A A A C
email
Retornando 102 resultados para o mês de 'Agosto de 2011'

Quinta-feira, 25/08/2011

Paternidade e família na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, blogsderioeducadores.

 

Para homenagear os papais, a Creche Municipal Tio Sebastião Xavier, localizada em Vila Kosmos,  trabalhou o projeto Paternidade durante uma semana, além dos fatos biológicos.

 

 

Valorizar a afetividade e a convivência na figura masculina querida pela criança, foram objetivos do projeto.


"Aproveitamos este momento para possibilitar as crianças a produzirem a lembrança para esta pessoa especial na vida delas".

 

Os profissionais da creche organizaram uma aula de culinária. 

 

Então, aconteceu o momento das criancinhas colocarem a mão na massa.


 

 

Blog da CM Tio Sebastião Xavier: http://crechetiosebastiaoxavier2010.blogspot.com/

 

 

 

No bairro de Madureira, a Creche Municipal Buriti Congonhas ofereceu uma mensagem aos pais e através de vídeo nos garantiu momentos de reflexão sobre as novas formações familiares que se estabelecem nos dias de hoje.


Desafio para os educadores.


No universo da sala de aula, podemos encontrar diversas formações familiares: a família nuclear e paternal, família extensa, família homoafetiva, família reconstruída, família ainda destruída, família unipessoal, anaparental, família construída através da união estável, família do concubinato, família construída de um casamento ou de um divórcio.
Família unida pelo amor, ou família unida na dor.
Seja qual for o tipo de família, a escola deve estar preparada para estabelecer vínculo e romper preconceitos.
Assim, desejamos um feliz dia dos pais, para todos: para a mãe que é também pai, para o pai que é um pouco filho do filho, para o pai que é pai, avô e avó que também são pais, para as tias, amigos, companheiros, padrastos, muitas vezes mais presentes do que os pais...

Feliz dia dos pais

 

 

 

 Blog da CM Buriti Congonhas: http://cmburiticongonhas.blogspot.com/

 

 

 


Creche Municipal Vovó Maria Joana, localizada em Madureira, premiada com o Troféu Rioeduca, categoria RIO ESCOLA DA FAMÍLIA_ projeto Em Ritmo de Férias com a Vovó, trabalhou o projeto "Paternidade responsável... e maternidade idem".

 

 

 

O projeto busca dinamizar o conceito de família a partir da valorização dos Pais, oferecendo situações que possibilitem exercitar a relação entre pais e filhos na instituição de ensino, despertando a importância da conscientização da figura paterna nas atividades escolares.


"A imagem do pai é imprescindível para o desenvolvimento psicológico equilibrado dos filhos.
Os pais devem sentir-se sócios das mães num empreendimento conjunto".

 

 

A Creche realizou a Gincana dos Pais com muitas brincadeiras, promovendo um verdadeiro encontro entre pais e filhos.


O sentimento é de alegria e otimismo ao ver as imagens que a Creche Vovó Maria Joana nos proporciona, quando da linda homenagem oferecida por toda equipe aos papais de seus alunos.
 

 

 

 

Blog da CM Vovó Maria Joana: http://vovomariajoana.blogspot.com/

 

 

 

Já a professora Luciana Monteiro e suas turmas, 1201 e 1202, da EM Cardeal Arcoverde, capricharam na arte de confeccionar porta-retratos bem coloridos.


 

Essa foi a forma que eles encontraram de homenagear os pais, pois, segundo a professora, o objetivo é de buscar o vínculo da paternidade, aproximando o pai do filho.

 

O porta-retratos foi uma maneira que encontramos de perpetuar a imagem do filho e do pai, como um ato de amor. 

 

 

 

 

 

A profª Luciana Monteiro tem um blog onde posta todas as atividades trabalhadas com as crianças.


Vamos ver? http://professoralucianamonteiro.blogspot.com/

 

"Paternidade não significa apenas dar um sobrenome ao filho, mas sim, assumi-lo com afeto e responsabilidade. Isto significa um compromisso com o filho, com a sociedade e consigo próprio, o pai da criança. O exercício da paternidade deve ser um desejo, um ato de amor que reflete um direito: o de ser filho. Jamais deverá tornar-se mera imposição".

Paternidade Responsável.org
 

 

Parabéns aos envolvidos e a todas as escolas que, de uma forma ou de outra, trabalharam Paternidade Responsável.

 

Agradeço as Creches e a professora Luciana por me possibilitarem fazer esta postagem, enviando via e-mail, telefone  ou blog seus projetos.

  

 Se você desenvolve projetos na sua escola ou tem um blog e deseja vê-lo divulgado aqui, procure o representante RIOEDUCA na sua CRE pelo link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php e entre em contato por e-mail.


5ª CRE / reginabizarro@rioeduca.net

                                            

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/08/2011

Sabe quem foi Manoel Bomfim? A aluna Beatriz Accioly sabe

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, blogsdealunos.

“A consciência se forma no assimilar o meio social”

                                                           Manoel Bomfim

A criação do Troféu Rioeduca, com certeza, foi o empurrãozinho que faltava para todos aqueles que desejavam fazer seu blog, mas acabavam deixando para depois. Todos ganharemos com isso. Mais boas idéias divulgadas e replicadas nas escolas da nossa rede farão nossas cabeças fervilharem.

 

Hoje trago para vocês o blog da E.M. Manoel Bomfim. Assim mesmo com M no meio e no final. O blog é organizado pela aluna (isso mesmo, uma aluna) Anna Beatriz Accioly, que também é Embaixadora da Educopédia na escola. Ela também mantém seu próprio blog e é uma jovem cheia de boas ideias.

 

 

 

 

E afinal, Manoel Bomfim quem foi? Segundo o blog, viveu no final do séc. XIX e início do séc. XX, estudou medicina, mas, mordido pela mosca da educação nunca a abandonou. Aprofundou seus estudos em psicologia e, como vimos na frase que abre este artigo, antecipou o pensamento de Piaget e Vigostsky. Sua maior marca foi como defensor da escola pública como instrumento de democratização e desenvolvimento do país.

 

 

 

 

A postagem mais recente do blog da E.M. Manoel Bomfim mostra a finalização do projeto História em Cena do Prof. Ronaldo com a turma 1802. Eles encenaram a Revolução Francesa para outras turmas do colégio. Com direito a guilhotina e tudo.

 

 

 

 

Vá ao blog e confira os destaques do projeto e a opinião dos alunos sobre o trabalho. Boas vindas ao blog da Manoel Bomfim!

 



 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/08/2011

Concurso de Monografias sobre a formação do jovem em Israel

Tags: 10ªcre.

 

 

Os alunos das escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro poderão participar do Concurso de Monografias “Formação do Jovem em Israel: Suas atividades e Interesses”.


As melhores monografias serão premiadas e o concurso está aberto aos alunos que estejam cursando regularmente os 7º, 8º e 9º anos , em escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro.


O Concurso de Monografias, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro é uma promoção da WIZO (Women's International Zionist Organization), organização mundial de mulheres judias que fazem trabalho voluntário benemerente.


O objetivo do concurso é premiar o melhor texto sobre a “Formação do Jovem em Israel: suas atividades e interesses”, e tem como regras principais: 1 – Texto impresso em papel A4; 2 – Conter no máximo dez páginas; 3 – Ser apresentado em quatro vias (uma original e três cópias); 4 – Citar a fonte bibliográfica utilizada na pesquisa; 5 – Os textos da Internet deverão ser interpretados e escritos com palavras do concorrente, não sendo permitida transcrição pura e simples.

 

Todos os alunos participantes estarão concorrendo ao sorteio de um computador, além disso haverá premiação de R$1.000,00 (Hum mil reais) para o professor orientador do trabalho vencedor; de um laptop para o 1º lugar; um ipod para o 2º lugar e uma câmera fotográfica para o 3º lugar.


Nos trabalhos deverão constar: 1 – Nome completo do aluno; 2 – Escola (Endereço completo, telefone e endereço eletrônico da mesma); 3 – Ano que está cursando e 4 – Nome completo do professor orientador.


Como critérios de avaliação serão conferidas notas de 0(zero) a 10(dez) levando em consideração: 1 – Conteúdo; 2 – Linguagem; 3 – Apresentação; 4 – Originalidade e 5 – Conclusão.


As monografias deverão se enviadas até o dia 15 de outubro de 2011, pelo Correio, para um dos seguintes endereços:


Srª LEA GLEISER
Rua 5 de julho 231/601 – Copacabana, RJ, CEP 22051-040 ou


Srª ROSA WURMAN
Rua General Urquiza 44/801, Leblon, RJ – CEP 22431-040


A WIZO disponibiliza material audiovisual para as escolas participantes do concurso.
 

Outras informações poderão ser obtidas pelos seguintes endereços eletrônicos: harryforjas@terra.com.br ou rwrman@terra.com.br
 


 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/08/2011

Mini Festival de Basquete do Projeto GIBI de 2011 da 4ª CRE.

Tags: educaçãofísica, jogos, competições, 4ªcre.

 

 

     PROJETO GIBI NA ESCOLA


GIBI = Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil

O Projeto é uma ação de contraturno (só para os alunos das escolas participantes) e tem como parceiros: SME, AMBERJ (Associação Máster de Basquete do Estado do Rio de Janeiro) e Fundação VALE.

A UNIDADE ESCOLAR:


- Deverá possuir uma quadra coberta, com os acessórios necessários para a prática do basquetebol, a saber: linhas demarcatórias; estrutura para sustentação da tabela; tabela e aro. Piso da quadra em bom estado, sem buracos.
- Ter disponibilidade de dois horários pela manhã e dois horários pela tarde (horários de 1 hora) em dois dias na semana, na quadra de esportes. Por exemplo:
- 3ª e 5ª de 9h às 10h e de 10h às 11h
- 2ª e 4ª de 14h às 15h e de 15h às 16h
* A necessidade de dois horários é para atender as diferentes faixas etárias.
 (faixa etária atendida pelo projeto: de 9 a 15 anos)
Obs: Caso a escola não possua a disponibilidade de dois turnos, é possível oferecer um turno só. Porém, não é o ideal. Uma parte da população da escola não será contemplada.

OS PROFESSORES:


- Ter disponibilidade para atender aos horários das oficinas oferecidos pela escola. (turmas de 25 alunos)
- Ter disponibilidade de 4 horas semanais de centro de estudos
- Ter disponibilidade para capacitação que acontecerá em 21 e 22 de julho de 2010
- Caso o prof. atue em apenas um turno, ele terá 4 horas de oficinas e 4 horas de centro de estudos semanalmente. Portanto, ele terá uma dupla regência de 8 horas.
- Caso o prof. atue nos dois turnos, ele terá 8 horas de oficinas e 4 horas de centro de estudos semanalmente. Portanto, ele terá uma dupla regência de 12 horas.

MATERIAL FORNECIDO PELA SME:


- bolas de basquete de dois tamanhos (mirim e oficial)
- cones de sinalização
- coletes para jogo
- redes para os aros
- uniforme para os alunos participantes

 

FESTIVAL DO PROJETO GIBI DA 4ªCRE NO SESC DE RAMOS
 

Estiveram presentes no evento as Professoras Maria Helena (Gerente da GED) , Sandra Jardim e o Professor Fábio (os três na foto em destaque acima)

 

O JOGO E SEUS  MOMENTOS EMOCIONANTES

A PREMIAÇÃO

A EQUIPE

E.M. TEOTONIO VILELLA -  Prof: CARLOS VAGNER CARVALHO

E.M. LUIZ CESAR SAYÃO GARCEZ -  Prof: Cleber Pereira Bueno


E.M. HERBERT MOSES –  Prof: Ana Lúcia

CIEP MINISTRO GUSTAVO CAPANEMA - Prof: André Peixoto 

Escolas participantes

 


CIEP JUSCELINO KUBITSCHEK - MANGUINHOS
Prof: NILTON CESAR SPINELLI
TATIANA CAMARGO TEIXIERA VIEIRA 

E.M. TEOTONIO VILELLA – MANGUINHOS
Prof: CARLOS VAGNER CARVALHO
JOSÉ CARLOS NUNES MOREIRA

E.M. MINISTRO LAFAYETTE DE ANDRADA –  CORDOVIL
Prof:Cleide Severino Campalice da Costa

E.M. TENENTE GENERAL NAPION – RAMOS
Prof: Tonimar de Carvalho 

E.M. LUIZ CESAR SAYÃO GARCEZ- OLARIA
Prof: Cleber Pereira Bueno 

CIEP MINISTRO GUSTAVO CAPANEMA - BONSUCESSO
Prof: André Peixoto 

E.M. CIENTISTA MARIO KROEFF – PENHA
Prof: Fabio Bernardo Bastos 

E.M. HERBERT MOSES – JARDIM AMÉRICA
Prof: Ana Lúcia


E.M. ANITA GARIBALDI – ILHA DO GOVERNADOR 
Prof: Fabio Bernardo Bastos 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 


   
           



Yammer Share