A A A C
email
Retornando 102 resultados para o mês de 'Agosto de 2011'

Sábado, 20/08/2011

Escolas e Professores da 6ªCRE: Destaques da 1ª quinzena de agosto/2011

Tags: 6ªcre, blogsdeescolas, blogsdealunos, blogsderioeducadores, eventos, protagonimojuvenil.

 

Esta primeira quinzena de agosto foi de muita alegria para a 6ª.CRE com o anúncio - nesta semana - dos finalistas do Troféu Rioeduca (várias de nossas unidades escolares estão concorrendo: com blogs, projetos etc.). Seja de qual CRE forem os vencedores a receber o Troféu, todos nós, educadores da rede, já somos vencedores por nosso trabalho, empenho e dedicação integral ao ensino!

 

Mas a postagem não é (ainda) sobre a participação de nossa CRE no evento Troféu Rioeduca e sim sobre alguns outros acontecimentos...  

 

 

 

No CIEP Glauber Rocha...

 

 

 

A professora Ioliris Cátia Paes Alves (foto acima), que dirige o CIEP Glauber Rocha, recebe a Medalha de Mérito Pedro Ernesto.

 

 

 

 

Acima, o twitter da profa. Ioliris Paes, que foi muito parabenizada nas redes sociais por todas as suas conquistas e anos de dedicação ao ensino com carinho e competência.

 

 

 

 

A 6ª.CRE tem agora mais um blog!

 

Este totalmente construído e postado com a colaboração de alunos de nossas escolas!

 

O blog - Sexta Central - está só iniciando... mas promete! Vale a pena visitar e seguir!

 

 

Nos bastidores da Sexta Central...

 

 

Os alunos construtores do blog...

 

Da esquerda para direita: Arthur, Luis Fernando, Professora Rejane (que dirige a 6a.CRE), João, Daniel e Wellington.

 

 

 

 

 

Cliquem nas imagens e acessem a Sexta Central - Nós somos a 6a. CRE !

 

 

 

 

E no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes... 

 

 

História do Samba para Crianças!

 

 

 


"O grupo Bebadosamba - escreve profa. Gisele, no BlogAdão (o blog do CIEP) -, montou um espetáculo de Samba para crianças, é uma graça, conta a história do samba com ilustrações e músicas ao vivo, muita animação e cultura. Tudo a ver com o PPP do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes".
 

 

 

 

 

 

 

 

E já anunciando a 2a. quinzena... Soube de muita coisa legal acontecendo nas Unidades Escolares de nossa CRE (estou aguardando os e-mails prometidos)! Mas... creio que estão todos ansiosos para primeiro mostrarem na 2a. U.E.xpondo 6ª.CRE - que acontecerá no dia 26 de agosto em todas as escolas da 6ª.CRE! Vejam a chamada que encontrei no blog da E.M. Rose Klabim!

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Blog CIEP Glauber Rocha: http://ciepglauberocha.blogspot.com/2011/08/atencao-atencao-noticia-urgente.html

 

Blog Sexta Central - Nós Somos a 6a. CRE: http://sextacentral.blogspot.com/

 

Blog do CIEP Adão: BlogAdão: http://adaoblogado.blogspot.com/2011/08/historia-do-samba-para-criancas.html

 

Blog da E.M. Rose Klabim: R.K. Notícias: http://rknoticia.blogspot.com/

 

EXTRA Online (a primeira foto de Ioliris): "Receita de sucesso das escolas com melhores médias no 4º bimestre": http://extra.globo.com/noticias/educacao/receita-de-sucesso-das-escolas-com-melhores-medias-no-4-bimestre-387410.html

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/08/2011

Zip e Stella fazendo amigos na Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro

Tags: 10ªcre.

Recebi um gentil convite enviado por e-mail pela professora de Inglês Josana Bianchi, da Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro, da 10ª CRE, para conhecer o trabalho que ela está desenvolvendo para o Programa Rio Criança Global, lá na Comunidade da Vila Paciência.


Josana começou a estudar inglês com apenas dez anos, e já dava aulas quando estava na faculdade, onde se formou em Português-Inglês.


Professora Joana Bianchi, com o material do Programa Rio Criança Global, constituído por bolsa personalizada, livro do aluno e fantoche do personagem Zip, que serve para divertir e facilitar o aprendizado da língua inglesa pelos alunos da E.M. Haydea Viana Fiúza de Castro, da Comunidade da Vila Paciência.


Com matrícula no Estado há cerca de quinze anos, Josana resolveu prestar concurso para o município, em 2010, sabendo que iria trabalhar no Programa Rio Criança Global, que está proporcionando aos alunos das escolas públicas da nossa cidade, nove anos de ensino de inglês em todas as escolas, além de parcerias para a ampliação do estudo de inglês, no contraturno.


Na Escola Haydea, Josana dá aulas para doze turmas. É apenas um tempinho para cada turma, mas a dedicação, o entusiasmo e o senso profissional da professora têm surtido efeitos muito além do esperado.


Quando os alunos a encontram nos corredores e diversos ambientes da escola, querem abraçá-la e beijá-la, demonstrando carinho, afeto e gratidão por estarem aprendendo a falar uma nova língua de forma tão divertida e interativa.


Em visita aos alunos da Turma 1203, da professora Maria Lúcia ( no centro), Josana Bianchi(à esquerda) e a diretora Patrícia (à direita).


Converso com a professora Josana que vai logo me apresentando os personagens Zip e Stella, dois simpáticos extraterrestres que saem do Planeta Zog e chegam a Terra. A partir daí começa todo o trabalho voltado para o ensino da língua inglesa, onde é dada prioridade à comunicação oral, em atividades especialmente elaboradas para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, geralmente entre 6 a 10 anos.


Alunos do 2º ano mostrando o livro Zip from Zog, da série editada pela Learning Factory, que promove o ensino da língua inglesa de forma lúdica e objetiva. Foto cedida pela professora Josana


A professora Patrícia, diretora da Escola Municipal Haydea fala da Josana como alguém que chegou para dinamizar e trazer novidades ao ensino da língua inglesa. “Os alunos gostam muito das aulas da Josana. Eles participam ativamente, pois ela traz sempre alguma novidade.” 


“Nós nos divertimos, porque ela carrega sempre uma grande mala com seus brinquedos e apetrechos que são usados para ilustrar ainda mais as suas aulas. Não tenho dúvida em dizer que os nossos alunos têm evoluído bastante, pois ela tem ajudado não só em relação ao ensino do inglês, mas também contribuído para ampliar a capacidade de concentração e ajudar na memorização”, finalizou a diretora.


Patrícia (à esquerda) e Josana Bianchi, na Sala de Leitura da Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro, onde foi produzida parte do vídeo que mostra o trabalho do Programa Rio Criança Global na Comunidade da Vila Paciência.


A série “Zip from Zog”, editada pela Learning Factory. Inclui material para os alunos e também para os professores.


O livro do aluno é muito bonito, colorido e interativo, incluindo atividades lúdicas que envolvem o desenvolvimento cognitivo e motor, além do caderno de exercícios, com possibilidade para a comunicação oral e compreensão auditiva, com músicas e rimas.


Alguns alunos da professora Josana Bianchi, da Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro, da 10ª CRE, que participam do Programa Rio Criança Global, aprendendo a língua inglesa de forma lúdica, interativa e agradável.


O material do professor inclui, além de planos de aula detalhados, sugestões de brincadeiras e projetos e inúmeras propostas para o desenvolvimento de temas transversais.


Josana Bianchi, que já tem muita experiência como professora de cursos particulares, elogia a qualidade do material produzido para os alunos da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro, mostrando com satisfação os fantoches dos principais personagens dos livros (Zip e Stela), o CD de áudio, o DVD, com um episódio por lição, para a consolidação do aprendizado, além da caneta leitora, que permite a tradução palavra por palavra e também reconhece e traduz locuções verbais e outras expressões idiomáticas escaneadas. Fornece pronúncia em áudio de palavras individuais ou linhas completas de texto.


Professora Josana Bianchi com alguns alunos que participaram do vídeo clip sobre o Programa Rio Criança Global desenvolvido na Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro, da Comunidade de Vila Paciência.

 Josana Bianchi com duas alunas caracterizadas com trajes tipos dos paises representados no vídeo


Já no finalzinho do segundo turno, com as turmas se preparando para se despedir da escola, após mais um dia de muitas atividades, percorro todas as salas e dependências em companhia da simpática diretora Patrícia e da professora Josana Bianchi, confirmando, pelos sorrisos e cumprimentos dos alunos, o quanto estão felizes por estudarem em uma escola com tão belos projetos, contando com profissionais tão qualificados.


A diretora Patrícia ao lado da professora Leila, com seus alunos da Turma 1304, recebendo a visita da professora de Inglês, Josana Bianchi, para postagem do Rioeduca.


É assim a Escola Municipal Haydea Viana Fiúza de Castro, da Comunidade da Vila Paciência, orgulho da 10ª CRE e da Secretaria Municipal de Educação, pelo cumprimento das metas e crescimento nos índices de avaliação do IDEB e IDERIO, possibilitando a todos os professores e funcionários, o recebimento de mais um salário pelo segundo ano consecutivo, e já se preparando para a obtenção de bons resultados nas provas que serão realizadas neste final de ano letivo.

 

Neste vídeo curto (link abaixo), a diretora Patrícia e a professora de Inglês Josana Bianchi falam do Programa Rio Criança Global na Escola Municipal Haydea Viana Fiuza de Castro e mostram o material utilizado pelos alunos e professores.


 http://www.youtube.com/watch?v=Ew-8PL_mWUY

 

Capa do livro "Zip from Zog", que faz parte de uma série especialmente desenvolvida para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A série promove o ensino da língua inglesa de forma lúdica e objetiva, priorizando a produção oral através de atividades com diferentes níveis de desafio e que contemplam as múltiplias inteligências, à esquerda,  Zip, ao lado da Stella, principais personagens do livro.

 

                                          

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/08/2011

Multiculturalismos para Professores e Coordenadores Pedagógicos

Tags: 10ªcre.

 

Em atenção às Leis 10.639/03 e 11.647/08, a Coordenadoria de Educação da Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro estará oferecendo uma oportunidade aos professores I e II e coordenadores pedagógicos da Rede, para discutir em Mesas Redondas e oito Salas de Conversa, temas como histórias e culturas africana, afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros.

 

O Seminário: "Imagens do Brasil: Relações Étnico-Raciais. Diversidade. Multiculturalismos" estará ocorrendo simultaneamente no Centro do Rio e em Campo Grande, Zona Oeste da Cidade.

 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de agosto pela intranet - http://sme e internet www.rio.rj.gov.br/sme (ver Serviços).

 

A Mesa Redonda: "Dimensões do Racismo: na educação, na mídia e nas estatísticas" será realizada no Centro, no dia 23 de agosto de 2011 (terça-feira), das 8h30min às 11h30min e no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, será realizada a Mesa Redonda "Povos Indígenas: literatura, histórias e educação", na quinta-feira, dia 25 de agosto, das 8h30min às 11h30min.

 

As Salas de Conversa estarão abordando os seguintes temas:

1 - Multiculuralismo e as relações étnico-raciais na escola;

2 - "Tenho o ritmo do tambor no pensamento" : História da África na Educação Básica;

3 - A questão indígena na contemporaneidade;

4 - Diálogos com a Lei 10.639/03: a promoção das relações étnico-raciais na educação.

Salas de Conversa no Centro: dia 31 de agosto de 2011 (quarta-feira) e;

Em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, dia 2 de setembro de 2011 (sexta-feira), sempre das 8h30min às 11h30.

 


 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/08/2011

Caderno de Apoio, Música e Origami na Aula da Professora Sebastiana

Tags: 1ªcre, artesmusicais.



 

A Professora Sebastiana da Escola Municipal Floriano Peixoto, trabalha com turmas do 2º ano e utliliza os Cadernos Pedagógigos como suporte em suas aulas. Os resultados são significativos.

 

 

 

O Caderno Pedagógico é um material de apoio, utilizado pelos professores da rede, e que tem como proposta levar os alunos a ampliar as aprendizagens, tendo em vista a proficiência em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos.

 

O sucesso das turmas 1202 e 1203 é resultado do cuidado da Professora em somar a utilização dos conteúdos, o uso dos cadernos pedagógicos ,selecionados a partir do nosso currículo oficial, à criatividade e flexibilidade nas atividades que desenvolve.

 

Uma boa aula precisa encantar a meninada, verdadeiros cientistas a procura do saber. Jovens que querem descobrir, inventar e criar. E isso, a Professora Sebatiana sabe muito bem como fazer.

 

 

Os alunos do 2º ano são curiosos, espertos, e preferem aulas mais dinâmicas. Gostam de falar, construir, bem como participar ativamente das aulas; Deste modo, Sebastiana, juntamente com o apoio da Professora Ana Paula, da Sala de Leitura, aproveitou as características da turma e deu vida ao caderno pedagógico. Leu com os alunos o texto “O sítio de seu Lobato” e “Peixe Vivo”, que logo originou as atividades de origami e música. Era um tal de dobra daqui, dobra acolá, um verdadeiro exercício de concentração e alegria.

 

 

Sebastiana e Ana Paula incentivadas pela resposta positiva da turma, enfatizaram os conteúdos já aprendidos com muita música e poesia. Meninos e meninas cantaram, brincaram e aprenderam de forma divertida.

 

Sebastiana e Ana Paula fazem parte do grande time de professores da nossa rede, que trabalham com o mesmo empenho e dedicação no desafio de ensinar. São Profissionais que buscam e planejam formas inovadoras de levar conhecimento aos jovens alunos, com o olhar sempre voltado para o salto de qualidade da Educação Carioca.

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share