A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Julho de 2018'

Quinta-feira, 12/07/2018

A Copa Maré na Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza - (Índio da Maré)

Tags: 4ªcre, maré, escola.copa..

 

Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza - (Índio da Máre) em A Copa Maré

 

A ideia deste projeto surgiu de uma reunião do colegiado de educadores das escolas do Campus Maré, que envolvidos por este sentimento de participação e competitividade, decidiram organizar um campeonato entre as escolas do Campus. Cada escola representaria um país, ampliando o conhecimento de mundo dos alunos.

 

 

A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração. Nela participam aproximadamente duzentas seleções que buscam sua vaga no campeonato.

 

Desde sua primeira edição até hoje, já são vinte e um campeonatos realizados, ocorrendo a cada quatro anos. A edição de 2018 está sendo realizada na Rússia e conta com a participação de 32 países entre eles o Brasil.  

 

 

Nesse contexto, foi pensada a Copa Maré, na qual participam as Unidade Escolares: Ciep Elis Regina, Ciep Samora Machel, Osmar, Erpídio Cabral de Souza, Bartolomeu, Hélio Smith, Genival , Nova Holanda e Olímpiadas.

Esse projeto possibilitou a ampliação do conhecimento sobre os países participantes, informações sobre os povos, seus costumes, culinária, relação com seus vizinhos, sua economia, cultura, divertimento e etc.

A culminância do projeto aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho de 2018. Houve o desfile de abertura , campeonato de futebol de salão e apresentações das atividades realizadas pelas escolas, relacionadas aos países pelos quais ficaram responsáveis . 

 

 

 

O torneio contou com equipes Mirins - com alunos na faixa de 7 a 9 anos, do 2º e 3º ano de escolaridade; e Infantil - com alunos de 10 e 13 anos representados pelo 4º e 6º ano de escolaridade e o Peja. O time vencedor de cada categoria recebeu premiação fornecida pela CRE. O principal objetivo deste evento foi a união e interação entre as escolas do Campus. Como objetivo específico buscou-se conhecer um pouco de cada país envolvido, seu povo, sua cultura etc.

 

 

 

Na E.M Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza foram realizadas inúmeras atividades e toda comunicade escolar se envolveu. A escola ficou responsável por mergulhar no universo mexicano. Desta forma explorou alguns conteúdos como: 

  • Os principais aspectos políticos, como demografia pontos turísticos, o presidente, sistema monetário, etc;
  • A história de Frida Kahlo, pois os alunos pesquisaram sobre a vida e a obra da pintora e montaram uma exposição com reinterpretações das famosas pinturas da artista mexicana;
  • Os principais fatos históricos da fundação e origem do país, seus descendentes e também fatos atuais.
  • O tema do Dia dos Mortos, contando como se comemora esse dia no país e realizando uma oficina de pintura e caracterização; 
  • Caracterização da Turma do Chaves;
  • Trabalho com receitas típicas;
  • Apresentação das principais lendas e tradições do México como a La Llorona, Calle de La Quemada e O Fantasma da Freira;
  • Projeção e discussão do filme COCO, que conta sobre o costume do Dia dos Mortos.

 


Parabéns pelo trabalho realizado!


Sobre a escola:
Gestora: Lilian Regina Martins Melo
E/CRE (04.30.015) Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza(Índio da Maré)
Endereço: rua Teixeira Ribeiro nº 1000 Bloco 6 Bonsucesso
CEP:21044-251
Tel: 3438-4857 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/07/2018

Mini Copa na Educação Infantil

Tags: 7ªcre, copa do mundo.

 

O EDI Professora Maria Berenice Parente e o EDI Professora Claudia Pires Contino realizaram juntos a Mini Copa no final do mês de junho com a participação dos alunos das unidades escolares.

 

Os Espaços de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Berenice Parente e Professora Claudia Pires Contino abordaram no projeto anual o tema relacionado a Copa do Mundo. As unidades escolares se reuniram para realizar a Mini Copa e integrar alunos e equipe pedagógica .

 

 

Foram destacados como objetivos:

- abordar a união dos povos através do esporte;

- o respeito entre os envolvidos: jogadores e torcida;

- desenvolver o espírito esportivo: ganhar e perder;

- respeitar as mais variadas culturas;

- despertar o orgulho de ser brasileiro e amor a Pátria.

Para culminância do projeto, foi organizada a competição entre as crianças da Pré escola, realizada em duas etapas : sendo a primeira etapa o chute a gol , que aconteceu no EDI Professora Claudia Pires Contino sendo a equipe representada pela cor amarela.

 

Os alunos e equipe pedagógica do EDI Professora Maria Berenice Parente ( representados pela cor verde) visitaram o EDI Professora Claudia Pires para a realização da atividade. A ação foi dinamizada pelos professores Rômulo (EDI Profa Claudia) , Márcia Cristina e Renata Marques ( EDI Profa Maria Berenice) e professoras das turmas da Pré escola das duas unidades.

 

          Atividade chute ao gol.

 

Na segunda etapa, aconteceram atividades lúdicas com a bola, desta vez ocorrendo no EDI Profª Maria Berenice com a visita do EDI Profª Claudia Pires . Ao final foram distribuídas medalhas para todas as crianças .

 

Atividade envolvendo as equipes das duas unidades escolares.

 

              Da esquerda p/direita: Prof Rômulo (ed.física), Profª Valéria ( representante da 7ª CRE), Profas Tatiana e Roquessana (diretoras), Profª Márcia ( ed. física).

 

A Mini Copa das duas unidades contou com  as visitas da professora Simone, representando a Gerência de Educação da 7ª CRE , professora Ana Paula, supervisora administrativa das duas unidades e Professora Valéria da 7ª Cre.

 

 

Da esquerda para a direita: Profª Ana Paula ( Supervisora 7ª Cre), Profª Tatiana Coelho ( diretora) Profª Roquessana ( diretora) e Profª Simone ( representante 7ª CRE/ GED ).

 

 

Da  esquerda para direita: Profª  Roberta, Profª  Roquessana ( diretoras Edi Profa Claudia Pires) e Tatiana Coelho ( diretora Edi Professora Maria Berenice Parente) .  

 

 

Presençaa da comunidade escolar assistindo a Mini Copa.

 

O Hino Nacional foi tocado no início das duas etapas , assim como ocorre antes dos jogos da Copa. As crianças e seus responsáveis ficaram envolvidos com as competições da Mini Copa , proporcionando momentos de alegria , respeito e total interação.

 

Confira abaixo vídeo com melhores momentos da Mini Copa:

 

 

 

 

Projeto do EDI Profa Claudia Pires : Meu país, minha torcida – Brasil Brasileiro

Projeto do EDI Profa Maria Berenice : Diversidade Cultural Brasileira

Diretoras : Roquessana Correia e Roberta Hasbanni ( EDI Profª Claudia Pires)

Tatiana Coelho e Maria Bernadete de Siqueira ( EDI Profª Maria Berenice)

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

EDI Professora Maria Berenice Parente:

ediberenice@rioeduca.net

EDI Professora Claudia Pires Contino:

edicontino@rioeduca.net

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/07/2018

"Conexão Jacaré - Carioca, trocando vivências"

Tags: 3acre, estudos, jacaré.

 

    "Conexão Jacaré Carioca, trocando vivências"

 

 

No dia 15 de junho de 2018 , na Nave do Conhecimento de Triagem, o EDI Prof. José Libonati Filho e a CM Tia Andreza realizaram um Centro de  Estudos unificado. Com o título "Conexão Jacaré Carioca, trocando vivências", as equipes das duas unidades estudaram o material enviado pela Gerência de Educação Infantil e foram realizadas apresentações  com atividades bem sucedidas dos grupamentos atendidos pelas duas Unidades escolares. Além disso, o encontro contou com a participação do  Professor Gustavo, representante da GEISME, discutindo questões relevantes.

 

 

Segundo a diretora Iliana Pereira do EDI Prof. José Libonati Filho:

A Conexão "Jacaré-Carioca”, foi desta forma que nomeamos a parceria entre a Creche Municipal Tia Andreza e o EDI Prof. José Libonati Filho. No CE de 15/06/2018, pudemos vivenciar, numa manhã muito produtiva, a troca de experiências entre as duas unidades. O objetivo principal deste encontro foi compartilhar vivências bem sucedidas e ampliar o repertório de práticas pedagógicas dos profissionais. Cada equipe teve a oportunidade de apresentar suas experiências, dificuldades e sucessos no desenvolvimento de atividades com os grupamentos Berçário, Maternal I e Maternal II.

 

  

 

Ainda segundo a diretora  Iliana: Tivemos a oportunidade de estudar o Campo de Experiência “Gestos, corpo e movimento”, dando continuidade à revisão curricular e a elaboração de práticas pedagógicas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Após ampla reflexão, propusemos atividades adequadas à realidade de cada U.E. e aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

 

A diretora Iliana, ainda acrescenta que: "O encontro foi estimulante e enriquecedor. Esperamos que seja o primeiro de muitos! Agradecemos a Nave do Conhecimento de Triagem pelo acolhimento e parceria na realização deste evento."

 

Parabéns pela iniciativa e realização do "Conexão Jacaré Carioca, trocando vivências"

 

Quer saber mais sobre?

E-mail de Contato:  

edilibonati@rioeduca.net

cmtandreza@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/07/2018

Obras e Invenções de Leonardo da Vinci na Feira de Ciências

Tags: 8ªcre, meio ambiente, ciências.

 

Um grande artista e inventor inspirou a criatividade dos alunos da Escola Municipal Leonardo da Vinci.

A Feira de Ciências realizada na escola foi um evento colorido, lúdico e de muitas aprendizagens. Vamos conferir?

 

 

O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, pois é através do brincar que as experiências são cultivadas. Nesse contexto, a Escola Municipal Leonardo da Vinci está desenvolvendo o projeto Brincar e Aprender, é só Começar!

No 1º bimestre, a escola brincou e aprendeu com o patrono, Leonardo da Vinci, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de competências comunicativas e promovendo interações e aprendizagens. As atividades foram pensadas buscando criar espaços para ações lúdicas, desafiadoras e criativas. 

No dia 05 de junho, as turmas foram organizadas para a realização de uma Feira de Ciências.

 

 

 

A vida, as obras e as curiosidades sobre o gênio visionário, Leonardo da Vinci, despertaram o interesse dos alunos. Suas criações foram estudadas e recriadas, tornando cada atividade uma experiência nova e muito dinâmica.

A imaginação de Leonardo da Vinci era cheia de ideias sobre máquinas voadoras. Para que essas máquinas funcionassem o ar era um elemento fundamental. Inspirados em suas invenções, a turma de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento realizou atividades com o tema "AR". A turma relacionou os brinquedos que precisam de ar para funcionarem, observaram a presença e a força do ar e confeccionaram balões, cata-ventos e um anemômetro.

A turma do 3º ano produziu lista de nomes de animais, pois Leonardo da Vinci os apreciava muito e tinha obsessão pela natureza. A turma também aprendeu uma curiosidade sobre Leonardo da Vinci, pois aos vinte anos ele tornou-se vegetariano, algo incomum para a época em que ele viveu. Na Feira de Ciências a turma apresentou as etapas do preparo de uma salada saudável e depois distribuíram para os presentes.

 

 

A importância da escrita também foi tema da Feira de Ciências. A escrita reversa de Leonardo da Vinci chamou a atenção dos alunos e de quem visitou o evento.

Leonardo da Vinci era canhoto e tinha um jeito diferente de escrever, usando as letras de trás para frente. As turmas do 1º e 2º anos brincaram e aprenderam com a escrita reversa. 

As turmas de Educação Infantil, por sua vez, embarcaram nas invenções e criações de Leonardo da Vinci. Misturaram cores, construíram seus inventos, fizeram releituras de suas obras e brincaram com quebra-cabeças.

 

 

 


"A Feira de Ciências proporcionou um momento rico em aprendizagens e criatividade, facilitando o processo e a relação do aprender e conhecer. "

                                                                                               Professora Flavia Rangel - Coordenadora Pedagógica

 

O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Leonardo da Vinci pela realização desse projeto!

 

Para entrar em contato com a escola:

Email: emvinci@rioeduca.net

Diretora: Soraia Rodrigues

Diretora Adjunta: Gisele Cristina

 

 

Faça como a E.M. Leonardo da Vinci, entre em contaro com o Rioeduca e compartilhe os projetos da sua escola!

 

 


   
           



Yammer Share