A A A C
email
Retornando 30 resultados para o mês de 'Julho de 2018'

Terça-feira, 10/07/2018

A Sala de Leitura Dyla e a Semana do Livro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A I Semana do Livro aconteceu de 16 a 20 de abril na Sala de Leitura da Escola Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá com a participação da comunidade escolar . Vamos conferir?

 

A Sala de Leitura Polo, em parceria com a Coordenação e Direção da Escola Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, criou um evento para valorizar, ainda mais, a Literatura dentro do espaço escolar: a I Semana do Livro.

Aproveitando o dia 18 de abril, data de aniversário de Monteiro Lobato e também momento para comemorar o dia Nacional do livro infantil, muitas atividades foram realizadas. A cada dia uma ação envolvendo alunos, professores, funcionários, pais, enfim, todos os que participam da rotina escolar, juntos na luta para dar o devido destaque à Literatura.

 

Professora Luciana Delgado, Equipe da Sala de Leitura Polo – Maria Elisa Nista Braga, Ana Tereza Grauer, Silvia Castro e alunos protagonistas da turma 1501 – Eduarda Soeiro dos Santos, Pedro Lira Pareto, Gyovanna Ribeiro da Silva e Valentina  Nista Braga Zanini.


 

A Semana começou com a LEITURA DRAMATIZADA da adaptação da obra O PLANETA CAIQUERIA, de Hermes Bernardi. A história foi encenada pelos alunos protagonistas, ao lado da professora do EI, Luciana Delgado, quem apoiou com entusiasmo a proposta da Sala de Leitura. Os alunos vibraram com a interpretação de seus colegas e ainda se divertiram ao som das músicas de Bia Bedran, cujo conteúdo também os fazia refletir sobre o valor da leitura.

 


     Professora Luciana Delgado e alunos protagonistas : Pedro Lira Pareto e Eduarda Soeiro dos Santos.

 

No dia seguinte, terça-feira, foi dia de CINECLUBE. O debate emocionante, com direito a pipoca, teve como ponto de partida o filme O OUTRO PAR – curta metragem egípcio, dirigido por Sara Rozik. 

 

O filme foi inspirado na vida de Mahatma Gandhi, o que possibilitou a criação de um jogo intertextual  entre a vida do pacifista  com o  PPP da escola: “O mundo que a gente quer, depende do que a gente faz”.

 


        Trabalho elaborado a partir do debate (cineclube) com as turmas 1301, 1601, 1501, 1402, 1401,1302. Desenho de Emanuelle Melo Barroso – T: 1501

 

A festa continuou com um dos momentos mais alegres A HORA DO CONTO. Um evento que já acontece com frequência na escola. Quinzenalmente, toda a Unidade Escolar reserva um horário para ler um texto literário.

No dia do livro, no entanto, a ação ganhou uma roupagem nova, pois todos os textos lidos em sala eram de autoria de Monteiro Lobato e a leitura foi ampliada para os pais, direção e demais funcionários.

 

         Cineclube - Professora Silvia Castro e turma 1501.

 

Abrilhantando a festa, a funcionária BRUNA VIEIRA vestiu-se como a boneca Emília, imortal personagem de Lobato. O que deixou as crianças eufóricas de tanta alegria. Sendo a escola bilingue, professores de Inglês fizeram adaptações e algumas turmas tiveram os contos nesta versão.

Seguindo a semana marcada pelo incentivo de práticas de leitura , na quarta-feira, foi dia de empréstimo de livros para todos da escola estendendo para os pais, assim que puderam conhecer um pouco do acervo da escola.

 

       Agente Educadora : Bruna Vieira Martins.

 


Empréstimo de Livros - Professora Maria Elisa Nista Braga.

 

Alunos Protagonistas : Enzzo de Souza da Rocha, Anna Vitória Viana Romero, Maria Eduarda Nascimento Santiago Santos ( turma 1501) e Bruna Vieira Martins (agente educadora).
 

 

Na Quinta-feira foi dia de piquenique! Só que o PIQUENIQUE foi LITERÁRIO, pois o desejo era alimentar o futuro leitor. Assim, foram realizadas roda de histórias e mediação de leitura. Depois, foram apresentados alguns livros para que os jovens fizessem leitura livre. Foi um dia delicioso!

 

   Piquenique Literário.


Finalmente, a sexta feira chegou e com ela o momento perfeito de recarregar as forças e recomeçar. Assim, os professores da escola foram convidados para um CAFÉ LITERÁRIO.

No café, além da leitura de poesias, muitas sugestões de livros pedagógicos foram apresentadas com a intenção de potencializar o trabalho. Entre um biscoito, um cafezinho e um chá, muitas ideias foram nascendo…

 

Luciana Delgado ( EI 42), Renata Fontes dos Santos ( EI 41), Ana Lúcia Alves de Santana dos Santos (secretária), Maria ângela Garcia Pinto (diretora), Maria Elisa Nista Braga ( Sala de Leitura Polo), Karla Rodrigues Cardoso (diretora adjunta), Vera Lúcia dos Santos (EI 51), Ana Tereza Grauer ( Sala de Leitura Polo), Anriete Barata da Silva ( Língua Inglesa).

 

 

Dessa forma, a Sala de Leitura Polo Dyla se fortalece nas ações que integram Literatura e comunidade escolar. O objetivo é oferecer uma sala sempre de portas abertas para que todos possam viajar nas asas da Leitura. 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato da Escola Dyla Sylvia de Sá:

emdyla@rioeduca.net

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/07/2018

Aprender a Ler de A a Z

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

Os alunos do terceiro ano da E.M. General Humberto de Souza Mello estão participando de um projeto de incentivo à leitura.

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Professora Vera Nácia iniciou um projeto de incentivo à leitura com a turma 1.301 da E.M. General Humberto de Souza Mello, baseado na obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”.

 

 

Senhor Alfabeto

 


Tendo como objetivo principal despertar o letramento de forma lúdica,cada dia uma criança leva a mascote, Senhor Alfabeto, para passar um dia em sua casa e um livro para ser lido com a família.

Além disso, as crianças também levam um caderno para registrar como foi o seu dia em companhia do Senhor Alfabeto e desenhar ou colar fotografias de momentos vividos junto com a mascote. 

Para finalizar, antes de entregar o material para o próximo colega, a criança faz a leitura de seus registros para a classe.

 

 

Cada dia um aluno leva a mascote para casa.

 

Ao término do projeto está previsto o aniversário da mascote, por isso as crianças já fizeram uma lista de presentes, um com cada letra do alfabeto, uma lista de convidados, lista de comidas, bebidas e tudo que será necessário para montar a festa.

 

Lista de presentes do Senhor Alfabeto.

 


Para festa, a turma vai confeccionar os convites e no dia do aniversário, cada aluno deverá levar um presentinho com a letra que será sorteada. A Marianny, por exemplo, disse que levará um quadro com um desenho feito por ela. Os alunos estão muito envolvidos e empolgados, além de estarem aprendendo se divertindo!

 

 

Alunos envolvidos nas atividades do projeto.

 


Em classe, já foram feiras várias atividades de leitura, escrita e interpretação, assim como problemas envolvendo situações relacionadas ao livro.


Segundo a professora, a participação das famílias está sendo muito importante para a continuidade e o sucesso do projeto. As crianças estão tendo a responsabilidade de realizar as atividades e cuidar do material para que todos possam participar.


Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco este projeto de alfabetização e incentivo à leitura. Desejamos sucesso!

 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 09/07/2018

Família na Escola

Tags: 1ªcre, eventos, familia.

 

Evento que une Família e Escola faz parte do Calendário de Escola da Rede em Santa Teresa.


A fim de proporcionar maior envolvimento dos responsáveis e membros da comunidade escolar com as atividades desenvolvidas e promover o sentimento de pertencimento, a Escola Municipal Julia Lopes, localizada no aprazível bairro de Santa Teresa, desenvolve semestralmente o projeto Família na Escola.

 

 


Família na Escola é uma atividade que já faz parte do calendário da Unidade Escolar, que atende do 1º ao 6º Ano Experimental do Ensino Fundamental, em turno Único.

 

 

Durante o evento, os responsáveis são convidados a participar de oficinas diversas na companhia de seus filhos, criando maior interação, participação e maior valorização de todos pelas atividades desenvolvidas pela escola.

 

 


As oficinas são oferecidas por parceiros da própria comunidade, convidados e também por alguns professores. A cada edição, o envolvimento e participação da família só aumenta. São contações de histórias, rodas de leituras, participação da hora da refeição. Momentos importantes da rotina da escola, partilhados com os responsáveis.

 

 

 

“Proporcionar as famílias um dia ao lado dos filhos, participando da rotina da escola é muito gratificante. Como diz Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”, nos falam as gestoras da unidade, professoras Rosângela e Poliana.

 

 

 

Parabéns pela iniciativa E.M Júlia Lopes !

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida

Diretora: Rosângela Favorita

Diretora-Adjunta: Poliana Valladares

Coordenadora Pedagógica: Cristiane Fóca

Telefone: 2225-2412

E-mail: emjalmeida@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 09/07/2018

Copa Tamoyo

Tags: 6.ª cre, copa do mundo.

 

A Copa do Mundo 2018, que está acontecendo na Rússia, tomou conta das ruas, da mídia e dos alunos da Educação Infantil da E.M. Prefeito Marcos Tamoyo.

A professora Elaine Mendonça aproveitou todo este movimento e trabalhou várias atividades pedagógicas envolvendo essa temática. Vamos conhecer o trabalho dela e de seus alunos?

 

Professora Elaine e sua turma de Educação Infantil

 

O futebol é uma paixão mundial! Este clima esportivo que estamos vivendo é uma ótima oportunidade para ensinar grandes lições para a criançada, sem deixar de lado o aprendizado dos conteúdos pedagógicos que precisam ser trabalhados.

Quer saber como isso é possível? Veja nesta matéria as atividades desenvolvidas, na primeira quinzena de junho, pela professora Elaine Mendonça com a turma da Educação Infantil.

Através da roda de conversa, a professora explorou o tema de uma forma descontraída. As crianças tiveram contato com diversos gêneros textuais que traziam o tema Copa do Mundo na Rússia. Neste momento, os alunos puderam também falar tudo o que sabiam sobre este evento esportivo. As contribuições foram muito ricas! Pode-se perceber a motivação dos pequenos nas descobertas que faziam.

 

Confecção da mascote da Copa do Mundo

 

Aprendizado de cores e identificação das letras do nome da mascote

 

Foi uma oportunidade incrível para que a professora intensificasse os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem oral e escrita. Dessa forma, explorou bastante os nomes dos jogadores e dos times, por meio de jogos de montar palavras, escrita e reescrita.

 

A Copa do Mundo tem muitos elementos gráficos e plásticos que foram explorados. A sala de aula foi toda enfeitada com as cores do Brasil e com imagens referentes à Copa do Mundo. As crianças confeccionaram a mascote deste evento, com tinta guache e lápis de cor, bandeirinhas e viseiras com as cores do Brasil.

 

Confecção de viseiras com as cores do Brasil

 

A professora Elaine proporcionou aos alunos momentos em que eles puderam se perceber como integrantes de uma nação e de uma cultura, além de reconhecerem a existência de outras tantas. A professora relatou que sentiu seus alunos mais motivados a participar da Copa Tamoyo. Ela percebeu, também, que até os alunos mais agitados desenvolveram com tranquilidade as atividades sugeridas.

 

Como vimos, este tema pode trazer grandes lições para a meninada, em várias áreas do desenvolvimento. Vamos aproveitar este momento esportivo para ensinar aos alunos conceitos valiosos.

 

Parabéns à professora Elaine Mendonça e à toda equipe da E.M. Prefeito Marcos Tamoyo pelo trabalho de excelência que realizam com nossas crianças.

É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe da E.M. Prefeito Marcos Tamoyo? Entre em contato com a Unidade Escolar!

E.M. Prefeito Marcos Tamoyo

E-mail:emtamoyo@rioeduca.net

Telefone: 3452-3900

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share