A A A C
email
Blog destinado a grandes especialistas da Educação. Você também pode participar. Veja como.
Retornando 6 resultados para o mês de 'Julho de 2018'

Quarta-feira, 04/07/2018

Fica a Dica: Livro Mês de junho tem São João

 

Livro: Mês de junho tem São João

 

 

Já entramos no mês de julho, mas as festividades continuam.

A Dica dessa semana é o livro “Mês de junho tem São João”, da coleção “Tradição da nossa terra”, dos autores e violeiros Fabio Sombra e Sergio Penna.


“Passa o ano e já vem vindo
O mês de Junho no sertão
Com forró para Santo Antônio,
São Pedro e São Joao.
Tem quadrilha bem dançada
No terreiro e no salão.
Mas isto não é tudo não!


Das brincadeiras às comidas típicas, dos músicos às danças de quadrilha, através de versos animados e ilustrações bem coloridas, o livro faz um passeio por uma das festas mais tradicionais de todo o Brasil.


Mas o que o Delegado tem a ver com tudo isso?


Que tal começarmos falando das tradições que a festa nos permite explorar, sua origem e mudanças ao longo dos séculos?


Explicar as tradicionais fogueiras, símbolo forte da festividade, e o porquê da prática de soltar balão, que antigamente era muito comum, ser proibida nessa festa, e o mal que isso acarretava.


Vamos falar das comidas típicas, e o porquê de grande parte dos doces, bolos e salgados serem feitos de milho.


Falar das músicas e dos diferentes instrumentos musicais, como viola, triângulo, sanfona e zambumba, e das roupas caracterizadas, das danças e seus personagens inusitados, afinal de contas até o padre participa dessa festança.


Chegou a hora de colocar a mão na massa, enfeitar nosso espaço, confeccionar nossos instrumentos, providenciar alguns alimentos, criar uma dança e aproveitar a festa!


Fica a Dica! 

Conto com sua participação, professor(a). Mande também suas dicas e sugestões e vamos explorar o mundo literário!

Até a próxima semana!



   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 02/07/2018

Fica a Dica: É época de Copa! Atividades com o Hino Nacional Brasileiro

Tags: copa do mundo, dicas, hino nacional brasileiro.

 

Fica a Dica:

É época de Copa! Atividades com o Hino Nacional Brasileiro

 

 

Estamos ainda em época de Copa do Mundo. Acho que nossos alunos já devem ter se perguntado sobre todos aqueles hinos cantados no início de cada jogo. São 32 seleções disputando até chegar à final.

Nesse período, podemos aproveitar e fazer várias atividades com o Hino Nacional. Que tal aproveitarmos pra trabalhar o nosso?

Podemos explorar com eles todas aquelas palavras um pouco desconhecidas do nosso vocabulário cotidiano. Fazê-los compreender e ter orgulho de ser brasileiro, despertar o civismo e a cidadania

Hoje, então, trago aqui no “Fica a Dica” sugestão de atividade com o Hino Nacional. Antes de começar o trabalho musical propriamente dito, podemos começar por trabalhar o significado dessas palavras.

Aquilo em que detemos mais conhecimento, sempre desperta a vontade de fazer o melhor. Nossos alunos precisam saber sobre esses significados e se sentir reconhecidos e estimulados ao cantar o hino corretamente.

Sugiro, então, a atividade da professora Elaine Cristine Gonzaga, aula retirada do portal do MEC e consultada em 28/06/2018 (https://bit.ly/2lCEG4S).

Nesta aula, a professora sugere o trabalho de exploração dos significados da letra do Hino Nacional, a reflexão acerca do sentido da letra, o reconhecimento dos contextos sociais nos quais o mesmo é utilizado e, finalmente, o cantar do hino.

É uma sugestão de aula que mescla atividades de música com atividades de língua portuguesa, ampliação do vocabulário e produção de trabalhos para serem expostos na sala e compartilhado com os colegas.

 

Roteiro da aula sugerido pela professora Elaine Cristine:

 

Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro

• Inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para a próxima aula;

• Apresente aos alunos o Hino Nacional, distribua a letra para os mesmos e toque-o novamente, para que eles acompanhem a letra.

 

Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino

• Organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos. É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam? Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?

• Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.

 

Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas

• Organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário, explique o significado das palavras “Ipiranga” (Rio onde às margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:

• Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem e que estão presentes no Hino Nacional;

• Finalizada esta etapa, vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça a eles que escrevam as palavras no caderno e depois as organize em ordem alfabética, pois facilitará o encontro das palavras no dicionário;

• Avalie com seus alunos o significado do uso do dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que as mesmas estão dispostas em ordem alfabética;

• Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra).

 

Atividade 4 – Vocabulário

• Registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto;

• Encontrados os significados das palavras, explique a eles o significado e a importância do vocabulário. Nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto;

• Novamente no quadro/lousa, monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.

 

Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional

• Estimule a compreensão das estrofes do Hino. Para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?

• Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam. Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração;

• Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem;

• Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue anteriormente.


Trabalhadas essas etapas, podemos focar no canto do Hino, nas nuances de interpretação, nos significados trabalhados anteriormente. Podemos salientar a importância do canto coletivo, a afinação, o trabalho em conjunto, tal qual uma seleção realiza na Copa, onde o coletivo é mais importante do que o individualismo. Nessa atividade, podemos trabalhar diversos valores.

 

Para ilustrar o que hoje falamos, deixo esse vídeo para refletirmos o quanto é importante para a criança ter conhecimento daquilo que ela está querendo representar. E a sensação de pertencimento vem combinada nesses momentos!

 

Acesse vivo.com.br/cantejunto

 

Fica a dica!!! 

Gostou da dica da semana? Escreva pra gente, sugira! Estamos esperando a sua sugestão!! smiley

 

 

 


   
           



Yammer Share