatividade para comercializar seus produtos (...)"

                                                                                   

                                                           Texto da Mostra Fotográfica feita pela turma 1701 da E.M. Lima Barreto

 

 

 

O Rioeduca parabeniza toda a equipe pedagógica da E.M. Lima Barreto pelo projeto

"Luz, Câmera, Lima Barreto em Ação!"

 

 

 

Sua escola realizou algum projeto interessante?

Compartilhe com o Rioeduca:

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/07/2017

Sobre a SME e os Agentes de Educação Infantil

Como todos sabem, me afastei durante uma semana por motivos de saúde e para iniciar a redação de uma proposta de reorganização da SME. Tenho centenas de páginas de anotações de reuniões com professores, diretores e funcionários. Preciso sistematizar esse material e retirar dele, e de outras fontes, uma proposta estratégica. É um trabalho bastante complexo, dadas as dimensões e a variedade de ações da secretaria.


Considero que esta é minha tarefa mais importante agora, para que minha atuação deixe de responder apenas a urgências, que se sucedem em ritmo muito veloz.


No primeiro período da gestão evitei introduzir muitas mudanças pontuais, que seriam desconexas, preferindo preparar as condições para uma mudança sistêmica e amadurecida, que deverá ocorrer no segundo semestre. Ainda não posso definir uma data para apresentar essa proposta, mas ela já está em elaboração.


De volta à secretaria, deparo-me com certo nervosismo entre os nossos agentes de educação infantil (AEIs). Preciso, mais uma vez, esclarecer boatos.


Tenho por hábito receber, na medida do possível, todos os que me procuram. Há pouco mais de uma semana conversei com um grupo que me trouxe as grandes preocupações dos AEIs, entre elas, especialmente, o enquadramento em funções de magistério.


Eu e as professoras Bettina Libonati e Danielle Moreira Pereira, minha assessoras, esclarecemos ao grupo que, em face da complexidade da questão, a SME já instalou um grupo de estudos, incluindo representantes da Subsecretaria de Serviços Compartilhados (antiga Secretaria de Administração), da Procuradoria Geral do Município e da Previ-Rio, para esclarecer as implicações legais e orçamentárias dessa reivindicação. O grupo deve nos fornecer subsídios para uma decisão posterior. Um secretário não pode decidir questões tão abrangentes sem examinar cuidadosamente a legalidade e as consequências de sua decisão.


O estudo ainda não foi concluído, de modo que não há nenhuma definição da SME sobre o assunto.


Lamentavelmente, circulou na rede a versão equivocada de que eu e minha assessoria havíamos nos pronunciado pela negativa. Isso não ocorreu. Não sei a que devo atribuir mais uma informação inverídica lançada, de forma irresponsável, nas redes sociais.


Peço, mais uma vez, que as pessoas mantenham uma visão crítica sobre o que sai publicado nas redes e, em caso de dúvidas, procurem esclarecimentos junto ao gabinete.


Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



Yammer Share