A A A C
email
Retornando 102 resultados para o mês de 'Agosto de 2011'

Terça-feira, 23/08/2011

Por que Rioeduca?

Tags: rioeduca.



 

Por que Rioeduca?

 

Porque nós acreditamos.

 

Acreditamos que juntos, podemos ir mais longe; Que todos podem, querem e têm o direito de aprender e desenvolver, ao máximo, suas potencialidades.

 

Acreditamos que podemos encarar, de frente, qualquer obstáculo; Como Sherlock Holmes, podemos resolver os casos mais difíceis; Como Indiana Jones, podemos atravessar barreiras intransponíveis; Como os primeiros astronautas, podemos ir onde outros ainda não chegaram; Podemos oferecer um futuro muito melhor para os alunos da nossa Cidade Maravilhosa.

 

Acreditamos que soluções e inovações podem e devem surgir da ponta; Escolas aprendem com aquela que criou um carrinho especialmente para a Educopédia; Professores aprendem com aquele de matemática que cria vídeos para ensinar as fórmulas mais difíceis; Alfabetizadoras trocam experiências e chegam a novas conclusões.

 

Acreditamos que nós, educadores, temos em nossas mãos a possibilidade e a responsabilidade de impactar positivamente um número maior de vidas do que qualquer outro profissional. Acreditamos que nossas ações e nossas palavras têm um alcance inimaginável.

 

Acreditamos que as novas tecnologias podem nos aproximar, ao invés de nos separar; Que a internet pode ser uma janela que nos mostra o mundo, faz nossos olhos brilharem e aguça a curiosidade das nossas crianças e das crianças que carregamos dentro de nós.

 

Que a partir de uma rede de confiança e de suporte podemos melhorar nossas práticas mais e mais, a cada dia.

 

Acreditamos, finalmente, que estamos participando de uma verdadeira revolução; E que isso precisa ser mostrado para que outros, no nosso país e no mundo, possam aprender junto com a gente.

 

Sim, nós acreditamos, pois somos Rioeducadores. E, por isso, criamos e celebramos o Rioeduca.


 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/08/2011

Resultado Troféu Rioeduca 2011

Tags: troféurioeduca.

 

 

         

.

       

.

RIO SUSTENTÁVEL      

.

Reciclando e conservando o meio ambiente salvando o Planeta CM Zilka Salaberry Cátia Cristina Braga Gomes

.

       

.

RIO CIDADANIA      

.

Repórteres Mirins do Jornal O Gualbertinho EM João Gualberto Jorge do Amaral 10ª Cainã Felipe Silva Coelho (aluno)

.

       

.

RIO DE LEITORES      

.

Inovando com Recursos Educativos - Educopédia na 7ª CRE CIEP João Batista dos Santos Vitor Hugo Ameida

.

       

.

RIO ESCOLA DA FAMÍLIA      

.

Em Ritmo de Férias com a Vovó CM Vovó Maria Joana Andrea de Oliveira Jacob

.

       

.

RIO BELAS ARTES      

.

No Mundo da Pintura, a Linguagem por meio das Artes Visuais EDI Profª Ruth Cardoso Dayse Assunção Rabelo Dias

.

       

.

RIO DE TODOS      

.

Bullying - Projeto Falando Sério EM Arthur Bernardes Cristiane da S. Lima dos SAntos

.

       

.

       

.

RIO SAUDÁVEL      

.

Diga sim à saúde e não à Dengue - fotonovela CIEP Avenida dos Desfiles- Setor 6 Ana Maria Tribuna Fragoso Marques

.

       

.

       

.

RIO AQUARELA DO BRASIL      

.

Pintando o Sete com as Cores da Copa CM Zilka Salaberry Cátia Cristina Braga Gomes

.

       

.

BLOGS DE RIOEDUCADORES      

.

Estudando e Navegando - 3º EM Honduras Raphaella Marques

.

Experiências Científicas Ciep Barão de Itararé - 2º CIEP Barão de Itararé 10ª Aline Lobo

.

Ler com Prazer 1º EM Laís Netto dos Reis Maria Delfina

.

       

.

BLOGS DE ESCOLAS      

.

CIEP Glauber Rocha - 2º CIEP Glauber Rocha Iorilis Cátia Paes Alves

.

E.M. João de Deus 1º EM João de Deus Dyone Souza de Andrade

.

Escola Presidente Arthur Bernardes - 3º EM Presidente Arthur Bernardes Elenise Nogueira Machado

 

 

                                           


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/08/2011

Família e escola: experiência da E.M. José Lins do Rego 3ª CRE

Tags: 3ªcre, escoladafamília.

Que a vida moderna é corrida e que temos muitos afazeres, todos sabemos. Que alguns deles acabam sendo negligenciados pela nossa falta de tempo, também é da ciência de todos. A questão sempre é de prioridade. O que é mais importante e não pode ser deixado para depois?

 

Durante o 2º Conselho de Classe/2011 da E.M. José Lins do Rego, os responsáveis presentes (representantes das turmas) ouviram as constatações feitas pelos professores. Independente do ano de escolaridade, a dificuldade de apoio das famílias no cotidiano escolar das crianças era uma das angústias dos docentes. A pergunta então surgiu: O que fazer para mudar esta situação?

 

Os responsáveis mostraram interesse em ajudar e o debate sobre o assunto cresceu. Se as mães presentes, com as mesmas dificuldades que as outras, conseguiam participar do desenvolvimento dos filhos, estas poderiam mostrar suas experiências e procurar meios de ajudar outros responsáveis a fazer o mesmo.

 

Aqui, precisamos revisitar um pouco a teoria. Segundo Vigostsky,

 

" ... é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito.(...)
Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para, em seguida, chegar a dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial)."

Fonte: Algumas Reflexões sobre o Ensino Mediado por Computadores
 Cíntia Maria Basso

http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm

 

Esta teoria pode ser ampliada a todo tipo de conhecimento a ser adquirido e não pode ser restrita somente às crianças, posto que somos e seremos sempre aprendizes.
Com esta intenção foi criado o CORED, Comissão de Responsáveis pela Educação, nome que resume bem o objetivo do grupo: auxiliar os pais e as mães na responsabilidade que é educar, através da troca de experiências bem sucedidas dentro de cada família.


Segundo a coordenadora pedagógica da escola Telma Iff, num trabalho parecido com as igrejas, que fazem evangelização, os membros desta comissão fazem uma espécie de "educalização" com a comunidade, dentro e fora da escola, sendo responsáveis até por ir às casas dos pais com os quais a escola não consegue contato.

 

O grupo é composto por um pai e 11 mães, sendo uma ex-aluna da escola, que é filha de outra integrante do grupo. O pai é corretor e, entre as mães, encontramos auxiliar de creche (rede privada), doméstica, auxiliar de serviços gerais, recepcionista, vendedora e do lar. Ou seja, são pessoas interessadas na educação de seus filhos apesar das dificuldades do cotidiano. Cada um utiliza o tempo de acordo com suas possibilidades, usando estratégias e driblando as dificuldades.

 

 

Membros da CORED falam na reunião de pais.

 

Eles já tiveram duas reuniões internas este mês e contam com a orientação da diretora Márcia Caetano e da coordenadora Telma Iff.

 

A Reunião do dia 06/08 deu espaço para mostrar que os integrantes do CORED apresentam os mesmos problemas da maioria: trabalham, têm muitos filhos, não têm a figura paterna ou materna presente, dificuldades financeiras, falta de tempo etc., e, mesmo assim, conseguem driblar os obstáculos em prol do desenvolvimento do filho, que deve estar sempre em primeiro lugar.

 

 

Interação social com o par mais capaz aumenta o conhecimento.

 

Os responsáveis presentes foram instigados a pensar no seu papel de pai/mãe e demonstraram boa aceitação ao grupo. Uma das mães se expressa muito bem e expôs sua superação com os filhos de forma emocionante, mostrando como a escola foi importante nesse processo.

 

Uma das experiências interessantes citada foi a de estabelecer em casa o dia da família. Um dia por semana, geralmente 4ª feira, a família se reúne em torno de jogos de tabuleiro ou adedanha que servem, ao mesmo tempo, de diversão e união dos membros da família.

 

 

A linguagem aproxima e permite a interação.

 

O sucesso na apresentação da Comissão durante a reunião dos responsáveis (eles foram ovacionados) fortaleceu o grupo que continuará atuando na consolidação da parceria FAMÍLIA & ESCOLA. Apesar de ser um projeto novo, as expectativas são grandes na esperança de bons resultados. Esperamos que esses pais e mães, verdadeiros responsáveis, continuem com pique total, pois toda a comunidade escolar colherá os frutos de tal iniciativa.

 

Texto (adaptado e ampliado) e imagens cedidas por Telma Iff
 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 20/08/2011

EMIZ e a Sinfonia da Leitura e do Meio Ambiente mobilizam sua comunidade

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, eventos.

 

A Escola Municipal Irmã Zélia trabalhou incansavelmente para reunir todos os seus alunos, familiares e comunidade de Vaz Lobo, na Segunda Culminância _ Sinfonia da Leitura e do Meio Ambiente, promovendo muita música e emoção.

 

 


O Projeto Político Pedagógico da EM Irmã Zélia objetiva a ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar.


Sua proposta é de uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepará-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.

 

O projeto Sinfonia da Leitura e do Meio Ambiente, propõe  ampliar o conhecimento do leitor pleno e do alfabetizando no que se refere às questões socioambientais, tornando-os agentes multiplicadores da preservação do meio ambiente, juntamente com a comunidade escolar.

O meio ambiente é usado como tema transversal a ser trabalhado em todas as disciplinas (PCN).


Nesta Culminância foi mostrado à comunidade, através da apresentação, da exposição dos trabalhos dos alunos e da palestra do Profº Anderson, maneiras de se preservar o meio ambiente. Os responsáveis interagiram positivamente.
 


Confira as apresentações, através dos vídeos abaixo.

Filmado pela professora Soraia Dutra.
.

 

 

 Sinfonia da leitura
 

 

 

 

 

 

"Aqui, todos acreditamos no desafio de lutar pela Educação. Cada um faz o seu melhor e, como consequência, a Escola Municipal Irmã Zélia continua a educar e brilhar!"


Parabéns à todos da EM Irmã Zélia pelo belo trabalho e pela organização das atividades.

Quer conhecer mais sobre os projetos da Escola Municipal Irmã Zélia?
Então, venha conhecê-los através do blog http://www.emiz.tk/


Se você desenvolve projetos em sua escola, tem um blog e deseja vê-lo divulgado aqui,

procure o representante RIOEDUCA na sua CRE pelo link

http://www.rioeduca.net/sobrenos.php

e entre em contato por e-mail.


5ª CRE / reginabizarro@rioeduca.net


                                          

 

 

 


   
           



Yammer Share