A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Terça-feira, 21/08/2012

GEC Von Martius - Leitura de Jornal

Tags: 9ªcre, blogdeescola, gec.

 Hoje vamos conhecer uma das atividades da disciplina de Humanas do GEC Von Martius que foi o 1º colocado da 9ª Coordenadoria Regional de Educação no IDEB de 2011 do 2º segmento. Leitura de Jornais, que é uma excelente estratégia utilizada pela professora Ednéa para o incentivo à leitura e a escrita.

 

 

Profª Ednéa  

 

Em visita pelo blog do GEC Von Martius, encontramos uma atividade bem interessante que a professora Ednéa, de Língua Portuguesa, desenvolve com os alunos do ginásio carioca. Buscando informações do trabalho desta Unidade que ficou tão bem colocada no Rancking das escolas da 9ª CRE resolvemos compartilhar essa estratégia, que pelas imagens percebemos, que empolga muito os alunos e a professora Ednéa.

 

 

 

Leitura de Jornal


Uma das estratégias para o incentivo à leitura e a escrita da professora Ednéa em suas turmas está sendo a Leitura de Jornal. Essa tarefa ganhou um espaço especial nas aulas de Português. Antes de iniciar o Caderno Pedagógico, que aborda justamente esse tema, os alunos têm a oportunidade de escolher e ler o que querem e, comentar o que leram de forma bem descontraída.

 

 


Mural-Jornal 

 

O trabalho com jornal em sala de aula é muito valioso por favorecer a interação do aluno com a realidade social, pois o coloca na vivência e reflexão da atualidade. A princípio as turmas do 7º ano trazem jornal para a sala, selecionam várias notícias durante a semana e montam um mural-jornal. Ele é renovado periodicamente, trazendo benefícios para todos.


Além dessa atividade, outras serão trabalhadas ao longo do processo, garante a professora da turma Ednéa. Aguardem!


 

 

 

 

Parabéns a toda equipe do GEC Von Martius pela conquista do 1º lugar na 9ª CRE e pelo salto obtido na meta do Ideb para 2011.

 

Em breve estaremos apresentando outras matérias sobre o GEC que destacam sua excelência acadêmica.

 

 

Quer fazer parte desta REVOLUÇÃO? 

Envie seu trabalho ao representante da sua CRE e

compartilhe conosco suas atividades e projetos.

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/08/2012

Curiosos da Gallotti

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas.

 

 Através de descobertas prazerosas e significativas, compreendemos e utilizamos a ciência em prol da educação e da cidadania planetária é o que diz a professora Maristela em seu blog Curiosos da Gallotti.

 

 

A E. M. Senador Francisco Gallotti investiu junto aos seus professores na participação do Projeto Ciência Hojepermitindo aproveitar a “curiosidade natural dos alunos, despertando o interesse por ciência, incentivando o questionamento sobre o que ouvem e leem na mídia”.


A escola está fundamentada na prática da construção do conhecimento significativo através da ludicidade e do estímulo à criatividade, por isso deu inicio ao desenvolvimento do Projeto principal: "Evolução dos Transportes: Novas tecnologias em prol do Meio Ambiente e da qualidade de vida", que será apresentado ao Projeto Ciência Hoje. Este projeto objetiva analisar a importância da evolução dos transportes para a qualidade de vida da sociedade e para preservação do Meio Ambiente.


Mas a professora Maristela, da turma 1502, não se contentou e para mostrar o trabalho de seus alunos, criou o Blog Curiosos da Gallotti, permitindo-os alçarem voos mais distantes, compartilhando seu trabalho através deste portfólio digital.

 

 

 


“Aprender Ciências é aprender uma forma de pensar que deve contribuir para ampliar nossa capacidade de ter uma visão crítica acerca da realidade que vivemos. Através deste projeto, realizamos experiências, promovemos debates e assim nos apropriamos de conceitos científicos e os utilizamos em beneficio da sociedade. Trabalhamos temas como sustentabilidade, ciências e tecnologias, natureza e saúde entre outros temas sugeridos pela revista Ciência Hoje. Transformando o nosso conhecimento em ações, descobrimos os efeitos que estas representam sobre o ambiente, a saúde e sobre os rumos da sociedade que decorrem de novas descobertas e da mudança de hábitos e atitudes de uma comunidade”, relata a professora Maristela em seu blog.

 

Segundo a professora, a turma escolheu como tema principal para novos experimentos a evolução dos transportes públicos, as causas e consequências desta evolução, tecnologias que buscam a preservação do meio ambiente  e seus benefícios para a sociedade. Pesquisas, debates, vídeos explicativos, pesquisas de campo e visitas a empresas ônibus fazem parte deste trabalho tão prazeroso quanto ler as postagens e ver as fotos que acompanham o trabalho na/da turma, através do blog.

 

Após os alunos terem recebido exemplares da Revista Ciência Hoje, a professora realizou várias atividades criativas. Uma delas se deu com a divisão da turma em grupos, levando-os à Av. Dom Hélder Câmara, onde observaram os transportes, o tráfego local, entrevistaram usuários e motoristas dos transportes coletivos, observaram, também, a acessibilidade aos portadores de deficiência física, verificaram o nível de poluição emitido pelos ônibus e refletiram sobre possíveis soluções para os problemas encontrados.

 

 

 

 


Realmente, essa foi uma atividade especial!
 

 Acompanhe o Blog Curiosos da Gallotti !

 

 

Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ª CRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/08/2012

Blog e Nota Alta no IDEB da E. M. Dídia Machado

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas, ideb.

 

O Blog da Escola Professora Dídia Machado Fortes está no ar desde março deste ano e tem como objetivo principal mostrar o trabalho realizado na unidade escolar. Localizada na Barra da Tijuca e atendendo cerca de 500 alunos diariamente, a escola ficou entre as dez melhores  da rede municipal no IDEB 2011, nos anos iniciais. 

 

 

 

 

A Escola Professora Dídia Machado Fortes funciona em horário integral e ficou com 7,3 no IDEB 2011, alcançando o 8º lugar na rede municipal. A unidade escolar tem como proposta de trabalho o acolhimento dos alunos remanejados e alocados, inserção e acolhimento de alunos integrados, implantação das oficinas, dinamização da recuperação paralela, participação nos Projetos da SME e da 7ª CRE, além do próprio projeto, cuja base é a leitura nas suas mais variadas formas.

 

 

No blog da escola, é possível ver diversos trabalhos realizados e participações em eventos esportivos e culturais. O destaque fica para a participação da Escola nos  Jogos Estudantis, onde a equipe de futsal mirim ficou com a medalha de prata. 

 

 

 

A escola também participou do FECEM (Festival da Canção das Escolas Municipais) realizado em 12 de julho, na Escola Pio X. Os alunos foram acompanhados pelo professor Wagner e apresentaram a música "O som do coração" composta por eles.

 

 

 

O Rioeduca perguntou:

 


A que foi atribuído o sucesso do resultado no IDEB?

 

Atribuimos o sucesso do nosso resultado no IDEB, ao envolvimento de todos os segmentos da U. E. no diagnóstico das necessidades dos alunos, planejando e executando projetos de forma a levá-los ao sucesso.

 

 

Clique na imagem abaixo e acesse o blog  para conhecer mais o trabalho da escola:

 

 

 

Para saber mais sobre o resultado do IDEB 2011 :

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=3066949

 

Confira aqui a postagem sobre o CIEP Glauber Rocha, que é o terceiro melhor do Brasil  no IDEB:

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2555

 

O Sucesso do CIEP Pablo Neruda  e  da E. M. Roberto Burle Marx no IDEB 2011:

http://www.rioeduca.net/blog.php?tag=7%C2%AAcre

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/08/2012

Semana de Alfabetização na 2ª CRE

Tags: 2ªcre, eventos, capacitação.

A assinatura do Pacto Carioca pela Alfabetização  e as atividades da Semana de Alfabetização marcaram o início do mês de agosto na 2ªCRE.

 

 

A Semana de Alfabetização aconteceu de 06 a 10 de agosto e, neste período, foram realizadas diversas atividades envolvendo professores, diretores e equipe da 2ªCRE. Cada Coordenadoria Regional de Educação organizou sua programação.

 

As atividades do primeiro dia foram marcadas por um encontro entre diretores das escolas e creches. Neste evento a coordenadora da E/SUBE/ 2ª CRE, professora Maria Inêz Zain Brazuna, assinou juntamente com os diretores o Pacto Carioca pela Alfabetização .

 

 

Coordenadora da 2ªCRE, professora Maria Inêz Zain Brazuna, e diretoras no evento de assinatura do Pacto Carioca pela Alfabetização

 

 

Antes da assinatura foi explicado o porquê do pacto, através de documentos oficiais, mostrando a história para se chegar até ao Pacto Carioca pela Alfabetização .


Após formalização do documento, aconteceu uma palestra ministrada pela professora Joana Varejão, onde os diretores foram convidados a refletir sobre a identidade do povo brasileiro e como ela está inserida no contexto escolar.

 

 

No segundo dia, as atividades foram direcionadas aos professores do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, que se reuniram no auditório do Colégio Pedro II para assistir a uma palestra ministrada pela professora Ludmilla Thomé, da UFRJ.


A ideia da palestra cujo título foi: “Alfabetização de Crianças de Classes Populares: Escrita e Oralidade”, era gerar reflexão e discussão sobre as diversas formas de estabelecer o processo de alfabetização.


Ao final do encontro foi aberto um momento para que os professores fizessem perguntas e discutissem o tema.


 

 

No dia 08/08 foi a vez dos professores de Artes Visuais, Artes Musicais e Educação Física se reunirem para participar de oficinas. Estas foram realizadas no Núcleo de Artes Leblon e na E. M. Sérgio Vieira de Mello.


Os professores regentes das turmas que compõem os projetos de Aceleração e Realfabetização participaram de oficinas de produção de texto no Instituto Pão de Açúcar.


 

 

O evento da quinta-feira, 09/08, aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença das professoras Maria Teresa Tedesco, da UERJ e Marlene de Carvalho, da UFRJ.


O encontro  teve como tema: Leitura, escrita e avaliação e foi destinado aos professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Neste dia, os professores também puderam participar de uma mesa redonda com o tema Alfabetização Científica.


 

 

Para encerrar esta semana de reflexões e trocas de conhecimentos sobre alfabetização, aconteceu no dia 10/08, o encontro de coordenadores pedagógicos, professores articuladores de creches e professores de Educação Infantil. Estes se reuniram para assistir à palestra: Alfabetização e Educação Infantil. Mamãe posso ir? Quais os passos? que foi ministrada pelas professoras Ana Cristina Fernandes e Ruth França Veloso (SME/2ª CRE).

 

 

Parabéns à equipe e aos professores da 2ª CRE pela organização e participação nas atividades da Semana de Alfabetização!

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share