A A A C
email
Retornando 107 resultados para o mês de 'Agosto de 2012'

Sexta-feira, 31/08/2012

E. M. Evaristo de Moraes, Uma Escola do Amanhã Vencendo Desafios Hoje!

Tags: 8ªcre, ideb2011.

 

 

 

A Escola Municipal Evaristo de Moraes é uma Escola do Amanhã na 8ª CRE.

O IDEB de 2011 confirma o sucesso da dedicação de toda a equipe que acreditou na união de todos em prol de um único objetivo.

A Escola Municipal Evaristo de Moraes ficou em 1º lugar entre as Escolas do Amanhã!

 

 

 

 

 

 

A  Escola Municipal Evaristo de Moraes está localizada no bairro de Santíssimo, na 8ª CRE. Ela vive todos os dias a superação de seus desafios para se tornar uma escola de qualidade e de referência na comunidade local.

No ano de 2011, esta escola comprovou que o trabalho em equipe pode trazer grandes resultados se todos estiverem empenhados em um único propósito.

A Escola Evaristo de Moraes acreditou e transformou sua crença em atitude!

Com a colaboração ativa de professores, funcionários e familiares, que foram regidos pela equipe da direção, a escola se superou tanto que alcançou a posição de 1º lugar entre as Escolas do Amanhã!

Veja o relato enviado ao Rioeduca:

 

 

"Na nossa Escola do Amanhã...


A previsão para os próximos dias é de céu claro, temperatura agradável com ventos favoráveis a novas conquistas.


Hoje o sol despontou e vislumbramos da colina um horizonte de melhores perspectivas.

O amanhecer diferente cheio de satisfação e alegria é o resultado de um belo trabalho de equipe.

Nossa escola mostrou, no resultado do IDEB, o progresso dos alunos que tiveram a assistência competente de nosso corpo docente; assim como o suporte e a segurança oferecidos pela Coordenação e Direção.

A tranquilidade para a obtenção do resultado positivo – ainda distante do ideal, é verdade – foi também possível pela atuação de funcionários dedicados e atenciosos, pela contribuição de estagiários compromissados e colaboradores, pelo maior envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar.


Vivemos a experiência de uma escola eficiente que uniu todas as equipes com os mesmos propósitos: ofertar aos nossos alunos a possibilidade de crescimento intelectual juntamente com o prazer de estar na escola trazido pela sensação de pertencimento.


A Evaristo de Moraes está em festa e agradece a eficiência, a seriedade e a dedicação de todos para o êxito desse trabalho."

 

(Texto enviado pela Equipe Pedagógica da E. M. Evaristo de Moraes)
 

 

A Escola Municipal Evaristo de Moraes é um exemplo que nos impulsiona a acreditar que é possível vencer as dificuldades e alcançar bons resultados, sem esquecer que os alunos precisam encontrar na escola, antes de tudo, um espaço de desenvolvimento.

 

 

 

 

O Rioeduca parabeniza à E. M. Evaristo de Moraes e deseja ainda mais sucesso em seus projetos e ações!  

 

 

 

 

Saiba mais sobre a escola acessando seu novo espaço virtual.

Clique na imagem abaixo e confira:

 

 

 

 

 

 

 

 Entre em contato e compartilhe as ações e projetos de sua escola!

Você, professor da 8ª CRE, envie o relato de suas experiências em sala de aula.

Sua participação é muito importante!

 

 

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 31/08/2012

Semana de Educação Infantil da 6ª CRE

Tags: 6ªcre, creches, educaçãoinfantil, eventos.

 

As Unidades Escolares, Creches e EDI's da 6ª CRE realizaram, durante a Semana de Educação Infantil, a exposição dos projetos desenvolvidos no bimestre. A culminância  foi realizada no dia 25 de agosto, na praça da E. M. Max Fleiuss; onde todas as escolas reuniram seus trabalhos, apresentaram danças e teatros e participaram de oficinas pedagógicas.

 

A Semana de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro foi um marco no calendário e nas ações de promoção e valorização da Educação Infantil, que é um espaço privilegiado para o desenvolvimento global da criança. Com isso, a Gerência de Educação Infantil, juntamente com as CRE's implementaram ações específicas para o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à infância.

 

Assim, a Semana de Educação Infantil privilegiou a integração entre a instituição educativa e a comunidade, tendo como promessa os diferentes olhares dos sujeitos envolvidos no cotidiano e a valorização da primeira infância na constituição da ser-sujeito.

 

A culminância da Semana de Educação Infantil aconteceu no dia 25 de agosto, na praça da E. M. Max Fleiuss. Neste dia, as escolas e creches apresentaram os projetos que foram desenvolvidos com suas crianças que promoveram a aprendizagem da leitura e da escrita.

 

 

Semana de Educação Infantil na 6ª CRE

 

 

As professoras Patrícia Lopes e Flávia Sardinha, responsáveis pela Educação Infantil na 6ª CRE, organizaram a Semana de Educação Infantil com muita competência e dedicação, para que ela fosse um sucesso.

 

No sábado, o sol nos presenteou com um lindo dia! A prof.ª Kátia Barboza, Gerente de Educação da 6ª CRE, e a prof.ª Rejane Faria, Coordenadora da 6ª CRE, fizeram a abertura da culminância. A praça da E. M. Max Fleiuss estava lotada! Responsáveis, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e elementos da CRE prestigiaram este evento tão importante para a Educação Infantil carioca.

 

 

Rejane Faria e Kátia Barboza fazem a abertura da culminância  da Semana de Educação Infantil

 

 

O coral da E. M. Grandjean de Montigny fez uma belíssima apresentação do Hino Nacional acompanhado pela Banda Marcial da escola.

 

 

Banda da E. M. Grandjean de Montigny se apresenta na Semana de Educação Infantil

 

 

O PSE apresentou um teatro falando da importância da amamentação para o desenvolvimento da criança. Os responsáveis ficaram atentos e várias mães se emocionaram com a apresentação.

 

Várias oficinas foram oferecidas às crianças durante o evento. Tivemos a Oficina de Contação de Histórias realizada pelo CIEP Augusto César Sandino, pela E. M. Ana Maria Cristina Marques Ribeiro e pela E. M. Frota Pessoa.

 

 

Escolas fazem exposição  de trabalhos realizados durante a Semana de Educação Infantil

 

 

 

Escolas apresentam os trabalhos realizados nos projetos do bimestre

 

 

A Oficina de Artes com sucata foi realizada pelo CIEP Adão Pereira Nunes e pela C. M. Zilka Salaberry. A Oficina de Ciências foi ministrada pelas professoras da C. M. Yara Amaral. O EDI Prof.ª Rosenice Rocha Roque, a C. M. Zuzu Angel e a E. M. Dep. Pedro Fernandes relizaram a Oficina de Corpo e Movimento. As crianças ficaram encantadas! Todos faziam questão de participar de todas as atividades oferecidas!

 

A Oficina de Matemática foi oferecida pela E. M. Isaías Alves e pela E. M. Firmino Costa. As professoras prepararam um circuito de atividades divertidas e educativas. Esta oficina fez o maior sucesso!

 

 

Professores e Diretores da  6ª CRE levam os trabalhos de seus alunos para a praça da E. M. Max Fleiuss

 

 

 

A leitura e a escrita estavam presentes nos trabalhos levados pelas escolas da 6ª CRE

 

 

 

O folclore marcou presença na culminância da Educação Infantil

 

 

 

Música e teatro fizeram parte das atividades da Semana de Educação Infantil

 

 

Foi uma manhã prazerosa, agradável e de muita aprendizagem! Este sucesso se deu por conta da competência das professoras Flávia Sardinha e Patrícia Lopes e pelo apoio incondicional que a equipe da GED empenhou neste evento.

 

 

Equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE

 

 

O encerramento do evento foi emocionante! Todos os presentes reuniram-se no centro da praça em um grande círculo. Uma bela mensagem foi passada para todos e muitos agradecimentos foram feitos pela participação de toda comunidade escolar. A 6ª CRE demonstrou que reponsáveis e professores estão unidos em prol da aprendizagem da Educação Infantil.

 

 

Professora Rejane faz o encerramento da Semana de Educação Infantil

 

 

Parabéns  a todos da 6ª CRE! Apesar de todas as dificuldades que envolvem o trabalho realizado pelos professores, devido à violência, o sucesso é visível! Nós somos a seXta CRE!

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Utilize este espaço para divulgar o seu trabalho! Ele merece ser conhecido por todos da rede!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/08/2012

Rio da Prata, Um Lindo Bairro Cercado Pela Mata Atlântica

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

Hoje vamos conhecer o blog da E. M. Alfredo Cesário Alvim, que é uma das Unidades Escolares da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e que está localizada no sub-bairro Rio da Prata, em Campo Grande.

 

 

O blog da E. M. Alfredo Cesário Alvim foi iniciado em março deste ano, mas por alguns desencontros só me foi apresentado neste mês de agosto. O blog inicia contando a história da escola que fica localizada no Rio da Prata, um sub-bairro muito conhecido por ser considerado o centro gastronômico de Campo Grande e por ainda conservar muita área verde em seu entorno.

 

 

Vamos conhecer um pouco de sua história:

 

A história da escola começa no casarão que existia no século XIX, na Fazenda do Outeiro, cujo dono era David Patrício, o Laranjeira. A denominação da escola naquela época era Escola 6.14. A casa ainda existe, mas a escola foi transferida para um sobrado, na Estrada do Cabuçu, que pertencia à família Ferreira. Em 1913, a escola passou a se chamar Escola Municipal Alfredo Cesário Alvim, em homenagem ao Superintendente de Educação da época, Alfredo Cesário Alvim. Em 1945, mudou-se para o loteamento do mesmo bairro da antiga propriedade da “Cia América Fabril”. Hoje localiza-se neste loteamento, na rua Luísa de Marillac, 20.

 

A escola foi fundada ainda no século XIX e tem o atual nome desde 1913. Foi inaugurada no atual prédio em 1946.

 

 

Nossa escola localiza-se no Rio da Prata, um lindo bairro cercado pela Mata Atlântica, em Campo Grande, Rio de Janeiro.

 

Estas e outras imagens podem ser vistas no link a seguir:

Clube dos Aventureiros

 

 

O blog que tem o objetivo de ser colaborativo, conta com as postagens e trabalhos dos alunos em várias atividades. Procuramos destacar algumas dessas postagens para termos uma ideia da diversidade que a escola apresenta como poderemos ver a seguir:

 

 

Água: bem precioso 

 

 

O trabalho da turma 1501, da tia Marília; muito criativo e participativo. Os alunos desenvolvendo autonomia e apreendendo os conhecimentos através da construção e apresentação coletiva de seus trabalhos.

 

 

Reforço Escolar

 

O reforço escolar visa auxiliar os alunos na consolidação da leitura e da escrita.

 

"Projeto de leitura Mico Maneco"

 

A Coleção Mico Maneco, escrita por Ana Maria Machado, é rica para a evolução da leitura e da escrita e satisfaz a necessidade do pequeno aprendiz. A criança deve pensar, errar, refletir sobre o ato de ler e escrever. Através da proposta do projeto com literatura infantil, a aprendizagem deixa de ser mecânica e descontextualizada como nos modelos apresentados pelas cartilhas que, por sua vez, criam texto artificializando o cotidiano, deixando de retratar a real necessidade comunicativa que deve possuir a língua materna, principalmente nas séries iniciais. Para saber mais...

 

 

Turma 1301 aprendendo e se divertindo!

 

BOLHAS

Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho na rolha! Olha a bolha!
Olha a bolha na mão que trabalha!
Olha a bolha de sabão na ponta da palha: brilha, espelha e se espalha
Olha a bolha!
Olha a bolha
que molha a mão do menino:
A bolha da chuva da calha !

Cecília Meireles

 

A tia Lenita resolveu trabalhar a alfabetização de seus alunos de uma forma diferente e dinâmica!


 

 

 

Culminância do projeto "Meio Ambiente: Cuide, a vida agradece!"

 

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado, também, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Para ver mais...


 

Turma 1401 e 1402 trabalhando com jornal

 

 

O trabalho com várias tipologias textuais favorece a aprendizagem dos alunos e desperta o interesse pela leitura e escrita. As turmas 1401 e 1402, da tia Selma, estão engajadas em ler diariamente os jornais para junto com outras leituras se informarem e se desenvolverem como leitores!!!

 

Semana da Educação Infantil

 

 

A Presidente Dilma Roussef, através da Lei Federal número 12.602/2012, instituiu a Semana Nacional da Educação Infantil, que se comemora na semana do dia 25 de agosto. A Lei presta uma homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti em 2010. Zilda trabalhou por mais de 30 anos com gestantes e crianças menores de seis anos na Pastoral, tendo beneficiado com isso mais de 1,4 milhões de famílias carentes.

 

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Alfredo Cesário Alvim pela iniciativa de criar o blog e por compartilhar conosco suas atividades.

 


Conheça o Blog da E. M. Alfredo Cesário Alvim e veja na íntegra estas e outras atividades, para isso basta clicar nos títulos e imagens desta postagem.

 

 

Venha compartilhar conosco suas atividades.

Entre em contato com a representante da sua CRE,

basta clicar na página Sobre Nós do Portal Rioeduca.

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:

Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/08/2012

Meio Ambiente Sempre Presente na E. M. D. Pedro I

Tags: 7ªcre, projetos, meioambiente.

 

A preocupação com as questões relacionadas ao Meio Ambiente está no cotidiano das propostas pedagógicas da E. M. Dom Pedro I, situada entre o mar, a lagoa e a encosta da Mata Atlântica.

 

 


Estimulados  desde a Rio+20, o espaço escolar da E. M. D. Pedro I borbulhou de projetos: tudo começou com a exibição do vídeo: “Heróis do Futuro” (FIRJAN/SESI) para toda a comunidade escolar. 

 


O 9º ano assistiu também ao filme  “Corrente do Bem” (Mimi Leder, 2000), com a professora Tiana (Matemática) e produziu histórias em quadrinhos e charges com a professora Sirlei (Português), enfatizando algumas mensagens de conscientização política; já a professora Ana Bouças (História) produziu um mural intitulado  “Rio+20 / ECO 92, Memórias , Mudan ças s e Permanência, onde os alunos fizeram uma reflexão histórica sobre esses eventos.

 


 

Trabalhos dos alunos da professora Sirlei

 

 

A professora Vera Pedroza exibiu o vídeo “Lixo” para os alunos do 8º ano, que refletiram sobre o impacto do mesmo no meio ambiente; no 6º ano, a professora Maria Augusta incentivou os alunos a confeccionaram um mural com o tema  “Importância da Rio+20 para o RJ e para o mundo”, através de desenhos e textos informativos puderam expressar suas visões; a professora Rosa (Inglês) e suas turmas do 6º ano produziram cartazes com palavras referentes ao evento na língua estrangeira.

 

 


 

A professora Carminha (Ciências) apresentou o documentário “A História das Coisas” (Annie Leonard) e um trecho do programa Globo Rural: “Sabores do Cerrado”, objetivando apresentar um alerta para criarmos um mundo mais justo e sustentável. 

 

Em outra atividade, como os alunos gostam de fotografar e vivem num mundo tecnológico, a prof.ª Daniele Cristina convidou o professor e fotógrafo Marcus Vinicius para ministrar uma oficina de Fotografia, explanando sobre a história da fotografia e a foto como um registro histórico. A intenção era levar os alunos a buscarem outros focos: as paisagens, a fauna, a flora, estimulando o desejo de preservar estes seres que dependem de nós.

 

 


 

 

Artes Visuais (professora Neyla) e Língua Estrangeira, Francês (professora Ana Maria), uniram-se para dar beleza aos trabalhos artísticos dos alunos, trabalhando as cores primárias e secundárias e textos em francês sobre Sustentabilidade. 

 

Cristina Paraizo (Artes Cênicas), por sua vez, trabalhou a reciclagem de papel, papelão, garrafa PET, barbante, tampas de garrafas, fazendo seus alunos liberarem a criatividade. A Estatística também esteve presente no projeto com a professora Fátima Gaspar (Matemática), que instigou a reflexão sobre as condutas menos prejudiciais que devemos adotar, relativas ao consumo de água, energia e ao transporte. 

 

O trabalho estatístico foi apresentado pelos alunos através de recursos tecnológicos como pen drive e Power Point. Professores com tanta competência e profissionalismo realizaram projetos que contagiaram os alunos, impulsionando para reflexão e tomadas de decisões em busca de um mundo melhor. Parabéns pelo belo trabalho!
 

 

Texto enviado pela coordenadora Marleyde Fernando

 



PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!      

CONFIRAM, NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share