A A A C
email
Retornando 54 resultados para o mês de 'Julho de 2017'

Terça-feira, 11/07/2017

III Seminário Interno CREJA/2017

Tags: geja, seminário.

 

 

Para visualizar, clique nas imagens

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/07/2017

Projeto Flor da Idade

Tags: 6ªcre, projeto, flor da idade, comunidade.

 

O Projeto Flor da Idade é realizado no CIEP Rubens Gomes desde o ano de 2003, sob a coordenação da professora de Educação Física, Marilsa Sousa. Ele conta com a participação de idosos da comunidade de Costa Barros. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre este projeto social?

 

Participantes do projeto no ano de 2017

 

O projeto Flor da Idade oferece atividades físicas aeróbicas e localizadas, danças, passeios culturais e festas temáticas para os idosos da comunidade de Costa Barros. Ele acontece nas manhãs de 3.ª e 5.ª feira, no CIEP Rubens Gomes, uma escola que funciona em horário integral e atende alunos da Educação Infantil ao 6.º Ano.

O principal objetivo do projeto é favorecer a presença da comunidade no espaço escolar. Ele estimula a integração entre escola e população do entorno, promove a melhoria da qualidade de vida e desenvolve a autoestima. “O projeto foi criado em 2003, quando iniciei na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CIEP Rubens Gomes. Rejane Faria me propôs que, em meu horário complementar, realizasse atividades físicas com a Terceira Idade de nossa comunidade escolar, em Costa Barros. E assim foi feito, o projeto chegou a ter participantes entre 30 e 70 anos de idade.” – relatou a professora Marilsa Sousa

 

Terceira Idade com qualidade de vida

 

A prática de exercícios físicos regulares mantém a saúde do corpo e da mente

 

Na época da criação do projeto, a professora Rejane Faria, atual coordenadora da 6.ª CRE, era a gestora do CIEP Rubens Gomes. A professora Marilsa manteve as atividades funcionando até 2011, quando saiu do CIEP para assumir a direção de uma unidade escolar. Em 2015, ela retornou ao espaço em que este projeto social nasceu como regente de Educação Física. Foi então que a atual diretora, professora Viviane Pacheco, pediu para que o Flor da Idade retornasse como parte do Projeto Político Pedagógico da escola. A retomada das atividades trouxe uma imensa alegria para os antigos participantes, que já estavam com saudade dos encontros semanais e dos benefícios em questão de saúde e convivência social.

 

Comunidade e Escola unidos no resgate da cidanania

 

É possível viver a Terceira Idade com qualidade de vida? O grupo Flor da Idade mostra que sim, é possível! Atividade física é para todos! Ela é um importante componente para um estilo de vida saudável, pois promove o aperfeiçoamento das qualidades físicas, memória, atenção, raciocínio, imaginação, criatividade e interações sociais. 

 

Professora Marilsa Sousa

 

Parabéns à professora Marilsa Sousa pela competência, sensibilidade e amor com que realiza este importante trabalho social e de resgate da cidadania. Parabéns ao grupo de idosos que entraram de corpo e alma neste projeto! Parabéns às professoras Rejane Faria e Viviane Pacheco pelo apoio e parceria de sempre! 

 

Quer saber um pouco mais sobre as atividades do projeto Flor da Idade realizada do Ciep Rubens Gomes? Que tal fazer uma visita? Entre em contato! 

Ciep Rubens Gomes
E-mail: emrubens@rioeduca.net
Telefone: 3107-3122

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/07/2017

Um Pouco desse Imenso Brasil!

Tags: 8ªcre.

 

Estudar sobre as diferentes regiões brasileiras é comum em todas as escolas, mas promover uma pesquisa que envolva alunos e professores e resulte em uma grande mostra cultural, faz todo esse estudo ter beleza e sentido. Assim foi o projeto "Um Pouquinho de Brasil", realizado na E. M. Ramiz Galvão.

 

 

 

Nosso país tem as dimensões de um continente, o que resulta em rica diversidade cultural.

Aprender mais sobre as regiões e os estados brasileiros que as compõe é muito significativo para a aprendizagem. 

Esse aprendizado ocorrendo de maneira interdisciplinar dá sentido e concretiza o que os alunos obtêm de informações nos livros e pesquisas na internet.

Não são apenas os aspectos naturais que determinam nossa diversidade, os aspectos culturais também marcam nosso passado e presente nesse imenso Brasil.

 

 

 

O projeto "Um Pouquinho de Brasil", que aconteceu na Escola Municipal Ramiz Galvão, envolveu toda a comunidade escolar.

As regiões do nosso país oferecem muito material para pesquisa sobre artesanato, crenças, danças típicas, culinária, brincadeiras, música e o folclore em geral. É um material que pode ser trabalhado tanto visando aspectos da História, Geografia e Ciências, quanto da Língua Portuguesa e das manifestações artísticas. Assim foi o desenvolvimento do projeto na unidade escolar, propondo o conhecimento da música, da poesia, dos artistas e personalidades de cada região.

O projeto "Um Pouquinho de Brasil" vai além de conhecer a divisão do país em cinco regiões que foram propostas pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O objetivo da equipe pedagógica foi levar os alunos a compreender as características marcantes de cada região, como se processou sua ocupação e como seus habitantes se adaptaram e transformaram esse espaço.

 

 

O resultado do projeto foi um dia especial, movimentado, alegre, colorido e cheio de sons.

A Escola Municipal Ramiz Galvão realizou uma mostra de trabalhos onde era possível reconhecer cada pedaço do Brasil.

Os alunos fizeram apresentações de teatro, dança, maquetes, cartazes e poesia, mostrando a riqueza cultural de nossa gente!

 

 

Um projeto como esse colabora com o combate ao preconceito, pois o conhecimento é libertador!

O sotaque, as festas religiosas, os pratos típicos e o conhecimento de tudo o que revela a identidade de uma comunidade é fundamental para se compreender a bela complexidade que é o nosso Brasil.

A E. M. Ramiz Galvão ao realizar o projeto "Um Pouquinho de Brasil", estimula e desenvolve o hábito da pesquisa, o gosto pela leitura e escrita, a apreciação artística e o respeito pelas diferenças existentes na sociedade das diferentes regiões do Brasil.

 

 

Para entrar em contato com a E.M. Ramiz Galvão: emrgalvao@rioeduca.net

 

 

Se sua escola também realizou algum projeto como esse, entre em contato com o Rioeduca!

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/07/2017

Circuito Escolar Anima Mundi Nas Escolas

Tags: animamundi, cineclube, mídias.

 

Em 2017, teremos 100 pontos de exibição e a sua escola ou biblioteca pode ser um deles!

Basta ler com atenção as informações e confirmar sua adesão pelo formulário abaixo.

É imprescindível a presença do responsável pela inscrição ou de um representante da unidade no encontro que será realizado no dia 14/7, sexta-feira, às 9h, na Editora Rovelle (Rua Sacadura Cabral, 144 H - Saúde).

Nesse dia, serão apresentadas todas as orientações para a realização desse circuito e a entrega do DVD com a programação a ser exibida.

 

FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO DO CIRCUITO ESCOLAR NAS ESCOLAS

 

* Inscrição/Adesão: De 6 a 12/7

* Lançamento para os professores e orientações para as exibições no Circuito Escolar: 14/7

* Exibição nas escolas/bibliotecas: 1 a 15/8

 

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO NO LINK ABAIXO:

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


PARTICIPE!

 


 


   
           



Yammer Share