A A A C
email
Retornando 102 resultados para o mês de 'Agosto de 2011'

Sexta-feira, 26/08/2011

7ª CRE brilha no Troféu Rioeduca 2011

Tags: 7ªcre, troféurioeduca.

 

O trabalho das comunidades escolares da 7ª CRE marcou presença entre os finalistas na cerimônia de premiação do Troféu Rioeduca 2011. A atmosfera festiva e alegre do evento marcou toda a programação, que contou com apresentações da banda Na Estrada, uma exibição coreográfica organizada por alunos da rede e a descontração dos apresentadores do evento, ocorrido no Teatro Carlos Gomes na noite de segunda-feira, 22 de agosto. Conforme destacado no próprio evento, figurar entre os profissionais que tiveram o mérito de seu trabalho reconhecido e valorizado pelo público a ponto de estar entre os mais votados já é, por si só, uma grande vitória.
 
 
Ainda assim, além de estar representada como finalista em 5 das 10 categorias, a 7ª CRE foi premiada em 3 delas! O trabalho intitulado "Eleições na Floresta", da E.M. Profª Helena Lopes Abranches, foi um dos finalistas na categoria Rio Cidadania. O projeto "Os 4 Rs", de autoria da Profª Andrea Barreto, representou a E.M. Vargem Grande e concorreu na categoria Rio Sustentável junto com o trabalho "Você Sabe o que é Sustentabilidade?", da Profª Wanda Monteiro, que atua no CIEP João Batista dos Santos. O Prof Vitor Hugo Almeida, que atua no mesmo CIEP, concorreu ao Troféu Rioeduca como finalista na categoria Rio de Leitores, com o trabalho "Inovando com recursos Educativos - Educopédia na 7ª CRE". A criançada do EDI Profª Ruth Cardoso, sob a orientação da Profª Dayse Rabelo Dias, levou o trabalho "No Mundo da Pintura, a Linguagem por Meio das Artes Visuais” à etapa final na categoria Rio Belas Artes. Na última premiação da noite, a Profª Raphaella Marques e sua turminha da E.M. Honduras representaram o blog Estudando e Navegando entre os finalistas na categoria Blogs de Rioeducadores!
 
 
Vamos aos prêmios!
 
Professor Vitor Hugo e a Secretária Municipal de Educação Claudia Costin
 

O professor Vitor Hugo Almeida foi o premiado na categoria Rio de Leitores! O seu trabalho mostra como é possível conciliar a tecnologia oferecida pela Educopédia ao exercício da leitura em suas variadas modalidades. Desde os quadrinhos à interpretação numérica e textos de maior complexidade. Os interessados podem conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo professor clicando AQUI.
 
 
Alunos do EDI Profª Ruth Cardoso
 
 
O projeto “No mundo da Pintura” recebeu o Troféu Rioeduca na categoria Rio Belas Artes. É possível notar, através do trabalho elaborado, como a pintura auxilia o aprimoramento de habilidades motoras, cognitivas e sociais das crianças e as leva a exercitarem a criatividade. Cliquem AQUI e confiram uma matéria sobre o projeto!
 
Professora Raphaella Marques rebendo o Troféu Rioeduca
 
 
O blog Estudando e Navegando, desenvolvido e constantemente atualizado pela Profª Raphaella Marques, foi o 3º mais votado na categoria Blogs de Rioeducadores e também recebeu o Troféu Rioeduca. O blog exibe as atividades desenvolvidas pela professora e seus alunos, traz notícias de eventos educacionais e diversas ideias aos demais professores e interessados em educação em geral. Clique AQUI e Conheça o blog da professora e sua turma!
 
 
Parabenizamos a todos os profissionais que enviaram ao Portal Rioeduca.net informações sobre alguns dos trabalhos, atividades e eventos que realizam em suas unidades escolares. Não apenas pelo evento da premiação, mas principalmente pela oportunidade de compartilhar um pouco de sua produção com os demais professores da rede, pais, alunos e público em geral.
 
 
Saudações especiais aos premiados, que tiveram o seu esforço reconhecido e aplaudido numa noite inesquecível para a Educação carioca!
 
 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/08/2011

Um dia Especial na Creche Senninha

Tags: 1ªcre, creches, eventos.

 

Quem é que não lembra do aconchego do colo da vovó, das histórias contadas por ela, e do bolo delicioso que só vovó sabe fazer?

 

Essas grandes mulheres, repletas de sabedoria e experiência, despertam lembranças doces e alegres, por isso, a Creche Senninha, decidiu comemorar o dia da vovó em grande estilo, para que compartihassem um pouco da vida dos netinhos e conhecessem mais de perto, os projetos desenvolvidos na instituição.

 

 

 

A Creche Senninha é um espaço que cultiva o bom relacionamento com as famílias, e acredita que somente com essa parceria , as crianças podem verdadeiramente ter um Educar e Cuidar de qualidade.

 

A Família e a Escola é um dos projetos da Creche, e a homenagem dedicada as avós, destaca a importância dos laços familiares para a vida da criança . Portanto, com respeito e admiração, os educadores elaboraram uma  bela programação  para receber pessoas importantes e queridas para os netinhos   e para toda a  instituição.

 

 

 

Logo que chegaram, as avós foram recepcionadas pelo sorriso aberto e sincero dos pequenos. A homenagem começou com a contação de uma história sobre as avós, na qual era possível observar a importância dessa figura familiar. Dando continuidade, as duas turminhas de maternal II participaram de um momento muito saboroso, preparando biscoitinhos amanteigados, sob a orientação da Professora de Educação Infantil, Laura, e auxiliados pelas Agentes Auxiliares de Creche, para serem oferecidos às avós como lembrança.

 

Uma avó do maternal II foi carinhosamente convidada a contar uma história para os alunos. As crianças adoraram a ilustre visita, e ouviram com atenção todo o conto. Os pequenos demonstraram alegria batendo muitas palmas ao final da história. 

 

A tarde, os alunos fizeram uma linda apresentação para suas avós e, entregaram suas lembrancinhas pessoalmente. Claro, que o delicioso chá não poderia faltar!

 

As avós  emocionaram-se durante todo o evento, e deixaram a creche alegres, agradecidas, e certas de que aquele dia foi mesmo, um momento pra lá de especial.

 

 

"Ninguém faz pelos netos, o que fazem os Avós: Eles salpicam uma espécie de pó de estrelas sobre as suas vidas." 
Alex Haley 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/08/2011

Livro: do papel ao digital - é a SME na Bienal

Tags: bienaldolivro, riodeleitores, twitter.

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro na XV Bienal Internacional do Livro
Temática: Livro: do papel ao digital
Estande: B11- Pavilhão Laranja

 

Programação Auditório José Lins do Rego (Mezanino) - Pavilhão Laranja

 

02/09 – sexta-feira

15h às 17h - ETC_Bienal com Marcelino Freire. Twitter e Literatura, mediação José Luiz Goldfarb. Lançamento do Concurso de MicroContos - #ETC_BIENAL. (Encontro de Twitteiros Culturais)

 

08/09 – quinta-feira
16h às 18h - #ERTBienal (Encontro de RioEducadores do Twitter) Gestão Pública e TIC’s (Tecnologias da Informação), com a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, e o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim - Mediação José Luiz Goldfarb

 

09/09 – sexta-feira
15h às 17h - PAINEL MULTIRIO. Apresentação das produções da empresa de multimeios da prefeitura veiculadas por impressos, portal e TV

 

Eventos no estande da Secretaria Municipal de Educação (SME)

 

- Encontro com Professores autores da Rede Municipal de Educação dias 02, 05, 06, 08 e 09 de setembro, às 10h, 14h e 15h.

 


- Outros Destaques:
02/09, 14h - Apresentação dos textos dos alunos da Professora Selma de Abreu Camargo, da Escola Municipal Francisco Alves, com a presença do cantor Byafra, que participa do projeto escolar.

 


05/09, 16h - Encontro com a autora do livro Grandes Damas do Teatro, Rogéria Gomes, editora Tinta Negra, com a presença da atriz Norma Blum.

 


09/09, 10h - Encontro com a autora do livro Nada como ter classe, Marô Barbieri, da Editora Vieira e Lent.

 


10/09, 15h - Resultado do concurso MicroContos #ETC_BIENAL

 


Diariamente serão realizadas no estande OFICINAS DE TWITTER com orientação de professores da Rede Municipal.

 

 

Programação do Estande da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME
PROFESSORES AUTORES- BIENAL 2011

 

 

 

DIA

HORA

PROFESSOR/LOTAÇÃO

EDITORA

ATIVIDADE/
TÍTULO

02/09
Sex.

10h

 

 

14h

 

 

15h

Anielizabeth
C. M. 10.19.632 Miriam Pires

 

Selma de Abreu Camargo e o cantor Byafra
E. M. 02.04.10 Francisco Alves

 

Carlos Alberto de Carvalho
E. M.  09.18.078 Alzira Araújo

Zit

 

 

_

 

 

Rovelle

Ilustradora

 

 

Textos de alunos em músicas de Byafra

 

Apolo e Ártemis

05/09
Seg.

10h

 

14h

 

15h

 

 
16h

Sônia Rosa
E. M. 02.04.501 Tancredo Neves

 

Sandra Lopes
E. M. 02.08.022 Matta Machado

 

Eliane Pimenta
Ciep 06.22.203 Oswald de Andrade

 

Rogéria Gomes e a atriz Norma Blum

Brinque
Book

 

Prumo

 

Manati

 

Tinta Negra

Fuzarca

 

Cantiga de trem

 

O Bicho medo e seu segredo

 

Grandes Damas do Teatro

 

06/09
Ter.

 

10h

 

 

14h

 

 

15h

 

Vera Granado
E. M. 03.13.052 Maranhão

 

Sérgio Almeida
(1ª CRE – Informática)

 

 

Sonia Maria do Nascimento Alves
E. M. 01.02.002 Tiradentes

 

Zit

 

 

Indepen-
dente

 

 

Litteris

 

A viagem de Filomena

 

Crônicas do amor impossível (poesia)

 

Seguindo Lelucha
Infantil

08/09
QUI.

10h

 

 

14h

 

 

 

15h

 

Gabriel Marques
E. M. 03.12.006 Ministro Orosimbo Nonato

 

Carmen Moreno
E. M. 02.06.020 Desembargador Oscar Tenório

 

 

Maryan Fees (7ª CRE. Ged.), Lilian Polly, Grasiele Fernasky

Livros Ilimitados

 

Rocco

Fivestar e Multifoco

 

Usina das Letras

Botafogo, uma paixão além do trivial.

 

O Estranho (contos)
Loja de amores usados (poesia)

 

A cara do Brasil

09/09
SEX.

10h

 

14h

 

15h

Marô Barbieri

 

José Maria Dias da Silva
E. M. 09.18.027 Rubens de Farias Neves

 

Nivânia Carvalho
E. M. 05. 14.35 Amapá

Vieira e Lent

Litteris

 

Litteris

Nada como ter classe

 

Ave Vida

 

Você quer uma mãozinha?

 

                                           

 

 

 

 

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/08/2011

Professores da 10ª CRE participam de curso de sensibilização ambiental em Angra dos Reis

Tags: 10ªcre.

Os cursos de sensibilização ambiental fazem parte do Programa de Comunicação e Educação Ambiental da Companhia Siderúrgica do Atlântico (PROCEA), e vêm sendo desenvolvidos pela empresa Ciclos Consultoria desde 2009.

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) é uma parceira do PROCEA, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí.

 

 Dinâmica dos bastões, desenvolvida a partir de uma sequência que vai aumentando o grau de dificuldade, à medida que o grupo vai conseguindo dominar a coordenação dos movimentos, tendo como objetivo a interação das equipes.

 

 

Somente neste ano de 2011 já foram realizados cursos de sensibilização ambiental em maio (13, 14 e 15), junho (10, 11 e 12), julho (1º, 2 e 3) e agosto (5, 6 e 7). Para o mês de setembro já está programado acontecer entre 16 e 18, em outubro serão realizados mais dois cursos, de 7 a 8 e de 21 a 23 e no mês de novembro, de 4 a 5. Em dezembro será organizado um grande evento de encerramento, entre os dias 2 e 4, contando com a presença dos participantes dos cursos de sensibilização e de educação para sustentabilidade.



O professor Álvaro Jorge Madeira B. Almeida, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, tem sido o principal elo de ligação das escolas e creches com o Programa de Comunicação e Educação Ambiental da Companhia Siderúrgica do Atlântico (PROCEA), fazendo a divulgação dos cursos junto aos professores, definindo critérios para a participação e atuando, como parceiro, na operacionalização de todas as atividades desenvolvidas durante os cursos.

Professora Aline Lobo (à esquerda da foto) , regente da Turma 1501 do CIEP Barão de Itararé, da 10ª CRE, ao lado da Sueli, do Projeto Ecoar das Artes, da Companhia Siderúrgica do Atlântico - CSA.

 

A professora Aline Lobo, regente da Turma 1501 do CIEP Barão de Itararé, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, foi uma das participantes do curso realizado em Angra dos Reis, nos dias 5, 6 e 7 do mês de agosto e diz, em relato enviado especialmente para o Rioeduca, que foi uma experiência muito boa e produtiva, pois além de ter a oportunidade para passar um final de semana realizando atividades diferentes do seu cotidiano, de compartilhar experiências com pessoas tão empenhadas na preservação ambiental, pode conhecer novas metodologias e dinâmicas para atividades em grupos que poderão ser utilizadas pelos professores em sala de aula.

 

Os participantes do curso de sensibilização ambiental ficaram hospedados no Hotel Resort do Bosque, em Angra dos Reis, e lá, divididos em grupos, participaram de palestras, oficinas, estudos de casos, dinâmicas e trabalhos em equipes.

 

Professores apresentando trabalho realizado em grupo. Aline Lobo, Helena, Sueli, Gizellen, Berenize, Ana Paula, Débora e Sheila, todas são professoras da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
 

Além do CIEP Barão de Itararé, que foi representado no curso pelas professoras Aline Lobo, Érica Gribbler e Rosana França, também participaram professores das escolas municipais Marinheiro João Cândido e Rosa Maria Alves de Oliveira, além das creches municipais Vale do Sol, Zacarias, o Trapalhão, Santa Terezinha e Amanhecer de Luz, todas da 10ª CRE.

 

Todos os participantes do curso receberam folhetos informativos sobre a Companhia Siderúrgica do Atlântico – CSA e material para suas anotações pessoais e registro dos principais temas abordados nas palestras.

 

A professora Aline Lobo, que desde o 2º bimestre vem realizando atividades sobre o Meio Ambiente com seus alunos da Turma 1501 do CIEP Barão de Itararé, já pensa em adaptar os conceitos adquiridos no curso, em Angra dos Reis, para a culminância, que planeja realizar brevemente, do seu projeto de Educação Ambiental.

 


Alguns professores participantes do Curso de Sensibilização em Angra dos Reis. Em primeiro plano, da esquerda para a direita: Rosana, Érica Gribbler e Aline Lobo (todas do CIEP Barão de Itararé). Na parte de cima: Glauner, Ísis, Regina (Ecoar das Artes), Lidiane, Bárbara, Débora, Izabel, Denise, Sueli (Ecoar das Artes) e Vanessa.

 

Além dos cursos de sensibilização ambiental, os professores das escolas e creches municipais da 10ª CRE também podem participar de cursos de educação para sustentabilidade, em duas turmas, que se revezam em finais de semanas, desde o mês de maio até novembro de 2011, sempre de acordo com o cronograma definido pelo Programa de Comunicação e Educação Ambiental da Companhia Siderúrgica do Atlântico (PROCEA).

 


Vista do Hotel Resort do Bosque, em Angra dos Reis, RJ, onde os professores do Curso de Sensibilização Ambiental ficaram hospedados.

 

Em curto intervalo no meio de tantas palestras, oficinas, dinâmicas, tarefas individuais e trabalhos em grupo, um breve momento para o lazer. (Foto copiada do perfil da professora Aline Lobo, do Facebook)

 

Todos os professores participantes dos cursos de sensibilização ambiental e de educação para sustentabilidade, recebem certificados com carga horária correspondente aos três dias que passam reunidos trabalhando em conjunto e com certeza saem muito mais capacitados para desenvolverem ações coletivas de educação ambiental em suas escolas e creches.

 

 

                                          

 

 

 


   
           



Yammer Share