A A A C
email
Retornando 102 resultados para o mês de 'Agosto de 2011'

Terça-feira, 30/08/2011

E. M. Presidente Arthur Bernardes no Troféu Rioeduca

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas, troféurioeduca, dengue.

O trabalho bem elaborado de uma escola leva a várias conquistas, além de buscar a excelência no aprendizado também pode ser premiado como foi o caso da E. M. Presidente Arthur Bernardes no evento de entrega do 1º Troféu Rioeduca a alunos e professores das escolas da Prefeitura , que aconteceu no dia 22.


A 9ª CRE teve 8 indicações para finalistas do Troféu Rioeduca: 


Rio Sustentável – Projeto Nossa Horta – Creche Municipal Raul Cortez;


Rio de Leitores – Projeto Ler e Contar e só Comentar – E. M. Atenas;


                             Projeto Trilhas Literárias – E. M. Presidente Arthur Bernardes;


Rio Escola da Família – Projeto Ioga na Creche Raul Cortez – C. M. Raul Cortez;


Rio de Todos – Bullying – Projeto Falando Sério – E. M. Presidente Arthur Bernardes;


Rio Saudável – Projeto Bebes Contra a Dengue – C. M. Raul Cortez;


                         Projeto Combate a Dengue – E. M. Professor Felipe Santiago;


Blog de Escola – E. M. Presidente Arthur Bernardes.


A indicação e participação das escolas neste evento já seria por si só um grande premio, pois estas se destacaram entre os vários trabalhos apresentados neste portal que tem como objetivo a troca de experiências entre as escolas e o incentivo a criação de blogs para escolas e educadores.


“O portal Rioeduca foi criado para integrar alunos, professores, coordenadores, funcionários e familiares em um só espaço. O objetivo é transparecer as ações e projetos das escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil, tanto para os professores e profissionais de educação, quanto para os pais e alunos da rede municipal de ensino.”


A E. M. Presidente Arthur Bernardes, parceira do Blog Rioeduca,  desenvolveu o blog da escola, compartilhando nele os trabalhos desenvolvidos na escola e foi a partir desta iniciativa que teve um de seus trabalhos escolhidos para concorrer ao prêmio e, também, o próprio blog da escola.


Conseguiu o 1º Lugar no Projeto Social  Rio de Todos  com o Projeto: Bullying – Projeto Falando Sério e o 3º Lugar no Blog das Escolas.


A seguir reproduzimos a postagem feita pela escola no seu blog.

 

Estamos de parabéns!
Participamos da grande final do Troféu Rioeduca e conquistamos  02 troféus.


RIO DE TODOS - 1º LUGAR

Bullying - Projeto Falando Sério   

 

BLOGS DE ESCOLAS  - 3º LUGAR   - Um bronze muito especial!

  

 

Coordenadora Pedagógica: Cristiane.
Diretora da escola: Elenice.
Professora da Sala de Leitura: Shirlei

 

Uma foto com a  Secretária Municipal de Educação Claudia Costin e com
O Coordenador da 9ª Coordenadoria de Educação Professor José Mauro


 

A nossa equipe com o Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais Rafael Parente

 

A equipe comemorando o Troféu 

 

E no dia seguinte na escola.

 

Parabéns as escolas da 9ª CRE pelo belo trabalho que vem realizando e pela troca de experiências que é a marca deste portal.

 

 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/08/2011

Um Dia para Novos Conhecimentos: Capacitação Técnica em Audiovisual /SME-RJ

Tags: 6ªcre, capacitação, artesvisuais.

 

 

Eu estive, no dia 12 de agosto de 2011, na Capacitação Técnica em Audiviosual para professores da rede Municipal de Ensino do Rio, no Pólo de Educação para o Trabalho (PET) Arthur da Costa e Silva (em Botafogo). Foram oferecidas diversas oficinas: vídeo, Animação, criação com celular, utilização de softwares de edição etc. A proposta se dirigia em especial aos professores das escolas inscritas no Grupo de Trabalho do Concurso Tirando a Droga de Cena - TDC, mas estava aberta aos demais professores da rede interessados em expandir seus conhecimentos e possibilidades pedagógicas. 

 

Segundo a E/SUBE/CED, Coordenadoria da SME-RJ responsável pela capacitação, o objetivo é "difundir conhecimentos relacionados à utilização dos recursos necessários à produção audiovisual".

 

Aqui, alguns de meus registros durante as atividades...

 

 

 

Professor Vitor Nunes (de blusa vermelha no primeiro plano), do PET da 5ªCRE (PET José Emygdio de Oliveira), ministrando a Oficina de Animação.

 

 

 

 

Na foto abaixo, Túlio (blusa branca, à esquerda), professor de vídeo e fotografia do PET Arthur da Costa e Silva, em uma das oficinas de produção e edição de vídeos oferecidas aos professores participantes da capacitação em audiovisual.

 

Durante as atividades, alunos do professor Tulio monitoravam o evento (cuidavam do som, auxiliavam e orientavam os professores, registravam - fotografavam, filmavam - etc.).

 

 

 

 

 

 

 

Os professores se dividiram em diversos grupos para se alternarem nas oficinas oferecidas.

 

Nas fotos a seguir, a oficina de Maurício (de blusa preta), Informática, professor do Núcleo de Arte Alencastro Guimarães.

 

 

 

 

 

 

 

Professor Túlio  orientando (foto abaixo) seus alunos monitores que atuaram na capacitação dos professores da rede.

.

 

 

 

 

E no final das atividades...

 

 

 

 

No final da capacitação, os alunos monitores salvaram (em pendrive, CD/DVD...), para os interessados, o material produzido pelos professores durante as oficinas.

 

Na foto acima, Tiago (no computador), ex-aluno do PET da E.M Arthur da Costa e Silva, agora no Ensino Médio, mas que permanece no Pólo como monitor do projeto.

 

É uma pena que eu não tenha todos os registros dos diversos momentos (da Oficina de produção com celular, do professor Luiz, do Núcleo de Arte Grécia, por exemplo, ou da simpatia da professora Sandra, que dirige o PET Arthur da Costa e Silva, e sua equipe, que nos recebeu muito bem)...

 

Um desses momentos que merecia um registro especial foi a iniciativa da 9ªCRE de fretar um transporte só para levar seus professores da região para as oficinas de capacitação em Botafogo! E como Campo Grande (para onde a "caravana" da 9ªCRE se dirigia) fica na direção onde moro... Voltei com este animado grupo de professores!  

 

 

NOTAS:

Para outros esclarecimentos (sobre a Capacitação em audiovisual ou sobre o Concurso Tirando a Droga de Cena): E/SUBE/CED - SME- RJ: tel.: 29762301

 

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/08/2011

O PEJA da 4ªCRE comemora o Dia do Estudante

Tags: educação, eventos.

"No dia 11 de agosto comemoramos o Dia do Estudante. Como meio de reunir os estudantes jovens e adultos que compõe as turmas do PEJA da 4ª CRE, no dia 25 de agosto estivemos, juntos, socializando experiências, atividades e brincadeiras que colaboraram para a integração de todos os presentes.

 

O local do evento foi na Praça da Escola Municipal Suiça. Participaram deste momento especial as escolas:  CIEP GREGÓRIO BEZERRA, E.M. HEBERT MOSES, CIEP JOÃO MANGABEIRA, E.M. LAFAYETTE DE ANDRADE, CIEP LEONEL DE MOURA BRIZOLA, CIEP MINISTRO GUSTAVO CAPANEMA e a E.M. SUÍÇA.

 

Paulo Freire dizia que "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

 

A confraternização, a brincadeira e a alegria fazem parte do processo de aprendizagem humano: estar com o outro, conversar, sorrir, socializar e interagir possibilita a troca de saberes, o diálogo e a integração. Ainda citando Freire, “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. Nesta comemoração, estivemos todos, ensinando e aprendendo..." (Texto: Professora Orientadora Janaína Corenza)

 

Equipe Gestora da Escola Municipal Suíça

Turma PEJA da E.M. Suíça com a Professora Liete

Ciranda do CIEP Yuri Gagarin

A hora do BINGO!

Os bons momentos...

 

CIEP Ministro Gustavo Capanema

Unidades Escolares que participaram do evento:

E.M. SUIÇA
CIEP YURI GAGARIN
CIEP GREGÓRIO BEZERRA
CIEP LEONEL DE MOURA BRIZOLA
CIEP MIN. GUSTAVO CAPANEMA
E.M. HERBERT MOSES
E.M. MIN. LAFAIETTE DE ANDRADA
CIEP JOÃO MANGABEIRA 

Parabéns a todas as Unidades que participaram desse evento e sobretudo, pela ação integradora que desempenharam junto ao grupamento do PEJA.

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/08/2011

Professoras encenam João e Maria para seus alunos

Tags: 5ªcre, artescênicas, blogsderioeducadores, blogsdeescolas.

A professora Sheila Fernandes Cruz, hoje PII lotada na EM Rocha Pombo, trabalhou na CM Tio Sebastião Xavier quando desempenhava a função de Agente Auxiliar de Creche.

 

Sheila nos proporcionará uma viagem alegre, lúdica, através da arte de interpretar na peça teatral "João e Maria".

 

 

Como tudo aconteceu:

As professoras Christiane Penha, diretora adjunta, e Leiliane de Oliveira, diretora, resolveram inovar e realizar um teatro para despertar e incentivar a atividade lúdica na Creche. Dentro de uma perspectiva de proporcionar um ambiente lúdico, acolhedor e facilitador para aprendizagens dos pequenos, foi proposto a Profª Sheila, pela diretora adjunta Christiana Penha, a participação e co-elaboração da peça teatral "João e Maria".

 

 

Juntas, elaboraram o texto, confeccionaram o cenário e convidaram outros funcionários (AACs) para participarem do teatro.

 

 

 

Quais foram os objetivos?

Despertar nos alunos a ludicidade inserida no faz-de-conta proporcionado pelo teatro; 

Proporcionar um ambiente alfabetizador nas propostas apresentadas (artes,linguagem oral e escrita);

Criar situações onde os personagens participassem efetivamente na rotina da creche. 

 

 

Num outro momento de rica aprendizagem foi inserido um personagem com necessidades especias, para despertar nos pequenos a necessidade do acolhimento e respeito à diversidade. Essa desdobramento se deu através do "Aniversário da Maria".

 


Sheila diz: Posso afirmar, com certeza, que foram momentos maravilhosos e enriquecedores, onde as propostas são sempre de proporcionar um aprendizado lúdico prazeroso e acolhedor, objetivando o desenvolvimento pleno de nossas crianças!!

 


E continua: "Ser educador é estar em constante busca de novas motivações e horizontes! Estar um tempo como AAC me fez perceber o quanto estamos abertos a novas possibilidades e aprendizado sem preconceitos de cargos ou funções. Uma nova etapa começa, recomeça e me faz cada vez mais perceber o quanto estamos no caminho de aprendizado, que é longo, mas que é gratificante, quando percebemos o quanto somos importantes no processo de transformações de nossos alunos!

Este é o meu novo desafio! Ser a porta do mundo para estas crianças, e que seja um porta escancarada e cheia de prazeres e descobertas que um dia os levem a pensar que o mundo pode ser nosso, depende apenas de nossos sonhos!!"

 

O projeto encontra-se no blog da Creche Tio Sebastião Xavier: http://crechetiosebastiaoxavier2010.blogspot.com/

 

A professora também reune o trabalho com sua turminha da EM Rocha Pombo no  blog Educar para Transformar: http://sheila-educarparatransformar.blogspot.com/

 

Agradeço a professora Sheila pela valiosa colaboração, enviando por e-mail este relato de experiências e algumas fotos. Outras fotos foram copiadas do blog da CM Tio Sebastião Xavier.

 

Se você, professor, ou sua escola desenvolveu algum projeto escreva para nós,

através dos e-mails de cada Representante de CRE.

 

Para saber, clique na foto da Equipe Rioeduca e procure sua CRE.
 

 

Professora representante da 5ª CRE

Profª. Regina Bizarro / reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

                                             

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share